Skip to main content

Ter uma alimentação saudável durante o dia é essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas muitas pessoas tem dúvidas do que pode ou não comer antes de dormir, afinal uma alimentação não balanceada pode ser a causa do aumento de peso, insônia, má digestão, refluxo, apneia do sono e algumas doenças respiratórias, ou seja, com o metabolismo em marcha lenta, uma alimentação errada pode provocar uma seria de riscos ao nosso organismo. A noite requer alguns cuidados especiais com a alimentação, graças às mudanças que o período proporciona ao nosso corpo.

O indicado para o final do dia é ingerir alimentos com menor valor calórico, sem gordura, de fácil digestão, e com menor teor de sódio e açúcar. “Evite café, chá mate, chá branco, chocolate e doces. Os alimentos de difícil digestão são os gordurosos (linguiça, salame, salsicha, hambúrguer, frituras em geral, doces concentrados, creme de leite, queijos gordurosos, manteiga, carnes com gordura aparente, entre outros)”, explica Camila Avileis, nutricionista do Centro Terapêutico Máximo Ravenna (SP).

 

Comer muito à noite engorda?

O consumo excessivo de alimentos durante a noite ou altas horas da madrugada pode sim influenciar no aumento de peso. “O ganho de peso acontece pela redução metabólica enquanto se dorme. Isso faz com que o gasto de energia seja reduzido. O excesso de energia da alimentação será estocado em forma de gordura”, explica a nutricionista.

A alta concentração de insulina após o consumo de alimentos de alto índice glicêmico pode gerar aumento de peso, já que este é um hormônio anabólico, ou seja, estimula o aumento dos tecidos, especificamente o estoque de gordura.

Vale ressaltar a importância do repouso metabólico durante a noite. “Com a redução do gasto calórico, e a regulação hormonal no sono profundo, a mobilização dos estoques de gordura são potencializados, assim como a redução da retenção de líquido. A diminuição do metabolismo é tão clara, que é comum conseguirmos manter perfeitamente a dieta no período da manha, após uma boa noite de sono”, completa Camila.

Posso comer antes de dormir?

O ideal é que você coma, pelo menos, duas horas antes de ir pra cama, dependendo do tipo de alimento que você consumiu. Você não precisa esperar duas horas pra ir deitar se tiver apenas tomado um iogurte, por exemplo, mas não deve comer uma “pratada” com arroz e feijão e dormir logo em seguida, por seu corpo precisará de tempo para digerir esses alimentos.

Por que tenho que esperar pra dormir?

O metabolismo do corpo fica mais lento enquanto se está dormindo, então a digestão levará mais tempo que o ideal e isso pode causar incômodo durante o sono e fazer seu corpo acumular calorias. O melhor é que você coma uma porção pequena de alimentos leves, caso vá se alimentar antes de dormir.

O que é mais apropriado pra se comer à noite?

De um modo geral, comidas leves, então prefira:

  • Saladas cruas;
  • Sopas e caldos;
  • Lanches feitos com alimentos integrais, legumes e carnes magras como atum, frango ou peito de peru light;
  • Queijos tipo minas;
  • Arroz e macarrão integrais;
  • Para beber, sucos naturais ou iogurtes;
  • Frutas como sobremesa.

Evite:

  • Alimentos ricos em carboidratos como arroz, batata e massas;
  • Frituras e carne vermelha;
  • Queijos amarelos, porque são mais gordurosos;
  • Álcool;
  • Refrigerantes, pois têm muito açúcar, assim como alguns doces que também são gordurosos. Um bom truque é tomar um copo de leite morno antes de dormir, pois o leite é rico em triptofano, que induz ao sono e aumenta a serotonina, que traz sensação de bem estar.

Fonte: corpoacorpo.uol.com.br & portaldieta.com.br

 alimentacaoanoite

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<