Skip to main content

Atualmente, os ramos de estudos voltados para o estudo, a elaboração e o uso de bons medicamentos, de uma maneira geral, têm ajudado, e muito, as pessoas a se manterem muito mais saudáveis e dispostas em seu dia a dia. 

É natural de ser observado que, de uma maneira geral, as pessoas não conseguem manter em sua rotina uma alimentação tão saudável ou mesmo um estilo de vida que traga para elas todo o teor de vitaminas e proteínas que são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano como um todo.

E vale lembrar que isso é muito normal, dado que uma alimentação realmente balanceada e elaborada com tudo o que o corpo humano realmente precisa, é muito difícil mesmo de ser alcançada pelas pessoas comuns.

Por conta disso, toda uma indústria de medicamentos se debruça todos os dias para elaborar e encontrar bons remédios complementares para essas pessoas, como é o caso do Energil-c, que é um remédio que chegou ao mercado para auxiliar as pessoas que precisam de uma verdadeira complementação de vitamina C em seus organismos. 

Pensando na importância da vitamina e dessa medicação, no artigo de hoje falaremos sobre a importância da vitamina C para o corpo humano, como também, já nos tópicos a seguir, falaremos com mais detalhes sobre o medicamento Energil-c e como funciona a melhor maneira para o seu uso. 

Para quais pessoas o medicamento Energil C é indicado?

De uma maneira geral, o remédio Energil C é indicado e serve essencialmente para auxiliar as pessoas, em qualquer estado de saúde, que estejam sofrendo com a deficiência da vitamina C em seu organismo. 

A complementação de vitamina C é indicada de maneira corretiva para todos os casos de carência de vitamina C no organismo humano.

Mesmo as pessoas que aparentemente estejam saudáveis, podem estar com carência de vitamina C em seu organismo. 

Como o medicamento Energil C funciona?

O medicamento Energil C contém em sua formulação a vitamina C em sua forma mais pura.

Assim como outras vitaminas muito mais do que importantes para o corpo humano, a vitamina C não é produzida pelo corpo humano, sendo encontrada muitas vezes em pequenas quantidades em alguns alimentos mais saudáveis que serão vistos nos tópicos a seguir.

A vitamina C encontrada nos alimentos de maneira mais natural é muito similar e possui basicamente o mesmo poder de ação das vitaminas sintéticas (suplementos vitamínicos) como é o caso do Energil-c. 

De maneira geral, os suplementos vitamínicos com vitamina C são indicados para a correção de um estado de carência da vitamina C. 

Todas as pessoas podem usar o medicamento Energil C para servir como remédio indicado pelos médicos para casos em que houver uma deficiência de vitamina C ou quando for necessário um aumento de vitamina C por qualquer outro motivo em seu organismo. 

Como usar corretamente o medicamento Energil C?

O uso do comprimido efervescente do medicamento Energil C para um adulto tem a sua dose de recomendação de apenas um comprimido por dia, ou mais, mas somente se for indicado pelo médico responsável do tratamento. 

O comprimido do Energil C deve ser dissolvido em água para consumo. Ele não pode ser partido ao meio, nem mesmo aberto ou mastigado durante o consumo. Para que o seu efeito seja completo, é necessário que a pessoa siga corretamente a sua maneira de uso. Se a pessoa tiver qualquer dúvida em relação a essa medicação, deve procurar a orientação de um médico, de um farmacêutico ou mesmo de um profissional dentista.

Se os sintomas da falta de vitamina C não forem resolvidos, a pessoa também deve procurar orientação com um médico de sua confiança para uma análise mais detalhada do caso.

Em todos os casos em que os sintomas persistirem, o médico deve sempre ser consultado. Vale ressaltar que esse medicamento jamais deve ser usado sem orientação médica caso a pessoa possua uma doença mais grave na região do seu rim.

O que é um comprimido efervescente? 

Os comprimidos efervescentes estão cada vez mais presentes no mercado farmacêutico, sendo também conhecidos como comprimidos de carbono. Eles são comprimidos que foram projetados para se dissolverem na água, provocando a liberação de dióxido de carbono. 

Eles são medicamentos que contam com a compressão de componentes e ingredientes na forma básica de pó, em uma massa muito mais densa, que é embalada em embalagens seladas específicas para a sua composição. 

Esse tipo de comprimido é feito contando com a combinação de um princípio ativo, um ácido de caráter orgânico e um sal de caráter inorgânico. Quando esse medicamento é depositado na água ele sofre uma verdadeira reação que possibilita a liberação de gás carbônico, que acaba resultando no efeito de diversas bolhas que as pessoas veem subir no copo ou no recipiente com água em que ele for depositado. 

De uma maneira geral, a maior vantagem encontrada nos comprimidos orgânicos é a de que o seu princípio ativo chega a ser absorvido muito mais rapidamente pelo corpo humano. Os comprimidos efervescentes também são a alternativa perfeita para as pessoas que não conseguem ou têm muita dificuldade em engolir comprimidos. 

As pessoas precisam de receita para comprar o medicamento Energil C?

De uma maneira geral, não é necessária uma receita médica prescrita para a pessoa adquirir a medicação do Energil C nas farmácias de todo o Brasil.

Mas lembrando que, toda medicação (mesmo as medicações complementares e aparentemente inofensivas), devem ser tomadas junto a um acompanhamento médico para uma análise mais detalhada do caso do paciente como um todo.

As pessoas que fazem o um acompanhamento correto com os seus médicos conseguem potencializar o seu tratamento e receber um diagnóstico de cura e sucesso muito mais rápido que as demais. 

Um acompanhamento médico é essencial para todas as pessoas, que devem evitar ao máximo se automedicarem. 

Como tomar a vitamina Energil C?

É indicado que as pessoas adultas tomem um comprimido do medicamento Energil C ao dia. Além do consumo de um comprimido ao dia, apenas sob prescrição e orientação de um médico. 

O medicamento Energil C pode ser tomado por crianças? Ele não é indicado para algum público em específico? 

O remédio Energil C não deve ser consumido pelas crianças sem orientação médica, principalmente as menores de 12 anos de idade. O uso do Energil C em gotas também não deve ser usado pelas mulheres grávidas sem que um médico recomende e analise a situação. 

Como armazenar corretamente o remédio Energil C?

O medicamento Energil C deve sempre ser mantido em uma temperatura ambiente de 15°C a 30°C. Os comprimidos efervescentes devem ser protegidos contra a luz, ficando sempre mantidos em ambientes mais secos.

Depois que o medicamento é aberto, ele deve ser mantido em um ambiente fechado, com uma boa proteção contra a luz e também contra a umidade. Todo esse cuidado é muito recomendado e necessário dado que a vitamina C, quando fica exposta ao ar e também a umidade, pode ter a sua coloração visivelmente alterada. É indicado também que a embalagem seja mantida de maneira integral. 

Quais são os efeitos colaterais e as reações adversas que o uso do Energil C pode trazer?

De um modo geral, a vitamina C é muito bem tolerada pelo corpo humano, mas sempre quando é consumida na dosagem certa. Quando ingerida sem necessidade e em altas dosagens, essa alta dose pode causar sintomas como diarréia e até mesmo a formação de cálculos renais de oxalato de cálcio.

Pessoas que tomam doses diárias maiores a 600mg, isso sem orientação e devida prescrição médica, podem apresentar diversas ações diuréticas.

Vale ressaltar também que reações alérgicas e idiossincráticas podem ocorrer nas pessoas que fazem o uso de vitaminas complementares. 

Se a pessoa notar alguma reação ruim após consumir o Energil C, ela deve suspender na hora essa medicação e procurar ajuda profissional. 

Podem ser desencadeados problemas digestivos com o seu uso, como diarréias, azias, dores de estômago, enjôos, vômitos e dores abdominais (cólicas). Um aumento de diurese e dores na hora de urinar também já foram relatados.

Um ponto importante de ser analisado é que o uso de medicamentos de complemento de vitamina C, quando feito por um tempo muito longo, pode até mesmo resultar em uma dependência ou mesmo tolerância por parte da pessoa, e quando, nesses casos, há uma interrupção abrupta do tratamento, a pessoa pode até mesmo sofrer com uma doença chamada de escorbuto rebote. Essa doença pode até mesmo desencadear na aparição de pedras nos rins da pessoa.

De um modo geral, o excesso de vitamina C traz esse perigo para o organismo de todas as pessoas que a ingerem de maneira errônea. 

O Energil C pode ser usado com outros medicamentos?

Somente quando o médico responsável liberar, fora isso, o uso do Energil C não deve ser feito junto a qualquer outro medicamento. 

O que as pessoas devem fazer quando se esquecerem de tomar o medicamento Energil C?

O remédio pode ser tomado normalmente no dia seguinte. Para que não haja excesso de dosagem, a pessoa que esqueceu de tomar o medicamento Energil C não deve tomar dois comprimidos juntos.

No dia seguinte, ela deve tomar apenas um comprimido e seguir normalmente com o tratamento, evitando se esquecer de tomá-lo. 

Quando as pessoas não devem tomar Energil C?

O complemento de vitamina C em comprimidos efervescentes não deve ser administrado em pessoas que possuem alergias a qualquer um dos ingredientes do medicamento. O seu consumo também não deve ser feito por pessoas que possuem histórico de pedras nos rins, que tenham quadros de insuficiência renal grave ou falência renal, pelos menores de 12 anos e também pelas pessoas com hemocromatose.

Para as mulheres grávidas ou no período de pós-parto e amamentação, a vitamina C só deve ser tomada com o acompanhamento de um médico. 

As pessoas podem tomar remédios complementares de vitamina C todos os dias?

Podem sim, mas nas doses corretas. Quando a vitamina C é consumida em doses muito elevadas todos os dias, ela pode causar reações maléficas no corpo humano, como: diarréias, dores abdominais, dores de cabeça e as mais diversas cólicas. Diversos estudos da área têm mostrado que o consumo excessivo da vitamina C pode causar também cálculos renais no corpo humano.

A vitamina C em excesso pode se ligar a níveis de cálcio no corpo humano, formando o oxalato de cálcio, que pode provocar o aparecimento ou agravamento de pedra nos rins.  

Mas então, qual a quantidade correta de vitamina C que a pessoa deve ingerir por dia?

De uma maneira geral, para evitar problemas de excesso de vitamina C, as pessoas devem tomar este medicamento conforme as suas características pessoais, que podem ser definidas como:

  • Crianças de 1 a 3 anos: 15 mg;
  • Crianças de 4 a 8 anos: 25 mg;
  • Crianças de 9 a 13 anos: 45 mg;
  • Adolescentes meninas entre 14 e 19 anos: 65 mg;
  • Adolescentes homens entre 14 e 19 anos e as mulheres adultas: 75 mg;
  • Homens acima de 19 anos: 90 mg;
  • Mulheres grávidas: 8 5mg;
  • Mulheres que acabaram de parir os seus bebês: 120 mg.

Como visto acima, a vitamina C é uma grande aliada para as mulheres grávidas e também para as mulheres que acabaram de parir os seus bebês, aumentando nesse público em específico a necessidade de consumo de vitamina C.

A dosagem ideal diária da vitamina C depende muito do gênero e da idade do indivíduo que irá tomá-la. 

Vale ressaltar que as pessoas devem sempre se atentar em não ingerir mais vitamina C do que essa recomendação diária, dado que o seu consumo exagerado pode trazer problemas para a saúde, como visto nos tópicos anteriores. 

Por que as pessoas devem consumir vitamina C todos os dias?

A vitamina C possui diversos benefícios quando consumida, e o seu uso diário é muito recomendado para as pessoas que desejam se beneficiar dessa vitamina pensando na beleza da sua pele.

Se tratando da beleza da pele, a pessoa pode consumir por até 8 semanas seguidas uma dose de até 1000 mg (1 g) ao dia de vitamina C. Para garantir sempre os melhores resultados de uso, esse uso deve ser seguido e sem nenhum dia de interrupção. 

O uso contínuo da vitamina C feito como complementação também pode ser benéfico em caso de dores ou outras lesões musculares.

Quais são os benefícios da vitamina C?

De um modo geral, a vitamina C é uma substância muito mais do que importante para todos os seres humanos terem um organismo mais saudável. Ela atua como um poderoso antioxidante, garantindo uma boa redução do colesterol no organismo. Segue abaixo, uma listagem mais completa de todos os benefícios que a vitamina C traz para o organismo dos indivíduos:

  • Poderosa ação antioxidante: a vitamina C auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, atuando no seu fortalecimento; 
  • Poderosa ação contra vírus e bactérias, dado que ela incentiva o organismo a produzir ainda mais os glóbulos brancos, que auxiliam o corpo nesse combate mais delicado;
  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e também dos triglicerídeos;
  • Ajuda o corpo nos seus processos de cicatrização;
  • Trabalha como um excelente rejuvenescedor da pele, auxiliando na formação de colágeno e reduzindo a aparição de rugas e também de marcas de expressão;
  • Trabalha como uma ajudante na absorção do ferro pelo organismo, ferro esse que é derivado de alimentos de origem vegetal;
  • No trabalho de absorção de ferro dos alimentos, ajuda a evitar a anemia que é desencadeada pela deficiência de ferro no organismo;
  • A vitamina C é um dos elementos que é responsável pela produção de carnitina (composição que é formada com a inclusão de aminoácidos essenciais, como é o caso da lisina e da metionina). Esse composto auxilia no emagrecimento das pessoas, potencializando a sua queima de gordura corporal.

Como saber se o corpo da pessoa realmente precisa de vitamina C?

Um corpo que está sem a quantidade correta de vitamina C pode ser acometido por uma doença que popularmente é chamada de escorbuto. Os sintomas do escorbuto costumam aparecer de 4 a até 6 meses de falta de vitamina C no organismo da pessoa.

Essa falta pode levar a pessoa a ter alguns sinais e sintomas mais específicos, como algumas manchas mais roxas pela pele.

Até mesmo muitas crianças podem apresentar essa doença, que é chamada de escorbuto infantil. O escorbuto infantil costuma ser conhecido como a doença de Moeller-Barlow, que basicamente é caracterizada pelo aparecimento de diversas deformidades ósseas, que podem fazer com que a criança tenha o seu crescimento prejudicado e possua algumas alterações em seu sistema cardíaco. 

Principais sinais e sintomas de falta de vitamina C

Os principais sinais e sintomas que aparecem em um corpo que está sofrendo com a falta de vitamina C, são:

  • Sensações de tontura, palidez evidente e um cansaço constante, que são resultado da anemia que é causada no corpo pela baixa absorção de ferro do mesmo;
  • A pessoa pode sentir uma grande dificuldade na cicatrização das suas feridas, dado que a sua produção de colágeno está muito mais baixa;
  • É normal que ocorram diversos sangramentos, principalmente nas regiões do nariz e também da gengiva (que são mais sensíveis). Esses sangramentos podem surgir em qualquer parte do corpo, e isso dado ao rompimento dos tecidos que são responsáveis pelos vasos sanguíneos;
  • É comum que diversas manchas saiam ao redor do corpo todo, dado que os vasos sanguíneos estão muito mais fragilizados;
  • A ocorrência de deformidades nos ossos e o risco de futuras fraturas também pode ocorrer, e elas podem ser ainda mais sérias nas crianças, pois acaba havendo uma alteração no processo natural da formação dos ossos saudáveis nas mesmas;
  • É normal que as pessoas que estão com baixos níveis de vitamina C também sintam uma maior queda de cabelo e o enfraquecimento das suas unhas, das suas cartilagens e até mesmo das suas articulações;
  • A dor nos ossos e um inchaço geral em todo o corpo também são muito sentidos;
  • Pode ocorrer um amolecimento dos dentes e até mesmo a sua queda, dado que a falta de vitamina C alteração a formação de dentina, que é conhecida como a matriz de todos os dentes;
  • Essa falta também pode acarretar no risco de novas infecções no corpo, como as provenientes dos resfriados e também das gripes, dado que a falta dessa importante vitamina prejudica a boa formação dos glóbulos brancos, alterando as boas funções do sistema imunológico;
  • Essa baixa de vitamina C também causa muita tristeza na pessoa, sensações mais afloradas de estresse e dificuldades de raciocínio diário, pois essa falta pode produzir diversas alterações no cérebro;
  • Por último e não menos importante, quando essa falta não é logo encontrada e devidamente tratada, as pessoas acometidas podem sentir o surgimento de um cansaço excessivo ou mesmo uma enorme sensação de letargia. 

Quais são as causas da falta da vitamina C?

Falando de uma maneira fisiológica, a famosa vitamina C sempre é absorvida pelo intestino das pessoas, tendo como principal fonte a alimentação e a complementação por meio de comprimidos. 

Quando acontece a falta dessa vitamina, ela costuma ocorrer devido a uma dieta insuficiente por parte da pessoa ou mesmo quando o intestino não absorve a vitamina ingerida da maneira correta.

Alguns dos principais fatores que resultam nessa má absorção ou mesmo ingestão são: problemas relacionados à anorexia, alcoolismo, tabagismo, casos de desnutrição, doenças ou mesmo algumas inflamações na região do intestino, etc.

Quando as mulheres ficam grávidas e durante o tempo que as mesmas amamentam, também há uma necessidade muito mais dessa vitamina em seus organismos, garantindo assim a saúde das mesmas e também a saúde do bebê.

De modo geral, essa deficiência de vitamina também pode acometer as pessoas com doenças na região do trato gastrointestinal, com doenças inflamatórias (agudas e crônicas), pessoas que estão no processo de pós operatório de problemas intestinais ou mesmo pessoas que acabaram sofrendo queimaduras muito graves pelo corpo.

Por incrível que pareça, a própria diarreia pode aumentar na perda de vitamina C pelo corpo, por isso os casos de diarreia também precisam sempre ser acompanhados e tratados, antes que o problema acabe tomando uma proporção maior que a esperada.

Quais alimentos possuem abundância em vitamina C? 

Para ajudar as pessoas a conseguirem ter maiores níveis de vitamina C em seus organismos, fora com a ajuda do poderoso Energil-c vamos analisar algumas opções de alimentos que são ricos em vitamina C abaixo.

Essa listagem irá ajudar as pessoas que não sabem quais alimentos inserir em suas rotinas de alimentação para que possam garantir o consumo diário, ou ao menos semanal, de uma boa quantidade de vitamina C que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Abaixo, seguem alguns alimentos que são verdadeiras fontes de vitamina C, que podem ser facilmente encontrados em diversos mercados e feiras, sendo opções que podem ser utilizadas de diversas maneiras na cozinha, para compor o preparo das mais deliciosas receitas.

Brócolis

O brócolis é um saboroso alimento que possui um custo muito acessível para ser adquirido, além de ser muito pouco calórico. Esse ingrediente é extremamente nutritivo, sendo uma das fontes de vitamina C mais famosas em todo o mundo.

A nível de comparação e benefícios, cada 100g de brócolis cozido possui em média 89,2 mg de vitamina C. 

Esse rico ingrediente pode ser preparado das mais diversas maneiras, sendo a opção de cozido a mais comum de ser encontrada. Pode compor massas e até mesmo deliciosas saladas para alegrar a hora do almoço durante a semana. 

Além de ser uma grande fonte de vitamina C, o seu consumo garante um bom controle de açúcar no corpo das pessoas, ajuda a regular o intestino e também melhora de maneira efetiva as funções do cérebro. 

Goiaba 

Poucas pessoas sabem, mas a goiaba também  é uma maravilhosa fonte de vitamina C. Essa fruta é filha das américas, sendo de sabor muito adocicado, mundialmente conhecida como ingrediente principal da goiabada.

Ela pode ser consumida como doce, na forma de sucos e mesmo como vitamina. Ela possui 228 mg de vitamina C na sua porção de 100g, e também traz diversos outros benefícios para o organismo da pessoa que a consome, como: benefícios para a pele e também ajuda na redução dos sintomas do estresse.

Repolho

Em conjunto com o brócolis, esse rico alimento possui quantidades mínimas de calorias quando é ingerido. Ele é uma poderosa fonte de vitamina C que pode ser incluída nas mais diversas saladas.

As suas folhas, além de muito ricas em vitamina C, também são igualmente ricas em vitamina K, que possui funções anti-hemorrágicas no corpo humano. Esse alimento ajuda na boa coagulação do sangue, como também ajuda na fixação de cálcio. 

Pimentão

Esse alimento pode ser inserido nas mais diversas e maravilhosas receitas, que vão desde molhos, até as mais diversas saladas.

A opção de receita de pimentão recheado costuma trazer uma excelente opção de almoço ou jantar em família, munindo todas as pessoas amadas com muita vitamina C.

Vale lembrar que todos os pimentões são muito ricos em vitamina C, mas que o pimentão vermelho é o mais recheado com essa vitamina, quando é comparado ao verde ou mesmo ao amarelo. A cada 100g de pimentão vermelho, pode ser encontrada 190 mg de vitamina C.

Muito além de possuir apenas vitamina C, os pimentões possuem uma poderosa ação expectorante, ajudam na boa manutenção de todos os ossos e também na manutenção dos dentes.

Uma alimentação rica em pimentão com o acréscimo da vitamina C em forma de comprimido efervescente, garante para a pessoa sempre excelentes níveis de vitamina C em seu organismo. 

Caju

O suco de caju é uma opção de refresco muito usado em todas as famílias brasileiras, que às vezes não conhecem a fundo todos os benefícios dessa maravilhosa bebida.

Esse suco e mesmo a fruta do caju são uma fonte extremamente rica de vitamina C, que está presente com muita abundância em sua composição.

Essa fruta também conta com um alto teor de zinco, cálcio, fósforo e magnésio. Possui como benefícios para o organismo a ajuda com a perda de peso, trabalha com a prevenção da catarata e auxilia de maneira muito positiva no controle contra a diabetes.

Vale ressaltar por aqui que o suco não é a única maneira em que as pessoas podem consumir a poderosa fruta do caju, essa fruta também pode ser consumida na forma de mousses e geléias.

No mercado de alimentos atual, até mesmo é possível de se encontrar a famosa carne de caju, que é uma opção de comida da linha vegana que é muito saborosa e chegou no mercado para substituir a carne vermelha.

Laranja

Não colocamos a querida laranja como a primeira da lista de propósito, dado que essa é a fruta mais popularmente conhecida quando o assunto é fonte de vitamina C.

E esse sucesso não é à toa, dado que, o consumo de laranja feito de maneira diária proporciona a quantidade correta da ingestão de vitamina C pelo organismo humano, dado que a cada 100g de laranja, há  53,2 mg de vitamina C. De modo geral, o consumo da laranja também ajuda na prevenção das pedras nos rins.

Por que devo tomar uma medicação complementar de vitamina C?

As pessoas devem tomar os comprimidos de Energil-c diariamente para ajudar o seu organismo a ficar ainda mais fortalecido da melhor maneira com a ajuda da vitamina C.

É válido lembrar que, como o próprio nome já diz, esse remédio trabalha como uma complementação para o organismo, então não deve ser usado como única fonte de vitamina C no corpo da pessoa.

Para que a vitamina C realmente esteja presente da maneira correta no organismo de todas as pessoas, elas devem incluir na sua alimentação os alimentos que são ricos em vitamina C de maneira natural, que foram vistos no tópico anterior.

Lembrando que para manter uma boa qualidade de vida, as pessoas devem adotar todas as medidas possíveis de hábitos saudáveis, que vão desde uma boa alimentação, até a realização de atividades físicas e a ida regular ao médico, que irá passar os exames de rotina e entender verdadeiramente se a pessoa possui mesmo uma falta de vitamina C ou não em seu organismo. 

Acompanhe o site da Clique Farma e encontre os melhores resultados para todos medicamentos. Nele você vai encontrar todos os medicamentos com os melhores preços.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<