Skip to main content

Você gosta de um bom churrasco? Se esbalda quando o assunto é comida? Então provavelmente conhece muito bem sobre o nosso tema de hoje. Quando por algum motivo comemos algo que “não cai muito bem” acabamos utilizando um produto muito comum e que não pode faltar na pratilheira de um bom de garfo. Estamos falando do antiácido e por ser o salvador da pátria de muita gente naqueles momentos de ásia e má-digestão merece destaque aqui no nosso blog.

O antiácido é uma substância que age neutralizando a acidez estomacal. Ele pode ser comprado em forma de pastilhas ou até em forma de sal de frutas, sendo essa a forma mais comum de sua utilização. Na sua composição é encontrado o bicarbonato de sódio que em contato com o ácido clorídrico presente no estômago acaba se transformando em uma solução neutra que ajuda o estômago a voltar ao normal.

Alumínio e magnésio

Os antiácidos que contêm sais de alumínio e de magnésio juntos podem parecer ideais porque cada componente complementa o outro. O hidróxido de alumínio dissolve-se lentamente no estômago e começa a atuar, gradualmente, proporcionando um alívio prolongado. Também causa obstipação. Os sais de magnésio atuam rapidamente e neutralizam os ácidos eficazmente, mas também podem atuar como laxante. Os antiácidos que contêm simultaneamente alumínio e magnésio parecem oferecer o melhor de ambos os elementos: alívio rápido e prolongado com menor risco de diarreia ou de obstipação.

No entanto, foi questionada a segurança, a longo prazo, dos antiácidos que contêm alumínio. O uso prolongado pode debilitar os ossos ao esgotar o fósforo e o cálcio do organismo.

Carbonato de cálcio

A greda (carbonato de cálcio) foi o principal antiácido durante muito tempo. O carbonato de cálcio atua rapidamente e neutraliza os ácidos durante um tempo relativamente prolongado. Outra vantagem é que representa uma fonte econômica de cálcio. No entanto, uma pessoa pode chegar a sofrer uma sobre dosagem de cálcio. A quantidade máxima diária não deve exceder os 2000 miligramas, a não ser que o médico aconselhe o contrário.

Bicarbonato de sódio

Um dos antiácidos mais econômicos e mais acessíveis não está demasiado longe de qualquer armário de cozinha. O bicarbonato (bicarbonato de sódio) foi utilizado como neutralizador da acidez durante décadas. O arroto do bicarbonato de sódio é causado pela libertação do gás anidrido carbônico.

O bicarbonato de sódio é uma solução excelente, a curto prazo, para a indigestão. Mas bicarbonato em demasia pode destruir o equilíbrio ácido-base do organismo, causando uma alcalose metabólica O seu elevado conteúdo em sódio também pode causar problemas em indivíduos com insuficiência cardíaca ou com tensão arterial alta.

Mas porque nosso estômago precisa do antiácido para melhorar? Essa pergunta é respondida com a exemplificação do seu uso, veja só. Quando ingerimos algum alimento que por qualquer motivo demande mais ácido do que o suficiente para digestão o estômago começa a trabalhar com um nível de acidez muito alto. Esse aumento na acidez provoca aquela sensação ruim, quase que como uma dor. Para que o estômago consiga regular os índices novamente o antiácido entra em ação, regularizando a produção do ácido e melhorando assim a digestão.

antiácido

O antiácido é um grande aliado para melhorar ásias e a má digestão, mas atenção. O uso diário dele pode fazer com que haja um aumento nos níveis de gases no estômago por conta da liberação de CO2. Por isso o ideal é manter uma boa alimentação e utilizá-lo somente quando necessário.

O mercado oferece diversas opções de antiácidos nas mais diversas formas. O mais comum é encontrar em formato de sais de frutas e aí você pode escolher o sabor que mais lhe agrada. Um alerta importante, caso você tenha problemas continuamente é indispensável uma consulta médica.

Agora que você conhece um pouco mais sobre como combater o mal estar causado pela má digestão, que tal pesquisar por preço de efervescentes e antiácidos aqui no Cliquefarma? É só clicar no link ao lado.

antiacidos

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<