Skip to main content

Você sabe o que um desumidificador e para o que ele serve? Saiba que existem muitos tipos desse aparelho para atender às suas necessidades e com vários preços que irão caber no seu bolso! Você vai descobrir que a umidade é um problema quando não está na porcentagem ideal, causando prejuízos e danificando objetos, além de prejudicar a sua saúde respiratória, por causa dos fungos e bactérias que se proliferam nessas hipóteses. Confira esse texto se você quer saber mais sobre esse assunto e tirar todas as dúvidas!

O que é

O desumidificador é um equipamento muito usado para locais que retém muita umidade, pois ele possui filtros que ajudam a controlar essa umidade e evitar que essa umidade cause prejuízos à saúde. 

Ele pode ser de ar, de ambiente, elétrico, caseiro, de papel, portátil, eletrônico, industrial, para aparelhos auditivos e de banheiro, ou seja, é muito versátil e hoje em dia muitas pessoas já têm o seu aparelho em casa. 

Ele é um aparelho muito parecido com um ar condicionado, mas ao invés de ajudar a controlar a temperatura ambiente, ele funciona para manter o equilíbrio da umidade do ar que se encontra em níveis elevados. 

A umidade é sempre um problema e deve estar sempre na média, pois quando está muito baixa, causa problemas respiratório, já que o ar fica muito seco e é preciso se hidratar mais e quando ela está muito alta também causa prejuízos, como mofo e bolor e proliferação de fungos e bactérias que, além de também ser ruim para nossa saúde, pode contribuir para estragar paredes, móveis e objetos de casa ou do ambiente de trabalho. 

Desse modo, não podemos confundir esse dispositivo com um umidificador, pois o primeiro funciona em ambientes que estão muito úmidos e precisam que essa umidade seja controlada, climatizando o ambiente, já o último age diretamente em ambientes em que essa umidade está baixa, ou seja, fica muito seco. 

Importante destacar que a taxa ideal de umidade é aquela que se concentra entre 40% (quarenta por cento) e 70% (setenta por cento), sendo que quando está acima ou abaixo disso é tempo para redobrar os cuidados e recorrer a algumas dicas que ajudam a lidar com essa situação. 

Pra que serve

Como o próprio nome já diz, o desumidificador desumidifica o ar, isto é, ajuda a controlar a umidade em ambientes em que ela está muito alta e precisa chegar no nível ideal para nossa saúde, qual seja, entre 40 e 70%, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Esse equipamento ajuda a eliminar o excesso de umidade de ambientes e das paredes, dos móveis, que podem ser danificados por isso. Essa umidade excessiva pode ser causada , além de ser naturalmente produzida pelo ar, por plantas dentro de casa e principalmente em banheiros com pouca ventilação.

Ninguém quer ser prejudicado por essa situação, não é mesmo? Por esse motivo, o ideal é adquirir um desumidificador, que vai ajudar a eliminar essa quantidade extra de umidade do ar e permitir que fique um ambiente mais agradável, além do fato de que sua saúde agradece, pois essa umidade pode causar a proliferação de fungos e bactérias que, muitas vezes, causam alergias. 

Muitos lugares não possuem ventilação natural suficiente e por isso, quando a umidade está muito alta, ela não consegue deixar o ambiente e se acumula nas paredes e móveis, por isso a necessidade de se ter um desumidificador. 

Ele pode ser usado em sua casa, apartamento, consultório e escritório, deixando um ambiente agradável e livre de organismos que causam doenças, além de oferecer bem estar para você, para sua família e para seus clientes. 

Ele também é muito usado em ambientes que possuem objetos de valor que precisam ser conservados, como bibliotecas, museus e bancos e hospitais, para evitar que os itens possam ser danificados por essa umidade. 

Benefícios

Os benefícios que esse dispositivo traz são muitos. Além de ajudar a controlar o excesso de umidade no ambiente, ele ajuda a evitar doenças respiratórias que podem ser causadas por fungos e bactérias que a umidade excessiva prolifera e deixa um ambiente agradável.

Ele ajuda a evitar a ferrugem e corrosão de seus aparelhos e utensílios domésticos e preserva quadros e documentos. Também não deixam que guarda roupas e closets fiquem úmidos, o que pode estragar roupas e sapatos.  Evita mofos e bolores nas paredes, que a longo prazo, podem fazer com que fiquem sem sustentação 

Em outras palavras, as vantagens de se ter um desumidificador são:

  • reduz as chances de contrair alergias e doenças respiratórias;
  • elimina mofos e bolores;
  • evita a ferrugem e a corrosão dos móveis e objetos; 
  • elimina o cheiro de mofo;
  • melhora o ambiente e deixa-o mais agradável. 

Desse modo, se você perceber que sua casa, apartamento ou local de trabalho está retendo muita umidade e ficando com cheiro de mofo é hora de considerar a aquisição de um desumidificador para controlar essa umidade e deixar o ambiente mais agradável, além de proteger toda a sua família de futuros problemas respiratórios.  

Desumidificador

Qual o melhor

Antes de comprar um desumidificador, você precisa levar alguns fatores em consideração para poder adquirir o que for melhor para você e suas necessidades. Há vários tipos desse aparelho e cada um funciona melhor em determinada situação. 

É importante saber como é o clima predominante na sua região e se chove frequentemente, também é relevante analisar se você toma banho muito quente e se seu banheiro tem uma ventilação adequada. Outro fator muito importante para se atentar na hora da compra é o tamanho do espaço que você vai utilizá-lo, para comprar um desumidificador do tamanho e capacidade ideal e quantas pessoas ocupam esse ambiente. 

Existem alguns tipos de desumidificadores que que são mais comuns de serem comprados e que satisfazem as necessidades dos usuários, quais sejam: os que detectam a nível de umidade, ou seja, um medidor que fará toda a diferença na hora de funcionar e nao vai trabalhar mais que o necessário, gastando mais energia. Os que possuem um recipiente de água, permitindo uma maior capacidade de extrair a umidade e que não precisam ser trocados frequentemente. 

Os desumidificadores que possuem capacidade de até 10 litros, são excelentes para ambientes menores, já os com capacidade superior a 10 litros, são usados em espaços maiores. É interessante optar por aqueles que são de fácil deslocamento, ou seja, que possuem rodas e por aqueles que possuem temporizador, com possibilidade de programar a hora de ligar e desligar do aparelho. 

Desumidificador de ar

O desumidificador ajuda a controlar a umidade excessiva em ambientes domésticos ou de trabalho, já que o nível alto de umidade pode ocasionar graves problemas de saúde e respiratórios, como asma, bronquite e alergias. 

É muito importante controlar a umidade do ar, principalmente em ambientes mais fechados e com pouca ventilação, para proteger aparelhos, objetos e documentos, já que o mofo e bolor causado pelo excesso de umidade podem danificar esses itens. 

Esse dispositivo funciona com a umidade presente no ar sendo conduzida para dentro dele e entrando em contato com uma parte fria que faz com que ocorra a condensação e depois, esse ar volta para o ambiente com a umidade no nível adequada, ou seja, entre 40% e 70% e o resto que ficou desse procedimento fica armazenado em seu reservatório interno. 

Dessa forma, a sua casa ou local de trabalho irá ficar protegido de agentes fúngicos e bacterianos decorrentes dessa alta taxa de umidade que podem causar diversos problemas, além de ficar com odor agradável e dar a sensação de bem estar. 

Desumidificador de ambiente

O ambiente doméstico ou de trabalho, para dar a sensação de conforto e bem estar também precisa estar com um cheiro agradável, não é mesmo? Entretanto, quando o nível de umidade está alto, pode causar mofos e bolores que acabam tendo um odor nada bom e em ambientes como consultório e escritório, o cheiro ruim não será nada atrativo para os clientes, nem mesmo para os amigos e familiares que farão uma visita na sua casa. 

Apesar disso ser um grande problema, existe uma solução: o desumidificador de ambiente. Isso mesmo! Ele vai ajudar a controlar a umidade e mantê-la no nível adequado, que de acordo com especialistas, é de 40 a 70 por cento, e evitar que mofos e bolores se formem e causem um mau odor, além de proliferar fungos e bactérias que podem causar doenças e alergias.   

Dessa forma, se você deseja deixar a sua casa, seu apartamento, seu escritório, consultório ou sua empresa com um ar agradável, é hora de investir em um desumidificador de ambiente e aproveitar os benefícios que esse equipamento pode trazer para o seu dia a dia. 

Desumidificador elétrico

O desumidificador elétrico é o aparelho que funciona com o cabo ligado na tomada e muitos deles são de baixo consumo de energia, ótimo para quem não quer ter um gasto extra com isso. 

Da mesma forma que qualquer desumidificador, ele atua controlando a umidade do ar que se concentra em níveis elevados e podem causar mofos e bolores, que podem ser prejudiciais a nossa saúde, além de poder corroer ou enferrujar os objetos e aparelhos domésticos, danificando-os. 

Desumidificador

Por esse motivo, se você habita em um local de pouca ventilação e com clima predominantemente úmido, o ideal para você e sua família é adquirir um desumidificador para que, a longo prazo, não sofram com problemas respiratórios. 

Desumidificador caseiro

Se você sofre com problemas de umidade excessiva na sua casa ou no seu ambiente de trabalho, mas não pode gastar muito com desumidificadores, saiba que você consegue improvisar um com alguns itens que você provavelmente tem ai na sua casa, confira algumas dicas que separamos para vocês: 

Desumidificador caseiro com sal grosso

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte pequeno
  • 1 pote de iogurte grande
  • 1 folha de filtro de papel de café
  • 1 alfinete
  • 1 elástico
  • Pacote de sal grosso

Modo de fazer:

  • Faça vários furos com o alfinete no fundo do pote de iogurte pequeno;
  • Coloque um pouco de sal grosso dentro do pote de iogurte pequeno furado;
  • Coloque o pote de iogurte pequeno com o sal grosso dentro do pote de iogurte grande;
  • Tampe o pote de iogurte com a folha de filtro de papel;
  • Prenda a folha com um elástico;
  • Por fim, é só colocar o recipiente montado dentro do móvel desejado.

Antimofo caseiro com amaciante

Ingredientes:

  • 1 tampa de amaciante (de sua preferência)
  • 1 litro de água
  • Recipiente borrifador
  • Pano seco de limpeza

Modo de preparo:

  • Dilua 1 tampa de amaciante em um 1 litro de água;
  • Coloque essa mistura dentro de um recipiente borrifador;
  • Borrife a mistura em um pano seco;
  • Por fim, passe sobre o móvel desejado

Essas misturas podem ser colocadas em armários, guarda roupas, closets e outros móveis para ajudar a tirar o cheiro ruim e reter a umidade excessiva que pode deteriorar os objetos, as roupas, sapatos e documentos. 

Além dessas receitas caseiras, carvão e giz de lousa são ótimos para ajudar no controle da umidade, além de existirem tintas impermeabilizantes que conseguem evitar que as paredes mofem ou embolorem. 

Desumidificador de papel

Quem trabalha com impressões e fotocópias precisa ter cuidados dobrados com o problema de umidade que pode danificar o papel e prejudicar o resultado final e também todo o equipamento de impressão.

Alguns motivos que podem deixar o papel úmido são: armazenamento em locais úmidos, embalagem danificada, fazer a limpeza errada no local de armazenamento e fazer o transporte dele sem os cuidados necessários.  

O papel úmido atrapalha o processo de impressão e danifica as impressoras e fotocopiadoras, fazendo com que elas estraguem mais rápido e precisam de manutenção frequentemente.  

O desumidificador de papel funciona aquecendo o papel e fazendo com que toda umidade presente nele evapore. Esses equipamentos trabalham com temperaturas mais baixas, o que faz com que tenham um baixo consumo de energia. Por esse motivo, se você enfrenta problemas com a umidade, talvez seja a hora de investir em um desumidificador de papel e evitar novos prejuízos. 

Desumidificador para aparelho auditivo

O aparelho auditivo é um equipamento eletrônico que serve para ampliar o volume dos sons para pessoas que têm algum problema de audição, seja uma surdez parcial ou absoluta. 

Quem faz o uso desse dispositivo sabe a importância de fazer a limpeza correta, bem como devem saber que é fundamental fazer a sua desumidificação. A umidade que se concentra nesses aparelhos pode danificá-los e prejudicar a saúde. 

O desumidificador para aparelho auditivo serve para fazer a devida manutenção e limpeza desses dispositivos, absorvendo toda a umidade e eliminando as possíveis bactérias que podem estar lá. 

Eles podem ser elétricos ou de sílica. O elétrico é um dispositivo que funciona ligado na tomada e faz a higienização do aparelho. A sílica em gel fica dentro de um compartimento fechado, como se fosse um pote e para fazer a limpeza do aparelho, é só deixá-lo lá dentro e fechar bem.  

Desumidificador antimofo

O mofo é um conjunto de células que se proliferam e causam manchas nas paredes, portas e móveis e podem danificá-los, além de causar problemas respiratórios. Para acabar com esse problema, existe o desumidificador antimofo. 

Esse equipamento ajuda a desumidificar os ambientes que estão com níveis elevados de umidade e evita a formação de mofos que podem causar diversos problemas. Eles absorvem as partículas do ar e dentro dele ocorre o processo de condensação do ar e depois o ar com a imunidade ideal sai para fora do aparelho e fica no ambiente e esse processo se repete ao longo do tempo. 

Além de acabar com a umidade com a ajuda de um desumidificador, é interessante também quando possível, deixar portas, gavetas e janelas sempre abertas, além de fazer uma limpeza profunda com mais frequência. 

Aquecedor e desumidificador

Como já foi dito, o desumidificador é usado para desumidificar ambiente que está com altas concentrações de umidade, ou seja, acima do ideal que é de 70%, e que pode causar problemas de saúde e danificar móveis e objetos, já que a umidade pode resultar em mofos e bolores que proliferam fungos e bactérias. Ele é usado em ambientes domésticos e de trabalho para deixá-los agradáveis e sem mau odor causado pela umidade. 

Por outro lado, o aquecedor é usado para aquecer o ambiente, sendo muito usado na época de frio e em regiões que têm esse clima predominante. Esse aparelho ajuda a manter os cômodos da sua casa e apartamento quentinhos na época de frio. 

Dessa forma, se você deseja controlar a umidade do ambiente ou deseja aquecê-lo nos dias mais frios, você tem duas opções de produtos para comprar, é só escolher o melhor custo-benefício para você. 

Desumidificador de guarda roupa

Com certeza você já se deparou com um cheiro de mofo em alguma roupa que ficou muito tempo guardada no guarda roupa, né? Isso acontece porque, muitas vezes, esse móvel pode reter umidade e, com isso, há a proliferação de fungos e bactérias que viram mofos ou bolores e trazem mau cheiro e podem estragar as roupas. 

Uma receita caseira para esse tipo de problema é a seguinte: 

Antimofo caseiro com vinagre e bicarbonato de sódio 

  • Em um recipiente fundo, coloque 240 ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio;
  • A mistura irá reagir e produzir bastante espuma; 
  • Aguarde até baixar o volume e depois coloque em um borrifador; 
  • Aplique nas áreas afetadas e deixe agir por aproximadamente 10 minutos; 
  • Use um pano limpo para secar.

Ar condicionado com desumidificador

Ar condicionado é um aparelho muito usado em casas, apartamentos, consultórios, empresas, escritórios para deixar o ar refrigerado e em uma temperatura agradável, principalmente em lugares que são muito quentes e abafados. 

Em cidades e regiões que possuem temperaturas altas na maior parte do ano, esse equipamento é quase indispensável na vida das pessoas. Porém, antes de adquirir o seu dispositivo, se atente para o fato de ele possuir ou não a função de desumidificar o ar. 

Essa funcionalidade é importante para que, ao mesmo tempo que ele deixa a temperatura agradável, ele vai ajudar a controlar a umidade do ar e deixá-la no nível adequado, que é de 40 a 70% e evitar a formação de mofos e bolores que podem trazer muitos prejuízos, bem como problemas de saúde.

Desumidificador portátil

Desumidificador portátil é a versão menor e compacta desse aparelho e permite que ele seja transportado e deslocado de um local para outro com a maior facilidade. Ele é ideal para combater os efeitos da umidade como o mofo e o bolor em armários, guarda-roupas, closets e outros pequenos espaços.

Geralmente ele é mais econômico e mais silencioso que os desumidificadores tradicionais. Esse aparelho, do mesmo modo que os outros, ajuda no combate ao mofo e ao bolor, reduzindo problemas de alergias respiratórias, fazendo o processamento de troca de ar depois de fazer a condensação e ciclo se repete conforme o programado. 

Desumidificador eletrônico

O desumidificador de ar eletrônico serve para acabar e eliminar os problemas causados por mofo, ácaros, fungos decorrente da presença de altos níveis de umidade, diminuindo a proliferação de bactérias e microorganismos, que podem desencadear crises alérgicas, como também danificar roupas, objetos e equipamentos eletrônicos.

Na maioria dos casos, ele possui um sistema de resistência de baixo consumo, ou seja, não gasta muito energia e é ideal para quartos, armários, closets, estantes, bibliotecas, sapateiras, museus e outros ambientes que precisam de proteção e podem acabar sendo danificados pelo alto nível de umidade. 

Desumidificador de banheiro

É muito comum o banheiro que não possui muita ventilação natural e nos quais as pessoas tomam banhos muito quentes, ficar úmido e que, ao longo do tempo surjam manchas de mofo na parede, que além de danificá-las, são responsáveis por um cheiro nada agradável. 

Para resolver esse problema, o ideal é adquirir um desumidificador de ar para banheiro, que vai ajudar a absorver essa umidade e deixar o cômodo com a quantidade ideal e acabar com os bolores e proliferação de fungos e bactérias que causam mau odor e problemas respiratórios. 

Desumidificador industrial

O desumidificador de ar industrial é usado para empresas e indústrias que precisam controlar a umidade de seus galpões e depósitos que para nada seja estragado e gere prejuízos. Como as indústrias precisam fazer o armazenamento de muitos itens, mesmo com toda a ventilação natural de portas e janelas, ainda não é suficiente e acaba por ter excesso de umidade. 

Por esse motivo, os donos de empresas e indústrias optam por comprar essas equipamentos para ajudar a manter a umidade do ar no nível adequado e não levar a formação de mofos e bolores que proliferam fungos e bactérias que, além de causar danos à saúde, estragam os objetos e equipamentos da indústria. 

Desumidificador e climatizador 

As pessoas podem ficar em dúvida em saber qual a diferença entre esses dois aparelhos, mas como já foi explicado acima, o desumidificador serve para ajudar no controle da umidade do ar, que, de acordo com especialistas, não devem estar abaixo de 40% e acima de 70%. E quando ela se encontra na última hipótese, o desumidificador irá te ajudar. 

O climatizador é muito semelhante a um ventilador, só que possui um reservatório de água em seu interior. Antes de ser usado, ele precisa ser  abastecido com água e funciona com o ar sendo puxado e enviado ao ambiente carregado de gotículas de água evaporadas e, assim, permite que a temperatura ambiente seja reduzida.

Ele é muito procurado por ser bem econômico e por quem mora em regiões em que o calor faz com que o ar fique muito seco, dessa forma, ele trabalha para deixar o clima ambiente mais agradável. Ele também se difere do umidificador, porque este serve para ajudar a aumentar o nível de umidade quando esta se encontra muito baixa. 

Nesse sentido, é preciso avaliar as necessidades do ambiente em que você quer melhorar o ar e escolher a melhor opção para você, sua casa ou seu local de trabalho, tornando-os mais agradáveis.  

Desumidificador

Perguntas:

Qual a melhor marca de desumidificador? 

Um bom desumidificador de ar deve possuir uma tecnologia com liberação de íons eficiente para a eliminação de fungos, bactérias e odores. Devem ter uma boa capacidade de desumidificação.

Eles devem ser práticos e compactos, sendo possível de colocar em vários cômodos e espaços. Também devem ser silenciosos, possuir um visor de fácil operação e temporizador, para que ele ligue e desligue na hora que você preferir programar.

Como saber se preciso usar o desumidificador?

Quando você perceber que seus móveis, objetos, guarda roupa,  paredes, enfim, estiverem muito úmidos e com cheiro de mofo ou no pior estágio que é a deterioração desses itens e manchas verdes e pretas na parede, é a hora de usar um desumidificador. 

Isso porque, a umidade desse cômodos está alta e pode causar, além de danos materiais, problemas de saúde, como alergias, bronquites, rinites, asmas. O desumidificador vai ajudar a controlar essa umidade, mantendo-a na taxa ideal, que é de quarenta a setenta por cento, e evitar a formação de mofos e bolores e eliminar fungos e bactérias causadores de doenças. 

Como escolher o melhor umidificador pra mim?

Antes de comprar o seu desumidificador você precisa analisar sua capacidade de desumidificação, se o seu visor é de fácil compreensão, qual a capacidade de ser reservatório interno, qual o nível de barulho que ele faz, sua potência e sua eficiência energética. 

Também é importante saber saber como é o clima predominante na sua região e se chove frequentemente, também é relevante analisar se você toma banho muito quente e se seu banheiro tem uma ventilação adequada. 

Outro fator muito importante para se atentar na hora da compra é o tamanho do espaço que você vai utilizá-lo, para comprar um desumidificador do tamanho e capacidade ideal e quantas pessoas ocupam esse ambiente. 

Onde trocar o filtro do desumidificador?

Fazer a limpeza correta do seu aparelho é muito importante e uma das fases desse processo é a troca do filtro, que deve ser feita a cada certo período de tempo. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida de onde encontrar esses filtros, entretanto, na loja em que você adquiriu o seu equipamento, com certeza deve vender o filtro correspondente a ele ou em lojas especializadas e até mesmo em sites de internet. 

O que é desumidificação do ambiente?

O processo de desumidificação funciona quando a umidade  encontrada no ar como vapor d’água vai ser absorvida pelo aparelho e  esse vapor vai passar pelo processo de  condensação  nas suas placas de resfriamento, retirando-o do ambiente. 

O vapor que for retirado vai virar água ao ser resfriado e vai ser despejado em um recipiente próprio para isso, depois desse processo, esse ar volta ao ambiente com a umidade adequada. Esse ciclo se repete até o momento que ele perceba que a umidade chegou no seu nível ideal que é entre 40% a 70%. 

Essa desumidificação do ambiente é muito importante de ser feita em ambientes pouco ventilados e para evitar a formação de bolor e mofo, pois essas manchas se proliferam em paredes e móveis, danificando-os, além de ser um criador de fungos e bactérias que causam problemas de saúde e respiratórios. 

Importante lembrar que o contrário também é perigoso, ou seja, quando a umidade está muito baixa, inferior a 40%, deixando o ambiente muito seco, causando dificuldades de respirar e necessitando de muita hidratação para ajudar a enfrentar essa situação.   

Onde comprar um desumidificador 

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos e tipos de desumidificador para melhorar sua saúde respiratória e deixar seu ambiente mais agradável. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Gostaria de adquirir o seu desumidificador? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares! Também buscar mais informações sobre esse equipamento e como fazer o uso adequado! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<