Skip to main content

Hoje vamos falar sobre palmilhas. Quem anda bastante ou trabalha em pé, por exemplo,  sabe o quanto os pés sofrem durante o dia. É muito comum sentir dores e principalmente ter problemas relacionados à postura por conta de suas atividades, principalmente mulheres que por necessidade precisam usar salto alto o dia inteiro. Por isso vamos falar da importância do uso das palmilhas, os tipos, modelos, como usá-las corretamente e onde comprar! Confira já!

De onde surgiram as palmilhas?

Entendendo a estrutura dos pés

Antes de entendermos as palmilhas, é importante ressaltar que os pés são formados por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e 114 ligações (informações retiradas do livro Atlas de anatomia humana –  Frank H. Netter), logo temos de cuidar muito bem deles, que recebem todo o peso do nosso corpo ao caminharmos ou quando realizamos alguma atividade física ou não.   

História das palmilhas

As palmilhas surgiram por volta de 2000 anos atrás, tinha como principal função a de ser um revestimento interior da sola dos calçados. Hoje ela possui diversas funções que variam de acordo com o tipo de calçado e a prática destinada a eles.

Para que serve a palmilha?

Como conseguimos perceber, existem calçados que são super confortáveis, e outros que nem tanto. Além da forma do pé em comparação com a forma do calçado, temos na palmilha um fator crucial para esse conforto. Normalmente a palmilha que vem direto da fábrica é confeccionada de forma condizente ao conjunto do calçado, isso significa que um calçado da linha conforto terá um conjunto de palmilhas conforto e assim por diante. 

A ideia da palmilha então é adequar a sua pisada a função a que será submetida. Existe também a possibilidade de mudar a palmilha do calçado proporcionando maior conforto além de evitar malefícios como lesões musculares, proporcionada  por uma possível má postura causada pelo uso incorreto das mesmas.

As palmilhas podem corrigir grandes problemas de postura e por isso é importante optar 100% das vezes pela melhor qualidade!

 

Tipos de Palmilhas

 

Já vamos chegar nessa parte, mas antes de falarmos exatamente dos tipos de palmilhas é importante deixarmos claro que é vital a consulta de um médico para o uso específico, pois existem vários tipos de formas de pisadas e o uso incorreto por pessoas com problemas nos pés é um agravante perigoso.

Vários problemas de postura podem e devem ser corrigidos com o uso de palmilhas, e para isso ocorrer é necessário consultar-se com um profissional da saúde adequado. Isso vai melhorar muito sua qualidade de postura além de proporcionar uma qualidade de vida muito melhor também.

Desenvolvidas especialmente para cuidar da saúde dos pés e do corpo, as palmilhas ortopédicas são muito diferentes daquelas que vêm direto da fábrica dentro dos calçados, que funcionam somente como um acabamento interno e não oferecem nenhum tipo de correção ou conforto extra.

As palmilhas ortopédicas são acessórios terapêuticos especiais que devem ser comprados à parte, levando em consideração as necessidades de cada um dos usuários. Quer entender mais sobre o assunto e descobrir o que considerar ao adquirir uma? Veja as dicas que separamos para você:

A palmilha ortopédica ideal

Embora não seja tão conhecido, o nome científico das palmilhas ortopédicas é “órtese plantar”. Elas são feitas com materiais específicos para tratar danos à postura e aliviar dores em todo o aparelho locomotor, incluindo pés, pernas, joelhos e tornozelos.

As palmilhas são um instrumento da Podoposturologia, que é a ciência responsável por estudar o impacto dos pés no equilíbrio postural. A partir desses estudos, elas são fabricadas com a capacidade de promover estímulos na região plantar, que influenciam no resto do corpo.

Seu principal papel é alterar a inclinação corporal, reduzindo o impacto nas articulações e a tensão entre os músculos nas pisadas. Por essa razão, as palmilhas ortopédicas ideais são aquelas que ficam bem ajustadas nos pés, proporcionando um apoio adequado e corrigindo a postura dos usuários segundo a indicação de um profissional.

Tipos de palmilhas ortopédicas

O modelo de palmilha que cada paciente deve usar tem que ser definido por um médico especializado — normalmente um ortopedista — que, após avaliar a pisada e a postura de cada um, poderá prescrever uma órtese personalizada.

O diagnóstico deve incluir, além do problema detectado, informações básicas como numeração, região de apoio plantar, peso atual e formação dos pés. Tudo isso influencia na produção do tipo específico de palmilha para cada pessoa, que podem ter objetivos muito diferentes como para solucionar dores no calcanhar, na sola, ajuste de altura, entre outros.

As palmilhas ortopédicas podem ser encontradas prontas ou feitas sob medida. Ambas utilizam um material resistente e flexível, servindo para o tratamento de algum tipo de problema. As opções prontas devem ser avaliadas com cuidado para que se encaixe da melhor maneira ao tipo de pé do paciente.

Há ainda as palmilhas de silicone, que são diferentes das ortopédicas e geralmente indicadas para prevenir doenças e lesões mais graves. Elas oferecem maior conforto no dia a dia, amortecendo o impacto sobre as articulações e os pés — ideais para quem passa grande parte do dia em pé e quer evitar problemas futuros.

Tipos de pés

Entender um pouco mais sobre as diferenças dos tipos de pés ajuda a perceber como é importante encontrar a palmilha perfeita para cada pessoa. Como ela serve para modificar a estrutura natural dos pés, esse é um fator relevante e que precisa ser levado em consideração.

A principal distinção está entre os pés cavos e chatos. Os pés chatos — também conhecidos como planos — não apresentam curvatura e tendem a tocar o chão por inteiro. Já os cavos apresentam a curva muito acentuada e utilizam o calcanhar e o ante pé como apoio.

Esses dois casos são os mais recomendados para o tratamento com palmilhas, sobretudo porque tendem a gerar dores e outros tipos de lesões com o passar do tempo. 

Normalmente, eles estão associados a causas hereditárias ou algum tipo de sobrecarga.

Entretanto, quando o caso é crônico e as palmilhas não conseguirem resolver totalmente o problema, pode ser necessário algum tipo de cirurgia corretiva — mais um fator que reforça a importância do acompanhamento médico.

Cada tipo de situação, uma palmilha indicada

As palmilhas e calcanheiras são a interface entre os pés e os sapatos e servem para proporcionar maior conforto, além de agregar benefícios para quem as utiliza com frequência. “Esses acessórios contribuem de diferentes formas com a saúde dos pés, promovem a redistribuição das pressões plantares, o alinhamento dos tornozelos e joelhos, a redução de dores nos pés e o amortecimento de impactos, além de proteger para calos, bolhas e regiões de pele sensível”, explica a podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, Maria de Lourdes Pinheiro.

O acessório mais indicado para cada necessidade

Palmilhas para corrida ou esportes

Para quem pratica atividades com frequência, existem calcanheiras específicas para absorção de impacto nos calcanhares, perfeitas para quem precisa proteger o esporão calcâneo, tendinite, fascite plantar ou reduzir as dores nos calcanhares, elas são feitas de silicone transparente e possuem um ponto vermelho de silicone mais denso, próprio para a absorção de impacto. 

“Também é recomendado o uso de palmilhas de silicone, gel ou tecido, especiais para esportes que absorvem o impacto dos movimentos e dão maior conforto durante a prática de atividades de solo, aliviando dores e melhorando a performance dos esportistas”, indica.

Alívio de dores nos pés

Para quem sente dores recorrentes nos pés e calcanhares e precisa de mais conforto, as opções são feitas em gel ou silicone, ambas resistentes e duráveis e com com pontos azuis de silicone mais denso, são as ideais. Elas também ajudam na absorção de impacto e podem ser usadas por quem sofre com esporão de calcâneo, contusões, ciatalgia, fascite plantar, osteopenia, osteoporose, tendinite e bursite. 

Mas atenção, sapatos comuns podem ter a sola e a palmilha original muito rígidas, não sendo indicadas para quem tem dores nos pés. Nesse caso, é preciso acrescentar palmilhas de gel ou silicone, que se adaptam a vários tipos de calçados, e dão mais conforto ao pisar.

Conforto para o dia a dia

As calcanheiras de uso diário promovem a absorção de impacto e também são recomendadas para quem tem esporão de calcâneo ou para mulheres que usam sapatilhas ou scarpins com frequência. Elas também são feitas de silicone, de média durabilidade e são laváveis. 

As palmilhas de uso diário, por sua vez, podem ser de gel ou silicone lavável e transparente ou até de tecidos de diversas cores. “Existem modelos específicos para usar com saltos, sapatos sociais e também para quem tem pés sensíveis que exigem maior proteção durante a rotina. O ideal é conversar com uma podóloga de confiança para escolher o modelo mais adequado”, recomenda Maria de Lourdes.

Sabe aquela proteção que fica dentro dos sapatos? Nem sempre prestamos a devida atenção, mas elas são parte fundamental dos calçados e têm funções muito importantes para os nossos pés. Por isso, foram desenvolvidos vários tipos de palmilhas, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração ao escolher uma palmilha como, por exemplo, tamanho e problemas específicos.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post com os principais tipos de palmilhas do mercado. Confira!

Quais são os tipos de palmilhas?

As palmilhas foram criadas com diferentes objetivos e influenciam muito no nosso dia a dia. Seu uso pode ter finalidades ortopédicas, terapêuticas ou ainda visar o maior conforto dos pés.

Palmilhas ortopédicas

As palmilhas ortopédicas, também chamadas de “órtese plantar”, foram desenvolvidas com materiais específicos para tratar e aliviar dores que se originam no aparelho locomotor, ou seja, pés, joelhos, pernas e tornozelos.

A partir de estudos voltados para a Podoposturologia — ciência que estuda o impacto dos pés no equilíbrio postural — elas foram criadas e são produzidas com a capacidade de promover estímulos na região plantar que refletem em todo o corpo.

Como são de uso ortopédico, podem ser fabricadas de acordo com a necessidade de cada usuário e normalmente são recomendadas por médicos especialistas. Assim, as palmilhas desenvolvidas com essa finalidade são encontradas prontas ou são personalizadas conforme prescrição médica.

Palmilhas terapêuticas

As palmilhas terapêuticas são normalmente direcionadas ao relaxamento muscular e favorecem todo o equilíbrio postural, ajudando a prevenir o cansaço e as famosas câimbras, que ocasionam muito desconforto aos pés e ao corpo todo.

Outro fator importante é o trabalho sensorial dos pés, bem como das terminações nervosas, que proporciona o estímulo da circulação do sangue e ativação do metabolismo.

Palmilhas para conforto

Essas palmilhas visam reunir saúde e conforto. Foram criadas com o objetivo de se adequar a qualquer calçado e promover uma rotina tranquila, sem dores nos pés.

Além disso, muitas são desenvolvidas com tecnologias bem avançadas para garantir a saúde, o descanso, a higiene e o conforto dos pés.

Por que é importante saber o tamanho correto das palmilhas?

O uso das palmilhas em tamanho correto influencia diretamente no impacto que os pés recebem e, caso estejam inapropriadas, podem comprometer a nossa saúde física.

Por proteger e sustentar os pés, as palmilhas devem estar compatíveis com seu tamanho e formato, para que não aconteçam alterações ao equilíbrio e à sustentação do corpo.

Como as palmilhas podem contribuir com os problemas posturais?

Os pés têm funções essenciais no equilíbrio do corpo e, quando apresentam alguma instabilidade ocasionada por um formato anatômico irregular, precisam de um auxílio para criar uma postura correta.

Como estão diretamente em contato com os pés, existem tipos de palmilhas que contribuem para um apoio ao impacto correto e evitam lesões, bem como problemas originados pela má postura e sustentação desequilibrada do corpo.

Percebemos então como o uso adequado das palmilhas faz toda diferença na saúde do pés e de toda sustentação do corpo! Por isso, devemos identificar nossas necessidades para realizar a escolha correta delas.

Por outro lado, quando fazemos corretamente essa escolha, ganhamos muito tanto em saúde como em qualidade de vida.

O que é possível tratar com as palmilhas ortopédicas?

Como vimos até o momento, as palmilhas são indicadas para tratar diversos casos, que devem ser identificados por um profissional especializado no assunto. Elas são parte fundamental para a correção de diversos problemas, dentre eles:

  • esporão no calcanhar;
  • hálux valgo;
  • fascite plantar;
  • linfedema;
  • metatarsalgia;
  • neuroma de Morton;
  • retenção de água;
  • tendinite;
  • joanete;
  • pé cavo;
  • pé chato;
  • pé torto congênito;
  • má postura corporal;
  • diferença de membros (uma perna mais curta que a outra).

Como é possível perceber, são diversos os problemas que podem ser tratados. Por isso, não adianta achar que qualquer palmilha vai resolver o seu caso específico ― até porque elas podem ser bastante diferentes, como as que vão do calcanhar ao dedo do pé (ântero- posterior), as que começam no dedão do pé e terminam no último dedo (transversais), entre outras.

Cuidados ao escolher uma palmilha

As palmilhas podem ser consideradas uma espécie de medicamento, portanto escolher um modelo é uma tarefa que requer atenção. Afinal de contas, é a sua saúde que está em jogo e não vale a pena colocá-la em risco, não é mesmo? Então, tenha em mente alguns cuidados:

Siga a orientação do seu médico

Somente um médico especializado e um profissional qualificado (como um fisioterapeuta) são capazes de fazer uma análise do pé de cada pessoa antes de indicar qualquer tipo de órtese plantar.

Imagine que cada pé é bem diferente do outro e a palmilha de um amigo ou conhecido — mesmo que ele tenha o mesmo tipo de problema que o seu — pode não fazer o mesmo efeito no seu caso, além do risco de causar danos para a saúde.

Logo, tire todas as suas dúvidas com alguém que entenda do assunto, inclusive para saber por quantas horas no dia é preciso usar a palmilha, como será o processo de adaptação, a duração do tratamento e outras dúvidas.

Escolha um produto de qualidade

Procure referências e indicações — especialmente com o profissional responsável pelo seu caso — para escolher uma marca que seja confiável e ofereça qualidade e conforto para os seus pés. Não ter esse cuidado pode comprometer seriamente o seu tratamento.

Informe-se sobre a vida útil da palmilha

Outra dica importante é verificar a vida útil do produto para que a sua eficácia não seja perdida com o tempo. Normalmente, uma boa palmilha dura até dois anos, o que pode depender muito da frequência de uso — por exemplo, pessoas mais ativas e atletas costumam trocá-las a cada ano.

Enfim, levar em conta todas essas questões no momento de fazer um tratamento de correção ortopédica é fundamental para que o problema seja avaliado e solucionado com seriedade, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Onde comprar?

Se o seu ortopedista indicou palmilhas para você, é possível encontrar a sua preferida pelo melhor preço e condição de entrega aqui no Cliquefarma. Nosso buscador e comparador de preços vai poder te informar qual a oferta que cabe no seu bolso e você vai conseguir realizar sua compra sem precisar sair de casa! 

Confira agora mesmo e depois comente conosco no box abaixo suas experiências fazendo uso deste novo produto. Sua opinião é importante para nós!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<