Skip to main content

Pouco conhecida, a alcachofra cujo nome científico é Cynara scolymus L., pertence à família Compositae. Uma planta medicinal, também chamada de Alcachofra-hortense. Um presente para a nossa saúde que é considerado há muito como um forte aliado do nosso organismo. Ajuda no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.

Propriedades nutricionais da alcachofra

A alcachofra é bem conhecida desde a antiguidade e era explorada pelos antigos gregos e romanos, que defendiam seu consumo devido aos seus benefícios medicinais à saúde.

Alcachofras têm baixa concentração de gordura saturada e colesterol e são ricas em fibras, vitaminas e minerais. A flor contém vitaminas que incluem a vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B6, B12, vitamina A, E, D e vitamina K.

Alcachofras também possuem sais minerais como cálcio, ferro, zinco, sódio, potássio, manganês, fósforo e zinco.

A alcachofra pode ser considerada um superalimento em todos os sentidos da palavra. Os fitonutrientes que ela possui promovem ação antioxidante no organismo. Os antioxidantes contidos nas alcachofras frescas oferecem uma gama de benefícios à saúde que vão desde a prevenção do câncer e suporte ao sistema imunológico, até a proteção contra doenças cardíacas.

Em um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos EUA e publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que uma porção de alcachofras proporciona maiores benefícios antioxidantes por porção do que muitos outros alimentos tradicionalmente considerados antioxidantes como chocolate, mirtilo e vinho tinto.

Benefícios

A seguir como as propriedades da alcachofra podem trazer benefícios para saúde:

  1. Suas maravilhosas propriedades digestivas a tornam ideal para tratar de doenças como o ácido úrico, o reumatismo e os problemas de cálculo na vesícula biliar.
  2. Reduz os triglicerídeos do sangue. Por isso, é muito valiosa no combate ao colesterol reduzindo o mal e aumentando o HDL, considerado como bom.
  3. Nos ajuda regular a prisão de ventre e as diarreias.
  4. A alcachofra possui propriedades que aliviam a acidez do estomago, eliminando também as dores, distensões e desconfortos.
  5. Graças aos seus benefícios na redução do colesterol, as alcachofras são parceiras excelentes para resolverem arteriosclerose e pressão alta.
  6. Seus princípios ajudam na proteção do nosso estomago e na digestão, fazendo da alcachofra um remédio perfeito para estimular o fluxo da bile.
  7. A alcachofra é utilizada em dietas e, graças às suas fibras vegetais, é ideal para controlar o apetite, absorvendo a água do estômago e, assim, nos dando uma perfeita sensação de saciedade.
  8. A alcachofra nos oferece também uma infinidade de vitaminas e sais minerais: magnésio, potássio, sódio, ferro, vitamina A, vitamina B (que transformam o açúcar em energia). É, sem sombra de dúvida, uma hortaliça essencial para nossa vida diária.
  9. Além disso, dispõe de qualidades diuréticas, pois elimina a retenção de líquidos no corpo, elimina toxinas etc, sendo perfeita para problemas de gota, artrite, doenças hepáticas, problemas circulatórios e para eliminar gorduras em casos de obesidade.
  10. Estudos recentes indicam que, graças aos ácidos cafeicos, pantotênicos e os flavonoides da alcachofra, ela é muito apropriada para prevenção e melhora em alguns tipos de câncer.

Fonte: mundoboaforma.com.br

alcachofra

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<