Skip to main content
Avalie esse post

O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público.

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

O flúor para o bebé dos 0 a 3 anos de idade

Nesta idade a criança ainda não sabe cuspir e tem a tendência de engolir a pasta dental durante a escovagem e por isso esse ato constante pode gerar uma sobredosagem de flúor causando fluorose.

O uso de creme dental com flúor deve ser cauteloso nesta fase. Atualmente recomenda-se a utilização de pasta dentais com flúor a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (por volta dos 14 meses), na quantidade de 1 grão de arroz (0,5 cm), sob a supervisão dos pais 1 a 3 vezes ao dia. A ingestão ocasional não traz  maiores problemas. Antes disso a utilização de  compressas para higienização dos primeiros dentinhos é o indicado.

Como o flúor atua?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas:

  • O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.
  • O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.
  • O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca.
  • Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.
  • Até Em outros momentos – quando sua saliva está menos ácida – ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor?

Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries.

Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local. Se a sua água vier de um poço particular, você poderá analisá-la em um laboratório de teste ambiental independente e que ofereça este tipo de serviço.

*Fonte – colgate.com.br

Bochecho

Flúor para bochecho pode ser usada em duas concentrações: 0,05% para bochechos diários e 0,2% para bochechos semanais. O bochecho diário é mais recomendado, pois acaba se tornando um hábito.

As pessoas que fazem uso de aparelho fixo, além de terem que higienizar muito bem os dentes, devem fazer o bochecho diário com flúor, assim como as pessoas que têm um alto índice cariogênico.

O bochecho deve ser feito durante um minuto, e crianças menores de 6 anos não devem utilizá-lo, pois o produto ingerido será prejudicial ao organismo. Assim, o flúor em solução deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Por fim, o flúor é mais um dos artifícios que vamos utilizar na busca de uma boa saúde oral. Portanto, ele deve ser usado com moderação, sem exageros, pois como tudo na vida, se for consumido em excesso será prejudicial. Cada pessoa necessita de quantidades diferentes de flúor e ninguém melhor que o seu dentista para informá-lo sobre qual a forma de flúor você vai necessitar.

importanciadofluor

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<