Nas primeiras semanas de vida os bebês passam pelas famosas cólicas infantis, é uma sensação de desconforto intestinal causado pela imaturidade do intestino do recém-nascido ao processar os alimentos. Vamos entender um pouco mais sobre essas cólicas e como podemos amenizar esse desconforto nos bebês.

A cólica infantil começa, em média, nas duas primeiras semanas de vida do bebê e se estende até o terceiro mês. É um desconforto intestinal causado pela dilatação das paredes do intestino que está começando a amadurecer. Como nos primeiros momentos de vida a criança se alimenta só com o leite da mãe a alimentação dela pode ser um dos fatores que intensificam as cólicas. A mãe precisa manter uma dieta balanceada por conta disso.

Quando a criança é amamentada somente com o leite materno ela pode apresentar cólicas só que com menor frequência e intensidade, no momento em que são adicionados outros itens a dieta do bebê as cólicas tendem a se intensificar e o desconforto piorar. É muito importante sempre comprar produtos destinados a bebês, pois sua formulação é composta especialmente para o sistema digestivo deles, mas ainda sim a criança poderá ter cólica.

O leite materno é sem dúvida o melhor alimento para as crianças e deve ser mantido em sua dieta por um bom tempo. Bebês com menos de um ano de idade não devem tomar, por exemplo, leite integral já que é um leite mais forte e não contém todas as substâncias necessárias para o seu desenvolvimento além de ser mais difícil de processar pelo sistema digestivo do bebê.

A cólica infantil infelizmente não pode ser evitada o que realmente é uma pena já que os bebês sofrem muito quando tem uma crise. Alguns medicamentos são utilizados para amenizar o desconforto como, por exemplo, a Funchicorea, o Luftal e a Simeticona. É importante deixa claro que esses medicamentos sempre devem ser utilizados com a supervisão e orientação de um pediatra, só ele poder indicar o medicamento mais apropriado para o seu bebê.

Uma ótima dica que pode ajudar seu bebê a melhorar o desconforto é o calor. Isso mesmo, o calor deixa as fezes mais moles e auxilia o intestino a liberá-las. Utilizando um pano morno, ou até mesmo uma bolsa d’água, você pode esquentar a barriga do bebê ajudando assim o intestino. Só não deixe esquentar por muito tempo para não machucar a criança. Junto com essa ação uma massagem no sentido horário também pode ser feita na barriga do bebê utilizando um óleo neutro ou até mesmo um óleo de massagem específico para eles, com isso as fezes que estão presas nas paredes do intestino são liberadas bem como os gases.colica infantil

Caso você não tenha em casa um óleo infantil para a massagem pode pesquisar e comparar preços aqui no Cliquefarma clicando no link ao lado. Preço Óleo Infantil

Esse artigo pertence à categoria Geral, Produtos Infantis.

Deixe uma resposta

Notice!

Favor ativar os widgets na barra inferior!