Skip to main content

Redutor de Pelos: a cada dia que passa as pessoas ficam mais vaidosas e preocupadas com os cuidados com o corpo. Homens e mulheres de todo o mundo pesquisam os métodos inovadores que vão surgindo para aprimorar ainda mais esses cuidados.

Mas não é de hoje que as pessoas possuem essa preocupação com a aparência. Pesquisadores estimam que a preocupação com a beleza vem acontecendo desde a época pré-histórica, onde principalmente as mulheres usavam produtos naturais para mudar a aparência.

De algumas centenas de anos pra cá a indústria de cosméticos e beleza é o segmento que mais cresce, mesmo em tempos de crise. A cada dia novos produtos são criados e lançados, para que as pessoas tenham cada vez mais opções de cuidados. Um produto que podemos dizer que é relativamente novo, é o redutor ou inibidor de pelos.

Apesar dos pelos que crescem no corpo ser algo natural, a muito tempo as pessoas se incomodam com os pelos que nascem no corpo. Na verdade, se tornou um padrão de beleza não ter pelos no corpo.

E isso também não é atual! A ação de remover os pelos do corpo possui uma longa história. Pesquisadores descobriram que a remoção de pelos surgiu na pré-história, onde os indivíduos daquela época usavam conchas afiadas e dentes de tubarão para remover os pelos.

No Egito antigo as pessoas usavam açúcar e cera de abelha para remover os pelos do corpo. Os egípcios faziam isso por motivos religiosos para participar de rituais da época. Além disso, eles acreditavam que possuir pelos no corpo era algo impuro.

Já na Grécia antiga as pessoas removiam os pelos, pois possui pelos no corpo significava pobreza e escravidão. Nessa época as pessoas usavam algumas ferramentas de extração de pelos que machucavam muito a pele, chegando a ficar em carne viva.

Não sabemos ao certo, mas é provável que os padrões de beleza que possuímos hoje em relação aos pelos do corpo, tenham surgido com base nas crenças desses povos antigos, que removiam os pelos por motivos religiosos e para aparentar ser de uma determinada classe social.

Mesmo sendo um padrão hoje em dia, vamos combinar que não é nada agradável remover os pelos com uma certa frequência. Dependendo d o método de depilação que você use, talvez você tenha que se depilar mais de uma vez na semana para deixar a pele lisinha.

Foi justamente para aumentar o tempo entre uma depilação e outra que o redutor de pelos foi desenvolvido. Neste artigo vamos falar com mais detalhes a respeito do inibidor de pelos. Você vai entender como esse produto funciona, e como você pode usá-lo para manter a sua pele sempre lisinha.

Mas antes disso, vamos entender como funciona o crescimento dos pelos na nossa pele, para depois entender melhor como o redutor de pelos funciona.

Saiba como ocorre o crescimento dos pelos

O cabelo humano existe em todo o corpo, exceto nas solas dos pés e nas palmas das mãos. A razão de termos cabelo em nosso corpo é que, quando está frio, os músculos ao redor dos folículos capilares se contraem e o cabelo fica em pé, para reter mais calor na pele, daí o aparecimento de “arrepios”.

Certas partes do nosso corpo passam por momentos de renovação constante. Partes como a pele, as unhas e os pelos possuem um complexo sistema de crescimento.

Para entender como o processo de crescimento dos fios funciona, é necessário entender que o cabelo é composto de basicamente duas estruturas diferentes e cada uma dessas estruturas possui uma função no crescimento dos fios.

A primeira estrutura é o folículo piloso. Essa parte fica na superfície do couro cabeludo e são estruturas vivas que produzem novos fios pela criação de novas células.

A outra estrutura é a haste capilar. Essa é a parte do cabelo que cresce na superfície da pele. A haste do cabelo cresce a

Cada haste capilar cresce a partir do bulbo capilar. O bulbo capilar é uma parte do folículo do cabelo que transforma os nutrientes em queratina, a proteína que constitui o cabelo.

O processo de crescimento dos fios ocorre em três diferentes fases:

  • A fase anágena é a fase de crescimento. Durante esse período o cabelo cresce de forma ativa até o seu comprimento completo.
  • A fase catágena é a fase de regressão. Durante esse período ocorre a transição do crescimento capilar ativo para a fase de repouso.
  • A fase telógena é a fase do repouso. Durante esse período, o folículo capilar não faz a renovação das células, ficando adormecido por assim dizer.

Alguns especialistas nos processos de desenvolvimento capilar afirmam que existe uma quarta fase no processo de crescimento. Essa quarta fase é chamada de exógena ou fase da queda.

Na fase exógena a fibra capilar se solta do folículo piloso, fazendo com que um novo cabelo cresça a partir do folículo em seu lugar.

Cada fase do crescimento capilar dura por um período diferente. Isso quer dizer que quando se trata principalmente do cabelo da cabeça, os fios podem passar anos na fase anágena, antes de chegar na fase catágena, telógena e exógena 

Veja a seguir com mais detalhes cada fase do crescimento capilar.

A fase anágena (crescimento)

Durante a fase anágena, seu cabelo cresce ativa e continuamente. Cerca de 85 a 90 por cento dos seus cabelos estão neste estágio a qualquer momento.

Todo o cabelo do seu corpo passa pela fase anágena, embora a duração dessa fase possa variar dependendo da localização do cabelo no corpo.

Em média, o cabelo do couro cabeludo cresce entre dois e seis anos antes de chegar ao final da fase anágena. Em comparação, a fase anágena do cabelo da coxa é de cerca de dois meses.

Essa variação no comprimento da fase anágena é a razão pela qual o cabelo em seu couro cabeludo é capaz de crescer muito mais do que o cabelo em seu rosto e corpo.

A Fase Catágena (Regressão)

Depois de passar pela fase anágena, cada folículo piloso entra na fase catágena. Conhecido como a fase de regressão ou transição, este período do ciclo de crescimento envolve a formação de um fio de cabelo – uma haste de cabelo que é separada do suprimento de sangue do folículo.

Durante a fase catágena, seu cabelo para de crescer ativamente e o folículo capilar, que anteriormente fornecia nutrientes ao cabelo, encolhe ligeiramente. Essa fase dura várias semanas.

A fase telógena (repouso)

Durante a fase telógena, o folículo capilar descansa. A haste do cabelo também permanece em estado de repouso, sem crescimento contínuo. 

Entre 10 e 15 por cento dos fios de cabelo do couro cabeludo, rosto e corpo estão nessa fase a qualquer momento.

Como a fase anágena, a fase telógena varia em duração. A maioria dos pelos corporais tem uma fase telógena curta que dura apenas algumas semanas, enquanto os cabelos do couro cabeludo podem passar por uma fase telógena de até um ano.

Certos problemas de saúde, como estresse, infecções ou doenças que causam febre, podem fazer com que seu cabelo entre prematuramente na fase telógena de seu ciclo de crescimento, resultando em uma forma de queda de cabelo conhecida como eflúvio telógeno.

A fase Exógena (queda)

Conforme o novo cabelo começa a crescer a partir do folículo piloso, o cabelo velho entra na fase exógena, ou fase de queda. 

Durante essa fase, a fibra capilar se desprende do couro cabeludo e cai. É normal perder cerca de 50 a 100 fios de cabelo todos os dias durante esse processo. 

Você pode notar esses pelos na fronha, na escova de cabelo ou presos no ralo do chuveiro.

Como cada cabelo é substituído por um novo crescendo no mesmo folículo, a queda de cabelo que ocorre na fase exógena não contribui para a calvície de padrão masculino e nem deixa a pele do corpo sem pelos.

Para que serve o redutor de pelos

Quando se trata de cuidados relacionados ao pelos da pele, estamos acostumados com produtos e técnicas que removem os pelos. No caso do redutor de pelos é pouco diferente.

O redutor de pelos serve para inibir o crescimento dos fios. Ele é usado em conjunto com algum método de depilação que você use e ele diminui a frequência dessas depilações, por fazer que os pelos da pele cresçam mais lentamente.

Por exemplo, se você usa a lâmina para se depilar e faz isso uma vez na semana, usando o redutor de pelos após a depilação, você não vai precisar fazer isso com essa frequência. O espaço de tempo entre as depilações vai aumentar.

Isso pode ser muito bom, principalmente se você gosta de manter a pele sempre lisinha, mas possui uma rotina apertada para estar se depilando com frequência.

Mas talvez seja um pouco intrigante como esse produto funciona e você tenha algumas dúvidas a respeito do mecanismo de ação dos inibidores de pelos. Diante disso, se atente ao próximo tópico que vai explicar com mais detalhes como esses produtos realmente funcionam.

Como funciona o redutor de pelos

Existem vários produtos considerados redutor de pelos. Cada marca geralmente usa um tipo de mecanismo e uma determinada substância química para causar a inibição dos pelos na pele. Por isso, precisamos analisar primeiro a química do redutor de pelos e os princípios ativos mais comuns utilizados nesses produtos para entendermos como eles realmente funcionam.

A química da inibição do crescimento de pelos

Os produtos químicos que afetam o crescimento do cabelo normalmente se enquadram em uma das três classes: compostos citotóxicos que matam as células ciliadas à medida que crescem, antiandrogênios que se confundem com os hormônios que controlam o crescimento dos pelos e drogas que fecham os canais de potássio, o que impede o crescimento do cabelo.

Como os inibidores de pelos funcionam para desacelerar o crescimento do cabelo?

Os inibidores de pelos são principalmente soluções tópicas que fazem uso de enzimas vegetais. Eles atuam alterando a estrutura do folículo piloso e fazendo com que eles fiquem fracos até que finalmente parem de produzir cabelo. Por exemplo, um spray inibidor de pelos mais vendido no mercado funciona bloqueando a papila dérmica onde o cabelo começa a crescer sob a pele.

Ao trabalhar desta forma, esse redutor de pelos retarda o crescimento do novo cabelo e altera a sua estrutura e textura. Após algumas semanas de tratamento, você notará que o novo cabelo está mais fino, mais leve e mais macio, menos visível e mais fácil de manusear. Você precisa usar inibidores de pelos regularmente para obter resultados eficazes.

No entanto, o efeito dos inibidores do crescimento de pelos depende do indivíduo. Também é importante que você não use outros óleos e cremes na pele imediatamente antes ou durante o uso de um inibidor de crescimento de pelos, pois isso tornará o tratamento ineficaz.

Qual o melhor inibidor de pelos

Como já dito, existe vários redutor de pelos, com vários princípios ativos e de diferentes marcas. Existem produtores de pelos que funcionam por meio de princípios ativos encontrados na natureza e outros princípios ativos sintéticos.

Alguns produtos redutor de pelos prometem inibir o crescimento dos fios com extratos de ervas. Um produto, por exemplo, usa ervas e enxofre para evitar que os pelos se regenerem.

Já outro produto que funciona a base ervas, muitos produtos redutor de pelos usam uma enzima de clivagem de proteína chamada papaína, que é a cistina protease. Vem do mamão e de outras frutas.

Os produtores a base de papaína causam apoptose das papilas foliculares. Essencialmente, isso significa que eles matam as células antes que possam se reproduzir. Se o ingrediente matar células de crescimento capilar suficientes, você terá menos cabelos e os que crescem provavelmente serão mais finos e menos visíveis.

Existem também os produtos inibidores de pelos a base de substâncias químicas e sintéticas, como por exemplo, o cloridrato de eflornitina. Mencionamos que existem três maneiras principais de os inibidores de crescimento do cabelo agirem – na verdade, há uma quarta: esta droga inibe irreversivelmente uma enzima que está envolvida no controle do crescimento do cabelo.

Então para definir qual o melhor redutor de pelos é necessário conhecer um pouco mais cada uma dessas substâncias e princípios ativos. É importante lembrar que cada produto pode agir de forma diferente de uma pessoa para outra.

Diante disso, para saber qual produto funciona melhor no seu caso, tente testar alguns produtos, para ver qual lhe fornece mais benefícios. Mas lembre de fazer um teste em uma pequena região da pele, para saber se você tem alergia a alguma substância presente no produto que você escolheu.

Prós e contras dos redutores de pelos

Como acontece com todos os tipos de tratamentos de beleza ou de saúde, os inibidores de crescimento de pelos têm muitos benefícios, mas também têm algumas desvantagens. Certifique-se de compreender totalmente os prós e os contras.

Embora os redutores de pelos sejam uma maneira fantástica de retardar o crescimento do cabelo, sua eficácia depende inteiramente do indivíduo que usa o inibidor.

Aqueles com pelos escuros ou mais grossos podem achar os inibidores de crescimento dos pelos menos eficazes do que aqueles com pelos mais claros e finos. Cabelo mais escuro e mais grosso costuma ser mais quebradiço e, portanto, mais resistente aos inibidores de crescimento do cabelo.

Se você tem pelos mais claros ou mais finos, geralmente os redutores de pelos são um método muito eficaz de prevenção do crescimento dos fios. Também é importante lembrar os riscos dos inibidores de crescimento de pelos.

Ao usar cremes e sprays, sempre teste o produto em uma pequena área antes de aplicá-lo amplamente.

Ao considerar as diferentes maneiras de desacelerar o crescimento de pelos faciais ou corporais indesejados, é importante que você se mantenha dentro de suas possibilidades e entenda o custo total envolvido na tentativa de inibidores de crescimento de cabelo.

Quando você está frustrado com os pelos ou perdeu a confiança devido aos pelos indesejáveis, é fácil gastar dinheiro em qualquer tratamento que dê sinais de que está funcionando. No entanto, você deve sempre tomar seu tempo e tomar uma decisão informada para garantir que você não desperdice dinheiro com modismos.

Embora os inibidores do crescimento de pelos tenham demonstrado prevenir o crescimento do cabelo e, com o uso repetido, remover o cabelo permanentemente, os resultados variam e podem ser decepcionantes.

Ao tentar um inibidor de crescimento de pelos, certifique-se de ver algum efeito do primeiro tratamento antes de gastar com outros tratamentos.

Receitas de redutores de pelos caseiro

Da cera ao barbear e até mesmo ao laser, passamos por tudo para obter uma pele lisa, sem falhas e sem pelos. Mas se você está cansado de todos esses métodos e gostaria de experimentar algo mais natural, para a pele e para o orçamento, estamos aqui para ajudar. Vamos te apresentar alguns métodos caseiros que podem retardar o crescimento dos pelos.

Embora esses métodos caseiros possam não ser uma solução permanente, a aplicação regular no rosto e no corpo garantirá a redução do crescimento dos pelos.

Inibidor de pelos de mamão e açafrão 

esmague uma pequena quantidade de mamão cru com uma polpa suculenta e adicione uma a duas colheres de sopa de açafrão em pó. Misture até formar uma pasta e aplique em todo o rosto e corpo. Deixe ficar por 15-20 minutos e lave. Aplique uma ou duas vezes por semana regularmente durante 2 a 3 meses. 

O mamão contém a enzima papaína, que ajuda a reduzir o crescimento dos pelos. O açafrão contém antioxidantes para combater bactérias e, portanto, funciona melhor para peles sensíveis. 

Inibidor de batata e lentilhas 

Mergulhe uma xícara de lentilhas em água e deixe de molho durante a noite. Na manhã seguinte, triture até formar uma pasta. Pegue uma batata inteira, rale e extraia o suco com uma colher ou pano limpo. Agora misture este suco com as lentilhas e adicione uma colher de sopa de mel e limão. Aplique esta mistura em seu corpo e rosto e deixe ficar por 20 minutos. Depois de seco, você pode esfregar com os dedos e enxaguar. 

As batatas são ricas em propriedades ácidas e atuam como um agente clareador ativo. Isso ajuda a clarear os pelos e reduz a taxa de crescimento dos fios. Quando misturada com lentilhas, a pasta ajuda a arrancar todos os pelos indesejados sem nenhum efeito colateral.

Inibidor de amido de milho e ovo

Pegue um ovo cru e separe a clara da gema. Adicione uma colher de chá de amido de milho e açúcar à clara de ovo e aplique a pasta grossa nas mãos ou nas pernas. Aumente a quantidade dos ingredientes com base na área em que está aplicando. Você sentirá a máscara de ovo apertar em sua pele após cerca de 20-30 minutos. Retire a máscara e seque. 

O ovo contém propriedades nutritivas para a pele e enquanto o amido de milho e o açúcar ajudam a remover os pelos e as células mortas da pele.

Inibidor de açúcar, mel e limão 

Misture uma colher de sopa de açúcar, limão e mel e aqueça levemente até que vire uma pasta semelhante a cera. Adicione um pouco de água se necessário e aplique em uma pequena parte do corpo. Cubra a área com uma tira de cera, dê tapinhas e descasque na direção oposta à do crescimento do seu cabelo. Polvilhe um pouco de amido de milho ou pó de talco na área antes de iniciar o processo. Assim que terminar, aplique um pouco de hidratante para evitar a pele seca. 

O mel atua como um hidratante natural, enquanto o açúcar ajuda a remover as células mortas da pele ao esfoliar a pele. Limão é um alvejante de pele eficaz e todos os três ingredientes juntos funcionam magicamente para se livrar dos pelos indesejáveis.

Redutor de bicarbonato de sódio e açafrão

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de açafrão em pó. Adicione um pouco de água e misture os ingredientes para formar uma pasta. Massageie suavemente após a aplicação e deixe agir por 15 a 20 minutos. Lave com água morna e seque.

A cúrcuma é um antioxidante e o bicarbonato de sódio atua como um limpador suave. Juntos, os dois ingredientes trabalham para reduzir o crescimento dos pelos.

Redutor de aveia e banana 

Misture duas colheres de sopa de farinha de aveia com uma banana esmagada para fazer uma pasta. Agora aplique essa mistura nas regiões desejadas e massageie suavemente na direção oposta à do crescimento dos pelos. Deixe descansar por 20 minutos. Enxágue com água fria e seque. 

A aveia atua como um limpador corporal suave e a banana ajuda a suavizar a pele. Quando você massageia essa mistura, ela não apenas remove todos os pelos indesejáveis, mas também reduz o crescimento posterior. Siga este procedimento se você tiver pele seca.

Massagem com óleo para inibir o crescimento dos fios

Uma massagem com óleo quente com óleo de rícino, coco, mostarda, óleo de gergelim ou azeite pode realmente ajudar a reduzir o crescimento dos pelos.

Quando você regularmente faz uma massagem com óleo quente, a fricção que é causada na pele torna o cabelo mais fino e mais leve. A massagem regular pode realmente ajudar a fechar as raízes do cabelo ao longo do tempo. Assim, junto com a redução do crescimento dos pelos, você também desfruta de um momento de relaxamento e rejuvenescimento.

Inibidor de manjericão e cebola

Esmague 5 a 6 folhas de manjericão e adicione camadas finas de cebola de uma cebola inteira para transformá-la em uma pasta. Aplique essa mistura nos pelos indesejados e deixe por cerca de 20 minutos antes de lavá-los. Se você repetir esse processo duas vezes por semana regularmente por alguns meses, verá uma diferença notável no crescimento dos pelos. 

As folhas de manjericão contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes para libertar a pele de erupções cutâneas, rugas e espinhas. A cebola é outra ótima fonte de pele saudável. Quando misturada, a pasta ajuda a reduzir o crescimento dos fios.

Dicas para lembrar e seguir ao usar inibidores naturais

  • Não se esqueça de fazer um teste de remendo em uma pequena parte de sua mão antes de realmente aplicar a pasta em todo o braço ou pernas. Caso os ingredientes deixem você com erupções na pele ou irritem sua pele, você saberá que quer ficar longe deles.
  • Os produtos caseiros naturais não dão resultados imediatos. Você terá que esperar alguns meses antes de realmente ver a diferença.
  • Se possível, sente-se em uma sauna a vapor ou tome um banho de água quente antes de usar o removedor natural. Isso ajudará a abrir os poros e facilitar o processo de depilação natural. 
  • Depois de terminar, não se esqueça de limpar totalmente a pele e aplicar um pouco de hidratante.

Os inibidores de pelos são tão importantes quanto os produtos de depilação

Se você gosta de fazer sessões regulares de remoção de pelos, o inibidor de pelos simplesmente não é necessário para você! O redutor de pelos também não é essencial para você se você for rico o suficiente para fazer a remoção permanente dos pelos do corpo. 

Mas se você não pertence a nenhuma das categorias acima, ou seja, se você achar cansativo ir para a depilação com tanta frequência ou se não puder pagar preços exorbitantes para depilação a laser, então os inibidores de pelos podem ser tão essenciais para você quanto qualquer outro produto ou processo de remoção de pelos.

 Como o nome sugere, os inibidores de pelos têm a função de inibir o crescimento de novos fios, de forma que você precise remover menos pelos, com menos frequência. Os redutores de pelos são importantes para pessoas que têm um estilo de vida agitado e não encontram tempo para fazer a depilação com frequência.

O redutor é eficaz após qualquer método de remoção de pelos?

A aplicação de inibidores é considerada essencial após a remoção dos pelos. No entanto, para obter resultados eficazes, os inibidores de pelos devem ser aplicados após a remoção dos pelos por métodos de remoção que retirem o cabelo pela raiz, como depilação com cera, açúcar, ou pinça. Quando você esfrega a solução após a depilação, a formulação penetra nos poros e atinge o folículo piloso diretamente. Isso ajuda você a obter resultados mais rápidos e eficazes.

Reduto de pelo natural ou com receita: em qual você deve confiar?

Como os inibidores de pelos com princípios ativos naturais fazem uso de enzimas vegetais, eles são seguros para uso e não estão associados a efeitos colaterais. Você pode comprá-los facilmente sem receita em farmácias ou lojas de cosméticos.

Inibidores de cabelo prescritos também estão disponíveis no mercado. Esses tratamentos tópicos de prescrição são aprovados pela ANVISA. Esses inibidores são especialmente desenvolvidos para mulheres com pelos faciais indesejáveis.

Eles levam cerca de dois meses para fazer efeito e podem ser usados ​​em conjunto com outros métodos de remoção de pelos. No entanto, é necessária uma receita de um médico ou dermatologista antes de comprar esses inibidores. Além disso, os tratamentos prescritos estão associados a alguns efeitos adversos no corpo.

Onde encontrar produto redutor de pelos?

Os redutores de pelos podem ser grandes aliados da sua rotina de cuidados. Se você começar a usar esse produto, você vai ter mais tempo para realizar outros cuidados no seu corpo, melhorando ainda mais a sua autoestima.

Vale ressaltar que você deve fazer um teste na pele antes de usar qualquer produto, para verificar se o produto vai causar irritação ou alergia na sua pele. Isso é especialmente importante se você possui a pele sensível.

Para fazer esse teste basta aplicar um pouco do produto em uma região pequena da mão ou do pulso. Espere alguns minutos para verificar se alguma reação vai ocorrer. Se nada acontecer, pode usar o produto de acordo com as instruções do fabricante.

Mas se você tiver alguma reação como vermelhidão, coceira ou irritação, não use o produto novamente.

Além disso, para aumentar ainda mais a sua segurança ao usar qualquer tipo de produto em seu corpo ou rosto, sempre escolha produtos aprovados pela ANVISA.

Para encontrar os melhores produtos com os melhores preços, experimente usar a ferramenta comparativa de preços Cliquefarma. Com essa ferramenta você encontra tudo o que precisa de forma prática e com preços que cabem no seu bolso!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<