A febre é um dos primeiros sinais para indicar que algo está errado em nosso corpo e para diagnosticá-la um instrumento muito popular é utilizado, o termômetro. Vamos entender um pouco mais sobre esse importante e indispensável item na hora de diagnosticar problemas de saúde.

O termômetro é utilizado para medir a temperatura corporal  e trabalha com base no equilíbrio térmico.

O equilibrio térmico funciona da seguinte forma, ao se colocar o termômetro em contato com o corpo humano ele ficará na mesma temperatura que o corpo, para isso é necessário que o contato dure alguns minutos. Alguns termômetros avisam o momento em que o equilíbrio térmico acontece e sinalizam a retirada do aparelho para avaliação da temperatura.

Atualmente existem diversos modelos de termômetros, alguns ainda utilizam o mercúrio para análise da temperatura outros mais modernos já contam com visor digital especificando a temperatura de acordo com a medida de graus correspondete ao país, no caso do Brasil a temperatura é medida em graus Celsius.

Vamos entender agora um pouco mais sobre a diferença entre os termômetros de mercúrio e os termômetros digitais.

Termômetros de mercúrio

Os termômetros de mercúrio utilizam em sua base o mercúrio, uma substância que se expandi ou se contraí de acordo com a temperatura, a partir desse movimento é possível medir a temperatura. Os termômetros de mercúrio foram muitos utilizados mas devido as características tóxicas do mercúrio eles foram proibidos no Brasil e passaram a não ser mais utilizados nas unidades de saúde no Brasil desde Junho de 2001.

O uso doméstico dos termômetros de mercúrio não é proibido mas existem campanhas que orientam a não utilização desse produto,  pois quando é descartado causa sérios danos ao meio ambiente.

Termômetro Mercúrio

Termômetros digital

O termômetro digital é sem dúvida uma grande evolução. Com a utilização de dispositivos elétrico, que podem variar de acordo com a marca e modelo do aparelho, o termômetro digital consegue medir a temperatura do corpo humano com a mesma precisão do termômetro de mercúrio e com a vantagem de não agredir o meio ambiente na hora do seu descarte.

Termômetro Digital

O termômetro digital conta com um visor que mostra a informação da temperatura de forma simples facilitando a análise da temperatura.

As características e funções de um termômetro digital podem variar de acordo com a marca escolhida, assim como o preço. Uma boa pesquisa faz com que você encontre diversas marcas e preços e escolha a que melhor lhe atende. Você pode pesquisar preços de termômetros digitais no link abaixo:

Preço de Termômetros Digitais

Para medir a temperatura do corpo de uma pessoa com o termômetro é simples, seja com um termômetro digital ou que utilize mercúrio a forma é a mesma. Pegue o termômetro e espere ele zerar, se for digital espere marcar zero no visor caso seja de mercúrio espere até que o liquído esteja inteiro na base. Depois disso, coloque a área prateada do termômetro embaixo da axila da pessoa e espere em torno de 5 minutos, nos termômetros digitais é só esperar o aviso automático. Em seguida, veja o número que está aparecendo no visor ou até onde o liquído vermelho chegou. Caso a temperatura esteja maior que 37° a pessoa está com febre e deve procurar um médico o quanto antes.

É muito importante ter em casa um termômetro no momento em que precisa saber a temperatura de uma pessoa. Uma gripe, por exemplo, pode nos pegar de surpresa então é bom prevenir. Quer saber o preço de termômetros de diversas marcas e modelos?  Faça agora uma pesquisa no Cliquefarma através do link ao lado. Preço de Termômetros

Esse artigo pertence à categoria Geral, Produtos Adultos.

2 Respostas para “Termômetros – Entenda o que é e saiba como usar”

  1. Carlos Cruz

    - PRECISO DE UM TERMÔMETRO PARA MEDIR TEMPERATURA EM ARMAZEM DE 10ºC A 60ºC, PODE SER ANALOGICO OU DIGITAL.

Deixe uma resposta

Notice!

Favor ativar os widgets na barra inferior!