Você nunca notou nada de diferente no seu filho, até o dia que percebe que ele esta vendo desenho totalmente colado na televisão ou que lê o gibi preferido praticamente com o rosto no papel. Queixas de dor de cabeça acabam se tornando constantes, e isso é um dos sinais da miopia em crianças.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, os problemas de vista como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo, ou outros, afetam mais de 20 por cento das crianças em idade escolar. Isso significa que um de cada quatro escolares sofre algum problema visual, pelo que é muito importante que as crianças sejam examinadas para identificar possíveis problemas visuais que possam prejudicar seu desempenho acadêmico.

A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, muitas vezes piora durante a infância e adolescência. A miopia tende a afetar membros da mesma família. Pelo menos 30 a 40% da população ocidental é afetada com miopia, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Confira alguns sintomas sobre a miopia em crianças que você precisa conhecer:

Sintomas

Um dos principais sintomas é a dificuldade de enxergar. A miopia, frequentemente, é notada na escola e também pode ser confundida com transtornos da escrita, como é o caso da dislexia, já que muitas crianças, por não conseguirem ver bem, podem trocar, ao copiar de uma lousa, letras como o p com o q, ou a letra d com a b. Nesses casos o melhor é consultar um oftalmologista, o quanto antes possível.

Causas

As causas exatas da miopia não são conhecidas, mas o que sabemos é que pessoas com história familiar de miopia apresentam maior probabilidade. Se os pais são míopes, é provável que os filhos sejam míopes também.

Alguns pesquisadores acreditam que a fadiga ocular ocasionada pelo esforço para manter o foco, provocado pela leitura ou por segurar um livro muito perto dos olhos, por longos períodos de tempo, pode aumentar o risco de miopia em crianças.

Riscos

A miopia, por ser progressiva, pode desenvolver outros problemas oculares graves, como catarata, descolamento de retina e outros.

Tratamento

Miopia não tem cura! No entanto, quando corretamente diagnosticada pode ser corrigido o erro refrativo. Os meios para corrigir a miopia permitem restituir uma vida perfeitamente normal aos míopes.

Pode ser corrigida com óculos, essencialmente, até aos quinze anos de vida, podendo a partir desta idade também ser tratada com lentes de contato.

A correção também pode ser feita através de cirurgia, mas não é indicada para crianças. A cirurgia apenas corrige o erro refrativo existente no momento da cirurgia e não impede a sua progressão; por esse motivo só deve ser efetuada quando o erro refrativo é estável, o que só acontece na idade adulta.

Cientistas trabalham em lentes alternativas capazes de retardar ou impedir a progressão da miopia em crianças, mas, enquanto isso não acontece, alguns recursos são possíveis, como o uso de colírio com atropina, que apresenta bons resultados em curto prazo.

Por isso pais, é muito importante que fiquem em alerta quanto as reclamações de dor de cabeça dos baixinhos depois da aula, ou aos olhos irritados e a testa franzida no momento de leitura. Esses comportamentos podem ser indícios de problemas visuais.

Fonte: trocandofraldas.com.br e aconchegodobebe.com.br

Esse artigo pertence à categoria Cuidados com a Saúde.

Deixe uma resposta

Notice!

Favor ativar os widgets na barra inferior!