Skip to main content
Avalie esse post

Quando nos machucamos o corpo humano dispara diversos alertas indicando que uma região precisa de cuidados. É como se fosse uma máquina que quando tem problemas dispara um alerta para ser consertada. Só que dependendo do tamanho do machucado não dá pra deixa-lo desprotegido, como a região fica exposta germes e bactérias podem atacar e transformar um simples machucado em uma infecção séria. Por isso o uso do curativo é essencial, e por ser tão importante hoje vamos falar sobre ele e a importância de utiliza-los quando se machucar.

No entanto, o curativo é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação de tecidos internos por microorganismos da pele e meio ambiente.

 

Objetivos dos Curativos

O principal é o de estabelecer uma barreira artificial entre a lesão e o ambiente. O Curativo isolará parcialmente a ferida, sem a perfeição do tecido natural, e minimizará o contato com materiais e organismos infectantes. O Curativo será auxiliar na prevenção de novos traumas. Proporcionará conforto ao paciente, facilitando inclusive a correta cicatrização. Em casos de Curativos compressivos ele auxiliará a hemostasia (estancamento de hemorragias) e no fechamento dos vasos periféricos. Absorverá ainda as secreções exsudativas da pele em recomposição, que em situações desfavoráveis fornecem nutrientes para bactérias e fungos, agentes potencialmente patogênicos.

Aparência e Trocas dos Curativos

Os curativos devem ter aparência limpa, sem sujidades ou acúmulo de secreções (salvo exceções), devem ser feitos com material asséptico, hipoalogenosos e promover a correta ventilação da ferida para facilitar a cicatrização. Curativos com aspecto sujo, muito úmido por secreção ou molhagem devem ser avaliados e a troca do curativo, quando for o caso, providenciada. Em alguns casos o Curativo deve permanecer úmido, nesse caso devemos seguir a orientação da equipe de saúde. Em alguns casos, quando há a aplicação de medicamento tópico, o Curativo deve ser substituído com a freqüência indicada pela equipe de saúde, sendo a aplicação do medicamento a cada troca feita sob prescrição da equipe.

Algumas ações precisam ser tomadas antes para que esse processo se conclua com eficiência. Veja alguns deles abaixo:

  • O local do machucado precisa ser lavado suavemente com água e sabão neutro para que a região fique livre de microrganismos;
  • É essencial que o curativo seja trocado a cada 24hrs para que não haja problemas com sujeira no local. Na maioria dos casos a troca é feita sempre após o banho;
  • É recomendável, dependendo do machucado, que a a pessoa fique de repouso e tenha pouco contato externo.
O mercado oferece diversas opções de curativos, cada um para uma situação específica tratando desde pequenos machucados até grandes lesões. É importante salientar que dependendo do caso um médico precisa ser consultado imediatamente já que algumas lesões podem não ser somente superficiais.
curativo

 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<