Skip to main content

O termo lordose é dado a um tipo normal de curvatura da coluna vertebral. Caracteriza-se por uma curva em “C” da coluna com o ápice (convexidade) voltado para a região anterior do corpo, quando vemos um indivíduo de perfil. A lordose é uma curva fisiológica na coluna cervical e coluna lombar. Já na coluna torácica, a cifose é o fisiológico.

A lordose pode ter variações normais na coluna cervical (20 a 40 graus) e na coluna lombar (40 a 60 graus). Esses valores são fisiológicos, isto é, não devem causar preocupações.

Lordose é chamado congênita ou adquirida curvatura da coluna vertebral, especialmente na coluna cervical ou lombar com uma ligeira deflexão para frente.

Existe 2 tipos de lordose –  fisiológicos e patológicos.

Lordose fisiológica

São as curvas naturais da coluna vertebral, devido a que o corpo humano pode suportar as cargas diversas e ficar em boa forma.

Lordose patológica

Chamada doença que ocorre no fundo dos diferentes efeitos sobre o corpo de factores negativos. Esta patologia é caracterizada por um decréscimo ou aumento nas curvas naturais da coluna vertebral. A curvatura da coluna vertebral voltada para fora, ou seja, de forma oposta ao da lordose, é a cifose.

lordose1

Sintomas

Geralmente, pessoas com problemas na lordose possuem dificuldade para realizar certos movimentos e dores constantes. Quando o problema está na região da lombar, as queixas mais comuns são:

  • Dores no fundo das costas;
  • Fraqueza nos músculos da barriga;
  • Abdômen globoso;
  • Flacidez na barriga;
  • Celulite nos glúteos.

Já quando a lordose é na região no pescoço, as queixas mais comuns são:

  • Rigidez;
  • Dor no pescoço;
  • Fraqueza nos músculos da área.

Pessoas com hiperlordose tendem a andar com uma aparência de “nariz empinado”, isto devido ao aumento da curvatura da coluna vertebral. A hipolordose, por outro lado, torna as pessoas mais “cabisbaixas”, pois a cabeça tende a inclinar para frente, assim como a região da lombar. Diante destes sinais não hesite em procurar por ajuda médica. O tratamento das lordoses costuma ser simples e bastante eficiente. Geralmente, apenas com sessões de fisioterapia e o uso de alguns analgésicos as melhoras são consideráveis. Portanto, converse com o seu médico para avaliar a sua situação.

Como se descobre a doença?

O diagnóstico é basicamente feito através de exames físicos e de uma breve conversa com o paciente para analisar os hábitos de vida desta pessoa. Durante o exame físico o médico irá manipular a coluna para identificar possíveis anomalias e irá medir a assimetria da lordosemesma. Também poderá pedir ao paciente que este realize alguns movimentos com a finalidade de calcular a extensão, a curvatura e a flexibilidade da estrutura.

Caso seja necessário o profissional pode ainda requisitar a realização de alguns exames mais específicos. Um raio-x da região mostrará a curvatura da coluna e a sua integridade. Ressonâncias magnéticas também costumam ser pedidas se houver a suspeita de complicações na medula espinhal.

Além disto, o médico costuma fazer uma avaliação neurológica para excluir a possibilidade de outras doenças. Para tanto investiga dores, zumbidos, adormecimentos, fraquezas, espasmos musculares e alterações na bexiga e no intestino. Após a confirmação do diagnóstico, deve-se dar início ao tratamento o quanto antes. Lordoses tendem a incomodar bastante e até mesmo os movimentos mais simples do dia a dia podem ficar comprometidos. Portanto, procure por um médico para levar uma vida melhor.

Prevenção

A coluna vertebral é capaz de passar anos sofrendo agressões e traumas sem manifestar qualquer tipo de sintoma. Muitas vezes, quando estes surgem, a região pode estar já bastante danificada. Uma das principais medidas preventivas nestes casos é consultar regularmente um médico e realizar exames de rotina. Desta forma é possível se monitorar corretamente a saúde e o organismo.

Manter atenção à postura é um hábito que todos devemos adquirir durante a vida. Esta precisa estar sempre ereta, caso contrário agressões diversas podem estar ocorrendo. Uma boa alimentação também ajuda bastante, pois o corpo fica com o peso ideal e nenhuma área da coluna sofre com sobrepeso. Caso você seja praticante de exercícios físicos, sempre os faça sobre a supervisão de um profissional. Esforços errôneos podem acabar danificando a região das lordoses permanentemente. Acima de tudo, diante de qualquer dor ou sintoma busque por ajuda e não realize automedicações. O uso incorreto de medicamentos pode agravar ainda mais o estado e provocar novas complicações.

Lordose lombar na gravidez grávida lordose

Durante a gravidez, especialmente nas últimas semanas, quando a barriga já está bem proeminente, a maioria das mulheres faz o movimento que os obesos fazem para equilibrar o peso, jogando as costas e os ombros para trás, podendo assim surgir a lordose.

Em geral tudo se normaliza após o parto, mas é aconselhável que a gestante use calçados fechados com um pouco de salto. Eles ajudam a equilibrar a postura, jogando o peso do corpo também sobre a planta do pé, e não somente no calcanhar.

lordose

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<