Skip to main content

O cálcio é bem conhecido por seu papel na construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Ele também atua na coagulação do sangue, condução nervosa e contração muscular. Há evidências preliminares de que os suplementos de cálcio podem diminuir a pressão arterial e os sintomas de TPM. Falaremos sobre a importância do cálcio no corpo humano.

É melhor tentar atender às necessidades de cálcio com fontes alimentares. Para aqueles que têm dificuldade, os suplementos de cálcio são úteis, mas nem todos os suplementos são iguais.

O corpo humano necessita do cálcio para desenvolver e manter a saúde dos ossos. Além disso, o coração, os nervos e os músculos do corpo necessitam do cálcio para manter o funcionamento correto.

Pesquisas apontam que o cálcio, usado em conjunto com a vitamina D, traz benefícios para os ossos e protege o corpo contra algumas doenças como a hipertensão, o câncer e a diabetes.

O osso é um tecido vivo em constante renovação. Embora o osso seja forte e relativamente flexível, o desgaste diário causa minúsculos defeitos estruturais, muito parecidos com os que ocorrem nas fundações de uma construção ao longo do tempo. 

Em nossos corpos, existem dois grupos de células especiais que realizam o trabalho de uma “equipe de manutenção”. Os osteoclastos escavam qualquer área do osso danificado ou enfraquecido e, em seguida, os osteoblastos preenchem as fendas com material que endurece para formar um novo osso. Esse processo de duas partes é chamado de remodelação óssea, e o ciclo de remodelação é concluído a cada três a quatro meses em um adulto jovem saudável.

À medida que envelhecemos, os dois grupos de células que formam a equipe de manutenção tornam-se menos eficientes em trabalhar juntos – os osteoclastos removem o osso velho mais rápido do que os osteoblastos são capazes de reconstruí-lo. 

Além disso, o cálcio, como muitos nutrientes, é absorvido com menos eficácia à medida que envelhecemos. Em pessoas com ossos relativamente saudáveis, a ingestão adequada de cálcio pode ajudar a manter o equilíbrio do processo de remodelação. Estudos com adultos mais velhos mostram que a ingestão adequada de cálcio pode retardar a perda óssea e diminuir o risco de fratura.

O cálcio é extremamente importante para o corpo humano. Não só é vital para os ossos e dentes, mas também auxilia no movimento muscular, levando mensagens do cérebro a todas as partes do corpo. As células em todos os seres vivos devem se comunicar ou “sinalizar” umas com as outras. Os íons de cálcio atuam como mensageiros vitais entre essas células e são necessários em todas as formas de vida multicelulares. Eles também auxiliam na liberação de hormônios e enzimas.

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais dos benefícios do cálcio, e aprender onde pode encontrá-lo, tanto no que diz respeito a suplementação, como também no que diz respeito aos alimentos ricos em cálcio.

alimentos cálcio

Suplementos de cálcio

Quando não ingerimos  a quantidade suficiente de cálcio,  o nosso corpo acaba extraindo o cálcio dos ossos, pois é a fonte que ele encontra com mais fácil acesso. Dessa forma os ossos acabam enfraquecendo o que resulta na osteoporose.

As mulheres possuem o risco mais elevado de obter a osteoporose, por isso na maioria das vezes é recomendado pelos médicos que as mulheres utilizem os suplementos para repor o cálcio no corpo a fim de evitar a osteoporose.

Nessa questão as mulheres acima dos 40 anos estão mais propensas a desenvolver a osteoporose e por isso nessa idade é recomendado o uso de suplementos de cálcio.

Nem sempre é possível obter o nível de cálcio recomendado para consumo diário, na dieta alimentar, por isso os suplementos podem auxiliar no preenchimento desses níveis.

Você também pode considerar usar suplementos de cálcio se:

  • Aderiu ao veganismo
  • possui uma dieta rica em proteínas e sal, o que pode fazer com que seu corpo expulse mais cálcio.
  • Tem um problema de saúde que atrapalha a absorção de cálcio pelo corpo
  • Tem osteoporose.

A importância do cálcio – Benefícios do suplemento de cálcio

Durante a menopausa, por conta da diminuição do estrogênio, as mulheres acabam perdendo bastante massa óssea, por isso é necessária a suplementação com o cálcio, para que essa massa óssea não seja perdida facilmente.

Estudos mostram que a suplementação com o cálcio pode reduzir a perda de massa óssea em até 3 por cento.

Além disso, os suplementos de cálcio podem ajudar na diminuição de gordura no corpo. Pesquisas associaram níveis baixos de cálcio a níveis altos de gordura e massa corporal. 

Pesquisas recentes examinaram os efeitos da ingestão de 600mg de cálcio em voluntários acima do peso e obesos, que ingeriam pouco cálcio.

Esse estudo constatou que os voluntários que receberam suplementação de cálcio de 600mg e tiveram contato com a vitamina D, reduziram os níveis de gordura no corpo em uma dieta com restrição de calorias, já aqueles que fizeram a dieta, mas não receberam a suplementação de cálcio, não tiveram os mesmos resultados.

A vitamina D melhora a absorção de Cálcio, por isso a ingestão em conjunto é recomendada.

De acordo com estudos, o cálcio também diminui os riscos de câncer no cólon. Pesquisas mostraram que a ingestão de leite e derivados, bem como a suplementação de cálcio, diminuem os riscos de câncer no cólon.

Pesquisas mostram que a suplementação com o cálcio, melhoram o metabolismo, principalmente quando o cálcio é utilizado em conjunto com a vitamina D.

Em uma pesquisa recente, 40 mulheres gestantes usaram o cálcio em forma de suplemento juntamente com a vitamina D. O resultado mostrou que a pressão arterial e marcadores de inflamação dessas mulheres, melhoraram após os testes.

Essa mesma pesquisa indicou que os bebês que nasceram dessas mulheres que fizeram o uso de suplementos de cálcio,  mantiveram a pressão arterial mais baixa do que os bebês que as mães não usaram a suplementação de cálcio.

Além disso, mais um benefício que os suplementos de cálcio possuem, está ligado a o auxílio na perda de peso e o auxílio no tratamento de ovários policísticos.

As mulheres que usaram o suplemento de cálcio, tiveram melhores resultados nos indicadores de níveis de triglicerídeos e insulina.

Riscos dos suplementos de Cálcio

Algumas pesquisas apontam que a suplementação com o cálcio pode  causar certos problemas de saúde. Porém, as evidências dessas pesquisas mostraram resultados confusos quanto a isso.

Um desses resultados tem a ver com o aumento de doenças cardíacas causadas pela suplementação com o cálcio, porém os resultados não foram totalmente conclusivos em relação a isso, e mais estudos estão sendo feitos para que resultados completos sejam alcançados.

Outras pesquisas já apontam o oposto disso, com resultados que sugerem que a ingestão de suplementos de cálcio com o auxílio da vitamina D podem diminuir os riscos de doenças cardíacas. Porém, da mesma forma, esses estudos exigem mais pesquisas para que resultados mais completos sejam obtidos.

Algumas evidências também mostram que a suplementação com o cálcio pode aumentar as chances de desenvolver cálculos renais.

Certo estudo fez um teste com quase 40 mil mulheres na menopausa, e uma parte delas tomaram suplementos de cálcio e a outra parte tomaram comprimido de placebo.

Depois de um determinado tempo, as mulheres que fizeram a suplementação com o cálcio, aumentaram as chances de desenvolver pedras nos rins.

Além disso, o consumo excessivo de cálcio pode elevar os riscos de desenvolver cálculo renal.

O nível elevado de cálcio no sangue pode levar a uma doença chamada hipercalcemia, que se caracteriza por alguns sintomas indesejados, como depressão, dor no estômago e náuseas.

Essa condição pode ser causada por muitas coisas, além da suplementação de cálcio, a desidratação e problemas na tireoide também podem causar a hipercalcemia. 

O uso excessivo de vitamina D também pode causar essa condição, pois estimula o corpo a absorção de níveis altos de cálcio consumidos na dieta.

Pode haver uma ligação entre o alto nível de cálcio e o câncer de próstata, porém os estudos sobre essa associação são bem inconclusivos.

Em algumas pesquisas os especialistas observaram que a alta ingestão de cálcio pode aumentar o risco de câncer de próstata. Já em outra pesquisa realizada, quase 700 homens que fizeram uso de suplementação de cálcio, não tinham depois de um tempo um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata, na verdade o oposto aconteceu, o risco desses homens de desenvolver câncer de próstata diminuíram.

Esse estudo constatou que o uso de leite e derivados podem ser os culpados pelo aumento do risco do câncer de próstata, mas não a suplementação com o cálcio. 

Agora que você já sabe os benefícios e os perigos do suplemento de cálcio, vamos saber um pouco mais sobre os tipos de suplementos que estão disponíveis para compor os níveis de cálcio no corpo.

Carbonato de cálcio

O carbonato de cálcio é amplamente utilizado como suplemento dietético de cálcio, antiácido, aglutinante de fosfato ou material de base para comprimidos medicinais. Ele também é encontrado em muitas prateleiras de supermercados em produtos como fermento em pó, pasta de dente, misturas para sobremesas secas, massa e vinho.

Esta é uma fórmula mais barata e mais amplamente disponível. Ele contém 40% de cálcio elementar e, portanto, geralmente fornece uma grande quantidade de cálcio em uma pequena porção.

No entanto, é mais provável que essa forma cause efeitos colaterais, como gases, inchaço e prisão de ventre. É recomendado que o carbonato de cálcio deve ser tomado com alimentos para uma absorção ideal.

A importância do cálcio – Cloreto de cálcio

O cloreto de cálcio é um mineral indicado no tratamento imediato da tetania hipocalcêmica (níveis anormalmente baixos de cálcio no corpo que causam espasmo muscular ). 

A injeção de cloreto de cálcio também é usada na ressuscitação cardíaca, arritmias, hipermagnesemia, overdose de bloqueadores dos canais de cálcio e overdose de betabloqueadores.

Antes de usar esse ou qualquer outro suplemento consulte o seu médico.

A importância do cálcio – Pantotenato de cálcio

O pantotenato de cálcio é uma forma de ácido pantotênico ou vitamina B5. Encontrado em plantas e tecidos animais, bem como grãos de cereais, ovos, leguminosas e leite. Mais conhecido por proteger as células contra danos oxidativos, aumentando o nível de glutationa – um importante composto que auxilia na redução da oxidação das células. 

Se você quiser que sua mente seja mais nítida, forme melhor as memórias e recorde informações, o pantotenato de cálcio pode ajudá-lo. Isso ocorre principalmente porque o ácido pantotênico é usado para sintetizar a coenzima A que ajuda a produzir acetilcolina, que funciona como um neurotransmissor, pode ajudar o cérebro e os sistemas neurológicos a funcionar um pouco mais rápido. 

Outro benefício de uma quantidade maior de acetilcolina é uma memória aprimorada. A acetilcolina também pode ajudar no processo de aprendizagem, auxiliando na formação da memória.

Ter uma deficiência de vitamina B5 pode causar acne, em parte porque a deficiência faz com que as glândulas sebáceas do rosto se tornem mais ativas. No entanto, para adolescentes e adultos que tomam pantotenato de cálcio, pode ajudar a limpar a pele e evitar que as bactérias fiquem presas nos poros, mantendo a pele saudável e macia.

Além dos outros benefícios mencionados acima, a vitamina B5 também ajuda a garantir que as atividades metabólicas dentro do corpo estejam funcionando normalmente. Isso ajuda o corpo humano a funcionar com eficiência, o que pode levar a sensações de aumento de energia. Pessoas que tomam pantotenato de cálcio podem experimentar aumento da resistência, uma vez que seus corpos estão atuando em um nível mais eficiente.

Embora uma dieta saudável com vegetais e alimentos integrais possa ajudá-lo a obter vitamina B5 suficiente, se você falhar, sempre há pantotenato de cálcio, que está prontamente disponível em forma de suplementos. 

Fluoreto de cálcio

O fluoreto de cálcio é um mineral essencial para a saúde dos dentes, da pele e dos ossos. Seguro para todas as idades, o fluoreto de cálcio fortalece os vasos sanguíneos para resultar na elasticidade da pele, esmalte saudável e ossos fortes. 

É especialmente benéfico para mulheres mais velhas que podem sofrer de osteoporose, que faz com que os ossos, principalmente na coluna, nos pulsos e nos quadris, fiquem quebradiços. Podem ocorrer ossos quebrados, causando dor extrema, perda de altura, dificuldade de movimentação, uma curvatura na coluna vertebral e até mesmo incapacidade permanente.

Citrato de Cálcio

Geralmente essa fórmula possui um custo mais alto para a compra e também, possui níveis menores de cálcio na sua composição, sendo assim pode ser necessário ingerir mais de um comprimido para alcançar o nível diário de cálcio desejado. 

A  vantagem do citrato de cálcio é que essa fórmula é melhor absorvida pelo corpo do que as outras, e pode ser ingerida sem a necessidade de outros alimentos para compor os níveis de cálcio no corpo.

O citrato de cálcio é a forma mais indicada para quem possui o intestino irritado. Além disso, é mais indicado para idosos e pessoas que possuem níveis baixos de ácido no estômago.

Importancia do Calcio no corpo humano

Coisas a serem consideradas ao tomar suplementos de cálcio

Se você toma ou pretende tomar algum suplemento de cálcio, há vários fatores que você deve estar ciente.

A importância do cálcio – Quanto você deve tomar

A suplementação com o cálcio auxilia a preencher os níveis de cálcio que o seu corpo precisa quando os níveis já estão baixos e quando você não consegue ingerir na sua dieta a quantidade necessária para cada dia.

Sendo assim, recomenda-se para a maioria dos adultos a ingestão de 1.000 mg de cálcio por dia. E no caso das mulheres acima de 50 anos e os homens acima de 70 esse nível diário aumenta para 1200mg.

Então se você ingere cerca de 500 mg diariamente de cálcio vindo dos alimentos, você vai precisar de um suplemento que lhe forneça mais 500mg de cálcio por dia para que alcance o nível recomendado de 1000mg

De qualquer forma é sempre importante ter bom senso e consultar um médico para que os níveis de cálcio não se elevem ao ponto de lhe causar problemas.

Você pode precisar dividir a dose

O corpo não consegue absorver uma dose alta de cálcio de uma só vez. Portanto não use mais do que o recomendado esperando obter um resultado mais rápido pois isso não vai acontecer.

Verifique a quantidade de cálcio presente no suplemento que você escolheu, e se necessário divida-o ao meio para não ingerir mais do que 500mg por vez em forma de suplementação.

A importância do cálcio – Interações de medicação

Sempre avise ao seu médico se você estiver usando suplementos de cálcio, pois a suplementação com cálcio pode acabar interferindo na absorção de ferro no seu corpo, bem como  pode interferir no efeito de antibióticos e outros remédios.

O cálcio interfere na absorção de magnésio, zinco e ferro, por isso se você possui níveis baixos de algum desses minerais, juntamente com a necessidade de cálcio, tente fazê-lo durante as refeições, pois assim a probabilidade do cálcio prejudicar a absorção desses minerais diminui.

O que aumenta ou diminui a absorção de cálcio

Distribua o cálcio dos alimentos e suplementos ao longo do dia. Para melhor absorção, não tome mais do que 500 mg de cálcio de cada vez. (Para evitar a toxicidade do cálcio, não exceda 2.500 mg de cálcio elementar por dia.)

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio, portanto, certifique-se de ingerir de 400 a 800 mg de vitamina D por dia.

O ácido oxálico encontrado em folhas verdes escuras, ruibarbo, soja e cacau diminui a absorção de cálcio nesses alimentos. Alimentos ricos em fibras insolúveis (como grãos inteiros e farelo de trigo) também podem diminuir a absorção de cálcio ingerido ao mesmo tempo.

O ácido fosfórico em refrigerantes escuros pode interferir na absorção de cálcio pelo corpo. O uso prolongado de laxantes contendo magnésio também compromete a absorção do cálcio.

Aqui estão alguns outros fatores a serem considerados:

  • A cafeína aumenta o cálcio perdido na urina. Limite-se a uma a duas xícaras de café ou refrigerante com cafeína por dia.
  • O excesso de sódio na dieta também aumenta a excreção de cálcio. Cada 500 mg de sódio acima de 2.400 mg por dia faz com que o corpo excrete 10 mg de cálcio.
  • A ingestão de suplementos de cálcio com ferro ou zinco compromete a absorção desses minerais.
  • O cálcio diminui a absorção de certos medicamentos (bifosfonatos, tireóide, alguns antibióticos). Outros medicamentos podem aumentar as necessidades de cálcio (corticosteróides, alguns diuréticos).

Cálcio total e elementar

A quantidade de cálcio elementar é o número a ser usado. Durante a digestão, o cálcio elementar é liberado do composto (carbonato, citrato) e fica disponível para absorção.

 O carbonato de cálcio, por exemplo, fornece 40% de cálcio elementar; os outros 60 por cento são o ingrediente carbonato. Portanto, 600 miligramas (mg) de carbonato de cálcio fornecem 240 mg de cálcio elementar. O citrato de cálcio é 20 por cento de cálcio elementar; 600 mg de citrato de cálcio fornece 120mg de cálcio elementar.

O número que faz parte da marca escrita no rótulo, geralmente indica a quantidade de cálcio elementar em cada comprimido ou cápsula. Mas você deve ler o rótulo para ter certeza.

É importante analisar o rótulo também para saber se o produto é aprovado pela Anvisa, pois isso vai significar que o produto é seguro e que o suplemento de cálcio não contém chumbo e outros metais.

 Ele também atende aos padrões de quantidade de cálcio elementar no comprimido e como ele se dissolve bem. A aplicação deste símbolo é voluntária, portanto, um produto pode ser aceitável mesmo que não exiba este símbolo. Teste seu suplemento colocando-o em um copo de vinagre transparente. Mexa ocasionalmente. Se ele dissolver em 30 minutos, deve se dissolver também em seu estômago!

Mas é importante lembrar que você sempre deve escolher os produtos aprovados pela Anvisa, para a sua própria segurança.

A importância do cálcio – Alimentos ricos em cálcio

Embora a suplementação de cálcio seja uma ótima opção, obter esse nutriente de forma natural pode ser muito bom. E mesmo que você esteja tomando suplementos de cálcio, agregar alimentos que contêm cálcio e vitamina D na dieta, pode trazer benefícios se feito da forma correta.

O cálcio é importante para a saúde geral. Quase todas as células do nosso corpo usam cálcio de alguma forma. Algumas áreas onde nossos corpos usam cálcio estão em nosso sistema nervoso, músculos, coração e ossos.

Nossos ossos armazenam cálcio, além de fornecer suporte para nossos corpos. À medida que envelhecemos, absorvemos cada vez menos cálcio de nossa dieta, fazendo com que nosso corpo retire cada vez mais cálcio de nossos ossos. Com o tempo, esse processo de envelhecimento pode causar ou contribuir para a osteopenia ou osteoporose.

Obtemos cálcio dos alimentos que comemos. Alimentos ricos em cálcio incluem leite, queijos e outros laticínios. Também podemos obter cálcio de vitaminas e suplementos.

Nosso corpo gosta de manter a quantidade de cálcio no sangue dentro de uma faixa estreita. Esta gama permite que as células do nosso corpo se mantenham saudáveis ​​e desempenhem as funções necessárias para a vida.

Quando os níveis de cálcio no sangue estão baixos, a quantidade de cálcio no sangue fica abaixo do normal, nossas glândulas paratireoides liberam um hormônio chamado hormônio da paratireóide. Embora pareça semelhante ao hormônio da tireóide, o hormônio da paratireóide é diferente. O hormônio da paratireóide diz aos nossos ossos para liberar mais cálcio na corrente sanguínea. O hormônio da paratireóide também ajuda a ativar a vitamina D, que por sua vez aumenta a absorção intestinal de cálcio.

Obtemos vitamina D dos alimentos que comemos e de nossa pele em resposta à luz solar. Como a vitamina D promove a absorção de cálcio pelo intestino, ela ajuda a construir e manter os ossos fortes. Quando temos níveis muito baixos de vitamina D, podemos desenvolver uma forma adulta de raquitismo, chamada osteomalácia.

O corpo humano não produz cálcio de forma natural, por isso devemos recorrer a fontes de cálcio para manter o bom funcionamento do corpo.

Esse elemento pode ser encontrado em vários alimentos disponíveis, como o leite e seus derivados, como o queijo e o iogurte.

Também os vegetais que têm características verde escura, como a couve e o brócolis são fontes ricas em cálcio.

Embora esses alimentos sejam ricos em cálcio, o corpo não consegue absorver essa substância sem a ajuda da Vitamina D. A vitamina D também pode ser usada de forma suplementada, bem como a exposição ao sol, nos ajuda a absorver a vitamina D. Além disso, alguns alimentos contêm a vitamina D, como é o caso da gema de ovo.

Faça a sua escolha: tome um copo de leite (vá em frente e tome leite com chocolate se preferir), uma sopa feita com leite (como sopa de creme de cogumelos), 

Pratos principais feitos com queijo, como lasanha, ou iogurte com frutas para sobremesa. Um cubo de queijo de 3 cm contém tanto cálcio quanto uma xícara de leite. 

Os produtos de leite desnatado fornecem tanto cálcio quanto o leite integral com a vantagem adicional de menos gordura e colesterol. Os produtos lácteos são uma excelente fonte de cálcio e também uma boa fonte de proteína.

Sem dúvidas o leite e seus derivados são uma ótima fonte de cálcio, mas se você é intolerante a produtos lácteos ou se prefere evitar os laticínios, existem outras fontes alternativas de alimentos com alto teor de cálcio. Esses incluem:

  • Bebidas de soja, amêndoa e arroz fortificadas com cálcio (verifique os rótulos nutricionais)
  • Suco de laranja fortificado com cálcio (verifique os rótulos nutricionais)
  • Atum enlatado ou sardinha enlatada. (Quando você come os ossos que foram amolecidos pelo processo de enlatamento, esses alimentos são excelentes fontes de cálcio.)

Riscos da falta de cálcio

A falta de ingestão de cálcio necessária para a manutenção do corpo pode acabar acarretando alguns problemas, como o enfraquecimento dos ossos por exemplo.

  • As crianças podem ter dificuldade no crescimento.
  • Os adultos podem ter baixa massa óssea, que é o que causa a osteoporose.

Níveis baixos de cálcio podem afetar crianças e adultos acima de 50 anos, embora os riscos sejam claros, muitas pessoas ainda não dão a atenção necessária para a importância do consumo de cálcio.

A importância do cálcio – Excesso no corpo

Ter níveis elevados de cálcio é denominado hipercalcemia. É uma condição séria. Seu médico precisará avaliá-lo para que você obtenha o diagnóstico e o tratamento corretos.

Seu médico pode examiná-lo. Eles vão perguntar sobre seus sintomas, há quanto tempo você os tem e se você:

  • Está se sentindo ou passando mal
  • Sente muita sede
  • Perdeu seu apetite
  • Se sente mais cansado do que o normal
  • Se sente confuso
  • Tem dor

Essas questões podem parecer muito complicadas se você não estiver se sentindo muito bem no momento. Mas é muito importante que o seu médico reserve um tempo para obter todas as informações. Sua família e amigos podem ser capazes de responder a perguntas se você estiver sentindo muita dor ou se sentindo muito cansado ou doente.

O seu médico irá medir os seus níveis de cálcio com uma análise ao sangue. Você também pode fazer outros testes e investigações para ver como seus rins estão funcionando. Você pode fazer um teste de ECG para ver se seu coração é afetado pelo alto nível de cálcio. Você precisará de tratamento se os resultados do teste mostrarem que você tem níveis elevados de cálcio no sangue.

Perguntas

Depois dessa explicação ampla sobre a importância do cálcio, veja ainda algumas perguntas comuns sobre esse assunto e suas respectivas respostas.

A importância do cálcio – Porque é tão importante?

O cálcio é importante para a saúde óssea ao longo de sua vida e para o bom funcionamento das funções do corpo em geral.

Quanto custa o suplemento?

Isso depende bastante da marca, do tipo e da concentração do cálcio no suplemento.

A importância do cálcio – Qual o melhor para idosos?

O melhor cálcio para idosos vai ser aquele que o médico indicar, pois é necessário medir os níveis de cálcio no corpo e daí então escolher o melhor cálcio.

Importancia do Calcio no corpo humano

Onde comprar suplemento de cálcio

Com o buscador de preços da Cliquefarma você pode encontrar o melhor suplemento de cálcio para a sua necessidade e com um preço que cabe no seu bolso.

De forma rápida e prática você pode encontrar tudo o que precisa com o buscador de preços da cliquefarma.

Se você gostou desse artigo, curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<