Skip to main content

Desde o momento da descoberta da gravidez, as ansiedades começam. A partir daí os pais iniciam toda uma preparação para a chegada do herdeiro. É necessário arrumar o quarto, cuidar das roupinhas e preparar a casa para o banho e outros cuidados com a higiene do bebê. 

Essas ansiedades são válidas, afinal, será que qualquer produto pode ser usado no cabelo dos bebês e como higienizar quando há pouco cabelo? Como o shampoo infantil é um produto que levanta muitas dúvidas, separamos dicas sobre como escolher, até que idade usar shampoo infantil, e quais as marcas oferece os melhores shampoos infantis. Mas já informamos de antemão que as informações apresentadas neste artigo não substituem os conselhos de um pediatra. Confira!

Para que serve o shampoo infantil?  

Primeiro vamos entender o que é o shampoo e para que ele serve. O shampoo é um produto de limpeza do couro cabeludo. Geralmente possui sabão em sua formulação, podendo ser um pouco agressivos tanto para o cabelo quanto para a pele, porém já existem no mercado novas tecnologias que tornam o sabão mais suave, sem deixar de lado a eficiência na limpeza.   

Também há variações tão boas quanto o shampoo e que facilitam muito a vida dos pais, como o sabonete líquido Da cabeça aos Pés ou as versões 2 em 1. Esses têm a textura de gel de limpeza para o corpo e couro cabeludo e podem ser usados desde o primeiro dia de vida.  

Quando começar a usar shampoo infantil?

Durante as primeiras semanas do recém-nascido, água morna é suficiente para limpar seu bebê. Mas é importante lembrar que qualquer produto de higiene infantil pode ser usado desde o primeiro dia de vida, desde que indicado para isso. Mesmo para os bebês carequinhas! 

É importante considerar que quanto menos cosméticos, melhor será para a pele do bebê. Os adultos podem separar 1 ou 2 produtos de higiene infantil, no máximo. Uma sugestão é ter um shampoo ou gel de limpeza e um creme hidratante suave, por exemplo.  

Atenção também à quantidade e à frequência de uso do shampoo ou demais produtos. É recomendado aplicar apenas uma vez ao dia e em pequenas porções, sem exageros.  

A pele do bebê é mais fina e pode ressecar mais rapidamente, se comparada a pele do adulto, portanto, escolher um shampoo suave e adequado para o bebê evita que a pele fique seca, e ajuda a evitar coceira. De maneira sucinta, o uso de produtos no bebê não é proibido, mas também não se faz necessário.  

Shampoo Infantil 4 scaled e1671219398681

Como escolher o shampoo infantil?

Ao escolher um shampoo infantil, é comum se perder entre embalagens brilhantes e informações como “sem parabenos”. Alguns rótulos afirmam que são “livres de lágrimas” ou “totalmente naturais”, mas o que isso significa? Como saber o que é seguro para crianças?  

Acontece que o shampoo é bastante complexo. São feitos de quatro categorias principais de ingredientes. Surfactantes, que limpam e desengorduram o cabelo, também há os agentes condicionantes para hidratar, ingredientes especiais que atendem a problemas específicos como caspa ou couro cabeludo sensível, sem falar nas fragrâncias e aditivos de cor.  

Na dúvida, dê preferência por produtos livres de parabeno e corantes. Consulte o pediatra ou dermatologista para ter a melhor recomendação em casos de tendência à dermatite ou reações alérgicas. Outros elementos que não devem fazer parte da composição do produto são: fitalatos, sulfatos, metilisotiazolinona e fenoxietanol, para citar alguns exemplos. 

O melhor caminho para fazer a escolha é sempre optar por shampoo neutro, sem os agentes químicos já citados e, se possível, evitar as fragrâncias muito evidentes, pois em sua grande maioria, causam irritação na pele e nos olhos. 

Usar condicionador infantil também é necessário?  

Não é uma regra, mas pode ser uma escolha. O condicionador é um bom aliado para bebês que têm bastante cabelo, por exemplo. É interessante usar o condicionador para ajudar a desembaraçar. 

Já no cuidado com cabelos cacheados, o uso de muitos produtos químicos pode ressecar os cachinhos, então o condicionador também não é primordial. Se preferir, use pouca quantidade de produto e evite deixar o condicionador agindo por alguns minutos, use o mínimo necessário. 

Reforçando, o cabelo infantil é fino e delicado. Sem contar que ao longo do tempo, vai sofrendo muitas alterações, principalmente na primeira infância e após a puberdade. 

Leia também:
Condicionador Infantil: maciez e cuidados para o cabelos das crianças
Dermatite seborreica no rosto: o que é e como tratar?

Até que idade usar shampoo infantil? 

Nada impede que a criança continue usando os mesmos produtos de quando era um bebê, pois a segurança e eficácia serão as mesmas. esses produtos são mais adequados para o couro cabeludo e a pele sensível de bebês e crianças. 

Os médicos e especialistas recomendam que até os 12 anos de idade, as crianças usem produtos específicos para a sua faixa etária. Enquanto alguns fabricantes indicam o uso nos primeiros 36 meses.  

Tanto para bebês quanto para o público infantojuvenil, as opções são diversas. Mas ainda que haja a indicação de uma idade especifica, fuja de produtos que tenham parabenos e corantes.  

Quais as melhores marcas de shampoo infantil? 

Shampoo Johnson’s 

Conhecida pelo famoso JOHNSON’S® baby Shampoo, a marca também tem a opção de sabonete líquido Baby Da Cabeça aos Pés, assim como loção hidratante e outros itens que podem ser usados em bebês, crianças e até adultos. O Shampoo Johnson’s, por exemplo, aquele amarelinho, que também serve para a limpeza do rosto sem agredir a pele. Ver ofertas Johnsons Baby

Shampoo Huggies

A Huggies oferece uma linha de produtos infantis com fórmula extra suave. Também há a versão com chá de camomila na composição, uma opção para evitar reações alérgicas. Normalmente é fácil encontrar kits com shampoo e condicionador. Sabonete líquido e lenços umedecidos também podem estar incluídos em kits promocionais. Comparar preços Shampoo Huggies

Shampoo Mustela 

Conhecida pelo uso de ingredientes naturais, a Mustela é uma marca de dermocosméticos e tem produtos para o cuidado diário com o bebê como, também, produtos especiais para a pele das mamães – durante e depois da gestação. Os shampoos infantis têm fórmula suave para evitar irritação dos olhos e há ainda creme hidratante, óleo de massagem para bebê, entre outras opções. Ver ofertas Shampoo Bebê Mustela

Conte com o Cliquefarma para comparar os preços de shampoo infantil e outros produtos para bebê. Pesquise e garanta as melhores ofertas disponíveis em farmácias de todo o Brasil!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<