Entre a última refeição do dia e a primeira (café da manhã), há um longo período de jejum. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, para manter as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.

Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos rotineiros.

O que muita gente não sabe é que a primeira refeição do dia ajuda crianças e adultos a terem uma vida mais saudável, com melhor desempenho intelectual e melhor desenvolvimento no trabalho ou na escola.

Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Já o hábito de tomar café acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Animada? Pois saiba que o cereal matinal tem se mostrado um dos maiores aliados na missão de enxugar medidas.

Estudo realizado com 4 mil norte-americanas mostrou que aquelas que aderiram ao alimento queimaram cerca de 10% mais calorias do que as que elegeram outros ingredientes para o desjejum. Ricos em fibras, os cereais demoram mais para ser digeridos, mantendo o metabolismo a mil.

Além disso, quem come ao acordar tende a fazer melhores opções nutricionais ao longo do dia, pois evita os picos de fome. Aquelas que ficam em jejum acabam exagerando nas outras refeições e beliscando mais durante o dia. É que uma refeição saudável de manhã equilibra o organismo, limitando a nossa compulsão a alimentos ricos em açúcar e gordura.

Em resumo, o café da manhã é ideal para:

  • Repor energia e nutrientes como vitaminas e minerais;
  • Aumentar o desempenho intelectual e a atenção;
  • Favorecer o desenvolvimento infantil;
  • Estimular hábitos alimentares saudáveis e equilibrar o plano alimentar.

Um café da manhã nutritivo é composto dos três grupos de alimentos fundamentais para o nosso organismo:

  • Leite;
  • Iogurtes;
  • Queijos.

Principais fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e rico em proteínas.

  • Cereais;
  • Pães;
  • Biscoitos.

Fontes de carboidratos e energia. Os integrais também levam grande quantidade de vitaminas e fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino;

Frutas (em suco ou in natura): ricas em vitaminas, minerais e fibras, elas favorecem o bom funcionamento dos intestinos.

O café da manhã é uma refeição importante para aumentar o desempenho intelectual da criança e do adulto garantindo o bem estar durante o dia, por isso, mesmo sem fome é recomendado iniciar o dia pelo menos com uma bebida como suco, leite ou iogurte líquido e, assim que possível, fazer uma das opções de café da manhã sugeridas.

cafedamanha

Esse artigo pertence à categoria Cuidados com a Saúde, Geral, Nutrição.

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