Skip to main content
Avalie esse post

Sucos detox. O tema do artigo do blog do Cliquefarma de hoje é este. Vamos esclarecer o que são esses sucos, para que servem, como fazer e muito mais. Confira agora mesmo!

De onde vem o termo “suco detox”?

A palavra detox vem da abreviação de desintoxicação, sendo assim, a proposta do suco detox é eliminar as toxinas e desinflamar o organismo.  

 

Para chegar a esse objetivo, o suco combina diversos nutrientes derivados de alimentos naturais, como verduras, frutas e raízes, que são ricos em fibras, vitaminas, minerais, ácidos fenólicos, flavonoides e clorofila.  

 

Além de ajudar a limpar o organismo, o suco detox é altamente nutritivo e possui benefícios variáveis, a depender dos ingredientes utilizados em seu preparo, que podem funcionar como antioxidantes, acelerar o metabolismo, proteger o sistema imunológico e, até mesmo, melhorar a qualidade da pele e do cabelo.  

A praticidade dos sucos detox

A natureza é sábia e é graças a essa sabedoria que podemos ter muito mais qualidade de vida, entre frutas e verduras estão os principais nutrientes que nos dão mais energia para enfrentar a rotina diária que muitas vezes nos compromete em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito a alimentação. 

 

Seja mentalmente ou fisicamente, a rotina pode sim ser um grande vilão, sorte a nossa que podemos contar com a natureza que nos oferece uma série de opções para combater males corriqueiros, mas que podem atrapalhar e muito nosso desempenho.

 

Infelizmente nem sempre é fácil consumir a quantidade ideal de frutas e verduras ao longo do dia e por isso contar com boas opções acaba sendo fundamental e uma delas são os sucos detox

 

Em resumo, o suco detox nada mais é do que um suco composto por diversos ingredientes que juntos auxiliam o nosso organismo a funcionar melhor. Por exemplo, um suco detox a base de limão e couve pode ajudar o organismo a eliminar impurezas ingeridas por conta da má alimentação e também auxiliar na manutenção do sistema imunológico.

 

Efeitos benéficos dos sucos detox em nosso organismo

Muito é discutido sobre qual o efeito que este tipo de suco causa no organismo. Há quem discorde dos benefícios que o suco detox proporciona ao corpo como um todo. Porém, essa discordância existe pelo fato das pessoas não conhecerem a fundo cada uma das substâncias presentes nesses sucos, que no geral fazem muito bem para a saúde.

Como vimos há pouco, o suco detox tem como principal objetivo desintoxicar o organismo de uma forma geral. Através dessa desintoxicação, vários benefícios são proporcionados a quem ingere os sucos com frequência, como auxílio na redução de peso corporal e melhora da aparência da pele. Mas você sabe o que é esse detox do corpo? Então, entenda agora o que significa.

 

É praticamente impossível não intoxicar o organismo ao ingerir os alimentos do nosso dia a dia. Principalmente os alimentos industrializados onde é possível encontrar conservantes, corantes e várias outras substâncias químicas que não são aproveitadas pelo corpo.

 

Além dos alimentos, se você costuma ingerir bebidas alcoólicas, inalar fumaças maléficas (de fábricas ou automóveis por exemplo), ou até fumar cigarros, o dano pode ser ainda maior em seu corpo.

 

O que acontece é que ao ingerirmos algo, o corpo absorve o que é importante, o que ele irá precisar, e elimina a impureza – aquilo que não será útil. Mas o problema é que a quantidade de impurezas ingeridas costuma ser maior do que a capacidade do organismo de eliminar toxinas.

 

E por não conseguirmos eliminar a quantia de toxinas suficientes para manter o nosso corpo limpo é iniciado então o acúmulo de impurezas no organismo. E é exatamente aí que entra em campo os sucos detox. Ele tem como função principal expulsar todas as toxinas acumuladas que o corpo não foi capaz de eliminar.

Quais as vantagens e quem pode adotar pelo detox?

Uma dieta detox promove uma gama de benefícios muito abrangente, praticamente tudo no corpo pode ser melhorado ao passar por um processo de desintoxicação:

 

  • Diminuição da retenção de líquidos
  • Melhora do sono
  • Melhora do intestino e do trato digestivo
  • Melhora da pele, unha e cabelos
  • Mais disposição
  • Melhora do sistema imunológico
  • Estimulação da memória
  • Auxílio na perda de peso

 

O melhor de tudo é que todos esses benefícios podem acontecer com qualquer pessoa que fizer o detox, independente de idade ou sexo: qualquer pessoa pode usufruir de uma dieta de desintoxicação.

 

A quantidade de tipos de sucos existentes é vasta, pois cada dia algum profissional da área de nutrição apresenta uma nova combinação de produtos para realização do processo detox.

Suco detox ajuda a emagrecer?  

A resposta certa para essa pergunta é: depende. É importante saber que uma alimentação saudável e natural sempre ajudará a manter a saúde e o corpo em forma. Além disso, o processo de emagrecimento é uma combinação entre alimentação saudável e a prática de atividades físicas. 

 

Por isso, o suco detox, por si só, não faz milagres, mas, em conjunto com hábitos de vida saudáveis, pode sim contribuir com a perda de peso, já que possui:  

 

  • propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, que ajudam a desinchar o corpo e melhorar na retenção de líquidos; 
  • fibras, que ajudam a regular o intestino e diminuem a absorção de gorduras no tecido adiposo;
  • propriedades termogênicas, extraídas de raízes e especiarias, que ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gorduras.

 

É importante ficar atento à quantidade de frutas inclusas na bebida, já que as frutas possuem açúcar e, se consumidas em excesso, podem deixar a bebida muito calórica. 

Dieta com Sucos Detox para emagrecer

A dieta detox ou desintoxicante tem como maior objetivo eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. Como mencionado, essas substâncias podem vir de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares e sal em excesso e gordura trans.

 

Existem diversos tipos de dietas detox, sendo que a maioria propõe uma redução da quantidade de calorias consumidas e alguns dias com uma dieta a base de líquidos. Ela também costuma durar pouco tempo, cerca de uma semana, e é comumente aplicada após momentos de grande abuso na alimentação.

Por que a dieta com sucos detox ajuda a emagrecer?

A dieta detox contribui para a perda de peso porque envolve uma redução na quantidade de calorias ingeridas, fazendo com que a pessoa gaste mais energia do que consome. E isto inevitavelmente leva ao emagrecimento. O fato do método eliminar substâncias prejudiciais ainda pode contribuir para melhorar a digestão, o que refletiria em uma queima de gorduras mais eficaz e ajudaria a emagrecer.

Como funciona?

A dieta detox costuma ser dividida em uma primeira fase que dura cerca de três dias em que a pessoa tem uma alimentação exclusivamente líquida. Nesta fase podem ser consumidas sopas caseiras, sucos e shakes preferencialmente indicados pela nutricionista.

 

O consumo é de cerca de mil calorias por dia na dieta detox, que são distribuídas em refeições de duas em duas horas. As atividades físicas intensas devem ser evitadas nesta primeira fase. Na segunda fase há um leve aumento do aporte calórico e os alimentos sólidos passam a ser permitidos. Esta segunda fase costuma durar cerca de quatro dias. No entanto, alguns tipos podem durar mais que uma semana.

 

Na dieta detox os alimentos consumidos são: frutas frescas, secas sem açúcar, verduras e legumes orgânicos principalmente da família das brássicas, como couve, repolho, brócolis, leguminosas, cereais integrais como arroz, quinoa, aveia, chás como de hibiscos, cavalinha, verde, maçã, oleaginosas, castanhas, semente de girassol, abóbora, chia, ovos caipira, peixes, óleos extra virgem como de coco, azeite, abacate, linhaça, ervas frescas e secas, vinagre de maçã, leites de vegetais, sal marinho, rosa e do himalaia, limão, gengibre, mel, stévia, cacau em pó.

 

Já os alimentos que devem ser retirados na dieta detox são: gorduras trans, frituras, processados, como farinha branca, rico em açúcares, sal (comum e em excesso),glutamato monossódico, cafeína, refrigerantes, assados em carvão, bebidas alcoólicas, alimentos com corantes, conservantes como nitrato, nitrito, potássio e sódio, e alimentos com edulcorantes artificiais sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame k, xarope de milho rico em frutose, glúten, leite e derivados.

Exemplo de cardápio

A seguir confira um exemplo de cardápio de dieta detox:

Fase 1

Em jejum consuma 200 ml de água morna com 1/2 limão espremido

Café da Manhã
  • Opção 1: Suco verde= 3 folhas de couve orgânica + 1 colher chá de gengibre ralado + 1 maçã + 1 colher sopa de quinoa em flocos + 150 ml de água de coco. Bata e consuma
  • Opção 2: Shake: 150 ml de leite de arroz + 1 banana + 3 ameixas secas + 1 colher sopa de amaranto em flocos.
Lanche da Manhã (2 horas depois do café da manhã):
  • Opção 1: Suco energia: 1/2 beterraba + 1/2 cenoura + suco de 2 laranjas + 100 ml de água
  • Opção 2: Suchá: Bater 200 ml de chá verde + 1 polpa de maracujá + 1 colher sopa chia
  • Chá : 200 ml de chá de hibisco.
Almoço:
  • Opção 1: Sopa de abóbora com couve( colocar a couve picada crua no fundo do prato e pôr a sopa por cima)
  • Opção 2: Sopa de lentilha
Lanche da tarde: 
  • Opção 1: Suchá: 200 ml de chá de capim santo + 4 morangos + 1 fatia de abacaxi + 1 colher sopa de linhaça = bater e consumir
  • Opção 2: Suco roxo: 1 polpa de frutas vermelhas + 2 colheres de sopa de amora + 2 colheres de sopa de framboesa + 1 colher sopa de chia + 150 ml de água de coco = bater e consumir
  • Chá: 200 ml de chá de cavalinha.
Jantar
  • Opção 1: Sopa de quinoa
  • Opção 2: Sopa de legumes
Ceia 

 

  • Opção 1: 1 copo de leite de amêndoas com cacau
  • Opção 2: 1 copo de leite de aveia batido com morango.

Fase 2

Em jejum beba água morna com limão.

Café da manhã
  • Opção 1: 1 tapioca recheada com 1 ovo caipira mexido + 1 copo de suco de maçã integral
  • Opção 2: 1 iogurte natural desnatado + 1 colher de chia + 6 mini bolachas de arroz com geléia de frutas sem açúcar
  • Chá Verde: 200 ml.
Lanche da manhã
  • Opção 1: 1 maçã + 1 castanha do Pará
  • Opção 2: 1 fatia de abacaxi com canela + 3 amêndoas.
Almoço
  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de rúcula + 1 colher sopa de azeite de oliva + 1 concha de brócolis cozido + 3 colheres sopa de arroz integral + 3 colheres sopa de grão de bico + 1 filé de sardinha cozido com tomates + 1 laranja
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de repolho + 1 colher sopa de óleo de abacate + 1 concha de abobrinha refogada com açafrão + 3 colheres de sopa de quinoa cozida com salsinha + 1 concha pequena de lentilha + 1 filé de frango grelhado + 6 morangos.
Lanche da tarde
  • Opção 1: 1/2 abacate + 1 colher sopa de amaranto em flocos
  • Opção 2: 1 banana aquecida com canela + 1 colher sopa de semente de abóbora
  • Chá de gengibre: 200 ml.
Jantar
  • Opção 1: Omelete de palmito + 1 prato de sobremesa de salada de alface roxa + 2 pedaços de pêssego em calda sem a calda
  • Opção 2: 1 filé de salmão ao molho de maracujá + 1 prato de sobremesa de salada de couve + 1 fatia fina de melancia.
Ceia
  • 3 tâmaras ou 3 damascos ou 1 maçã.

Quais alimentos realmente evitar?

Alguns alimentos realmente sobrecarregam o fígado por serem ricos em substâncias que em excesso prejudicam organismo. Por isso, após momentos de abuso, é importante evitar alimentos que irão fazer com que esse órgão tenha uma atividade intensa.

 

A orientação é ter uma dieta balanceada, restringindo o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, é o caso da carne vermelha e produtos industrializados, como congelados e biscoitos. Comidas ou bebidas com aromas artificiais, corantes e aditivos químicos devem ter o consumo limitado, bebidas alcoólicas e açúcar também.

 

Alguns especialistas orientam cortar alimentos com glúten, como a farinha de trigo, lactose e soja. Caso a pessoa faça isso por conta, o tempo da dieta não deve passar de um a dois dias, se for mais do que isso a reintrodução dos alimentos é mais difícil, pois a pessoa pode ficar um pouco sensível às comidas e bebidas. “Isto é uma precaução, pois as alergias com esses ingredientes são frequentes”, justifica a Ph.D em nutrição Andrea Dario Frias, coordenadora do centro de pesquisas Sanavita. 

 

A cafeína também é restringida por alguns profissionais da área da saúde. “Como os chás serão consumidos com maior frequência e eles já possuem essas substância, é recomendado não abusar do café”, explica Frias.

Quais alimentos priorizar

Uma alimentação leve já irá contribuir para o melhor funcionamento do fígado. “Consumir muitas frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e carnes brancas ajuda muito. 

 

Não adianta pular uma refeição, pois se o corpo fica sem comer entra em estresse e isso aumenta o peso porque o organismo vai atrás de mecanismos de estoque”, explica a nutricionista Amanda Epifânio, do CITEN.

 

Além de não sobrecarregarem o fígado, estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, compostos fenólicos que tem ação antioxidante. Os peixes, grelhados, assados ou cozidos, e as sementes, como a chia e a linhaça, são ricos em ômega 3 que proporciona uma ação anti-inflamatória.

 

Os sucos com verduras e frutas e os chás também são muito recomendados por alguns profissionais da área de saúde. O consumo balanceado deles na dieta é benéfico. O chá verde é rico em catequinas que tem o poder de combater os radicais livres no organismo e ainda possui um efeito termogênico. 

 

O chá de hibisco é uma boa escolha, por conter flavonoides e ácidos orgânicos que tem ação antioxidante e diurética. O chá de gengibre é outra bebida que possui forte ação antioxidante.

Vantagens

Estimula o consumo de alimentos saudáveis: Como na dieta de sucos detox somente os alimentos naturais, como verduras, frutas, legumes, podem ser consumidos, trata-se de um estímulo para que a pessoa aprenda a inserir mais destes alimentos no seu cotidiano.

 

Reduz a ingestão de alimentos prejudiciais: Na dieta detox os alimentos que podem causar problemas de saúde quando consumidos em excessos são retirados do cardápio. Isto pode ser um estímulo para que as pessoas acostumem-se a consumí-los em menores quantidades e assim adquiram hábitos mais saudáveis.

Desvantagens

Muito restritiva e difícil de realizar: Nos primeiros dias são consumidos somente líquidos, o que exige uma programação e muita dedicação, não pode praticar atividades físicas intensas, durante os dias de sucos detox não se deve comer alimentos preparados fora de casa. Assim, para seguir a dieta detox é preciso ter muita paciência, dedicação e tempo para preparar suas refeições.

Quais os riscos envolvidos?

Não necessariamente irá desintoxicar: Algumas dietas de sucos detox são muito extremas, fazendo com que o indivíduo consuma pouquíssimas calorias ou fique dias à base de líquidos. Estas dietas exageradas podem ter o efeito contrário do que o detox propõe e ao final causar o ganho de gordura e prejudicar a saúde.

 

Afinal, para que o organismo volte ao seu estado normal não são necessárias medidas tão extremas. Após dois dias de retorno para uma alimentação saudável o nosso corpo já volta ao metabolismo de antes.

 

Pode prejudicar o fígado: Dietas detox realizadas sem a orientação de um nutricionista ou médico nutrólogo podem prejudicar o fígado ao invés de ajudá-lo. Isto porque há o risco deste órgão ficar sobrecarregado e não realizar bem suas funções, especialmente se a dieta líquida for mantida por uma semana ou mais.

 

Pode causar fraqueza: Por propor o consumo de uma quantidade baixíssima de calorias, a dieta detox pode causar fraqueza. Além disso, também podem ocorrer tonturas, desmaios, dores de cabeça, perda de massa muscular, indisposição para fazer atividades do cotidiano e até mesmo desnutrição.

 

Favorece o efeito sanfona: Os dias de detox são de baixas calorias o que acaba fazendo com que se elimine peso, mas o foco da dieta de sucos detox é limpar o corpo, a perda de peso é consequência. A dieta detox não ensina necessariamente a ter uma alimentação saudável após o término do método. Assim, sem orientação alimentar correta as chances das pessoas retomarem para os hábitos alimentares de antes e engordarem são altas.

 

Riscos de ficar sem proteínas suficientes: Muitas dietas detox envolvem restringir o consumo de proteínas de origem animal. Ficar por longos períodos sem consumir a quantidade de proteínas necessárias pode prejudicar a formação de hormônios, regeneração de tecidos, reduzir níveis de ferro, levando à anemia.

 

Problemas na absorção de algumas vitaminas: A dieta detox pode levar ao comprometimento da absorção de vitaminas lipossolúveis devido restrição de gorduras.

 

Desequilíbrio de sódio e potássio: Como a dieta detox integra também a dieta líquida há o risco do consumo de muitos líquidos causar desequilíbrio do sódio e potássio aumentando a eliminação, podendo levar a desidratação.

Cuidados ao realizar

Esta dieta só pode ser realizada com a orientação de um nutricionista ou de um médico nutrólogo. Seguir o método por conta pode causar os problemas de saúde mencionados acima.

 

Confira agora 20 receitas de suco detox, que além de serem super práticos de preparar, vão favorecer sua dieta e repor a energia do seu corpo.

Receitas de Sucos Detox

Suco detox de cenoura, repolho e maçã

Ingredientes: 5 cenouras, ¼ de repolho verde pequeno e ½ maçã.

 

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

Suco de couve, cenoura, salsinha e maçã

Ingredientes: 5 a 6 cenouras, 4 folhas de couve, 4 galhinhos de salsinha e ½ maçã.

 

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

Suco de couve com laranja lima

Ingredientes: 1 cenoura grande, 2 dedinhos de raiz de gengibre, 1 pepino, 2 folhas de couve manteiga e 1 laranja lima.

 

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

Suco detox de uva, kiwi e laranja lima

Ingredientes: 1 xícara de uva itália sem as sementes, 3 kiwis, 1 laranja lima descascada deixando a parte branca.

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

Suco de cenoura e beterraba

Ingredientes: 4 cenouras, 1 beterraba com as folhas verdes.

 

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

Suco de maçã, cenoura, laranja e gengibre

Ingredientes: 4 cenouras, 1 maçã descascada, 1 limão inteiro (polpa e casca), 2 laranjas, 1 pedaço de gengibre.

 

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água.Acrescente 1,5 litros de água, misture e sirva.

Suco detox de melancia com aipo

Ingredientes: 2 fatias médias de melancia ;e 1 talo de aipo com as folhas.

 

Modo de preparo: Bater no liquidificador e tomar imediatamente.

Suco de Lichia com água de coco e hortelã

Ingredientes: 200 ml de água de coco, Polpa de 8 lichias, Folhas de hortelã, Gengibre, Água.

 

Modo de preparo: Basta misturar todos os ingredientes e servir bem gelado.

Suco de melão, abacaxi e maçã verde com água de coco

Ingredientes: 2 xícaras de melão em cubos, 1 e 1/2 xícara de abacaxi em cubos, 1 maçã verde em cubos sem sementes, Suco de 1/2 limão, 1 colher sopa gengibre ralado, 6 folhas de couve com o talo, 1 xícara água de coco ou água filtrada, Pedras de gelo a gosto.

 

Modo de preparo: Bata os ingredientes e tome sem coar.

Suco de couve com linhaça

Ingredientes: 2 maçãs em cubos sem semente, 1 castanha do Pará 1 colher linhaça moída, Suco de 1 laranja lima, 100 ml de água de coco, gotas de limão, 1 punhado de folhas de couve.

 

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes e beba sem coar

Suco detox de tangerina com couve

Ingredientes: Suco de 2 tangerinas, 1/2 copo de água de coco ou água filtrada, 1 rodela de gengibre, 2 fatias de abacaxi, 2 folhas de couve com talo, folhas de hortelã.

 

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes e beba sem coar

Suco de beterraba, couve e maçã com água de coco

Ingredientes: 1/2 beterraba 3 folhas de beterraba, 2 folhas de couve com talo, sumo de 1/2 limão, 1 colher (chá) gengibre ralado, 1 maçã sem sementes, 150 ml água de coco ou água filtrada, gelo a vontade; 

 

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes e tome sem coar.

Suco detox Laranja, couve e aveia em flocos

Ingredientes: 1 laranja lima suco, 1 punhado de salsinha, 1 punhado folhas de hortelã, 2 folhas de couve com o talo, 200 ml água de coco, gotas de suco de limão, 1 colher sopa aveia em flocos finos.

 

Modo de preparo: Faça o suco da laranja lima e bata todos os ingredientes, tome sem coar.

Suco de melancia, couve e chá verde

Ingredientes: 3 saquinhos de chá verde 1 xícara de água fervente, 2 folhas de couve com o talo, Sumo de 1/2 limão siciliano, 1 colher sopa gengibre. 2 xícaras de melancia em cubos, folhas de hortelã, pedras de gelo a gosto.

 

Modo de preparo: Deixe os saquinhos de chá verde na água fervente até que esfriem. Depois, bata todos os ingredientes e beba sem coar.

Suco detox de espinafre com maçã e beterraba

Ingredientes: 2 fatias finas de beterraba crua sem casca, 1 pires de chá de espinafre (cru), 1 unidade pequena de maçã com casca, 1 colher de café de gengibre (fresco) ralado, ½ colher de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de hortelã.

 

Modo de preparo: Higienize os ingredientes e bata todos no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Sirva em seguida.

Suco de abacaxi com couve e laranja

Ingredientes: 2 colheres de sopa de couve manteiga picada, 2 fatias médias de abacaxi, suco de 1 laranja, 1 maçã sem casca e sem semente.

 

Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes até obter uma bebida homogênea. Coe e sirva.

Suco de beterraba com maçã e gengibre

Ingredientes: 1 beterraba média, 1 maçã pequena sem casca, 3 raspas de gengibre.

 

Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes, até obter uma bebida homogênea. Coe e sirva.

Suco de melão com limão e couve

Ingredientes: ¼ prato de sobremesa de couve manteiga (crua), 1 fatia grossa de melão, 1 copo médio de água de coco, 1 colher de sopa de hortelã, ¼ colher de sopa de suco de limão, 3 cubos de gelo.

 

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes e bata tudo no liquidificador até ficar uma mistura bem homogênea. Sirva a seguir.

Suco detox de limão com leite de coco

Ingredientes: 1 unidade de polpa de coco, 2 copos de água de coco, Suco de 2 limões.

 

Modo de preparo: Bata a polpa de coco e a água no liquidifi­cador. Coe para separar o leite do bagaço. Bata o leite de coco coado com o suco do limão. Sirva bem gelado.

Suco detox de laranja com broto de alfafa e erva doce

Ingredientes: ½ folha de couve manteiga (crua), 1 copo pequeno de suco de laranja (sem açúcar), ½ unidade média de cenoura inteira (crua), ½ xícara de chá de broto de alfafa (cru), 1 talo de erva doce (fresca).

 

Modo de preparo: Higienize os ingredientes e bata todos no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Depois é só servir.

E você já tinha ouvido falar dos sucos detox? Já experimentou a dieta ou tem alguma receitinha desses ótimos sucos para compartilhar conosco? Comente no box abaixo que vamos gostar muito de interagir com você! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<