Skip to main content
Avalie esse post

Um dia escovando os dentes você percebeu um sangramento na gengiva, mas não deu muita importância. Pode ter sido só um machucado por excesso de força com a escova, mas também podem ser os primeiros sinais de gengivite. Se você reparar esse sangramento com frequência, além de gengiva avermelhada e sensível, talvez seja melhor levar a sério e procurar seu dentista.

O QUE É A GENGIVITE?

Como o nome já diz, a gengivite nada mais é que uma inflamação na gengiva pelo acúmulo de placa formada pelas bactérias unidas aos restos de comida pra fazer a festa na sua boca. “A principal causa da gengivite é a falta de higiene bucal correta. É simples evitá-la. Basta ter disciplina na escovação e outros cuidados com a boca”, indica a odontologista Núbia Marinho.

NÃO ESPERE A GENGIVITE TIRAR SEU MOTIVO DE SORRIR

Gengivas saudáveis têm sempre um tom rosado, mas se você reparou que as suas estão mais vermelhas, talvez inchadas, fique atento! A gengivite também pode causar uma retração ou diminuição da gengiva, fazendo seus dentes parecerem maiores. “Como na gengivite um dos sintomas é a retração gengival, a raiz do dente pode ficar exposta, deixando também os dentes sensíveis”, explica a profissional.

Outra característica da gengivite é a formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. O mau hálito também pode ser frequente, além de um gosto ruim. Ao perceber qualquer um desses sintomas, o melhor é buscar a orientação de um dentista. Por isso, consultas regulares são importantes para detectar o problema mais rapidamente e livrar-se dele o quanto antes.

A GENGIVITE PODE EVOLUIR PARA OUTROS PROBLEMAS BUCAIS

A gengivite é simples e pode ser facilmente tratada no início. Mas adiar o problema só vai trazer mais dor de cabeça. “Se ignorada, ela pode desenvolver para a periodontite, um estágio mais avançado que atinge o suporte dos dentes. A perda deste suporte fará com que eles fiquem soltos e acabem caindo em algum momento”, diz a dentista. Ou seja, melhor tratar a gengivite logo, né?

ALIMENTAÇÃO

A dieta é muito importante para a prevenção de doenças gengivais, além de ser essencial na nutrição dos maxilares, tecidos gengivais e dentes. Mas os açúcares que ingerimos são utilizados pelas bactérias que habitam em nossa boca e são transformados em ácidos capazes de “corroer” os dentes e em substâncias tóxicas capazes de “descolar” a gengiva dos dentes.

Alimentos que tenham açúcar em sua composição e bebidas ácidas, como os refrigerantes, são capazes de “disssolver” (desmineralizar) os dentes. Portanto a ingestão do açúcar (carboidratos) deve ser controlada. Deve-se fazer o “uso inteligente do açúcar”: o ideal é usar a menor quantidade, a menor frequência e a consistência menos aderente possível do açúcar (ingerir alimentos açucarados menos pegajosos).

Deve-se evitar ingerir alimentos que fiquem por muito tempo na cavidade bucal, como balas, pastilhas e chicletes (que podem permanecer por mais de 10 minutos na boca). Se a vontade de ingerir um doce for incontrolável, opte por um bombom ou qualquer outro doce que fique na sua boca só enquanto você mastiga.

Além disso, evite a ingestão de doces e guloseimas entre as refeições. Tenha uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido, pois estes alimentos colaboram significativamente na formação da placa bacteriana.

HIGIENIZAÇÃO DA BOCA

Para a prevenção da cárie e da doença periodontal (gengivite e periodontite), é necessário que se faça uma completa remoção da Placa Bacteriana, através de uma correta escovação. Para higienização, é recomendado consultar o dentista para informar-se qual a melhor escova dental para  cada caso.

VERDADES E MENTIRAS

  1. Quem fuma ou consome muita bebida alcoólica tem mais chance de sofrer Gengivite.

Verdade. Isso acontece porque tanto o álcool como as substâncias químicas componentes do cigarro deixam a boca mais exposta às bactérias capazes de provocar inflamação na gengiva.

  1. Os pais devem limpar a gengiva dos bebês.

Verdade. Mesmo antes do nascimento dos dentes, a gengiva deve ser limpa com gaze embebida em água sempre que o bebê se alimentar, para evitar inflamação.

  1. Quem ainda tem dentes ‘de leite’ não precisa se preocupar com higiene bucal.

Mentira. Embora essa dentição vá ser substituída, é preciso tratá-la adequadamente, porque esses dentes servem como guia para o crescimento dos definitivos.

  1. A higiene bucal deve se resumir à limpeza de dentes.

Mentira. É preciso limpar todas as regiões da cavidade bucal: além dos dentes, a língua, a gengiva e a bochecha, porque as bactérias se espalham por essas áreas indistintamente.

gengiva

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<