Skip to main content

Mulheres e homens do mundo inteiro possuem o hábito de pintar o cabelo. Isso se dá por diversos motivos, pode ser para cobrir os indesejados fios brancos, ou para mudar um pouco o visual original e inovar. 

Colorir o cabelo não é uma prática nova. Presume-se que desde a época das cavernas já se usavam métodos para mudar a cor dos fios. De lá pra cá as técnicas foram sendo aprimoradas aos poucos. Os egípcios usavam ouro em pó para mudar a cor do cabelo, já outros povos procuravam na natureza coisas para fazer a extração de tinta natural. Até mesmo o sol era usado como artifício para clarear o cabelo, era só ficar exposto por horas aos raios solares.

Em Roma no início do império, a cor do cabelo indicava até mesmo a classe social e a profissão de alguns, como por exemplo as garotas de programa eram obrigadas a usar o cabelo amarelo para serem identificadas, uns usavam perucas, outras pintavam com soluções à base de cinzas de plantas para conseguir a pigmentação.

Alguns povos também usavam coisas como açafrão, óxido de chumbo, gordura de animais, sanguessugas cozidos, carvão, cinzas de madeira, e até mesmo o ácido sulfúrico na tentativa de mudar a cor do cabelo.

Depois de um tempo os métodos foram sendo aperfeiçoados, e começaram a usar a henna para pigmentar o cabelo, método que até hoje é usado.

Perto do ano de 1900 alguns pesquisadores começaram a tentar desenvolver uma tintura para cabelo que fosse mais prática e não prejudicasse os fios. Um desses pesquisadores deu origem a um componente que até hoje é usado em muitas tinturas, o chamado PPD.

Esse componente PPD possibilita a oxidação dos fios junto com outras substâncias e dão a cor pretendida para o cabelo.

A indústria da beleza é o ramo que mais fatura no mundo inteiro. E o Brasil é um dos maiores consumidores de cosméticos e tintura para cabelo. 

Mesmo que você ainda não tenha pintado o cabelo, com certeza conhece alguém, ou até mesmo um membro da sua família faça uso de tintura para cabelo, isso mostra o amplo alcance que esse cosmético possui.

Embora desde a época das cavernas tenham ocorrido muitos avanços no que diz respeito a tintura de cabelo, muitos ainda questionam a segurança deste produto para a saúde.

Nesse artigo vamos saber um pouco mais sobre a coloração e vamos ver também dicas para pintar o cabelo.

dicas para pintar o cabelo

Benefícios de pintar o cabelo no salão de beleza

Embora nem todo mundo tenha recursos para estar sempre no salão de beleza, existem alguns benefícios de pintar o cabelo com um profissional da área, principalmente se for a primeira vez que você vai pintar o cabelo.

Se o seu cabelo é virgem, ou seja, nunca teve contato com nenhum tipo de produto químico, o cabeleireiro vai saber o que fazer da melhor forma sem agredir a sua pele ou danificar os fios.

O profissional vai te ajudar também a preparar o terreno para receber a tinta, se o seu cabelo estiver desidratado por exemplo, se a tintura for aplicada sem antes hidratar o cabelo, provavelmente os fios irão sofrer ainda mais com a aplicação da coloração.

Ele também vai te ajudar a atingir o tom desejado de forma mais precisa, harmonizando o tom do cabelo com o tom de pele e das sobrancelhas.

Além disso, vão ser usados produtos profissionais tanto para a preparação dos fios, como também para a aplicação da coloração.

É importante ressaltar que embora pintar o cabelo no salão de beleza com um profissional especializado na área tenha muitos benefícios, existem produtos e técnicas que podem ser usadas em casa que se forem aplicadas da forma recomendada podem atingir um ótimo resultado também.

Mais a frente nesse artigo vamos te ajudar a escolher a melhor tinta para o seu cabelo e aprender algumas técnicas que vão ser essenciais para você pintar o cabelo em casa.

Qual a melhor tinta

O que não falta no mercado são tintas disponíveis de várias marcas e tipos. Tanta variedade as vezes acaba até dificultando a escolha de leigos nesse assunto. 

Se você tem essa dificuldade vamos te dar algumas dicas para escolher a melhor tinta de cabelo.

As tinturas para cabelo são divididas em 2 grupos principais: as semipermanentes e as permanentes.

Coloração semipermanente

A coloração semipermanente, que também é conhecida como tonalizante, possui efeito e duração temporária, cobrindo de forma superficial os fios.

Essa tintura não possui o poder de mudar a cor do cabelo de forma drástica, pois não possui amônia na sua composição. 

O tonalizante é indicado para quem quer realçar a cor natural do cabelo, dando mais brilho e vigor aos fios. Ele pode até servir para escurecer os fios claros, mas dificilmente vai clarear tons escuros.

A vantagem desse produto é que ele não agride a estrutura capilar e se você apenas quer mudar o visual temporariamente pode ser uma ótima opção. 

Mesmo não agredindo os fios, é importante que se respeite o tempo de ação indicado na embalagem, pois sua ação prolongada pode trazer danos ao couro cabeludo.

Coloração permanente

A coloração permanente contém amônia na sua composição que age junto com o peróxido de hidrogênio abrindo as fibras capilares para remover a cor natural e penetrar a cor sintética.

Como o nome já diz esse tipo de tintura é permanente, e pelo fato de penetrar nas fibras capilares acaba tirando um pouco da saúde dos fios.

Essa é a melhor opção se você deseja mudar o visual de forma mais drástica, podendo alterar o tom dos fios tanto para mais escuro, como para mais claro.

A coloração permanente também é ideal para cobrir os fios brancos, pois à medida que os fios vão crescendo, só se faz necessário retocar a raiz.

Como esse tipo de tintura acaba agredindo mais os fios por conter elementos químicos mais fortes, é necessário dar maior atenção aos cuidados com o cabelo se você faz uso ou pretende usar a coloração permanente.

Tratamento para fortalecer o cabelo com química

Não faz muito sentido se preocupar com a cor do cabelo sem se preocupar com a saúde e o aspecto do mesmo. Por isso, se você costuma tingir os fios principalmente com a coloração permanente precisa se atentar a alguns cuidados para manter o cabelo bonito e sedoso. 

Dermatologistas afirmam que cabelos coloridos têm a tendência de ressecar com mais facilidade, pois os produtos químicos abrem as cutículas dos fios e essas permanecem abertas se houver os cuidados necessários, fazendo com que os fios percam nutrientes cada vez mais.

Para ficar com o cabelo da cor que você deseja e ainda assim mantê-lo hidratado pode ser um desafio, mas se seguir alguns protocolos e tiver o devido cuidado, pode conseguir esse feito. 

O primeiro passo é usar produtos específicos como shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados, esses produtos vão auxiliar no cuidado diário dos fios.

Evite lavar os cabelos com água muito quente, pois ela abre ainda mais os poros capilares ressecando ainda mais a estrutura capilar, aumentando o aspecto opaco e quebradiço.

É importante cuidar do cabelo que passou por processo químico não apenas depois da aplicação da tintura, mas a rotina de cuidados deve ser semanal para regenerar os fios e ao mesmo prepará-los para a próxima aplicação de tinta.

Por isso hidrate o cabelo semanalmente. Em farmácias e supermercados você encontra muitas opções de máscara para hidratação de cabelos com química, e muitas dessas máscaras são excelentes opções. 

Você pode optar também por uma hidratação caseira, feita com ingredientes que estão a disposição na sua geladeira. Vamos ver alguns exemplos de alimentos naturais que ajudam e muito no tratamento para cabelos quimicamente tratados.

Gema do ovo

A gema do ovo é rica em muitas vitaminas e proteínas. As vitaminas que contribuem para o crescimento e reconstrução dos fios são as do complexo B, e a gema do ovo contém a vitamina B como um dos nutrientes principais. 

Se você usar a gema do ovo com frequência para o tratamento do seu cabelo colorido, as proteínas e vitaminas contidas nesse alimento vão fortalecer seu cabelo e reconstruir os fios danificados pela química.

 Além do crescimento e reconstrução capilar, a gema do ovo dá brilho e maciez para os fios. E não precisa se preocupar com o cheiro, pois o cheiro característico dos ovos está apenas nas claras.

 Para fazer esse tratamento capilar caseiro é só misturar 2 gemas, com 3 colheres da sua máscara capilar e fazer o processo que você costuma fazer quando usa somente a máscara de hidratação.

Abacate

O abacate é uma fruta extremamente rica em vitaminas e nutrientes que fazem bem não só para o corpo, mas também para o cabelo. 

Para cabelos coloridos quimicamente a hidratação com o abacate é perfeita. Vimos que depois que a coloração é aplicada no cabelo, ele perde água, nutrientes por conta das cutículas capilares que permanecem abertas depois da aplicação da tinta. 

O abacate reestrutura o poder dos fios capilares de reter água e nutrientes, além de selar as cutículas para que o cabelo não perca umidade, nem vitaminas, criando uma camada de proteção contra fatores externos.

Dessa forma o seu cabelo vai ficar saudável, forte e brilhante novamente.

Para fazer a hidratação com o abacate basta usar uma banda da fruta bem amassada com a ajuda de um garfo, se quiser melhorar a textura coloque 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação. 

Aplique no cabelo já lavado com o shampoo e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxague retirando o excesso por completo e aplique o condicionador como de costume.

Independente do método que você escolher, seja com produtos naturais ou industrializados, não deixe de cuidar do cabelo para sempre manter em dia a saúde dos fios.

Como pintar o cabelo sozinho

Depois de ver essas dicas de como escolher uma tinta apropriada e como tratar o cabelo com química, você talvez opte por colorir o cabelo sozinho em casa. 

Essa tarefa pode ser um pouco difícil, mas as dicas que vamos te dar, podem facilitar bastante a sua vida.

Escolha o tipo de coloração e a cor

O primeiro passo é decidir se você vai usar o tonalizante ou a tinta permanente, sendo que agora você já sabe quais são as diferenças entre esses dois tipos de coloração.

Se já escolheu o tipo de coloração agora é a hora de escolher a cor da tinta.

Se você estiver com dificuldade de escolher a cor da tinta para pintar o cabelo, uma coisa que não tem erro é harmonizar a cor do cabelo com o seu tom de pele.

Peles de tons quentes, combinam com tons de cabelo quentes. Já as peles de tons frios combinam com cabelo de tons frios.

Analise a quantidade de tinta que irá precisar

Com certeza você não vai querer comprar só uma caixinha de tinta e no meio do processo de coloração essa tinta terminar e você ficar com metade do cabelo tingido e a outra metade natural, não é mesmo?

Para que isso não aconteça, analise o comprimento e o volume do seu cabelo. Se o seu cabelo for longo e cheio, pode ser que precise de 2 a 3 caixinhas de tinta. Na dúvida compre uma caixa a mais, se você não usar, não se preocupe, fica para a próxima vez que for tingir as madeixas.

Teste de sensibilidade

Principalmente se essa for a primeira vez que você vai usar um produto químico para colorir o cabelo, esse teste é de extrema importância, pois ele vai detectar se você tem alguma alergia ou alguma irritação causada por algum componente químico contido na tinta para pintar o cabelo.

Para realizar esse teste, basta pegar um pouco do produto e com a ajuda de um algodão ou cotonete passar um pouco na nuca ou na parte interna do braço. 

Para constatar se você tem ou não alguma reação alérgica é necessário deixar o local sem lavar ou limpar por 48 horas, daí se o local não estiver avermelhado ou sem nenhuma irritação depois desse tempo significa que você não é alérgico a aquela coloração.

Preparação

A preparação vai depender do tipo de tinta que você escolher. Para o tonalizante é necessário que o cabelo esteja totalmente limpo, pois assim a tinta vai penetrar com mais facilidade. Já para a tinta permanente, recomenda-se que o cabelo esteja a exatamente 1 dia sem lavar, pois o nível de oleosidade de um dia protege os fios da química.

Aplicação

Para começar a aplicação deixe todos os itens que vai precisar para pintar o cabelo ao seu alcance. Em seguida, proteja a área da pele mais próxima do cabelo com um creme ou óleo para que a coloração não venha a manchar a pele.

É importante que o cabelo esteja totalmente desembaraçado para facilitar a aplicação. E outra coisa que também vai facilitar bastante é dividir o cabelo em 4 ou 6 partes iguais, dependendo do tamanho e volume do cabelo.

Com a ajuda de um pequeno pincel, comece a aplicação a partir da nuca e vá subindo à medida que for aplicando a tintura.

Quando terminar de aplicar por todo o cabelo, deixe a tintura agir de acordo com a orientação do manual de instruções da tinta. É importante se atentar a esse manual, pois o tempo de ação pode diferir de uma marca para outra, e deixar mais ou menos tempo do que o recomendado, pode trazer consequências ruins.

Tinturas naturais para pintar o cabelo em casa

Vimos que você pode pintar o cabelo de várias maneiras, indo no salão de beleza, usando um tonalizante ou uma tintura permanente em casa. As tinturas de cabelo tradicionais, no entanto, podem conter produtos químicos potencialmente tóxicos e prejudiciais, como amônia ou parabenos. Uma maneira de evitar esses produtos químicos é por meio de tinturas de cabelo naturais, que geralmente usam ingredientes que você já pode ter em casa.

 Experimente as seguintes tinturas de cabelo naturais se estiver procurando maneiras alternativas de colorir o cabelo.

 Suco de cenoura

Experimente o suco de cenoura se quiser dar ao cabelo uma tonalidade laranja-avermelhada. Dependendo da cor do seu cabelo, a tonalidade pode durar algumas semanas.

Para tingir o cabelo com suco de cenoura:

  •  Misture o suco de cenoura com um óleo de coco ou azeite de oliva.
  • Aplique a mistura generosamente no cabelo.
  • Enrole o cabelo com uma touca ou saco plástico e deixe a mistura agir por pelo menos uma hora.
  • Enxágue com vinagre de maçã. Você pode repetir isso no dia seguinte se a cor não for forte o suficiente.

Suco de beterraba

Se você quiser um tom vermelho mais profundo com tons mais quentes, opte por suco de beterraba em vez de suco de cenoura.

 As etapas para usar o suco de beterraba como tintura natural para o cabelo são semelhantes às do suco de cenoura:

  • Misture o suco de beterraba com um óleo vegetal.
  • Aplique a mistura generosamente no cabelo e, em seguida, enrole-o.
  • Deixe a mistura repousar por pelo menos uma hora antes de lavá-la.

Henna

Henna é um corante natural à base de plantas, tradicionalmente usado para criar tatuagens temporárias diretamente na pele. Também pode ser usado para tingir o cabelo de vermelho.

 Se você voltar um pouco no artigo vai ver que era um método bastante utilizado no passado para colorir o cabelo

 A henna vem em forma de pó e é provavelmente a opção de tintura de cabelo natural mais vibrante e duradoura. A cor pode durar de quatro a seis semanas.

 Para usar henna para pintar o cabelo:

  •  Misture cerca de 1/2 xícara de henna com 1/4 xícara de água.
  • Mexa a mistura até que esteja completamente homogênea e tenha a consistência de purê de batata, adicionando mais água se necessário.
  • Cubra a mistura com filme plástico e deixe descansar por cerca de 12 horas. (Pode ser necessário adicionar mais água após as 12 horas para que possa ser aplicada em seu cabelo.)
  • Lave o cabelo sem condicionador.
  • Use uma faixa na cabeça e aplique um óleo como óleo de coco ao longo da linha do cabelo. Isso é feito para que a hena não manche sua pele.
  • Aplique a mistura da pasta em pequenas seções do cabelo penteado e úmido até que todo o cabelo esteja coberto.
  • Enrole o cabelo em plástico e deixe a cor se desenvolver por pelo menos duas horas (e até seis) antes de lavá-lo. 

Café

Uma xícara de café pode fazer mais do que apenas te dar um impulso de cafeína. Também pode ajudar a pintar o cabelo um ou dois tons mais escuros e pode até mesmo cobrir alguns fios de cabelo branco.

 Para pintar o cabelo com café:

  •  Prepare uma xícara de café bem forte.
  • Misture cerca de 1/2 xícara de café com 2 colheres de sopa de pó de café e 1 xícara de creme para pentear.
  • Aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos.
  • Deixe a mistura agir por pelo menos uma hora e lave-a quando terminar.
  • Repita se necessário.

O café não mudará drasticamente o seu cabelo e não durará muito. Mas se precisar de um impulso rápido e acessível, é uma boa opção tentar.

Chá de camomila

Se o seu desejo é clarear o cabelo, o chá de camomila pode ajudá-lo a fazer exatamente isso e é especialmente eficaz para quem já tem cabelos em tons mais claros.

  • Para usar o chá de camomila para clarear o cabelo:
  • Coloque 1/2 xícara de flores de camomila em água fervente.
  • Deixe a mistura descansar por meia hora para infundir e esfriar, e então coar as flores.
  • Depois de lavar o cabelo, despeje o chá preparado no cabelo úmido pelo menos 10 vezes.
  • Aguarde 20 minutos antes de lavá-lo.

Você pode usar este tratamento uma vez, mas é mais eficaz quando usado pelo menos uma vez por semana para manter o brilho do cabelo.

Para prolongar o efeito dessas colorações naturais, temos algumas dicas importantes:

  • Limite o uso de ferramentas quentes, como secadores de cabelo e chapinhas.
  • Quando você usar ferramentas quentes, aplique um protetor térmico em seu cabelo.
  • Evite tomar banhos quentes e pule de lavar o cabelo quando possível.
  • Use um filtro de água no chuveiro, que pode ajudar a filtrar produtos químicos que drenam a cor, como cloro e metais pesados.

Perguntas

Depois dessa explanação sobre coloração e dicas para pintar o cabelo, talvez ainda tenha restado algumas dúvidas dentro deste âmbito, por isso separamos as perguntas com as respectivas respostas para algumas questões comuns.

Posso pintar o cabelo amamentando?

Esse assunto é bem controverso, mas os médicos dermatologistas são bem claros nessa questão. Não se deve fazer processos químicos no cabelo durante a amamentação, pois o couro cabeludo absorve as substâncias químicas, podendo afetar a saúde do bebe que ainda é bem frágil na fase de amamentação. Além disso, o cheiro desses produtos químicos podem ficar impregnados e causar doenças respiratórias nos bebês.

Pintar o cabelo sujo ou limpo?

Vimos que isso vai depender do tipo de tintura escolhida. Se for tonalizando, o cabelo deve estar limpo, se for tinta permanente o cabelo deve estar sujo por 24 horas.

Posso pintar o cabelo depois de colocar botox?

Depende. No geral, não é recomendado aplicar o botox capilar e a tintura no mesmo dia. Mas se essa tintura for tonalizante não tem problema nenhum. 

Se você quiser aplicar as duas substâncias no cabelo, o ideal é que faça a aplicação da coloração em um dia e depois de uma semana aplique o botox capilar.

 É necessário esse tempo de descanso, por assim dizer, pois o botox capilar também é uma substância química que contém amônia, e aplicar duas substâncias químicas no mesmo dia no cabelo pode danificar bastante os fios, e corre o risco de acontecer o tão indesejado corte químico.

Como pintar o cabelo com papel crepom?

Essa dúvida permeia principalmente na cabeça dos jovens, pois pintar o cabelo com papel crepom é um método fácil, rápido, barato e temporário. 

Para pintar o cabelo com papel crepom você vai precisar apenas do papel crepom na cor que desejar e água. É importante destacar que quanto mais escuro o tom do papel, melhor vai ser a fixação da cor.

Pegue um pedaço do papel crepom e ferva com um copo de água. Dá pra fazer com a água fria também, mas com água quente o processo é mais rápido.

Depois que a água ferver retire do fogo e machuque um pouco do papel para sair mais tinta. 

Feito isso, espere a água tingida esfriar e aplique no cabelo limpo. Se você tiver uma bacia que possa mergulhar o cabelo na água tingida, melhor ainda. 

Tenha cuidado pois o papel crepom pode manchar tecidos, então é melhor fazer isso sem camisa ou usar uma camisa velha.

Deixe agir por uns 15 minutos e em seguida seque o cabelo com um secador.

Essa pintura com papel crepom sai a medida que você for lavando o cabelo, e pode levar de 3 a 5 lavagens para sair por completo.

Depois que o tingimento sair por completo é importante fazer uma hidratação, pois o papel crepom resseca os fios.

Como pintar cabelo com ácido fólico?

O ácido fólico não é exatamente uma tintura para passar no cabelo, mas sim uma substância que pode ser ingerida via oral e ajuda a recuperar a cor natural do cabelo, ideal para quem tem problemas com fios brancos e cabelos fracos. 

O ácido fólico, que é conhecido também como vitamina B9 do complexo de vitaminas B, age fortalecendo os fios e recuperando a estrutura natural. 

É inquestionável que o ácido fólico fortalece e ajuda na reconstrução dos fios, porém não existem estudos científicos que comprovem que a vitamina B9 mude a cor do cabelo. 

Mesmo assim, muitas pessoas que fazem uso dessa vitamina afirmam que depois que começaram a usá-la notaram a diminuição e até o desaparecimento dos fios brancos depois de um tempo de uso.

De quanto em quanto tempo posso pintar o cabelo?

Isso vai variar bastante, pois depende do tempo de crescimento do cabelo natural sem tingimento. Esse tempo pode variar de 15 a 45 dias.

Pintar o cabelo úmido ou seco?

Isso vai depender se a tintura é tonalizante ou permanente. Para a coloração permanente agir da melhor forma possível, os fios precisam estar totalmente secos. Já o tonalizante age melhor no cabelo úmido e limpo.

Posso pintar depois de fazer luzes no cabelo?

Se você deseja mudar o cabelo com luzes para um tom uniforme, precisa ter um cuidado especial, pois pode correr o risco de acabar manchando o cabelo.

Se o seu objetivo é escurecer o cabelo, talvez seja melhor uniformizar com os tons claros das luzes e em seguida escorrer.

Na dúvida de como fazer esse processo, o melhor seria procurar um profissional cabeleireiro que saiba exatamente o que fazer, sem o perigo de danificar os fios. 

Preciso ir no salão de beleza para pintar o cabelo?

Não necessariamente, mas é importante que se você for usar produtos químicos para fazer isso, que esses produtos sejam regulamentados pela ANVISA e que você siga as recomendações dadas pelo fabricante da coloração que vai usar. 

Se você não quiser usar produtos químicos para tingir os fios, pode tentar usar uma das dicas que viu aqui para coloração com produtos naturais.

 

Onde encontrar a tinta apropriada para pintar o cabelo

Se você chegou até aqui, foi porque leu esse artigo completo e viu muitas dicas interessantes para pintar o cabelo, tanto com produtos químicos, como também com produtos naturais.

Para encontrar uma tinta permanente ou um tonalizante seguro e autorizado pela Anvisa, use o buscador de preços da cliquefarma.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você pode encontrar a melhor coloração para pintar o cabelo e com o melhor preço para você.

Se depois desse artigo você ainda ficou com dúvidas sobre qual a melhor coloração ou sobre como pintar o cabelo, escreva nos comentários a sua dúvida, que teremos o prazer de responder.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com seus amigos e familiares.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<