Skip to main content

Em grego, a palavra akares significa “pequeno”. Partindo desta definição, temos uma ideia de como são estes aracnídeos. É um grupo de mais de 55 mil espécies que têm, em sua maioria, de 0,25 mm a 0,75 mm quando adultos, embora existam espécies de menor e de maior tamanho. A espécie que atinge o maior tamanho são os carrapatos, que podem chegar a 3 cm. Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde.

Além de difíceis de serem encontrados, os ácaros estão em várias partes e são capazes de agravar doenças como asma e alergias.

Encontrados principalmente em locais úmidos. Esse tipo de ácaro é responsável por causar 70% das alergias do aparelho respiratório. Pode ser um agravante da rinite, problemas asmáticos e doenças de pele, como a dermatite atópica.

Onde são encontrados

Em colchões, sofás, tapetes, bichos de pelúcia e em locais com muita umidade. Os ácaros, a olho nu não podem ser vistos, mas constantemente infestam esses lugares. Em um metro quadrado de tapete, por exemplo, é possível encontrar até 100 mil desses aracnídeos.

Cuidados!

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a presença dos ácaros:

  • Colchões, cobertores, sofás e tapetes devem ser constantemente colocados ao sol em locais arejados;
  • Edredons anti-ácaros também podem ser uma boa alternativa para evitar o contato com aracnídeo;
  • Objetos devem ser lavados com água quente. Quando morna ou fria a água não possui o mesmo efeito.

Para tratar a alergia, ocasionada por ácaros, o início é pela prevenção.

  • Retire as cortinas da parede e todos os tapetes, a fim de evitar as alergias de ácaros. Muitas pessoas que sofrem de alergias aos ácaros também relatam uma forte diminuição nos sintomas de alergia quando os tapetes são removidos, já que estes são ideais para os ácaros, reproduzem a uma taxa exponencial.
  • Utilize persianas para cobrir as janelas, em vez de cortinas de tecido, as persianas de plástico e de madeira são fáceis de manter limpas e livre de poeira e isso significa ter uma casa que é relativamente livre de ácaros. Você tem que se livrar de bichos de pelúcia que não podem ser lavados em água quente, especialmente aqueles com mais anos, porque eles são os ímãs verdadeiros para a atividade de ácaros e isso vai fazer melhorar a qualidade da sua respiração durante o sono.

Mesmo parecendo inofensivo, devido ao seu tamanho, é imprescindível evitar o contato com os ácaros, por causa dos danos que podem causar a saúde. Com os devidos cuidados é possível prevenir complicações futuras.

Anti-histamínicos

Anti-histamínicos são também muito importantes como a cetirizina, eles são eficazes na diminuição dos sintomas de alergia (coriza, congestão no pulmão, espirro, coceira, olhos vermelhos). Tudo bem, mas o que são anti-histamínicos?

O nome mais popular é antialérgico. São medicamentos usados para tratamento de reações alérgicas, como rinite alérgica, urticária ou conjuntivite, estes remédios ajudam na redução dos sintomas de coceira, coriza, vermelhidão nos olhos, inchaço.

Os anti-histamínicos incluem:

Anti-histamínicos Primeira Geração: é um medicamento, como Hidroxizina ou Clemastina, ajudam na diminuição dos sintomas de alergia, porém a reação é a sonolência;

Anti-histamínicos Segunda Geração: é um remédio , como Cetirizina ou Desloratadina. Estes medicamentos não possuem efeito de sonolência.

Dentre os dois tipos de anti-histamínicos, possuem a variação apenas em sua duração e em seus efeitos colaterais, porém os medicamentos de primeira geração não possuem indicação quanto ao tratamento de problemas crônicos, por exemplo asma.

acaroscomoevitar

 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

  • bom dia a todos,,,,já tive oportunidade de ver esse bichinhos nojento,,,devemos borrifar inceticida ,,como aqueles que usamos para pernilongos,,em sofas,,colchões…travesseiros ,,,sempre que possível,,,,eles provocam coceiras,,irritações na pele,,,e pode transmitir muitas doenças,,,,

Leave a Reply

<