Skip to main content

Sozinho, é explosivo. Combinado com cloreto, é sal de cozinha. Isso é sódio para você – um elemento selvagem e lanoso que reage facilmente e se mistura com outros elementos para fazer algumas das substâncias mais comuns na vida diária. Além do sal de cozinha (NaCl), o sódio aparece no bicarbonato de sódio (NaHCO 3). É crucial para o controle da pressão arterial e o funcionamento do sistema nervoso. 

O sódio é o sexto elemento mais comum na Terra e constitui 2,6% da crosta terrestre. O composto mais comum é o cloreto de sódio. Este sal muito solúvel foi lixiviado para os oceanos ao longo da vida do planeta, mas muitos leitos de sal ou “lagos” são encontrados onde os mares antigos evaporaram. Também é encontrado em muitos minerais, incluindo criolita, zeólita e sodalita.

Como esse mineral é tão reativo, ele nunca é encontrado como o metal na natureza. O sódio metálico é produzido pela eletrólise do cloreto de sódio fundido seco.

Esse mineral é essencial para todos os seres vivos, e os humanos sabem disso desde os tempos pré-históricos. Nosso corpo contém cerca de 100 gramas, mas estamos constantemente perdendo sódio de maneiras diferentes, por isso precisamos substituí-lo.

Podemos obter todo o sódio de que precisamos de nossa comida, sem adicionar nenhum extra. Em média, uma pessoa come cerca de 10 gramas de sal por dia, mas tudo o que realmente precisamos é de cerca de 3 gramas. Qualquer sódio extra pode contribuir para a hipertensão. O sódio é importante para muitas funções diferentes do corpo humano. Por exemplo, ajuda as células a transmitirem os sinais nervosos e a regular os níveis de água nos tecidos e no sangue.

Porque o sódio é tão importante

Se não obtivermos uma quantidade mínima de sódio, morremos. Assim, é fundamental obter o mineral na dieta.

Uma vez que consumimos sódio, o corpo também precisa regulá-lo com firmeza – novamente, se isso estiver fora de equilíbrio, morreremos.

O sódio e o cloreto são os principais íons encontrados nos fluidos fora das células, incluindo o plasma sanguíneo.

Quando dissolvido em fluidos, o sódio possui uma carga elétrica moderada (tornando-se um eletrólito). A diferença entre as concentrações de íons através das membranas celulares cria um potencial de membrana, que é necessário para a transmissão do impulso nervoso, contração muscular e função cardíaca.

O sódio também é necessário para a regulação de fluidos, transporte de nutrientes, regulação da pressão sanguínea e expansão do volume sanguíneo que acompanha o crescimento do tecido.

O sódio é amigo ou inimigo?

Embora o mineral frequentemente seja classificado na categoria de vilão nutricional, seu corpo precisa dele. Este mineral ajuda o organismo a enviar informações de e para o cérebro e a manter o batimento cardíaco estável, é mega importante para pessoas ativas.

Na verdade, é um verdadeiro aliado para atividades físicas. O mineral pode ajudar a prevenir o tipo de cãibra muscular que encurta as sessões de exercícios e atrapalha as corridas. Também ajuda seu corpo a reter líquidos, para que você fique mais hidratado. 

Um teste foi feito com um corredor de maratona que se exercitava no calor e reclamava de cansaço a maior parte do tempo. Ocorre que ele restringia de forma severa o consumo de sódio. Ela não usava sal para cozinhar e nem consumia alimentos industrializados com que continha sódio.

A dieta dele era baseada principalmente em alimentos naturais, sem processamento e com baixo nível de sódio. Quando esse atleta passou a consumir um pouco de sódio, ele mostrou melhora no cansaço físico.

Pessoas que praticam muita atividade física precisam de uma quantidade maior do mineral. Em uma sessão de atividade física intensa as pessoas costumam perder sódio, potássio e líquido. Porém o sódio é o que mais se perde, e por isso quem pratica atividade física de forma intensa precisa repor o sódio perdido.

Além do mais, alguns estudos de revisão não encontraram evidências de que limitar a ingestão de sal reduzirá o risco de ataques cardíacos, derrames ou morte.

Benefícios do sódio

Esse mineral está presente em pequenas quantidades em muitos alimentos naturais. Quando o mineral é usado na forma mais comum que é o sal, ele além de aumentar o sabor, também ajuda a atingir os níveis necessários de uma dieta equilibrada.

Os benefícios para a saúde incluem:

Regula os fluidos corporais

Esse mineral ajuda na regulação dos fluidos corporais. Isso significa que existe uma forte relação no equilíbrio do sódio e dos níveis de água do corpo. Portais de sódio bombeiam líquido para as células que regulam os fluidos corporais.

Ajuda a função da tireóide de forma adequada

Sua tireóide desempenha um papel importante no metabolismo. Mas, para que sua tireoide funcione corretamente, seu corpo precisa do iodo mineral, que é encontrado em muitos alimentos. Uma deficiência de iodo impede que seu corpo produza o hormônio tireoidiano em quantidade suficiente.

Os sintomas de deficiência incluem tireoide aumentada, constipação, dificuldade de raciocínio, fadiga e sensibilidade ao frio. Como o iodo também é adicionado à maioria dos sais (são rotulados como “iodados”), ter um pouco de sal iodado na dieta pode ajudar a função correta da tireoide.

Mantém o corpo hidratado

O sal também promove níveis saudáveis ​​de hidratação e equilíbrio eletrolítico, necessário para o funcionamento adequado dos órgãos. Suas células, músculos e tecidos precisam de água, e o sal ajuda essas partes do corpo a manter a quantidade certa de líquido. A hidratação inadequada pode causar desidratação, tornando-o mais suscetível a cãibras musculares, tonturas e fadiga. 

Previne a pressão arterial baixa

Uma quantidade inadequada de sódio na dieta também pode levar à redução da pressão arterial (hipotensão), que é uma leitura abaixo de 90/60 milímetros de mercúrio. Se qualquer um dos números for baixo, a pressão arterial é considerada baixa. Os sinais de pressão arterial baixa incluem tontura, náusea, desmaio e visão embaçada.

Níveis de sódio

As pessoas comem em média cerca de 3.400 mg do mineral por dia. Uma única colher de chá de sal de cozinha contém cerca de 2.325 mg de sódio, o que curiosamente é mais do que o limite diário recomendado de 2.300 para adultos e crianças. 

Lembre-se de que algumas pessoas devem reduzir ainda mais a ingestão de sódio, talvez consumindo não mais do que 1.500 mg por dia. Esse limite é recomendado para todos as pessoas, bem como para qualquer pessoa que tenha diabetes, pressão alta (hipertensão) ou doença renal crônica.

Deficiência de sódio

A ingestão recomendada de sódio é 2.400mg por dia. Se você não fornecer sódio suficiente ao corpo, os sintomas de deficiência podem variar de irritantes a fatais. Uma das áreas do corpo mais seriamente afetadas é o sistema nervoso, que começará a desligar-se. Em geral, sua deficiência leva a diarréia, vômito, dor de cabeça, fraqueza, pressão arterial baixa, letargia, perda de peso, confusão, tontura e irritabilidade muscular.

Excesso de sódio

Embora a deficiência de sódio seja perigosa, os níveis excessivos também podem causar pressão alta, inchaço dos tecidos neurais e nervos e edema cerebral. Se a situação não for aliviada, pode até levar ao coma.

A redução na quantidade do mineral também reduz a gordura acumulada nas partes periféricas do corpo. Além disso, o excesso de sódio aumenta as chances de infecção pulmonar. O esgotamento do nível de sódio é um convite a uma série de doenças que podem causar exaustão, esforço e apatia mental.

Veja alguns dos problemas que o excesso de sódio pode causar

Aumenta a retenção de água

Se você ingerir muito sódio, seus rins podem não ser capazes de filtrar o excesso de sódio de sua corrente sanguínea. O sódio se acumula em seu sistema e seu corpo retém mais água na tentativa de diluí-lo. Isso pode causar retenção de água e inchaço.

Prejudica a saúde cardiovascular

O excesso de água no corpo pode aumentar a pressão sobre o coração e os vasos sanguíneos, provocando pressão alta. Esta é uma das principais causas de ataque cardíaco e derrame. O risco de doenças cardíacas é maior quando uma dieta rica em sódio é acompanhada por uma dieta pobre em potássio. O potássio ajuda a excretar sódio do corpo e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

Maior risco de osteoporose

Quanto mais sódio você ingere, mais cálcio seu corpo perde ao urinar. E, infelizmente, se você não tiver cálcio suficiente em sua dieta, o corpo o retira de seus ossos, aumentando o risco de problemas ósseos, como osteoporose.

Pode aumentar o risco de câncer de estômago

Também há evidências sugerindo que uma dieta rica em sal aumenta o risco de câncer de estômago, de acordo com um estudo publicado em 2014.

Dicas para diminuir o excesso de sódio

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a cortar e comer menos sódio: 

  • Coma mais frutas e vegetais frescos. Pule os alimentos processados, como carnes curadas, enlatados, itens ensacados e alimentos congelados, e passe mais tempo no corredor de produtos hortifrutigranjeiros.
  • Leia os rótulos. Não compre produtos enlatados ou itens processados ​​com mais de 200 mg de sódio por porção. Lembre-se de que um produto com a etiqueta “sem sal” pode conter outros ingredientes que contenham o mineral.
  • Cozinhe sem sal. Experimente ervas e temperos para dar sabor, como orégano, alho, tomilho, pimenta em pó, alecrim e qualquer outro tempero em seu armário. Além disso, evite adicionar sal à mesa.
  • Prepare sua própria comida. Os itens do restaurante contêm maiores quantidades de sódio para manter os alimentos frescos. Cozinhe sua própria comida para controlar o sódio. Antes de comer fora, verifique o menu nutricional de um restaurante online para encontrar opções com baixo teor de sódio.
  • Esteja atento às fontes naturais do mineral. Carne, laticínios, pão e marisco contêm sódio, portanto, certifique-se de regular a ingestão desses alimentos se estiver atento à ingestão de sódio.

Fontes de sódio

O sódio ocorre naturalmente em alguns alimentos e geralmente é adicionado durante a fabricação. Claro, também o adicionamos durante o cozimento e à mesa. Aipo, beterraba e leite são alguns dos alimentos onde os encontrará naturalmente.

Alimentos embalados e preparados, como enlatados, carnes defumadas e jantares congelados, muitas vezes têm sódio adicionado durante a fabricação – seja como sal ou outras formas comuns de sódio, como bicarbonato de sódio.

No geral, mais de 70% do sódio que consumimos vem de alimentos processados, pré-embalados e de restaurantes. É muito mais difícil limitar o sódio quando já foi adicionado antes de ser comprado.

Optar por alimentos menos processados ​​e fazer mais refeições em casa são ótimas maneiras de ajudar a controlar o sódio que ingere.

O restante do sódio na dieta típica ocorre naturalmente nos alimentos (cerca de 15 por cento) ou é adicionado quando estamos cozinhando e comendo. Essas últimas adições representam apenas cerca de 11% de nossa ingestão total de sódio; portanto, mesmo que você nunca use o saleiro, provavelmente está ingerindo sódio demais.

Suplementos de sódio são recomendados apenas para atletas e pessoas que praticam atividade física muito intensa. De qualquer forma, sempre consulte o seu médico antes de fazer uso de qualquer suplemento.

Diferença de sal e sódio

Se você acha que sal e sódio são a mesma coisa, você não está sozinho. Mas você também não está necessariamente correto. Esse equívoco comum confunde muitas pessoas, mas a diferença pode afetar muito a qualidade de sua dieta.

Aqui está uma maneira clara de distinguir entre o sódio e o sal, como normalmente o conhecemos.

O sódio é o que se encontra nos alimentos – especialmente em alimentos processados ​​que contêm conservantes.

O sal é o que adicionamos à nossa comida.

Idealmente, queremos alimentos que não sejam processados, porque quanto mais tempo são manipulados, mais sódio é adicionado ao longo do caminho.

O sal é um composto químico feito de sódio e cloreto. E, na verdade, é o sódio que realmente faz mal à saúde quando consumido em excesso. Consequentemente, é também o cloreto que dá aos alimentos um sabor “salgado”.

Cloreto de sódio

O cloreto de sódio (NaCl), comumente conhecido como sal, é um dos minerais mais abundantes na Terra e é um nutriente essencial para muitos animais e plantas. É naturalmente encontrado na água do mar e em formações rochosas subterrâneas.

O sal é essencial para equilibrar  os fluidos corporais do organismo de uma pessoa. O desequilíbrio eletrolítico pode resultar em desidratação ou super hidratação de acordo com estudos realizados.

O sal tem sido usado para adicionar sabor e para conservar alimentos há muitos anos, talvez milhares. Na forma de conservação o sal auxilia a preservação evitando a decomposição de alimentos como carnes e queijos, deixando-os seguros para consumo. Além disso, o cloreto de sódio é usado para fermentar alguns alimentos como picles, chucrute e kefir.

Além de dar sabor e preservar alimentos, o cloreto de sódio também é usado no ambiente hospitalar. Médicos utilizam uma solução de sal e água por meio intravenoso a fim de aliviar a desidratação em alguns pacientes.

Embora o cloreto de sódio possua muitas funções úteis, essa forma de sódio pode trazer prejuízos à saúde quando utilizada de maneira desequilibrada.

Por esse motivo é importante encontrar maneiras de reduzir a ingestão de sal na sua dieta do dia a dia. Raramente alguém vai ter uma deficiência de sal, até porque a maioria dos alimentos industrializados e processados são ricos nesse ingrediente. Por outro lado, o excesso de sal pode ser muito prejudicial à saúde.

Estamos tão habituados a ingerir sal em grande quantidade que pode ser difícil para alguns reduzir o consumo desse ingrediente, mas existem algumas dicas úteis que podem te ajudar se você está com dificuldade de diminuir o consumo de sal.

Dicas para reduzir o uso de sal

Existem várias maneiras simples de reduzir a ingestão de sal. Ao compreender a verdade por trás de alguns mitos comuns do sal, aprender a ler os rótulos e entender quais alimentos têm alto teor de sal, você pode observar o que está comendo em casa e quando está comendo fora.

Saber quais alimentos contêm muito sal é um ótimo lugar para começar quando se trata de diminuir a ingestão de sal. Cerca de um quarto de sal é adicionado durante o cozimento e à mesa e quantidades muito pequenas estão presentes naturalmente na maioria dos alimentos, mas a maior parte de nossa ingestão de sal está escondida em alimentos prontos ou processados ​​e em alimentos comprados para levar em restaurantes.

A maioria de nós consome mais sal do que precisamos, é vital ficar atento a ingestão desse ingrediente, pois o excesso dele pode ser muito prejudicial à saúde. Fique atento a essas dicas para consumir menos sal.

  • Escolha os alimentos em seu estado natural e integral sempre que puder. Idealmente, todos nós deveríamos consumir menos de 2.300 mg de sal por dia (1.500 mg se você tiver pressão alta ou outra doença / risco cardiovascular), mas a maioria de nós come cerca de 3.400 mg por dia. Cerca de 75% disso vem de alimentos processados! 
  • Se você realmente precisa comprar algo preparado ou processado, procure opções com baixo teor de sódio, sem adição de sal ou sem sal. Pense em produtos enlatados, produtos de tomate, caldos e sopas e misturas de ervas.
  • Cozinhe em casa. A maneira mais fácil de controlar a quantidade de sal que você ingere é fazer sua própria comida! Tente tirar o sal da água do macarrão ou corte a quantidade de sal pela metade nas receitas.
  • Substitua o sal por outros temperos. Recomendamos substituí-lo por: ervas frescas ou secas, vinagre mostarda, suco de limão ou lima, pimenta, alho e cebola em pó.
  • Faça suas próprias misturas de ervas, já que a maioria das misturas de temperos disponíveis a granel contém muito sal. Para fazer em casa, basta combinar os ingredientes em um pote, sacudir e guardar em local fresco e seco. Em seguida, adicione ou polvilhe na comida para dar sabor.

Separamos algumas receitas de misturas de especiarias para você fazer em casa, mas lembre-se que na hora de cozinhar o que vale é o seu gosto, você pode adicionar ou eliminar alguns temperos dessas receitas. Mas lembre-se que o objetivo aqui é diminuir a quantidade de sal que você vai adicionar à comida.

Cinco especiarias para frango, peixe ou carne de porco:

  • 1/4 xícara de gengibre em pó
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 2 colheres de sopa de cravo moído
  • 1 colher de sopa de pimenta da Jamaica moída
  • 1 colher de sopa de sementes de anis

Mistura de ervas para saladas, massas, vegetais cozidos no vapor, sopas ou peixes:

  • 1/4 xícara de salsa em flocos
  • 2 colheres de sopa de estragão seco
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 1 colher de sopa de erva de endro
  • 1 colher de sopa de flocos de aipo

Mistura para sopas e molhos à base de tomate, massas, frango, pizza e pão:

  • 2 colheres de sopa de manjericão seco
  • 2 colheres de sopa de manjerona seca
  • 2 colheres de sopa de tomilho seco
  • 2 colheres de sopa de alecrim seco
  • 2 colheres de sopa de pimenta vermelha esmagada
  • 1 colher de sopa de alho em pó
  • 1 colher de sopa de orégano seco

Comece com pequenas mudanças e, em duas a três semanas, você começará a notar suas alterações nas papilas gustativas. Os alimentos salgados que você comia antes agora terão um sabor muito salgado, porque você treinou novamente suas papilas gustativas para apreciar os sabores naturais.

Bicarbonato de sódio

Hidrogenocarbonato de sódio, mais conhecido como bicarbonato de sódio, é um composto químico com a fórmula NaHCO3. É usado principalmente na culinária e panificação como um agente de fermentação e como um agente de limpeza muito eficaz.

É extraído em sua forma natural, nahcolita, como um mineral carbonato branco ou incolor. Como algo tão simples em sua essência, o bicarbonato de sódio pode ser bastante surpreendente.

Bicarbonato de sódio no fermento em pó

O fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio e um ácido fraco, geralmente creme de tártaro ou sulfato de alumínio e sódio. Faz crescer bolos e pães e é superior ao fermento fresco porque a reação química é instantânea.

Quando o fermento em pó é misturado a um líquido, esses dois ingredientes reagem para formar bolhas de gás dióxido de carbono. Como a reação ocorre imediatamente, é melhor terminar a refeição imediatamente, antes que as bolhas desapareçam. É muito importante nunca misturar demais a receita, para que as bolhas não saiam da mistura.

Existem dois tipos de fermento em pó: simples ação e dupla ação O primeiro faz bolhas de dióxido de carbono assim que você faz a mistura, enquanto a ação dupla produz bolhas adicionais quando a mistura é aquecida no forno. Isso ocorre por causa do fosfato ácido de cálcio, que libera uma pequena quantidade de dióxido de carbono quando a água é adicionada, mas muito mais quando a mistura é aquecida.

Bicarbonato de sódio e higiene pessoal

Você provavelmente sabe que o bicarbonato de sódio é encontrado em muitas fórmulas de pasta de dente. Isso porque ele tem propriedades de clareamento e também de remoção de placa.

Por ter propriedades anti cáries e abrasivas, também é comumente usado em alguns enxaguatórios bucais. Existe um truque interessante se você ficar sem pasta de dente e precisar escovar os dentes: use bicarbonato de sódio puro com água.

Por atuar como anti-séptico e neutralizar a produção de ácidos na boca, pode ser usado como substituto do creme dental.

Como o bicarbonato de sódio é suave, ele não retira os óleos protetores da pele como a maioria dos sabonetes e pode ser usado como substituto do sabonete ou shampoo. Se você combinar três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água, poderá fazer um limpador suave, mas poderoso o suficiente para erradicar até os cheiros mais fortes, como cebola e alho.

Bicarbonato de sódio como agente de limpeza.

Se for transformado em pasta, combinado com água, o bicarbonato de sódio pode servir bem como agente de limpeza. Quer seja desentupindo um ralo, removendo manchas teimosas da roupa ou até mesmo atuando como um desodorizante, o bicarbonato de sódio é um ótimo agente de limpeza porque é um alcalino suave e pode reagir com ácidos sem causar qualquer reação prejudicial.

É também por isso que reage erraticamente quando combinado com vinagre. Por ser delicado, é um bom agente de limpeza para cromo, aço, vidro, esmalte e plástico. É ótimo para remover manchas de prata se misturado com água morna e, se misturado com água fria, é ótimo para remover a ferrugem da superfície do aço.

Como o bicarbonato de sódio é um produto natural e praticamente alimento, é superior a outros produtos de limpeza doméstica porque não é tóxico. Portanto, é a melhor substância para usar na limpeza de alimentos, pois não há medo de envenenar acidentalmente seus filhos ou animais de estimação!

Aqui estão algumas instruções adicionais sobre como você pode limpar praticamente qualquer item da casa usando bicarbonato de sódio e outras substâncias de limpeza não tóxicas.

 Limpador de forno

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1/4 xícara de refrigerante
  • Misture com água suficiente para fazer uma pasta. Aplique nas superfícies do forno e deixe descansar durante a noite. Limpe e enxágue.

Limpador de banheira e azulejo

  •  2/3 xícaras de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de sabonete líquido à base de plantas
  • 1/2 xícara de água
  • Misture bem e adicione 2 colheres de sopa de vinagre branco. Aplique imediatamente, esfregue e limpe. Uma esfoliação também pode ser feita misturando bicarbonato de sódio e sabão líquido até a consistência desejada.

Bicarbonato de sódio como desodorizante

O bicarbonato de sódio neutraliza os odores básicos (cheiros de amônia, comuns em baldes de fraldas) e odores ácidos (como o cheiro de picles).

  • Polvilhe bicarbonato de sódio no carpete antes de passar o aspirador para eliminar odores de comida e animais de estimação.
  • Depois de esvaziar o lixo, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da lata de lixo; isso irá neutralizar os odores dos alimentos.
  • Mantenha uma caixa aberta de bicarbonato de sódio na parte de trás da geladeira e na despensa; substitua a cada três meses.
  • Despeje o bicarbonato de sódio no triturador de lixo enquanto corre água morna.

Perguntas 

Com certeza agora você sabe mais sobre o universo desse mineral que é o sódio do que antes, mas talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, separamos algumas perguntas comuns e suas respectivas respostas a fim de tirar todas as suas dúvidas.

O que é cloreto de sódio?

O cloreto de sódio é mais comumente conhecido como sal. É um dos minerais mais abundantes da Terra e é um nutriente essencial para muitos animais e plantas, incluindo pessoas.

Por que o sal é ruim?

Na luta contra as doenças cardíacas, reduzir a quantidade de sal que ingerimos é tão importante quanto parar de fumar. Isso ocorre porque o alto consumo de sal está fortemente relacionado à hipertensão, o que aumenta o risco de doença coronariana e derrame. Como se isso não bastasse, comer muito sal também aumenta o risco de câncer de estômago e osteoporose. Pesquisas recentes demonstraram uma ligação clara entre a ingestão de sal e a pressão alta.

Por que precisamos de sódio?

Ele desempenha um papel crítico em nossos corpos, ajudando a regular o equilíbrio da água, controlando a função muscular e nervosa e mantendo o sistema circulatório funcionando corretamente. Nossos corpos precisam dele para regular a pressão sanguínea e proteger contra a coagulação do sangue. Ele também desempenha um papel no sistema digestivo, ajudando a metabolizar os alimentos.

Onde comprar suplementos de sódio?

Apenas atletas que praticam intensa atividade física e pessoas com deficiência de sódio devem recorrer aos suplementos. Se você tem dúvidas em relação a utilizar ou não os suplementos do mineral, consulte o seu médico, pois a ingestão elevada de sódio pode acarretar em sérios problemas de saúde.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você encontra os suplementos que precisa de forma prática e segura, e com preços que cabem no seu bolso.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<