Skip to main content

Dores de cabeça e sonolência, são alguns dos sintomas que os efeitos secundários da maioria dos  medicamentos podem trazer. É difícil prever quem vai ou não vai sentir um efeito secundário. Depende sempre do medicamento e como o corpo vai reagir. Alguns efeitos colaterais são raros, outros são mais comuns, tais como náusea leves ou diarreias, tonturas, etc.

No geral, medicamentos servem para  melhorar a qualidade de vida, mantendo as pessoas fora da sala de emergência e, podendo até salvar vidas. Mas os medicamentos também podem trazer efeitos colaterais indesejáveis. Existem medidas simples que podem ser tomadas para controlar os efeitos colaterais mais comuns.

Entre os efeitos colaterais mais corriqueiros na maioria dos medicamentos, está:

  • tonturas;
  • dores de cabeça;
  • sonolência;
  • vômito;
  • queda de cabelo;
  • rachaduras na pele;
  • erupções cutâneas;
  • amnésia temporária.

Normalmente, quando o medicamento apresenta efeitos colaterais, estes devem ser discriminados detalhadamente na bula do remédio.

Prepare-se para os possíveis efeitos colaterais

Quando você receber sua receita médica, você também deve receber uma Ficha de Informação do Paciente ou instruções da bula para usar da forma correta a medicação, entendendo também seus possíveis efeitos colaterais.

Ao fazer a leitura da bula, você vai ser capaz de reconhecer quaisquer efeitos secundários que podem ocorrer enquanto estiver tomando medicamentos. É também uma boa prática sempre retomar essa leitura enquanto estiver sob tratamento.

Efeito colateral e efeito Adverso

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco.

Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso(também conhecido por RAM – Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

Exemplo: Alguém que toma um antialérgico e está sem sono. Um dos principais efeitos colaterais dos anti-histanímicos é a sonolência, que neste caso, pode ser uma consequência benéfica para alguém com dificuldade em dormir.

Cuidando dos efeitos colaterais

É útil saber o que você deve fazer em relação a um possível efeito colateral desde o início. Você também deve saber quais os efeitos colaterais são seguros para cuidar por conta própria e quando entrar em contato com seu médico. Existem passos simples que você pode tomar para controlar os efeitos colaterais comuns:

  1. Registre quaisquer efeitos secundários. mantenha o controle de seus efeitos colaterais e fale sobre eles com o seu médico durante a sua próxima visita;
  2. Náuseas/Enjoos. Tome seu medicamento com alimentos ou leite – no entanto, não se esqueça de verificar com o seu médico se a medicação pode ser tomada desta maneira. Além disso, evite alimentos picantes e refeições pesadas;
  3. Beba bastante água. Verifique com seu médico ou farmacêutico sobre o uso de medicamentos de balcão para cuidar destes enjoos;
  4. Diarreia. Evite cafeína, alimentos altamente ácidos e bebidas alcoólicas, além de alimentos ricos em fibras e alimentos picantes. Verifique com seu médico ou farmacêutico sobre o uso de medicamentos de balcão;
  5. Constipação. Beba muito líquido; beba muita água. Coma alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes. Faça exercícios. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso de medicamentos de balcão;
  6. Boca seca. Beba bastante água. Chupe pedaços de gelo, balas ácidas ou chicletes (sem açúcar) para promover a produção de saliva;
  7. Fadiga/Falta de energia. Uma dieta balanceada, muito exercício, e dormir um mínimo de 7 horas por noite.

Efeitos colaterais indesejados podem ser causados por todos os tipos de medicamentos, até mesmo os naturais. Se você está preocupado com os medicamentos que está tomando, você deve procurar atenção médica imediata. Tomar alguns medicamentos complementares e medicamentos de venda livre, ao mesmo tempo, pode aumentar o risco de efeitos colaterais, porque os ingredientes ativos nas diversas preparações podem ‘colidir’.

Se os efeitos colaterais estão atrapalhando sua vida, peça ao médico para trocar o medicamento. Afinal, o medicamento deve melhorar sua vida, não piorar.

Fonte: Saudemelhor.com

medicamentos.png”>medicamentos.png” alt=”” width=”960″ height=”720″ />

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

5 Comments

  • Daniel de Sousa Silva disse:

    Estou fazendo um tratamento com gabapentina há um mes mais agora apareceu efeitos colaterais como alteração no sistema nervoso e no lado esquerdo do peito uma gastura o que eu faço ele está me fazendo bem na minha inflamação nos nervos

  • Berenice Sahagoff disse:

    Tenho mielofibrose, otosclerose, problemas nos ossos, artrite, artrose. Tomo anfetamina e Novalgina as vezes outro remédio para dor. Sou maníaco depressiva,para isto tomo fluoxetina. Tenho glaucoma trato com colírios.Neste caso será que posso tomar pregabalina, sendo possível ter reação adversa?

  • Minha filha teve. TCE gravíssimo, toma carbamasepina a mais de 16 anos.
    Já está com 1000mg dia .
    Passei ela em neurologista que passou a lamotrigina,
    Mas ela está perdendo o equilibrio total do corpo e não e perdendo a marcha ( nao está conseguindo caminhar) e perdendo a Conecçao e concentração de tudo . tendo mais crise emocional .
    Vou suspender essa medicação.
    Pois o retorno com esse medica si será a mais de 60 dias
    Mãe desesperada.
    Muito grata

  • Elaine Ogna disse:

    tomei um comprimido do paracetamol + cloridrato de pseudoefredina, tive enjôos e fiquei com a boca seca, achei melhor não tomar mais. estou certa?

  • Achilles disse:

    Remédios que fazem os cabelos cairem mais o consumo excessivo de açúcar, lactose, glúten, pode provocar a queda de cabelos? eu, pra evitar a
    exaquecas fiz a tal dieta, me livrei da enxaqueca, e por tabela meus cabelos não caíram mais com uso de remédio, mas qual é o remédio, o aluporinol? lozartana? Xarelto?
    Qual ?

Leave a Reply

<