Skip to main content

A sabedoria popular ensina que o jaborandi possui propriedades muito benéficas para a saúde dos cabelos. Entretanto, além de ser uma ótima aliada para o tratamento dos fios, essa planta possui diversas propriedades medicinais. É anti-inflamatória, antirreumática, diaforética, depressora cardíaca, estimulante do crescimento dos fios capilares, emoliente, expectorante, febrífuga, hipoglicêmica e laxativa.

O Jaborandi é indicado para:

  • Ajudar a movimentar o intestino;
  • Estimula o peristaltismo, além das glândulas pancreáticas e gástricas;
  • Combater os sintomas da artrite;
  • Trabalha contra a desordem ocular, diminuindo a pressão intraocular e contraindo a pupila (quando usado em forma de colírio);
  • Estimular a produção de lágrimas, suor e secreção salivar;
  • Casos de glaucoma;
  • Curar gripes e aliviar os sintomas;
  • Combater queda de cabelo, caspa e seborreia (quando usado externamente);
  • Aliviar os sintomas da laringite;
  • Diminuir a febre;
  • Curar casos como asma e bronquite.

Benefícios do jaborandi para os cabelos

O jaborandi é uma planta rica em uma substância chamada pilocarpina, grande amiga dos cabelos. Ela é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda. Há quem utilize o chá da planta diretamente nos fios, muito eficiente ao agir sobre o couro cabeludo.

Entretanto, sempre antes de iniciar um tratamento com ervas medicinais, procure a orientação de um médico. No caso de tratamento para os cabelos com essa planta, consulte um dermatologista. Ele vai poder informar se o problema com seus cabelos provém de algum hábito, como o excesso de calor de secadores e chapinhas, deixar os fios molhados para dormir ou prendê-lo nessas condições, entre outros.

Independente do problema, o jaborandi vai ajudar a fortalecer, estimular e reparar os fios, devolvendo a vida e o brilho a eles.

Essa planta sempre foi indicada e utilizada no fortalecimento dos cabelos e para evitar sua queda, porque suas propriedades atuam naturalmente no couro cabeludo. Em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos, pode-se encontrar uma infinidade de shampoos, tônicos, cremes e outros produtos que contém a erva em sua fórmula.

As folhas secas e trituradas dessa planta também são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais, disponíveis em saquinhos, prontos para o preparo do chá. Para prepará-lo, leve ao fogo três colheres de sopa com as folhas secas para cada litro de água. Espere ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e cubra o recipiente, deixando descansar por 20 minutos.

Quando a mistura estiver morna, coe e beba de duas a três vezes por dia. Esse chá também pode ser aplicado diretamente sobre os cabelos na hora do banho, misturado no shampoo ou sozinho. Entretanto, existem alguns outros cuidados que auxiliam a evitar a queda de cabelo, tais como:

  • Manter uma alimentação saudável, rica em proteína, ferro e vitamina A;
  • Para lavar os cabelos, utilizar shampoo sem sal;
  • Sempre evitar que o couro cabeludo fique úmido. Nunca dormir com ele nesse estado;
  • Manter o couro cabeludo sempre limpo ajuda no crescimento dos fios;
  • Lavar os cabelos com água morna, nunca quente.

Cuidado!

O uso excessivo pode causar intoxicação, resultando em cólicas, vômitos, diarreias, dificuldades respiratórias e diminuição dos batimentos cardíacos. Irritação ocular também pode ocorrer, apesar de ser mais difícil. O consumo do chá desta planta é contraindicado para mulheres que estão em gestação ou amamentando.

jaborandi

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<