Skip to main content
Avalie esse post

Conhecida como um dos alimentos mais completos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. A banana é um fruto rico em carbono que se transforma à medida que amadurece. Primeiro sob forma de amido (29%) pouco digerível, converte-se progressivamente em frutose, glicose e sacarose sendo rapidamente assimilável ao organismo.

É conhecida nacionalmente como calmante intestinal, pois estimula o apetite e as funções digestivas. Isso ocorre graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto. Combate a diarréia (aguda e crônica) e a anemia, é calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite. Evita infarto e pressão alta. Por ser rica em potássio, repõe as perdas do mesmo, que é responsável pela capacidade mental.O elemento ‘trypotophan” contido na banana se transforma em serotonina, um dos hormônios ligados à felicidade, sendo excelente para depressões,estresse e alterações de humor.

Como a banana é um alimento energético à base de glicídios (substâncias hidrocarbonadas) com um índice glicídico médio  complementado por diversos minerais e oligo-elementos, é Indicada principalmente para quem faz esportes e frequenta a academia.

O consumo de uma banana permite cobrir (40%) das necessidades diária de manganês (Mn). Devido a esta riqueza de manganês, a banana previne o envelhecimento e as doenças cardiovasculares.
É uma excelente fonte de vitaminas B2 (riboflavina) B6 (piridoxina) B9 (ácido fólico). Ainda contém pectinas (anticancerígenas do cólon). Com seu teor em vitamina C confere-lhe em certo poder anti radicais livres.

Interessante destacar que quando madura, a banana serve como laxativa. Mas quando verde tem o efeito contrário. Os seus sais minerais são um bom fortificante dos ossos e também do sistema nervoso. Além disso é nutritiva, tônica e mesmo afrodisíaca. É indicada aos artríticos e é amiga de estômagos hiper-sensíveis e desordens intestinais devido a sua textura suave e pelo fato de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

A banana representa uma fonte alimentar importante para mais 400 milhões dos habitantes nos países tropicais, é uma das frutas mais presentes no dia-a-dia da população e pode ser indicada como um dos primeiros alimentos dos bebês. Comparando-a com a maçã, a banana tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<