A poluição das grandes cidades afeta não só os nossos pulmões. Outras partes sensíveis do nosso corpo acabam sentindo também o reflexo negativo desse problema que é vivenciado dia a dia por nós nas grandes cidades. Nossos olhos exemplificam bem esse cenário, é muito comum em dias de tempo seco nossos olhos ficarem vermelhos e irritados e aí recorremos a um produto muito comum e que nos salva nesse momento, estamos falando do colírio. Por ser um produto tão eficaz no cuidado com os olhos ele merece destaque como tema de hoje.

O colírio é um composto que contem basicamente água, cloridato de nafazolina e sulfato de zinco heptahidratado. Esses componentes tem como principal objetivo hidratar o globo ocular já que nos dias mais secos ele pode ressecar e com isso causar as famosas irritações que sempre vem acompanhadas de coceiras. Só que a irritação pode também ser reflexo de outras situações tais como a idade, por exemplo. Em idades avançada e na menopausa, no caso das mulheres, a produção de lágrimas cai significativamente e com isso o uso de colírios na terceira idade acaba aumentando bastante.

O uso do colírio também é indicado quando a pessoa está fazendo uso de medicações como, por exemplo, contraceptivos, diuréticos, anti-histamínicos, anti-depressivos e tranquilizantes. Esses tipos de medicamentos tendem a baixar a produção lacrimal e com isso o uso do colírio acaba sendo indispensável.

colirio olhos

O colírio é amplamente utilizado no tratamento de algumas doenças que afetam os olhos, vamos a dois exemplos:

Conjuntivite

É um tipo de infecção que ocorre na membrana transparente que cobre a parte da frente do globo ocular (conjuntiva ocular) e algumas vezes na parte interna das pálpebras. As principais causas dessa doença se dão por fatores alérgicos ou pelos hábitos de higiene do paciente. Um hábito nocivo e que nos deixa suscetível a conjuntivite é o de levar a mão aos olhos depois de encostar em um corrimão. As bactérias podem ser transmitidas aos olhos nessa ação e com isso causar a inflamação.

Blefarite

É uma inflamação causada nas pálpebras, com a produção excessiva de uma camada lípica que é gerada por uma glândula na pálpebra, o acúmulo desse óleo faz com que haja um cenário favorável para a proliferação das bactérias causadoras desse mal. Se não cuidada essa doença pode comprometer a visão do paciente.

Os cuidados com os olhos estão intimamente ligados a bons hábitos de higiene, porém quando ocorre qualquer tipo de problema o primeiro grande aliado é o colírio. Ter um colírio em casa é um hábito recomendado por qualquer oftalmologista, mas seu uso precisa ser controlado já que se for usado de forma incorreta pode agravar os sintomas de doenças como as citadas acima. Caso você sinta alguma anormalidade nos seus olhos como sensação de areia nos olhos ou vermelhidão o indicado é procurar um médico imediatamente.

O colírio é indispensável para manter a saúde dos olhos, não é mesmo? Agora que tal dar um olhada em preços de colírios aqui no Cliquefarma? É só clicar no link ao lado.

Esse artigo pertence à categoria Cuidados com a Saúde, Geral, Produtos Adultos.

Deixe uma resposta

Notice!

Favor ativar os widgets na barra inferior!