Skip to main content

Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi…otônico Fontoura” Quem não se lembra desse jingle que grudou na cabeça de várias mamães e crianças? Essa é a chamada do comercial de um dos medicamentos mais antigos do Brasil, o Biotônico Fontoura.

Uma das referências mais fortes a esse medicamento é a de que abre o apetite, porém é importante ter em mente que a criança ou adolescente que não se alimenta corretamente tem mais chances de sofrer problemas mais sérios, como hipertensão e diabetes. Além disso, comer muito não é sinal de que a criança está saudável, o que pode levar a casos de obesidade.

É extremante importante buscar um diagnóstico e o acompanhamento com médicos especializados, assim como manter uma alimentação rica em nutrientes e incentivar o consumo de alimentos adequados e a prática de esportes desde a infância. Nesse artigo separamos as principais informações sobre o Biotônico Fontoura e seus mitos. Confira!

O que é o Biotônico Fontoura?

O medicamento já foi vendido como fortificante e é enriquecido com propriedades que ajudam no combate à anemia. Foi criado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura e já teve diversas alterações em sua fórmula para atender às exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com mais de 100 anos de história, a marca segue se reinventando e passou a ter uma linha de produtos, com a versão líquida, em pó e com sabores de morango e chocolate.

Fazia parte da lista de produtos da empresa DM Farmacêutica, adquirida pelo grupo Hypermarcas, atual responsável pela distribuição no território brasileiro.

Fórmula do Biotônico Fontoura

Sua fórmula contém os seguintes elementos:

  • Extrato glicólico de Aloe perryi
  • Commiphora myrrha
  • Myristica fragans
  • Cinnamomum zeylanicon
  • Bisglicinato de ferro
  • Ácido fosfórico
Biotônico Fontoura - Linha de Produtos

Porque o Biotônico abre o apetite?

Por conta das diversas campanhas publicitárias ao longo de sua história, a ideia de que o medicamento abre o apetite se tornou muito popular. Porém, é um mito. O principal uso do Biotônico Fontoura é para casos relacionados a anemia. A falta de ferro no organismo traz como primeiro sintoma a perda do apetite e o uso do Biotônico Fontoura ajuda o organismo a absorver melhor o ferro e, consequentemente, a equilibrar o apetite natural.

É importante ressaltar que o uso do Biotônico Fontoura, assim como o de qualquer outro medicamento precisa ser acompanhado por um médico.

Quem pode tomar Biotônico Fontoura?

Apesar de ser muito associado à alimentação infantil, o Biotônico Fontoura pode ser usado por crianças a partir dos 4 anos, assim como adolescentes e adultos, inclusive em gestantes. Seu uso deve ser evitado em alguns casos específicos, como em indivíduos hipertensos.

Normalmente, as porções recomendadas variam entre ½ colher a 3 colheres de sopa, duas vezes ao dia. Verifique com seu médico ou nutricionista a melhor forma de usar o suplemento a cada necessidade.

Biotônico Fontoura engorda?

Por se tratar de um suplemento vitamínico, o biotônico pode contribuir para a mudança de hábitos alimentares, porém, a sua principal função não é a de engordar, e sim, repor o ferro e outras carências nutricionais, uma questão de saúde pública.

Entre os principais benefícios do medicamento está o combate a sintomas como indisposição, fraqueza e dificuldade de concentração associadas a falta de vitaminas e minerais na dieta. Ou seja, de forma geral, contribui para que a pessoa sinta mais energia e melhora a imunidade.

Biotônico Fontoura pode ser adquirido sem receita médica, mas lembre-se que a automedicação não substitui tratamentos adequados com acompanhamento de um profissional de saúde.

Compare os preços do Biotônico Fontoura no CliqueFarma e encontre a melhor oferta em farmácias de todo o Brasil. Assim você economiza, compra online e receba em casa!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

3 Comments

Leave a Reply

<