Skip to main content

GARASONE® solução gotas está indicado para o tratamento de inflamação dos olhos, quando for necessário o uso adicional de um antimicrobiano. GARASONE® solução gotas também é indicado no tratamento de lesões do conduto auditivo externo (região do ouvido), como otite externa aguda ou crônica (inflamação de ouvido), dermatite eczematosa (inflamação da pele), dermatite seborreica (inflamação das áreas do corpo onde se produz suor) e dermatite por contato com infecção produzida por microrganismos sensíveis à gentamicina.

GARASONE® combina a potente ação anti-inflamatória e antialérgica do fosfato dissódico de betametasona com o efeito de matar bactérias de grande abrangência da gentamicina. O fosfato dissódico de betametasona exerce seu efeito anti-inflamatório nos olhos, impedindo a formação de secreção e melhorando a estrutura dos vasos inflamados.

Não utilize GARASONE® se você já teve alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

GARASONE® solução gotas é contraindicado em casos de ceratite epitelial causada por herpes simples (ceratite dendrítica), vacina, varicela e afecções viróticas da córnea e conjuntiva, infecções fúngicas ou bacterianas dos olhos ou do ouvido e tracoma (conjuntivite granulosa devido a Chlamydia tracomatis). É contraindicado o uso de combinações de corticosteroides/antibióticos após remoção de corpo estranho da córnea.

GARASONE® solução gotas é contraindicado em pacientes com ausência ou perfuração das membranas timpânicas.

Como com todos os produtos oftálmicos que contêm cloreto benzalcônio, os pacientes devem ser aconselhados a não utilizar lentes de contato flexíveis durante o tratamento com GARASONE® solução gotas.

Interações medicamentosas do Garasone

Demonstrou-se reação alérgica cruzada entre aminoglicosídeos e corticosteroides. O uso ao mesmo tempo de outros medicamentos oftálmicos ou otológicos, especialmente aqueles que contêm corticosteroides ou antibióticos pode aumentar a incidência e gravidade das reações adversas.

Como usar Garasone?

GARASONE® solução gotas só deve ser usado topicamente. Não deve ser injetado por via subconjuntival ou aplicado diretamente dentro da câmara ocular anterior.

Uso oftálmico: a posologia de GARASONE® deve ajustar-se às necessidades de cada caso e de acordo com a orientação médica. A duração do tratamento tópico deverá variar de acordo com o tipo e a gravidade da lesão ocular. De um modo geral, recomenda-se aplicar 1 a 2 gotas de GARASONE® no fundo do saco conjuntival do olho afetado, 3 a 4 vezes por dia. Nos casos agudos, esta frequência poderá ser aumentada para até 2 gotas de hora em hora ou de 2 em 2 horas, reduzindo-se a dose tão logo se obtenha o controle da afecção. Recomenda-se não ultrapassar 10 dias de tratamento.

Uso otológico: Limpe cuidadosamente o cerume e a descamação do conduto auditivo externo. A posologia inicial de GARASONE® é de 3 a 4 gotas, 2 a 4 vezes por dia. O paciente deverá deitar-se com o ouvido afetado para cima e permanecer nesta posição por alguns minutos após ter sido pingada a solução, a fim de assegurar a penetração da medicação no conduto auditivo. Reduzir a posologia gradativamente assim que houver resposta favorável, e interromper o tratamento quando a cura for obtida. Pode-se introduzir uma mecha de algodão embebida com a solução no conduto auditivo. Esta mecha deverá ser mantida úmida, adicionando-se mais solução a cada 4 horas. A mecha deverá ser trocada no mínimo a cada 24 horas. Recomenda-se não ultrapassar 10 dias de tratamento.

Em casos crônicos oftálmicos ou otológicos, a retirada do medicamento deve ser realizada gradativamente (reduzindo-se a frequência da aplicação).

Apresentação do Garasone

Solução gotas: frasco com 10mL.

Composição do Garasone

Cada mL (30 gotas*) da solução contém:

  • sulfato de gentamicina (equivalente a 3mg de gentamicina)…4,85mg
  • fosfato dissódico de betametasona (equivalente a 0,76mg betametasona ) …1,00mg
  • veículos q.s.p …1mL

(cloreto de benzalcônio, metabissulfito de sódio, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, citrato de sódio, borato de sódio, edetato dissódico, cloreto de sódio e água para injetáveis). *cada gota de GARASONE® contém 0,10mg de gentamicina e 0,033mg de betametasona.

Por fim, as informações disponibilizadas sobre esse medicamento têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir a relação médico-paciente. NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.

garasone

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<