Skip to main content

Existe atualmente uma quantidade enorme de produtos e colônia infantil que deixam a criança ainda mais cheirosa, não é mesmo? Pensando ainda mais nessa hora tão sagrada para a criança e os pais foi elaborada abaixo neste artigo uma série de informações e dicas que vão poder orientar você que é pai ou mãe que e procura saber, mas ainda como não errar na hora da escolha da colónia do sua criança, já que esse cheiro é tão característico.

É importante sempre ressaltar que a lista de ingredientes na hora de escolher um produto é imprescindível, não é ideal que as crianças tenham muito contato com álcool, então existem colônias próprias que não utilizam álcool na composição, assim não fere a pele da criança. 

Lembrando que é indicado o uso de colônias a partir dos seis meses de vida do bebê e criança, pois a pele da criança ainda está em sua completa formação, principalmente em relação à proteção, para não correr o risco de desenvolver alergias, ou certa intolerância, mesmo que o produto foi testado e aprovado dermatologicamente, deve ser seguida a descrição no rótulo da embalagem e respeitando a idade certa da criança.

A fragrância pode ser escolhida a mais suave de todas, pois o olfato da criança é muito apurado e isso pode incomodá-lo, então escolha uma fragrância suave e delicada, confira também se o PH do produto é compatível com o que é recomendado.

Primeiramente, você sabe diferenciar perfume de colônia? Se não, leia esse artigo para saber mais como diferenciar.

Diferença de perfume e colônia

Quem nunca ao pegar uma criança no colo independente da idade dela sentiu um cheiro suave e amou, ou passou por uma pessoa muito cheirosa a ponto do cheiro do perfume dela ficar marcado nas suas narinas? Pois então, abaixo vamos discorrer um pouco sobre a diferença entre perfume e colônia e também algumas dicas de como fixar mais os perfumes em adultos, crianças e adolescentes.

Primeiramente, discorreremos sobre a principal diferença de perfume e colônia, que é a porcentagem de das essências, ou a concentração na fórmula.

Por exemplo: perfumes podem conter 15% de essência, por isso tantos comerciais fazem propaganda de alta duração, pois pode durar até 20 horas mais ou menos. 

Já as colônias podem conter apenas 3% de essência, justificando que a duração do perfume na pele pode ser pequena. 

Mas cada um tem a sua funcionalidade, como o perfume que pode ser usado em ocasiões especiais ou à noite, por exemplo, assim terá um cheiro mais marcante no evento todo. Já a colônia é indicada para usar após o banho, por possuir notas mais refrescantes garantem uma sensação de limpeza e frescor. Existem diversos tipos de essências que você pode acabar se identificando com elas, discorreremos abaixo:

Baunilha, âmbar, cítrica, almíscar, madeira, floral, especiarias, frutas, verde, couro, animal, lavanda, ervas, aldeídica, bastante né? Vale a pena buscar conhecer a identidade de cada uma citada, para que assim você encontre a sua ideal.

Os perfumes geralmente são compostos por três componentes que são: 

  • Fragrância: é essencial que ao levar as narinas você rapidamente sente o cheiro dela, alguns são extraídos naturalmente como plantas, flores e outros são elaborados em laboratórios mesmo. 
  • Solvente: geralmente, o principal solvente das essências é o etanol, que também é composto por uma quantidade certa de água.
  • Fixador: ele diminui a evaporação do etanol, automaticamente aumentando a fixação da essência.

Até o momento, foram citadas algumas informações sobre as colônias e o uso infantil, então abaixo citaremos os perigos que o uso de cosméticos para adultos sejam usados em crianças, já que cada um tem sua funcionalidade própria. 

Perigos de usar produtos indicados para adultos em crianças 

A importância de respeitar a pele da criança e talvez até privá-la do uso de alguns produtos de adultos pode protegê-la de muitos problemas futuros. Os cosméticos faciais de adultos, por exemplo, se aplicados nas crianças podem apresentar ardência contínua, vermelhidão e lacrimejamento, dependendo do produto é bom levá-la ao médico para não comprometer sua visão e partes mais profundas do olho como córnea. 

Os produtos adultos principalmente os de tratamentos não devem ser deixados ao alcance da criança, já que a pele deles é bem mais finas e sensíveis que a dos adultos. Os produtos infantis são próprios para não causar ardência ou irritação e garantindo uma boa eficácia para o que foi proposto. 

Produtos removedores de pelos devem ser guardados cautelosamente, pois eles são mais quimicamente tratados para que obtenham essa função, porém eles podem causar feridos e grandes vermelhidões ou até queimaduras já que é um princípio ativo. 

As maquiagens devem ser propriamente infantis, já que o olho é uma região extremamente delicada e que se a criança aplicar a maquiagem nessa região e der alguma reação deve ser retirado o quanto antes. A maquiagem infantil além de serem baratas elas não contém substâncias cancerígenas comuns que as maquiagens de adultos contem então o ideal é esperar a criança atingir idade o suficiente ao que foi recomendado na embalagem do produto para que ela tenha imunidade o suficiente contra os princípios ativos. 

Abaixo, discorreremos sobre como você pode cuidar da pele de seu filho.

Como cuidar da pele da criança

A pele da criança é muito sensível, não é à toa que em bebês é indicado o uso somente após os seis meses de idade, e somente após os 3 anos de idade que é recomendado o uso em crianças.

Quando as crianças nascem não é nem indicado o uso de lenços umedecidos, apenas algodão com água morna para que assim evite produtos químicos que podem desenvolver uma alergia. 

É importante também que você proteja a pele da criança dos raios solares nos horários mais potentes, e claro até os seis meses eles não podem usar protetores solares, pois a pele deles ainda não consegue excretar as substâncias químicas dos filtros solares. 

Banho de sol e expor desde bebês até crianças maiores aos raios solares são coisas diferentes. Os banhos de sol devem ser feitos das 7h às 20h da manhã, de preferência entre 5 a 10 minutos de banho de sol, pois os raios solares após isso podem ficar muito fortes para a pele do bebê, já na criança existem protetores solares próprios para o uso infantil.

Para a proteção da pele das crianças em relação a bichos e pernilongos, o ideal é ter as portas bem vedadas e as janelas com tela de proteção, além disso, os berços e camas podem ser cobertos com mosquiteiro para evitar que a pele deles seja picada. 

O banho é um fator muito importante a ser considerado, na maternidade eles ensinam perfeitamente como dar banho em um bebê principalmente nos seus primeiros dias de vida.

Um banho por dia geralmente é suficiente para o bebe, banhos demais retiraria a camada protetora natural de sua pele, então para início de banho você pode começar a esquentar a água entre 36º e 37,5º graus ou se não tiver um termômetro, é quente próximo a temperatura do corpo do bebe, cuidado para não dar banho em água muito quente. 

É sempre bom tomar cuidados com as orelhas, para evitar entrar água dentro delas e causar uma inflamação, fora isso deve – se atentar a limpeza das regiões íntimas, umbigo, e partes que tem mais dobrinhas como o pescoço, braços, perninhas e etc. 

Já as crianças maiores, o banho deve ser mais detalhado justamente por elas brincarem com tintas, terra que deve ser tirada corretamente. Após certa idade elas mesmas conseguem se banhar, mas mesmo assim é bom usar sabonetes próprios para a pele da criança e do bebê se for o seu caso, que não sejam agressivos ou contenham essências muito fortes evitando que haja um incômodo pelos cheiros muito fortes. 

Já que foi citado acima as informações necessárias para a pele da criança, abaixo continuaremos falando sobre pele mas dando mais ênfase as alergias mais comuns que geralmente assustam as mamães de primeira viagem por não terem conhecimento, então continue abaixo.

Alergias comuns em crianças

Como foi citado no tópico acima, as crianças, possuem o sistema imunológico mais novo e imaturo, por isso fica mais suscetível a alergias, irritações ou infecções. 

As dermatites são mais comuns em bebês, e isso gera muita preocupação nos pais, existem várias dela, porém neste artigo iremos citar apenas 3 mais comuns que são:

Dermatite atópica: Segundo a sociedade brasileira de dermatologia (SBD) é ocasionado por uma ausência da barreira que proteção que protege a pele do bebe, e isso provoca uma perda de água frequente, resumindo, a derme desses bebês é que fiquem mais ressecadas e cheias de lesões mais avermelhadas e ela não é contagiosa, então isso acaba tranquilizando mais as mamães e papais. Vale ressaltar que o cuidado deve ser até mesmo em crianças mais velhas, já que ainda sim a pele delas é sensível. 

É importante sempre ter a recomendação e opinião de um médico responsável para que ele veja a situação em que se encontra a pele do bebê para receita os tratamentos necessários, e esses tratamentos podem variar muito desde as pomadas a base de corticoide, antialérgicos, e em casos mais graves os médicos pode até mesmo receitar antibióticos. Mas, são raros os casos de que isso pode ser algo sério, por ser muito comum existem muitas formas de tratamento.

Outra dermatite bem comum é a dermatite de contato: podem ser causadas por algum tecido, substâncias que entram em contato com a pele do bebê e da criança, produtos de higiene pessoal e até mesmo os produtos de limpeza como sabão, amaciantes, etc. É bom tentar investiga com o que a criança pode ter tido essa dermatite, pois eles podem apresentar intolerâncias até mesmo com objetos que mãe ou o pai usa, como pulseiras, colares, roupa, etc.

O tratamento de dermatite de contato com crianças é feito através de muita hidratação na pele, a troca de sabonetes mais suaves, uso de antialérgicos orais e até mesmo pomadas à base de corticoides.

Com o passar do tempo de tratamento dessa dermatite o bebê provavelmente ao crescer criará anticorpos resistentes a o fator causador da dermatite, e a criança em pouco tempo irá criar mais resistência à dermatite. 

E por último, mas não menos importante temos a dermatite seborreica: pensamos que ao beber nascer, a pele dele começará a aprender a conviver fora do útero, além disso, é absolutamente compreensível que a pele do bebe é extremamente sensível e delicada e após o nascimento dele, nos primeiros dias de vida ele já pode manifestar essa dermatite que é basicamente a crosta láctea. Essa condição não é grave, mas traz muitas inseguranças e medos aos pais. 

A dermatite seborreica é constatada pelo volume de cascas que o bebe apresenta no couro cabeludo, descascando e formando umas casquinhas que às vezes vem acompanhada de uma vermelhidão já que o couro cabeludo do bebê ainda é sensível. 

Uma alternativa para remover essas crostas na cabeça do bebe é retirá-las com uma escova macia e suave e ir passando delicadamente. Não é aconselhável retirar as cascas com as unhas, pois pode acabar ferindo a cabeça da criança. 

O médico pediátrico pode aconselhar e receitar uso de um shampoo, lavagens corretas e até mesmo cremes de tratamento. O mais importante é sempre procurar ajuda de profissionais qualificados para garantir a sua segurança e a segurança como pais e responsáveis, e a segurança da criança. A boa notícia é que não há nenhuma evidência que as crianças afetadas por essa dermatite têm uma predisposição na idade adulta.

Agora que já conhece os 3 mais famosos tipos de dermatites em crianças, iremos abaixo falar sobre como você pode evitar assaduras, seu filho crescerá e se desenvolverá melhor ainda, e a dicas que auxiliam isso. 

Como evitar assaduras na criança

Que as crianças têm a pele mais sensível isso já sabemos e foi uma tecla muito apertada acima, mas agora daremos algumas dicas de como evitar assaduras no seu bebê ou criança, pois não somente atrapalha na questão da irritação, como afeta o sono e a alimentação dela.

Usar água morna com algodão ajuda a pele da criança a não entrar em contato com outros produtos químicos que podem ressecar e gerar um atrito entre a região da assadura causando mais irritação ainda. 

O algodão além de ser macio, não vai irritar a pele da criança pois não vai agredi-la. E a água além de ser neutra, ela hidrata a pele da criança removendo todas as sujeiras. 

Sabonetes neutros também ajudam a não gerar alergias e intolerâncias na pele de seu filho. Aplicar uma camada fina de sabonete para ajudar a remoção das sujeiras e enxaguar bem é um fator importante para que não haja resquícios de sabão que podem gerar assaduras. 

Teste as fraldas, pois não existe somente uma que não dê assaduras, todas podem dar, porém vai do beber se adaptar ou não a fralda marca x, por exemplo. 

Então testar várias marcas de fraldas, auxilia na hora de escolher somente uma marca de fralda para seu filho, assim os pais ficam mais seguros em relação às assaduras. Também relacionado a fraldas é importante se atentar em quando trocá-las, quando as crianças ficam muito tempo com as fraldas sujas isso pode causar sim assaduras e irritações. 

Aplicar pomadas na quantidade certa é uma dica essencial para evitar que o excesso delas causem alergias e assaduras. É importante também deixar os bebês sem fraldas por alguns minutos, assim a pele deles irá respirar e arejar melhor aquela região que fica muito encoberta. 

Essas foram algumas dicas que especialistas na área da dermatologia infantil recomendaram. Assim, você fica bem informado sobre como agir e o que fazer quando as assaduras aparecem. 

Abaixo, citaremos passo a passo como você pode investir no enxoval do seu bebê e dicas úteis para isso, assim dá pra você economizar melhor e comprar aquilo que é útil. 

Como montar um enxoval de bebê

Assim que descoberta a gravidez, os pais anseiam em começar a comprar as coisas do enxoval do bebê, que é um marco durante os 9 meses de gestação e isso gera expectativa e gera anseio da preparação desse momento. 

Escolher cores, do tema do quarto, objetos necessários após o nascimento do bebe é necessário conhecer e pesquisar antes de comprar. 

Um dos primeiros passos é pensar na estação que seu bebe irá nascer, se será inverno, verão, outono ou primavera para que isso dê um horizonte de onde começar. Por exemplo, se o seu bebê for nascer no inverno é importante investir em roupinhas de frio como meias, calças, camisas de manga comprida, cobertores, e até mesmo aquecedor. Pela pele do bebe ser muito sensível e fina, automaticamente eles sentem mais frio que os adultos. 

É sempre bom também pensar nas roupas baseadas mais ou menos no tamanho do seu bebê, como é difícil saber disso antes do nascimento geralmente é indicado algumas peças de cada tamanho. Algumas calças de fio RN, outras P, M e G e assim sucessivamente com outras peças de roupas como macacões, shorts, camisas e blusinhas, e meias. 

Há também uma infinidade de objetos que são necessários durante o nascimento de bebês como, por exemplo: hastes flexíveis, algodão, fraldas, pomadas, medicamentos para cólica, dores abdominais, lenços umedecidos, fraldas, e há também a preparação de coisas maiores que entra diversos fatores a serem pensados como o carrinho, que existem infinidades de opções para que o conforto seu e do seu bebê se aliam a praticidade como o carinho conhecido como Moisés, que é muito confortável para que seu filho durma bem ele garante o sono bem parecido com a de uma cama. 

Outra vantagem é que ele é desmontável e já acompanha o bebe conforto, que é facilmente colocado e isso facilita quando o bebê for ser transportado para o carro e do carro para algum lugar específico. 

É bom se atentar também que a lavagem de todas as coisas e objetos que os bebês forem utilizar é muito importante para que evite que ele se contamine com alguma bactéria e até mesmo, fique enjoado pelo cheiro das coisas serem muito fortes.

por isso as toalhas, almofadas, travesseiros, capa para travesseiros, lençóis, fraldas reutilizáveis de boca, roupas, devem ser lavados com um sabão próprio de bebê para que evite até mesmo alergias decorrentes ao uso de sabão fortes. 

a mãe do bebê também necessita de alguns cuidados que fazem bem a ela e ao bebê, como por exemplo a cadeira de amamentação, que pode ser muito utilizada por ela na hora de amamentar a criança, pois essa cadeira favorece uma postura melhor e mais conforto na hora de amamentar que pode não ser um processo fácil nos primeiros dias de vida de seu filho. 

Abaixo vamos citar alguns objetos que a mãe e a criança podem utilizar neste momento:

  • Bolsas de maternidade

As bolsas de maternidade serão úteis para transportar as coisas do bebê até lá, e lhe servirá também para ser uma bolsa das coisas do bebê. O ideal é deixá-las sempre prontas para o caso de saídas de urgência, seja para o parto ou hospital, fora que é sua praticidade a mais na hora de visitas ou viagens. 

  • Garrafa térmica 

A garrafa térmica acaba auxiliando principalmente no momento das trocas de fraldas ou vômitos durante a madrugada, auxilia também nas trocas diárias, já que é de extrema importância sempre ter água quentinha/morna nessa garrafa térmica.

  • Lata de lixo com tampa.

Ela não é muito lembrada na hora do enxoval mas é extremamente necessária para o dia a dia e as noites, ter sempre uma lata de lixo perto dos lugares onde você irá trocar o bebê auxiliará em trocas mais rápidas e claro, o tampa evitará que o cheiro se espalhe por todo o ambiente.

  • Trocador portátil

De extrema importância principalmente nas saídas, viagens, passeios e etc, o trocador portátil permite mais segurança e praticidade em locais muito movimentados e também garante a segurança pois evita que o copo do bebê entre em contato com superfícies que geralmente possuem muitas bactérias como banheiros de shopping e restaurantes. Fora que se inesperadamente ele defecar na hora das trocas, esse trocador irá evitar que suje a superfície do ambiente, tornando mais fácil a higienização do tocador e do bebê. 

  • A babá eletrônica 

Ela tem sido muito acolhida pelos pais que não optam pela cama compartilhada, então os pais têm mais segurança de enxergar os bebês através da babá eletrônica que é só instalada em um ângulo que dá para observar o bebê e ponto. Garante também um sono mais profundo e melhor do bebê, pois evita que os pais entrem para checar como o bebê está, pois ele tem acesso a isso pela babá eletrônica.

  • Banheira

A banheira hoje em dia está bem evoluída, na verdade os métodos de banho estão cada vez mais evoluídos e adaptados. Hoje em dia, há banheiras com adaptadores que ajustam o tamanho (altura) para evitar que a mãe sinta muitas dores na coluna ao banhar a criança.

Outro método bem utilizado é o banho de chuveiro, que estudos comprovam serem bem relaxantes para as crianças. 

  • Os móveis também fazem parte desse enxoval, como cômoda para guardar e amenizar os objetos e roupinhas conforme você conforme ele for crescendo pode dar mais sentido trocar por um guarda roupa. 
  • Rede de berço.

A rede de berço deve ser até mesmo obrigatória, pois ela é essencial para proteger o bebê de insetos e principalmente pernilongos, já que existem bebês alérgicos a esses insetos. 

  • Tapete para brincar

Esse tapete é ótimo para estimula o bebê a desenvolver o tronco quando chega a fase de começar a estimular os movimentos e postura, também é ótimo para que a criança poder brincar, sem ter um contato direto com o chão, por ser macio esse tapete auxilia principalmente quando o bebê começa a engatinhar pois ali ele sentirá mais confiante e terá estabilidade para começar a fazer esses movimentos. 

  • Cortinas

Caso o quarto tenha muita iluminação, as cortinas de preferência blackout auxiliam no sono mais profundo do bebê, assim ele não ficará acordando com facilidade. 

Essas foram as principais dicas na hora de pensar em montar o enxoval do seu bebê, abaixo você verá a importância de instruir a criança na sua higiene pessoal desde pequeno. 

A importância de instruir a criança sobre a higiene pessoal.

Não somente quando bebês, mas a higiene pessoal deve ser sempre priorizada pela criança, adolescente e adulto, pois é de extrema importância para o desenvolvimento e principalmente para a prevenção de doenças, vírus e bactérias. De uns tempos pra cá, percebemos a importância da higiene pessoal, e de como ela pode salvar vidas e proteger as pessoas de doenças. 

Além do banho, existem hábitos que desde bebê podem começar a ser introduzido, como lavar bem as mãos das crianças e os objetos que eles colocaram na boca, pois pode haver bactérias que a criança pode entrar em contato muito cedo.

Além disso, ensinar as crianças maiores a sempre lavar os alimentos que for comer é muito importante para que elas aprendam a praticar esse hábito desde sempre. 

A escovação dos dentes é imprescindível para uma higiene bucal saudável, afinal as crianças consomem muitos doces e dormir sem escovar os dentes e o uso de fios dentais podem prejudicar até mesmo a gengiva das crianças. Fora que o argumento de cáries e tártaros pode ser bem comuns, resultado de uma má escovação ou da falta de higiene bucal delas. 

Tome esse momento de aprendizado mais prazeroso, como colocar músicas divertidas ao escovar os dentes, criar histórias incluindo que o personagem faz uso dessas higienes, na hora do banho também pode utilizar sabões que fazem bastante espuma e shampoos temáticos dos desenhos favoritos das crianças e por aí vai. Tornar esse momento mais divertido fará com que a criança anseie por esse momento e que não queira abrir mão de não fazer essa rotina prazerosa. Isso fará com que ele já cresça sabendo a importância dos cuidados, e também como está habituado a essa rotina, é muito mais difícil abrir mão dela. 

A seguir você saberá o porquê os bebês e crianças são tão cheirosinhos. 

Porque os bebês já nascem cheirosinhos?

Sabemos que todos os bebês naturalmente possuem um cheirinho bem agradável e característico, para isso saber como isso acontece pode ser que faça com que os pais compreendam melhor o porquê de os bebês ficarem tão cheirosinhos.

Quando as mães e os pais sentem esse cheiro é gerada uma sensação forte de amor, aconchego e ternura e os cientistas comprovaram que esse sentimento é comparado ao consumo de algo muito gostoso, desperta sensações, lembranças, e gatilhos fortes na memória. 

Uma das alternativas do porque esse cheiro é o fator característico dos nenéns, mais conhecido como verniz cremoso que basicamente é a substância esbranquiçada que cobre todo o corpo do bebe, e geralmente é removido no primeiro banho e alguns pais optam por adiar esse banho para que esse verniz garantisse mais proteção à pele de seu filho. 

A outra opção é que esse cheiro é transmitido no crescimento da criança pelas suas glândulas sebáceas e quando a pessoa sente esse cheiro, todas as sensações, sentimentos e emoções retornam à mente como uma nostalgia. Fora que mesmo depois desse verniz ser removido à mão entra em contato com as roupas cheirosas, e colônias, sabonetes e shampoos que marcam um novo cheio o bebê, por isso todos amam sentir esses cheirinhos. 

Neste artigo você encontrou diversas informações, desde colônias e produtos de higiene para bebês, a dicas de como produzir e tratar dermatites e alergias comuns em crianças, como cuidar das assaduras, e como cuidar da pele da criança desde pequena. Sabemos como a importância desses assuntos pode agregar ainda mais a vida dos pais e responsáveis pela criança, principalmente os que são de primeira viagem. 

Todas as informações reunidas foram cuidadosamente pensadas na segurança do bebê e por isso esse artigo foi baseado na opinião dos dermatologistas pediátricos. 

Se quer ver produtos com os melhores preços e qualidade em um só lugar, acesse o site da Clique Farma. Esse site trás todas informações que você precisa saber está lá.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<