Skip to main content

Quando o assunto é sobre alimentação saudável e os seus nutrientes essenciais e necessários para o corpo humano e o seu pleno desenvolvimento, muitas pessoas têm muitas dúvidas quando o tema abordado é sobre a complementação alimentar e a suplementação alimentar, afinal, qual é a diferença e pontos mais relevantes dessas duas opções de alimentos sintéticos? E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje, entendendo melhor a diferença entre o que é o complemento alimentar e o que é o suplemento alimentar.

Se você também tem dúvida sobre essas suas palavras e as suas diferenças, vem com a gente!

Qual é a diferença entre o complemento alimentar e o suplemento alimentar?

De modo geral, a suplementação alimentar trabalha visando completar com diversas vitaminas e minerais a alimentação diária de uma pessoa saudável.

O uso de um suplemento alimentar se faz necessário quando a pessoa está ingerindo vitaminas e minerais, por meio da alimentação diária, de maneira insuficiente.

O suplemento alimentar também é indicado para quando a dieta da pessoa precisa de uma suplementação específica para uma alta performance, como é o caso dos atletas e também dos praticantes de algum esporte. Essas pessoas precisam de complementação porque elas têm um gasto energético maior no seu dia a dia, como também têm um maior desgaste físico do corpo para suprir. De modo geral, o corpo de um atleta ou de um praticante de esporte exige uma maior carga de nutrientes (vitaminas e minerais), para se manter.

Já o complemento alimentar tem uma outra definição, ele visa completar nutricionalmente uma refeição.

Ele costuma ser indicado por uma médico como, por exemplo, para o tratamento da anemia. Quando uma pessoa está com anemia, o médico ou nutricionista costuma indicar que ela complemente a sua alimentação com o consumo de alimentos mais ricos em ferros.

Então, para resumir, os suplementos alimentares trabalham diariamente aumentando a dose das vitaminas e dos minerais exigidos pelo corpo humano para o seu bom funcionamento. 

Já os complementos alimentares trabalham visando a inclusão de doses adicionais de nutrientes mais específicos e necessários pelo corpo naquele momento, focando reverter qualquer desequilíbrio desses nutrientes no corpo humano. 

Vale ressaltar que, tanto a necessidade de suplementação alimentar ou mesmo de complementação alimentar pelo organismo deve sempre ser orientada por um profissional da saúde capacitado, seja ele um médico ou mesmo um nutricionista.

A orientação certa em busca dos níveis necessários de suplementação e complementação alimentar irá garantir um equilíbrio perfeito para o corpo humano da pessoa, visando atender exatamente a necessidade do organismo próprio de cada ser humano. 

Falando com mais detalhes sobre o complemento alimentar

O complemento alimentar trabalha ativamente na complementação de uma refeição quando existe uma carência de um nutriente necessário específico, como por exemplo, uma falta de ferro na alimentação. 

O complemento alimentar é muito necessário e comum para os bebês, para as crianças e também para os adolescentes, que estão em pleno processo de desenvolvimento e precisam manter sempre bem altos os seus níveis de nutrientes no organismo.

Com esses níveis sempre em alta e equilibrados, a criança e o adolescente conseguem realizar melhor as atividades do seu dia a dia, como estudar e até mesmo praticar esportes.

Para os bebês, o complemento alimentar necessário para o seu pleno desenvolvimento até os 6 meses de vida vem do leite materno. 

Já depois de um ano de vida, é muito comum que os bebês comecem a ingerir um complemento alimentar para ajudar na sua alimentação, dado que nessa fase de pleno desenvolvimento, a quantidade de cálcio que o corpo do bebê pede diariamente para se desenvolver é muito grande e além do que os demais alimentos oferecem para ele.

O complemento alimentar também ajuda o bebê a ingerir a vitamina D e demais proteínas necessárias para o seu bem estar. 

Em suma, um bom complemento alimentar é essencial para repor os nutrientes que não são consumidos pelos pequenos no dia a dia, e por conta disso, o seu uso é feito por diversos pais e cuidadores ao redor de todo o mundo.

Quando um bebê deve começar a tomar um complemento alimentar? 

O bebê deve tomar um complemento alimentar sempre que o pediatra da criança entender que haja necessidade para ajudar no seu pleno e saudável desenvolvimento. Vale lembrar que a marca, a quantidade e o horário que o complemento alimentar deve ser dado para o bebê, segundo a recomendação do pediatra, deve sempre ser respeitado.

As farmácias e mercados oferecem nos dias de hoje as mais diversas opções de complementos alimentares. 

Essas opções normalmente variam em sabores e também variam em seu foco nutricional, cada uma contando com o enriquecimento específico de diversos tipos de vitaminas e também de minerais.

Diversas marcas também separam os complementos alimentares por linhas, que acabam variando de acordo com a idade de cada bebê. Com essa variação, fica muito mais fácil para os pais ou os cuidadores do pequeno não errarem na hora de comprar o complemento alimentar para eles.

Os pais e os cuidadores devem sempre se atentar e ler os valores nutricionais na embalagem do complemento alimentar, depois dessa leitura e análise mais detalhada, se surgir qualquer dúvida, os pais ou os cuidadores podem falar diretamente com o pediatra que receitou o complemento alimentar para o bebê.

As vitaminas fundamentais para o bom desenvolvimento de um bebê e de uma criança 

Muito além de oferecer para as crianças um bom complemento alimentar, os pais ou cuidadores dos pequenos devem focar na criação de hábitos saudáveis de alimentação para os pequenos desde cedo (de preferência, desde a introdução da alimentação com 6 meses de vida). Mas sabemos por aqui que essa missão não tem nada de tarefa fácil.

Os bebês, e até mesmo as crianças mais crescidas, podem ser bem resistentes quando o assunto é sobre alimentação. 

Os pais ou cuidadores podem se deparar com problemas de falta de apetite, caras e bocas feias na hora que os saudáveis vegetais são oferecidos, recusas insistentes e até mesmo com o bebê ou a criança cuspindo certos tipos de alimentos que são oferecidos (certamente a criança não vai cuspir a banana ou o mel, somente uma cenoura ou uma batata mesmo).

Não adianta negar, oferecer alimentos com sabores doces é uma missão muito mais fácil do que tentar ser saudável, mas os pais e cuidadores não estão disponíveis apenas para os momentos fáceis da criação, não é mesmo?

O melhor caminho para enfrentar esse momento é não desistir, insistindo sempre para que a criança coma toda a comida, explicando para ela a importância de uma alimentação mais saudável e mais balanceada.

Quando o pequeno ainda é um bebê, o caminho é formado na oferta de uma introdução alimentar bem diversa em sabores, focando sempre em uma alta qualidade nutricional dos alimentos oferecidos.

Na hora de pensar nessa alimentação, as vitaminas são essenciais e primordiais de serem consideradas, o organismo dos bebês, e certamente dos adultos também, necessita das vitaminas para garantir um bom funcionamento geral.

As vitaminas garantem a formação de tecidos, a resistência no maxilar e nos dentes do pequeno e também são grandes aliadas dos processos de cicatrização que ocorrem em todo o corpo.

Nos tópicos a seguir, o leitor poderá conhecer uma relação de vitaminas que são essenciais para os pequenos. Quando uma dessas vitaminas faltar na alimentação, é essencial que o nutricionista ou pediatra da criança a inclua por meio do complemento alimentar. 

A vitamina A

A vitamina A é primordial para garantir o funcionamento da visão nos pequenos (e depois continua sendo essencial para garantir a boa visão dos adultos). Ela também atua para auxiliar o desenvolvimento completo dos ossos e também da pele do bebê.

A falta da ingestão de vitamina A pode trazer alterações perigosas e significativas na visão das crianças, que podem ser acometidas com dificuldades para enxergar em ambientes mais escuros, à noite ou mesmo em ambientes que sofram alguma diferença de tonalidade.

Se a falta da vitamina A for muito acentuada, ela pode causar até mesmo uma secura em toda a pele e também nos olhos, podendo provocar o aparecimento de cicatrizes por toda a região.

A vitamina A está presente em grandes quantidades no leite materno e em alguns alimentos, como nos ovos, cenoura, espinafre, etc.

Ela também pode ser oferecida para os pequenos por meio de um bom complemento alimentar.

A vitamina C

Os bebês e as crianças que consomem grandes quantidades da vitamina C possuem uma musculatura do corpo e dos dentes muito mais fortificada e resistente. Um complemento alimentar de vitamina C trabalha de maneira fundamental no bom funcionamento do sistema imune, ajudando no aumento da resistência e evitando o aparecimento das mais diversas infecções. Essa poderosa vitamina, assim como a vitamina A, também é uma forte aliada no auxílio dos processos de cicatrização.

A falta da vitamina C pode ocasionar em uma doença chamada escorbuto que, nos dias de hoje, é considerada uma doença bem rara. Ela é assintomática no começo (não apresenta sintomas), mas com o passar do tempo, pode provocar sérias deformações nos ossos e articulações das crianças ou mesmo adultos acometidos. Além das deformações, essa doença causa fraqueza nos dentes e aumenta a dificuldade do corpo se curar de infecções. 

A vitamina C também está presente em grandes quantidades no leite materno e nas frutas mais cítricas, como laranja, morango e limão. Os vegetais com a folhagem no tom mais verde escuro também são ricas fontes de vitamina C.

A vitamina C também pode ser oferecida para os pequenos por meio de um bom complemento alimentar de vitaminas.

A vitamina D

A vitamina D é simplesmente essencial para o desenvolvimento e posterior crescimento dos ossos de um bebê. Além dos ossos, os dentes das crianças também são muito beneficiados quando o corpo está com os níveis altos e equilibrados de vitamina D.

A falta da vitamina D pode levar a criança a sofrer com raquitismo, que nada mais é do que o amolecimento e posterior enfraquecimento de todos os ossos. As crianças raquíticas têm a sua resistência muito danificada durante o crescimento. 

De todas as vitaminas que foram apresentadas e serão apresentadas a seguir nessa listagem, a vitamina D é a única vitamina que os bebês e as crianças conseguem fabricar quando há uma exposição moderada ao sol.

Conforme os bebês vão se desenvolvendo, é esperado que o seu próprio organismo produza a vitamina D na quantidade necessária para o bom funcionamento do seu organismo.

Para um reforço ou mesmo para as crianças que não tomam muito sol, a vitamina D pode ser encontrada nas carnes e nos peixes, como também está disponível em abundância nos alimentos de origem animal, como os ovos e queijos. 

A vitamina K

A vitamina K é altamente necessária para o processo da coagulação sanguínea do corpo humano. Quando o corpo dos pequenos está com índices muito baixos de vitamina K, pode haver problemas na cicatrização e coagulação de feridas e mesmo de cortes, sejam eles grandes ou pequenos. 

Quando os bebês nascem, é muito comum que os médicos responsáveis pelo parto do pequeno aplique uma injeção cheia de vitamina K no bebê, alguns minutos após a sua chegada ao mundo. 

A vitamina K pode ser encontrada em alimentos verdes, como espinafre, rúcula e brócolis. Também é muito comum de ser encontrada nos grãos de soja (lembrando que o leite de soja não é indicado para ser dado para crianças sem a orientação de um médico). 

A vitamina K também pode ser oferecida para os pequenos por meio de um bom complemento alimentar de vitaminas.

As vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são uma verdadeira família de vitaminas! Esse complexo é constituído pelas vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6 e B12.

Esses poderosos compostos são cruciais para a boa formação dos glóbulos vermelhos (células do sangue) no organismo das crianças.

As vitaminas do complexo B também atuam no funcionamento correto do sistema neurológico dos pequenos, atua também na boa produção de energia para o corpo, fortalece o sistema imune, ajuda na saúde da pele, fortalece os cabelos e também ajuda no bom funcionamento do intestino.

As dietas mais radicais que são livres das carnes, principalmente quando ofertadas para as crianças, favorecem a deficiência da vitamina B12 no organismo. E essa deficiência em específico pode ocasionar no aparecimento da anemia nos pequenos, por isso que todas as nutrições alimentares devem ser analisadas junto ao pediatra do pequeno.

Alguns alimentos muito ricos em vitaminas do complexo B são os peixes, o fígado e os vegetais que possuem tons de folhagem mais escuros.

As vitaminas do complexo B também podem ser oferecidas para os pequenos por meio de um bom complemento alimentar de vitaminas.

Falando com mais detalhes sobre os suplementos alimentares

Como vimos no tópico anterior, os suplementos alimentares nada mais são do que diversas substâncias químicamente produzidas focando na complementação de uma alimentação. Os suplementos alimentares podem ser de dois tipos:

  • Suplementos alimentares Multivitamínicos: compostos por todas as vitaminas e sais minerais, alguns suplementos alimentares são elaborados com todas as vitaminas e minerais necessários para o corpo, como é o caso do Centrum (que é uma marca de suplemento alimentar multivitamínico diário) e também o caso do One A Day (que também é um multivitamínico diário muito conhecido no Brasil).;
  • Suplementos alimentares focados: que contém apenas uma determinada substância (proteínas, carboidratos ou outros componentes) em uma quantidade maior, como é o caso da suplementação de Creatina e mesmo da Spirulina (suplementos alimentares mais indicados para as pessoas que praticam regularmente alguma atividade física).

Para que servem os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são grandes aliados das pessoas que desejam ter uma alimentação ainda mais saudável no seu dia a dia. Eles complementam a alimentação, por isso não devem ser vistos de maneira isolada como um substituto da alimentação. Um suplemento alimentar só deve ser incluído em uma dieta com a indicação e prescrição de um médico ou de um nutricionista.

Quais são os tipos de suplementos alimentares existentes?

Os suplementos alimentares que são disponibilizados no mercado pela indústria farmacêutica, são:

  • Suplemento alimentar hipercalóricos: são focados em planos alimentares para que as pessoas muito magras consigam engordar;
  • Suplementos alimentar proteicos: focados para treinos musculares em que a pessoa deseje ganhar massa muscular magra;
  • Suplemento alimentar termogênico: focados em dietas de emagrecimento;
  • Suplemento alimentar antioxidante: focados no combate contra o envelhecimento normal e precoce;
  • Suplemento alimentar natural: não sintético, também mais focado no emagrecimento;
  • Suplemento alimentar hormonal: mais focado na regularização do sistema hormonal das pessoas.

Como usar corretamente os suplementos alimentares do dia a dia?

Os suplementos alimentares, em suma, só deveriam fazer bem para o funcionamento do corpo humano. Mas, eles podem sim trazer alguns efeitos adversos e prejudiciais se usados da maneira incorreta.

Para que as pessoas possam ingerir os suplementos alimentares sem ter qualquer dano na sua saúde, é sempre recomendado que elas tomem somente o suplemento alimentar que for indicado pelo seu médico ou pelo o seu nutricionista.

Além de tomar apenas o tipo de suplementação alimentar que for indicada, a pessoa deve sempre respeitar o tipo de suplemento, o tempo correto de consumo e também a sua dose indicada pelo profissional capacitado.

Vale lembrar que o excesso de nutrientes (ou mesmo de outras substâncias concentradas que não necessárias para o bom funcionamento do corpo), podem causar grandes problemas na região dos rins e também do fígado. Esses problemas podem variar de uma intoxicação mais branda nessas regiões ou até mesmo um acometimento mais sério de um desenvolvimento de um quadro de câncer. 

Quando a suplementação alimentar é indicada e prescrita por um profissional devidamente qualificado, esses riscos prejudiciais à saúde não ocorrem e a suplementação se torna muito segura e benéfica para o corpo. 

Os suplementos alimentares focados para o emagrecimento

Os suplementos alimentares que são focados e indicados para as dietas de emagrecimento são os termogênicos. Esse tipo de suplementação aumenta o metabolismo basal (cálculo exato da quantidade calórica que o corpo necessita) e contribui para que o corpo descarte a gordura ruim. 

Os suplementos alimentares focados em emagrecimento mais famosos e conhecidos que existem, são: Ômega 3, CLA, L- Carnitina, Whey protein e Caseína.

Vale ressaltar também que, mesmo que esses suplementos alimentares sejam muito eficazes e benéficos no processo de emagrecimento, eles são suplementos (acréscimos a algo) e não eliminam a necessidade que a pessoa tem de seguir uma dieta correta de emagrecimento e também de praticar exercícios físicos. 

Essa suplementação vai apenas trabalhar junto com a alimentação e com a prática de exercícios físicos, sendo uma maneira de intensificar a busca pelos melhores resultados na balança de uma maneira mais rápida e eficaz.

Os suplementos alimentares focados no ganho de massa muscular magra

Esse tipo de suplementação alimentar focada no ganho de massa muscular magra só deve ser indicada e consumida pelas pessoas que praticam atividades físicas de maneira regular. Eles são aliados insubstituíveis para o ganho de massa magra, pois, quando são corretamente ingeridos, ajudam verdadeiramente o corpo a ter um aumento da sua massa muscular magra. Esses suplementos contêm verdadeiros tijolos que ajudam na formação dos músculos. 

Os suplementos alimentares focados no ganho de massa muscular magra mais famosos e conhecidos que existem, são: Whey protein (certamente o mais conhecido), M-Drol, L-carnitina, Mega Mass, Xtreme e Linolen. 

As pessoas que não praticam atividades físicas de forma regular não devem fazer o uso dessa suplementação. 

Os suplementos alimentares naturais também focados no emagrecimento

Esse tipo de suplementação alimentar, como o próprio nome já diz, é natural, não tendo nenhum vestígio sintético na sua elaboração. Esses suplementos não prejudicam o organismo humano, mas, mesmo que sejam de origem natural, devem ser consumidos sob prescrição de um médico ou de um nutricionista capacitado.

Os suplementos alimentares naturais focados no emagrecimento são: Açaí, Pimenta caiena e African Mango (manga africana).

O suplemento alimentar hormonal focado na produção de hormônios para o corpo

Os hormônios que constituem o corpo humano nada mais são do que substâncias químicas que são produzidas pelas glândulas do sistema endócrino ou mesmo por neurônios específicos.

Essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, dado que elas atuam no controle de peso e até mesmo nos reguladores sexuais. 

Para que esses hormônios sejam sempre produzidos, principalmente os hormônios relacionados ao peso e também ao ganho de massa muscular, existem alguns suplementos alimentares que podem ajudar nessa missão. 

Esses suplementos alimentares são chamados de pré-hormonais, trazendo diversos resultados positivos para o corpo.

Os suplementos alimentares pré-hormonais são: o aspartato de magnésio, a vitamina B6 e o aspartato monometionina de zinco.

Todos esses suplementos trabalham na produção da testosterona, que é um dos principais hormônios que trabalham diretamente no processo de hipertrofia muscular.

Esse tipo de suplementação pré-hormonais é indicada para as pessoas que não se alimentam de maneira que supra a quantidade de nutrientes importantes para a produção correta de hormônios no organismo.

Quando essa pessoa consome uma suplementação pré-hormonal, ele receberá um correto fornecimento de nutrientes, que será adequado para o seu corpo.

Com essa suplementação, a pessoa voltará a produzir da maneira correta os hormônios para o bom e correto funcionamento do seu corpo.

Outros nutrientes que estão presentes nos suplementos pré-hormonais são: magnésio, selênio, zinco, boro e a arginina.

O suplemento alimentar antioxidante na luta contra os radicais livres

O corpo humano não pode contar apenas com os antioxidantes que ele mesmo produz para o seu bom funcionamento, dado que muitos outros antioxidantes que são benéficos para o corpo são adquiridos por meio da alimentação ou por meio da suplementação alimentar.

Os antioxidantes são poderosos e essenciais para auxiliar o corpo na proteção contra os radicais livres prejudiciais.

Os suplementos alimentares antioxidantes são: resveratrol, carotenóides, astaxantina, flavonoides, vitamina C e a vitamina E.

O suplemento alimentar hipercalórico para ganho de peso e ganho muscular

Esse suplemento foi elaborado pensando exclusivamente nas pessoas que desejam ganhar mais peso e consequentemente, mais massa muscular magra. Ele também tem um grande benefício, que é o de possuir uma grande concentração de energia que possibilita um melhor rendimento nos treinos na academia.

O seu melhor desempenho se dá quando o seu consumo é feito junto a uma alimentação saudável e balanceada e a prática de exercícios físicos. 

O suplemento alimentar hipercalórico traz em sua composição uma diversa combinação de minerais, gorduras boas (ômega 3 e ômega 6), carboidratos (maltodextrina e a dextrose), vitaminas, aminoácidos e proteínas (de alto valor biológico).

Qual é o melhor suplemento alimentar existente na farmácia?

Essa resposta depende muito de pessoa para pessoa, do seu corpo no momento do início da suplementação alimentar e do seu objetivo final de corpo após o uso da suplementação alimentar. De modo geral, a pessoa correta que poderá indicar o suplemento alimentar ideal para cada caso em específico é o profissional médico ou nutricionista que estará fazendo a análise do caso.

Ele irá avaliar a situação como um todo, identificando corretamente qual é o suplemento alimentar para cada situação específica. 

Os suplementos alimentares podem substituir uma alimentação normal do dia a dia?

Não! Eles devem ser inseridos na rotina alimentar como uma complementação para a alimentação, não como uma substituição das refeições.

Os suplementos alimentares não devem substituir nenhuma refeição e não devem ser consumidos sem a prática de atividades físicas e uma dieta mais saudável e balanceada.

Qual é o suplemento alimentar que engorda?

De modo geral, os suplementos alimentares com vitaminas não engordam as pessoas que os consomem. Mas, como vimos nos tópicos anteriores, muitos suplementos alimentares não possuem apenas vitaminas, então pode ser que haja um ganho de peso pelo aumento de massa magra que o suplemento alimentar produz no organismo. 

Quanto custa um suplemento alimentar?

O valor de um pote de suplemento alimentar pode variar de acordo com diversos fatores, como: marca do fabricante do produto, peso da embalagem, função para o organismo, etc.

Considerações finais 

Com as explicações que foram dadas e analisadas nos tópicos anteriores, ficou muito mais fácil identificar o que é um complemento alimentar e o que é um suplemento alimentar, não é mesmo?

Na grande maioria dos casos, o complemento alimentar será mais focado e destinado para os bebês, para as crianças e mesmo para os jovens, ajudando sempre no bom desenvolvimento do corpo desse público com uma boa complementação alimentar. Já o suplemento alimentar é mais focado para as pessoas adultas que praticam algum exercício físico e estão esperando ter alguma mudança significativa em seu corpo, seja essa mudança referente a emagrecer, engordar, ganhar massa muscular, ajudar na produção de hormônios, etc.

A palavra pode ser bem parecida, e até mesmo o sentido de ajudar no desenvolvimento do corpo é igual, dado que tanto o complemento alimentar quanto o suplemento alimentar agem em favor do bom desenvolvimento do organismo humano como um todo. Então, a grande diferença entre os dois pode ser melhor analisada no público de atuação a que cada um se destina para ser usado.

Acesse nosso site o Clique Farma, e descubra onde encontrar todos os medicamentos, acessórios e tudo que precisa em um só lugar, com um menu de preços para você se decidir.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<