Skip to main content

Nozes e castanhas compartilham uma importante missão em nosso organismo, a de equilibrar o colesterol provendo o que chamamos de gorduras boas. Em uma porção com 10 g de castanhas-de-caju, por exemplo, podemos encontrar metade, ou seja, 5 g de gorduras totais: 70% delas são consideradas “boas”, as chamadas monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom).  Além desses importantes nutrientes, elas ainda apresentam outros que ajudam a deixar a saúde 100%, confira abaixo:

  • Magnésio: Mineral é essencial para manter o corpo em atividade. A castanha contém 9% da recomendação diária para adultos.
  • Fósforo: Podemos encontrar cerca de 7% do que é recomendado por dia para um adulto diretamente na castanha. Esse mineral é ótimo para auxiliar na manutenção da saúde dos nossos ossos.
  • Zinco: Sabemos que os mecanismos de defesa do corpo são importantíssimos para nossa saúde. A castanha é rica em zinco, que ajuda exatamente nesta tarefa: fortalecer as defesas do organismo contra doenças e outros tipos de ameaça.

Além disso, saiba que o hábito de comer nozes pode fazer bem para o coração e também combater a perda de memória provocada pela doença de Alzheimer.

Estes alimentos também tem outro componente fundamental para a saúde: a vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater os radicais livres e segundo estudos feitos também nos Estados Unidos e na Holanda, mostra que pessoas com mais de 65 anos, que consomem vitamina E com regularidade, tem menos propensão a desenvolver o Mal de Alzheimer, doença que provoca a perda progressiva da memória.

Benefícios

As castanhas e as nozes auxiliam no trabalho de hipertrofia e na manutenção da massa muscular através do aumento na produção de hormônios, na melhora da circulação sanguínea, na recuperação pós treino e na saúde das células, pois são ótimos alimentos antioxidantes, por isso também combatem o envelhecimento precoce. Já a vitamina E, presente nas castanhas e nas nozes, induz ao relaxamento dos vasos sanguíneos e diminui a formação de substâncias que podem obstruí-los, melhorando a circulação e contribuindo assim para o processo de hipertrofia, enquanto também reduz o riscos de doenças cardiovasculares, cerebrais e degenerativas. Mas vale lembrar que a devemos equilibrar a forma de consumir essas diferentes sementes e evitar o exagero.

Castanha de caju

É indicada para quem tem anemia, por ser rica em zinco e é fonte de ômega 3, não só ajudando a combater ao famoso colesterol ruim, mas também controlando o triglicerídeos e potencializando o sistema de defesa do organismo, o sistema imunológico. O indicado, geralmente, é um limite de dez unidades semanais, devido ao valor calórico. Existem muitas receitas na internet com ideias de onde incluir a castanha de caju. Essa castanha também melhora o humor e ainda diminui os sintomas de depressão. Devido ao L-triptofano, um tipo de aminoácido que contribui para o bom sono, ou seja, tem função relaxante para o pós-treino e é uma opção para um lanche rápido antes de dormir.

Castanha-do-Pará

É fonte de ômega-3 e selênio, no entanto a castanha-do-pará é a oleoginosa com a maior concentração de gordura saturada, um tipo que pede atenção no consumo de quem precisa emagrecer. É indicado comer apenas uma ou duas unidades por dia, caso a pessoa já esteja ingerindo outras oleaginosas. Caso coma apenas essa é possível comer até 3 unidades durante o dia.

Nozes

As nozes são bastante populares e já bastante utilizadas por quem procura uma alimentação mais saudável. Geralmente já são as mais indicadas por nutricionistas especialmente para comer durante o dia, quando há vontade de comer em horários “errados”. São cheias de fibras e por isso dão a sensação de saciedade, fazendo com que não haja necessidade de comer tanto para se sentir satisfeito.
Hoje em dia a mídia passa estereótipos para as pessoas e os mais atingidos são os jovens que acabam optando pelo uso de esteroides anabolizantes, as famosas substâncias que desenvolvem músculos maneira mais rápida. Por isso, opte sempre pelos meios saudáveis para conseguir a hipertrofia, e as oleaginosas podem ser suas aliadas.

Fonte: VivaForte.

nozesecastanhas

 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<