Skip to main content

No geral, doença óssea é uma condição que prejudica o esqueleto e torna os ossos frágeis e propensos a fraturas. Ossos fracos não são uma parte natural do envelhecimento. Enquanto os ossos fortes começar na infância, pessoas de todas as idades podem melhorar sua saúde óssea. Sendo assim, os ossos servem como estruturas rígidas para o corpo e como escudos para proteger órgãos internos delicados. Eles fornecem alojamento para a medula óssea, onde as células sanguíneas são formadas. Os ossos também mantêm o reservatório de cálcio do corpo. Em crianças, alguns ossos têm áreas chamadas placas de crescimento. Enquanto um recém-nascido tem no sistema esquelético cerca de 300 ossos ao nascer, cerca de 206 ossos de formas e tamanhos variados compõem o esqueleto de um humano adulto. Embora, alguns dos ossos são duros e compactos, outros são leves e porosos.  Alguns minerais como cálcio e fósforo, e uma proteína chamada colagênio são essenciais para a saúde dos ossos em uma condição saudável. A falta desses sais minerais, ou colagênio, em seguida, que pode levar a doenças ósseas.

Doenças Ósseas

Patologias ósseas podem acontecer por uma variedade de razões. Enquanto algumas pessoas podem nascer com uma doença óssea como resultado de genes defeituosos ou erros inatos do metabolismo, outras pessoas podem desenvolver doenças ósseas degenerativas mais tarde na vida. Confira algumas informações sobre doenças comuns e raras que podem afetar tanto crianças quanto adultos.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que é caracterizada por uma perda gradual de densidade mineral óssea. Os ossos são tecidos calcificados que têm a capacidade de se reparar. No entanto, como as pessoas envelhecem, a mineralização dos ossos não ocorre da maneira correta. Isto dá origem ao desenvolvimento de espaços ocos no interior dos ossos. Isto faz com que os ossos se tornem quebradiços e frágeis. Aquelas pessoas que foram diagnosticados com osteopenia que é uma condição caracterizada por menor densidade mineral óssea do que normal, correm um maior risco de desenvolver osteoporose. No caso de pessoas que foram diagnosticadas com osteoporose, mesmo uma lesão leve pode fazer com que os ossos para desenvolver rachaduras ou fraturas.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma outra doença óssea comum. Esta é uma forma comum de artrite que é caracterizada pela degeneração das articulações devido à degradação da cartilagem. Cartilagem refere-se ao tecido conjuntivo que reveste as extremidades dos ossos e actua como uma cobertura protectora para os ossos. Quando este tecido fica esgotado com a idade, os ossos começam a roçar uns aos outros. O atrito entre os ossos dá origem da inflamação e pode causar o desenvolvimento de excrescências ósseas que são referidas como esporas ósseas. Dores nas articulações, rigidez e reduzido movimento da articulação afectada são alguns dos sintomas desta doença óssea.

Raquitismo

Enquanto minerais tais como o cálcio e o fósforo são essenciais para a saúde dos ossos, a vitamina D também figura na lista de nutrientes que são necessários para a saúde óssea óptima. Uma deficiência de vitamina D pode dar origem a uma desordem óssea na infância chamada de raquitismo. Raquitismo é uma doença óssea que é atribuída à mineralização indevida dos ossos devido à deficiência de vitamina D ou má absorção de vitamina D pelos intestinos. Amolecimento dos ossos é o sintoma característico desta doença e, portanto, os indivíduos afetados tornam-se suscetíveis a fraturas. Ossos podem entortar-se ou quebrar facilmente. Dor nos músculos e ossos também pode ser experimentada. Esta doença metabólica também pode afetar adultos. No caso dos adultos, esta doença metabólica dos ossos é referida como osteomalacia.

Osteopetrose

Também conhecida como doença de mármore óssea e Albers-Schonberg doença, osteopetrose é uma doença rara que é caracterizada por endurecimento dos ossos. Esta é uma doença hereditária e acredita-se a ser causada devido a mutações em genes que estão associados com a formação, o desenvolvimento e o funcionamento de células especializadas chamadas de osteoclastos. Estas células desempenham um papel vital na quebra do tecido ósseo velho e facilitam a substituição de tecido ósseo velho com o novo. Assim, quando os osteoclastos são incapazes de desempenhar a sua função, formam-se os depósitos de osso novo sobre o tecido velho, assim, tornando mais densos ossos. A estrutura anormal dos ossos pode torná-los susceptíveis à ruptura.

Osteogênese imperfeita

Também conhecida como doença dos ossos frágeis, osteogênese imperfeita figura na lista de doenças ósseas e doenças que são causadas por mutações em determinados genes. As mutações afetam a maneira como o corpo produz colágeno. Aqueles que sofrem desta doença são altamente suscetíveis a fraturas. Embora oito formas de osteogenesis imperfecta tenham sido identificadas, o tipo de forma II se acredita a ser a forma mais grave. Como mencionado anteriormente, as mutações em determinados genes causam problemas na produção de colagénio suficiente ou produzem defeitos na estrutura de colagénio. Os genes envolvidos nesta doença óssea incluem COL1A1, COL1A2, CRTAP e LEPRE1.

Doença de Paget

Esta é outra doença óssea que ocorre como um resultado do processo de remodelação óssea anormal. A incidência da doença de Paget em crianças é muito baixa e geralmente afeta adultos. O alargamento de ossos ou deformidades ósseas podem ocorrer como um resultado desta condição. Esses ossos deformados ou anormais podem colidir com os nervos e causar dor. Coluna vertebral, crânio, ossos da coxa, clavícula, úmero e os ossos da região pélvica são comumente afetados por esta condição. Acredita-se que aqueles com histórico familiar da doença estão em maior risco de desenvolver esta condição. Geralmente, uma infecção viral desencadeia o desenvolvimento desta doença óssea em aqueles que podem ser geneticamente predispostos.

Câncer ósseo

Câncer refere-se a divisão celular anormal e descontrolada que leva ao desenvolvimento de crescimento maligno. Cancro do osso primário refere-se a divisão anormal de células nos tecidos que formam os ossos. Osteossarcoma e condrossarcoma são os dois tipos de câncer que se originam no próprio osso. O cancro pode começar em outra parte do corpo e se espalhar para ossos. Dor óssea, inchaço, o desenvolvimento de uma massa sobre o osso afetado, fadiga e enfraquecimento dos ossos são alguns dos sintomas de câncer ósseo.

Por fim, doenças ósseas podem ser congênitas ou degenerativas. Estas poderiam também ser causadas devido a infecções, metabolismo defeituoso ou a divisão celular anormal. Enquanto que as infecções podem ser tratadas com a ajuda de terapia com drogas, a sequência de hábitos alimentares saudáveis ​​pode ajudar na prevenção de algumas doenças que ocorrem como um resultado de uma deficiência nutricional. Tratamento extensivo é necessário para doenças ósseas genéticas e câncer ósseo.

Fonte: Saude-info.info

doencasosseas

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<