O verão chega com aquela vontade de mudanças e, uma delas, é melhorar a alimentação. A temporada de calor pede pratos leves, muita ingestão de líquidos e, claro, uma dedicação com atividades físicas. Tudo bem que esses itens podem muito bem ser levados para a temporada outono-inverno, mas a preguicinha e a vontade de comer guloseimas fora de hora sempre fala mais alto. Talvez, esse seja um bom momento para cuidar melhor da saúde e reavaliar certos costumes para poder aderir a um estilo de vida mais saudável, todos os dias do ano.

Antes de mais nada, para quem busca uma ótima alimentação no verão, é importante considerar a rotina e os horários reservados para fazer as refeições. É importante comer de 3 em 3 horas, pois evita que se cometa os exageros, e claro, ter um horário fixo. De nada adianta trocar de horários o tempo todo, por isso, é importante fazer uma forcinha para se habituar e aproveitar mais o almoço e o jantar, sem precisar correr contra o tempo ou se satisfazer com qualquer junk food em frente ao computador.

Dicas de alimentação no Verão

– Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves
– Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
– Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
– Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
– Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).
– Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
– Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
– Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.
– Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.
– Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Além da alimentação, é importante ficar antenado com a ingestão de líquidos, pois no calor o organismo tem maior facilidade em ficar desidratado por causa do excesso de transpiração. Por isso, o corpo exige mais uma preocupação na reposição de vitaminas e sais para evitar mal-estar. Além da água comum, a de coco é uma ótima opção, especialmente para quem passará as festas na praia. Outra opção valiosa é ingerir alimentos que também contribuem para deixar o corpo hidratado como melancia, abobrinha, espinafre e brócolis.

Se você estiver na praia, os cuidados devem prevalecer. Evite comprar alimentos de ambulantes que podem acarretar em intoxicação alimentar e versões muito gordurosas. Invista bastante em sucos e não se esqueça do uso do protetor solar.

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Esse artigo pertence à categoria Cuidados com a Saúde.

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