Skip to main content

Você já ouviu falar em chá de capim cidreira? Sabia que ela é uma das plantas mais conhecidas e populares? Principalmente por sua ação calmante, muito usada para ajudar na insônia e na ansiedade. Depois de conhecer todos os benefícios que ela pode proporcionar, tenho certeza que você vai querer tomar agora mesmo! Nesse texto vamos explicar tudo sobre esse chá poderoso e tirar algumas dúvidas, acompanhe!

Índice:

O que é chá de capim cidreira

O chá de capim cidreira é extraído da planta capim cidreira e é muito utilizado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade e depressão, já que ele é um calmante e ansiolítico natural e por muito benéfico para a saúde.

Além do seu efeito calmante, o chá de capim cidreira é ótimo para ajudar na digestão e problemas estomacais, como azia e gastrite. Tem ação anti inflamatória e analgésica, contribui para uma boa saúde do coração, regula a pressão arterial.

Ainda contém propriedades anticancerígenas e inclusive é muito bom para a imunidade, reduzindo as chances de contrair doenças ou para aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Qual a planta do chá de capim cidreira 

O capim-cidreira é uma planta cujo  nome científico é Cymbopogon citratus e também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira. É muito confundida com a erva cidreira, mas como veremos a seguir, possuem propriedades distintas. 

As suas folhas são longas e finas e se assemelham às lâminas, já que podem cortar com muita facilidade. É uma planta que surgiu na Ásia, mas é muito cultivada no Brasil e suas folhas são usadas para várias finalidades. 

O capim cidreira é uma ótima fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, sendo esse o motivo de ser um chá tão benéfico para a saúde do nosso corpo e por ser usado para as mais diversas finalidades e ocasiões. 

Essa  planta pode ser utilizada na fabricação de cosméticos, óleos essenciais, na culinária em forma de chá e temperos, como ornamentação e como repelente natural de insetos

O capim-cidreira tem função estimulante sobre o sistema digestivo. É recomendada para dores abdominais, cólicas intestinais e urinárias, dores de cabeça e tosse. Ajuda no tratamento da ansiedade, do estresse, da depressão e da insônia.  Também pode ser usado como prevenção de controles epiléticos por quem tem epilepsia. 

Auxilia no tratamento de diversas doenças como o reumatismo, inflamação nos rins e doenças no fígado. Alivia a tensão muscular fazendo o corpo relaxar, por ter um efeito calmante. Suas propriedades são terapêutica, calmante, analgésica, anti bactericida, diurética, anti depressiva, digestiva, expectorante, desinfetante e relaxante.

Chá de capim cidreira para que serve

O chá de capim cidreira é usado principalmente para ajudar na ansiedade porque é considerado um ansiolítico natural comprovadamente por vários estudos e pesquisas. Por isso é muito recomendado para o tratamento da ansiedade. 

No mesmo sentido, ele é muito eficaz para as pessoas que sofrem com a insônia, tem dificuldade para dormir ou acordar várias vezes no meio da noite, isso porque a sua ação calmante vai ter ajudar a dormir melhor e por mais tempo, tendo uma noite de sono tranquila. 

Além disso, é usado para ajudar no tratamento de inflamações e dores musculares, serve como um expectorante natural para aliviar a tosse. E ainda, auxilia o sistema digestivo e no funcionamento do intestino, pois contribui para o melhor funcionamento desses órgãos e ajuda a diminuir os problemas com gases e inchaço abdominal. 

 Também é diurético, ajudando na eliminação frequente de líquidos e toxinas que ficam acumuladas no corpo que além de fazer mal, contribuem para o aumento do peso e inchaço do corpo. 

Chá de capim cidreira benefícios

Os benefícios deste chá são inúmeros e vamos listar alguns deles aqui,  acompanhe:

Benefícios do chá de capim cidreira para a perda de peso 

É isso mesmo, se você quer um chá que te acompanhe na sua dieta e facilite o processo de emagrecimento, juntamente com a prática de exercícios físicos,  saiba que o chá de capim cidreira pode te ajudar!

Isso acontece porque ele contém uma substância conhecida como citral, além de outros minerais que funcionam como inibidores da absorção de gordura no corpo que consequentemente interfere na perda de peso. 

Além disso, ele ajuda no aceleramento do metabolismo, proporcionando uma digestão mais rápida e facilitando uma maior queima de gorduras. E ainda, os polifenóis que estão presentes no chá são responsáveis pela oxidação dos ácidos graxos no corpo, diminuindo o acúmulo de gorduras no corpo e fazendo com que o corpo gaste mais energia. 

Sem contar na ação diurética, que atua diretamente na eliminação de líquidos e toxinas que são responsáveis pelo inchaço do corpo. 

Benefícios do chá de capim cidreira para o sistema imunológico 

A presença de vitaminas e minerais nesse chá são responsáveis pela resistência do organismo, pois aumenta suas defesas naturais e diminui a chance de contrair doenças, principalmente gripes e resfriados. 

Ademais, esse chá possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que contribuem com o organismo para enfrentar melhor os sintomas da gripe, como febre, tosse e dor de garganta. Além de limpar o sistema respiratório e diminuir o acúmulo de muco e catarro.

Benefícios do chá de capim cidreira para a limpeza e desintoxicação do organismo 

Esse chá tem efeito diurético o que faz com que o corpo elimine as toxinas com mais frequência, além de evitar a retenção de líquidos que causam o inchaço do corpo. 

E ainda contribui para o bom funcionamento do fígado, dos rins, da bexiga, do pâncreas, órgãos essenciais para o corpo, evitando até as pedras nos rins.

Benefícios do chá de capim cidreira para o colesterol

O consumo do chá de capim cidreira ajuda na circulação sanguínea, reduzindo os índices do colesterol ruim (LDL), pois atua diretamente na sua absorção e ainda contribui para o aumento do HDL, ou seja, o colesterol bom, fundamental para a saúde do coração.

Outro fator importante é que a quantidade de potássio presente no chá de capim cidreira auxilia na redução da pressão arterial e que dilatam os vasos sanguíneos, permitindo a melhor fluidez do sangue. 

Benefícios do chá de capim cidreira para a prevenção do câncer 

O citral presente nesse chá tem ação direta no funcionamento das células, impedindo o crescimento das que são cancerígenas e combatendo os radicais livres, sendo ótimo para a prevenção dessa doença. 

Inclusive, o chá de capim cidreira é recomendado para os pacientes que estão fazendo o tratamento do câncer e se submetendo aos procedimentos de quimioterapia e de radioterapia. 

Benefícios do chá de capim cidreira para a ansiedade e insônia 

Como dito anteriormente, o chá de capim cidreira é usado principalmente para melhorar o sono e diminuir a ansiedade por sua função calmante e relaxante. Por isso é recomendado que seja tomado à noite, para que suas propriedades sedativas produzam melhor seus efeitos. 

Esse chá também colabora para a produção e liberação de serotonina, substância fundamental para tratar a depressão e ansiedade. Dessa forma, uma xícara antes de dormir ou após um dia cansativo de trabalho, fará com que você durma melhor e acorde descansado no outro dia. 

Benefícios do chá de capim cidreira para a digestão

O chá de capim cidreira é considerado um protetor gástrico e atua diretamente no sistema digestivo e o citral ajuda a digerir os alimentos e evitando problemas estomacais e intestinais como gastrite, azia,  úlceras e prisão de ventre. 

Sua propriedade anti séptica também auxilia no controle de bactérias ruins que causam problemas e atrapalham o funcionamento desse sistema. 

Benefícios do capim cidreira para a pele 

O chá de capim cidreira é ótimo para manter nossa pele saudável, porque ajuda na limpeza dos poros, eliminados as sujeiras e resíduos acumulados, ajuda a controlar a oleosidade, fator principal para a aparição de cravos e espinhas,  e tonifica a pele, diminuindo os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Além disso, as suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antissépticas são eficazes para manter a sua pele livre de infecções bacterianas ou fúngicas que podem causar acnes e manchas.

Dessa forma, esse chá é ótimo para acabar com a indigestão, azia, vômitos, gases, diarréias e outros problemas estomacais e intestinais, mantendo o bom funcionamento desse sistema e auxiliando na saúde do corpo. 

Com isso, podemos concluir que o chá de capim cidreira é muito benéfico para o nosso corpo e as vantagens de tomá-lo são:

  • ajuda no emagrecimento;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • auxilia na limpeza e desintoxicação do organismo;
  • ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial; 
  • contribui para a boa saúde do coração;
  • ajuda na prevenção do câncer;
  • sua propriedade calmante ajuda na insônia e ansiedade; 
  • ajuda o sistema digestivo;
  • alivia o estresse;
  • alivia dores musculares e de cabeça;
  • mantém a pele saudável 

Outros usos do chá de capim cidreira

Além do chá, o capim cidreira é muito utilizado na produção de cosméticos, já que essa planta atua como calmante da pele e é usada em procedimentos de limpeza de pele. 

Também pode ser usado em vaporizadores agindo na dilatação dos poros para a eliminação de cravos e espinhas e em forma de máscara facial para suavizar a pele depois da limpeza.

Dessa forma, uma forma de usar é fazer o chá de capim cidreira e com a ajuda de algodão, fazer a aplicação diretamente na pele. Mas deve ser tomado muito cuidado com o sol, por isso, após o procedimento, lave bem. 

É também muito usado nas sessões de aromaterapia em forma de óleos essenciais, para banhos relaxantes e massagens terapêuticas. Além de poder ser usado como aromatizantes de ambiente para perfumar sua casa, escritório, consultório, etc. 

O chá de capim cidreira também pode ser utilizado como um repelente natural para insetos e na culinária, como temperos para diversos alimentos. 

Óleo essencial de capim cidreira 

O capim cidreira é uma planta muito versátil e com aroma delicado que  pode ser usado para diversas finalidades, inclusive óleo essencial. É também chamado de Cymbopogon citratus ou Lemongrass (Cymbopogon flexuosus). Seus  principais componentes são nerol, citronelol, mirceno, dipenteno, geraniol e heptenone metilo que possuem propriedades antifúngicas, insecticida e antisépticas. 

E da mesma forma que o chá, ele tem como substância principal o citral, uma substância que ajuda na defesa do organismo e no funcionamento das células, permitindo uma melhor defesa do corpo e atuando diretamente no sistema digestivo. Esse óleo é indicado para quem tem hiperatividade e crianças que têm medo de alguma coisa e não conseguem dormir e por quem passou por grandes traumas.  

Por isso, o óleo essencial do capim cidreira ou capim-limão tem propriedades sedativa, bactericida, analgésica, antiviral, anti inflamatória e diurética. E é recomendado para o cansaço físico e mental, para a falta de concentração, para aumentar a criatividade, para melhorar a clareza mental e fortalecer a intuição, ajudando no discernimento. Além de ser um antidepressivo e ajudar na insônia e no estresse. 

Para cólicas e gases é só  pingar  duas gotas em óleo carreador (para a diluição) pode ser de amêndoas, de uva, de girassol, de linhaça, entre outros e depois massagear a área abdominal dolorida.

Para dores de cabeça basta misturar bem em 30g de gel neutro uma gota do óleo essencial de lavanda e uma gota do óleo de capim cidreira e passar na região das têmporas, testa ou na nuca.

Além disso, esse óleo quando  diluído funciona também como um desodorante, pois o  citral é aromático e  as propriedades antimicrobianas e antibacterianas ajudam a controlar o suor excessivo e até inibir microorganismos que causam odor corporal.

Entretanto, esses óleos não são indicados para quem tem pressão baixa, glaucoma e para as mulheres grávidas, devendo sempre ser consultado um aromaterapeuta para melhores recomendações.

Receitas de chá de capim cidreira

Separamos algumas receitas deliciosas com esse chá para você fazer agora mesmo, confira:

Chá de capim cidreira com limão

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa da planta seca;
  • 1 litro de água;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo

  • Ferva a água, desligue o fogo. 

  • Então adicione as folhas secas da planta e deixe tampado por 20 minutos. 

  • Coe e beba 3 vezes ao dia.

Chá de capim cidreira com folhas frescas

Ingredientes 

  • 1 litro de água;

  • 20 folhas frescas de capim cidreira;

  • mel a gosto.

Modo de preparo

  • Leve a água para ferver, assim que ferver, desligue, adicione as folhas lavadas e deixe tampado por 15 a 20 minutos.

  • Coe e sirva com mel a gosto

Chá de capim cidreira com limão e gengibre 

Ingredientes

  • 1 envelope de chá (capim cidreira) ou a própria erva
  • 2 rodelas de limão taiti
  • Rodelas finas de gengibre
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo

  • Faça a infusão.
  • Em uma xícara coloque as rodelas de limão e gengibre.
  • Deixe agir por alguns minutos e caso queira acrescente açúcar ou adoçante à gosto.

Chá de capim cidreira gelado 

Ingredientes

  •  10 folhas de capim cidreira
  •  1/2 limão
  •  1 pedaço pequeno gengibre
  •  1 forma de gelo(opcional se a água já estiver gelada)
  •  5 copos de água
  •  açúcar a gosto

Modo de preparo

  • Coloque os copos de água e as folhas de capim limão  no liquidificador e bata.
  • Coloque o gengibre na bebida enquanto está sendo batida, em seguida os cubos de gelo a gosto
  • Após ver que tudo está misturado esprema o limão no suco e bata por mais 30 segundos, somente para misturar o limão.
  • Coe o chá e adoce a gosto.
  • Se preferir mais gelado coloque na geladeira e está pronto seu chá. 

Suco de maracujá com capim cidreira

Ingredientes

  • 1kg de maracujá;
  • 4 folhas de capim cidreira;
  • 3 litros de água;
  • Açúcar a gosto. 

Modo de preparo

  •  Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado.

Suco de limão com capim cidreira

 Ingredientes

  •   caldo de 1 limão
  •   4 folhas de capim cidreira
  •   2 colheres (sopa) de açúcar
  •   ¾ xícara (chá) de água
  •     cubos de gelo a gosto

 Modo de preparo

  • Lave e seque bem as folha de capim cidreira
  •  No liquidificador, junte o caldo de limão, a água, o açúcar, as folhas de capim-santo e os cubos de gelo. Bata por cerca de 1 minuto para triturar.
  • Transfira para um copo, passando pela peneira, acrescente mais cubos de gelo e sirva a seguir.

Chá gelado de erva cidreira, capim cidreira  e limão

Ingredientes

  • caldo de 1 limão
  • 4 folhas de capim cidreira
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ¾ xícara (chá) de água
  • cubos de gelo a gosto

 Modo de preparo

  • Lave e seque bem as folha de capim cidreira
  • No liquidificador, junte o caldo de limão, a água, o açúcar, as folhas de capim cidreira e os cubos de gelo.
  • Bata por cerca de 1 minuto para triturar.
  • Transfira para um copo, passando pela peneira, acrescente mais cubos de gelo e sirva a seguir.

Bolo de Capim Cidreira

Ingredientes

  • 15 folhas de capim cidreira picadas
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • Suco de 1 limão Taiti grande (antes de espremer, raspe a casca e reserve)
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

  • Bata tudo no liquidificador as folhas de capim cidreira, o leite, o suco de limão e o óleo.
  •  Coe e volte ao liquidificador.
  • Então, acrescente à mistura os ovos, o açúcar e a farinha de trigo.
  •  Bata bem e, por fim, acrescente suavemente 1 colher (sopa) de fermento em pó e as raspas do limão que estavam reservadas.
  •  Leve para assar em forma untada e enfarinhada. Forno médio e preaquecido.

Brigadeiro de capim cidreira

Ingredientes

  • 3/4 de xícara (chá) de leite desnatado (200ml)
  • 3 xícaras (chá) de capim cidreira cortado em pedaços pequenos com uma tesoura 
  • 2 latas de leite condensado light

Modo de preparo

  •  Coloque no liquidificador o leite, o capim cidreira e bata até obter um suco.
  • Passe esse suco pela peneira e aperte bem o que ficou na peneira para aproveitar todo o sabor.
  • Transfira para uma panela, acrescente 2 latas de leite condensado, leve ao fogo baixo e mexa bem até soltar do fundo da panela (25 minutos).
  •  Despeje a massa de brigadeiro em um prato untado com manteiga e espere esfriar.
  • Depois que esfriar, com as mãos untadas, pegue pequenas porções, faça bolinhas e coloque em embalagens próprias para brigadeiros. Sirva a seguir.

Como tomar chá de capim cidreira

O chá de capim cidreira pode ser consumido só com suas folhas ou combinando com outros ingredientes que potenciam os seus efeitos. Ele pode ser consumido quente ou gelado, conforme as receitas que passamos acima e de preferência durante a noite, antes de dormir, já que possui efeito calmante.

Mas, por não possuir cafeína, nada impede de ser ingerido logo após as refeições, pois não vai atrapalhar na absorção de vitaminas e minerais que são essenciais para o nosso corpo, além de acabar com o estresse do dia. 

Chá de capim cidreira contra indicações

Embora seja benéfico para o nosso corpo e nossa saúde, seu consumo deve ser moderado e consciente e evitado por algumas pessoas, pois em combinação com outros fatores, alguns efeitos colaterais podem surgir, como sonolência e diarréias.

Por já ser um ansiolítico e calmante natural, deve ser evitado de ser tomado junto com outros remédios com a mesma finalidade ou por quem trabalha como motorista ou operadores de máquina, pois pode causar sonolência excessiva, o que prejudica a coordenação e concentração. 

O chá deve ser evitado por grávidas ou que pretendem engravidar porque, quando consumido em excesso pode ter um potencial abortivo. Também, não deve ser consumido  por pessoas que tomam medicamentos para o controle da pressão arterial. 

Deve ficar sempre atento ao manusear e aplicar diretamente na pele, pois assim como alguns cítricos, quando exposto ao sol, pode causar queimaduras e manchas, devendo ser bem lavada a região. 

De qualquer forma, em caso de dúvidas, o indicado é sempre consultar o seu médico ou nutricionista para fazer o uso correto desse chá e conseguir se beneficiar de todas as suas propriedades. 

Perguntas e respostas sobre o chá de capim cidreira

Chá de capim cidreira ajuda a emagrecer? 

Sim. Quando esse chá é combinado com uma dieta equilibrada e saudável, pode ser um bom aliado para a perda de peso. Isso é possível porque esse chá tem propriedades que aceleram o metabolismo permitindo uma digestão melhor e uma maior queima de gordura. Além de que esse chá é diurético, contribuindo para a eliminação de toxinas do corpo e diminuindo a retenção de líquidos que causam o inchaço do corpo, principalmente na região do abdômen.  

Quem tem pressão alta pode tomar chá de capim cidreira?

Depende. Mesmo que ele possua propriedades que ajudam a regular a pressão, caso você faça o uso de medicamentos para o controle de pressão, o seu médico deverá ser consultado antes de fazer o uso desse chá, para que assim, um não atrapalhe a ação do outro. 

Qual o melhor horário para tomar chá de capim cidreira?

O chá de capim cidreira pode ser ingerido em qualquer horário, antes, durante ou após as refeições, pois suas propriedades não impedem a absorção de nenhum nutriente. 

Mas se você sofre com insônia e tem dificuldades para dormir, o ideal é consumir antes de dormir, garantindo assim uma melhor noite de sono. 

Pode dar chá de capim cidreira para bebê? 

Sim, esse chá é ótimo para o intestino e sistema digestivo dos bebês, reduzindo a produção de gases e aliviando as possíveis dores causadas por cólicas, além de acalmá-lo. 

Pode tomar chá de capim cidreira na gravidez?

Depende, desde que seja de vez em quando e em pequena quantidade, porque esse chá, quando consumido em excesso pode ter efeito abortivo. Mas, como tem efeito calmante, pode ajudar a mulher grávida a relaxar e aliviar as dores causadas pela gravidez, mas de qualquer forma, é sempre importante consultar o médico antes. 

Chá de capim cidreira acalma? 

Sim, aliás, esse é o principal motivo de ele ser tão consumido. O chá de capim cidreira é um ansiolítico natural, ajudando a acalmar e relaxar, aliviando o estresse e as tensões musculares. Porque, se você está num dia estressante ou muito ansioso, aposte nesse chá. 

Chá de capim cidreira abaixa a pressão arterial?

Sim. Esse chá é considerado um hipotensor, ou seja, um relaxante natural para os vasos sanguíneos, deixando-os mais expandidos e espaçados, permitindo uma melhor fluidez do sangue, contribuindo para a diminuição arterial. 

Chá de capim cidreira é bom para a imunidade?

Sim, pois é rico em citral, uma substância que ajuda na defesa do organismo diminuindo os riscos de contrair doenças e aliviando os sintomas de tosse, febre, dor de garganta causados por gripes e resfriados. 

Pode dar chá de capim cidreira para cachorro? 

Sim. O chá de capim cidreira pode ser dado para seu animal de estimação para aliviar cólicas e problemas digestivos e também para acalmá-lo quando estiver muito agitado. 

Mulheres que estão amamentando podem tomar chá de capim cidreira?

Sim, pois este chá contém uma substância chamada galactagogue que influencia diretamente na produção de leite, além de fazer com que a saúde do bebe se mantenha boa e com menos risco de contrair doenças e infecções.

Onde comprar chá de capim cidreira

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos medicamentos contendo chá de capim cidreira para te ajudar com os benefícios dessa excelente bebida. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou das dicas? Já está com vontade de experimentar esse excelente chá? Não se esqueça de curtir e compartilhar! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco. 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

3 Comments

Leave a Reply

<