Bula

Abrilar - Bula do remédio

Abrilar com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Abrilar têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Abrilar devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Laboratório

Farmoquimica

Referência

Hedera helix

Apresentação de Abrilar

fr. c/ 100 ml mais copo-medida. Cada 100 ml de sol. contém 0,7g de extrato seco de Hedera helix.

Abrilar - Indicações

Abrilar é indicado para o tratamento sintomático de afecções broncopulmonares, com aumento de secreções e/ ou broncoespasmos associados. Possui efeito mucolítico e expectorante (diminui a viscosidade das secreções e aumenta a atividade de varredura promovida pelos cílios do epitélio brônquico, facilitando a expectoração) e broncodilatador (com ação relaxante sobre o músculo liso brônquico), esse efeito facilita a expectoração e melhora a respiração.

Contra-indicações de Abrilar

Devido à origem natural dos princípios ativos de Abrilar não foi registrada qualquer contra-indicação em sua utilização.

Advertências

Abrilar contém em sua fórmula, sorbitol, o qual é metabolizado no organismo em frutose, sendo conveniente avaliar sua indicação a pacientes com intolerância a esta substância.

Uso na gravidez de Abrilar

Embora não existam dados clínicos sobre a exposição de Abrilar na gravidez humana, os estudos com animais prenhos não indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos em relação à gravidez, desenvolvimento embrionário ou fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal. Apesar disto, como qualquer outro medicamento, Abrilar deve ser administrado com cautela durante a gravidez e lactação.

Interações medicamentosas de Abrilar

Não são conhecidos efeitos adversos quando o paciente usa simultaneamente Abrilar com outros medicamentos. Por este motivo, este xarope pode ser utilizado juntamente com outros medicamentos. De qualquer maneira informe ao seu médico sobre outros medicamentos que esteja usando.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Abrilar

É raro observar-se efeitos secundários; em alguns casos foi registrado um ligeiro efeito laxante, provavelmente vinculado à presença de sorbitol em sua fórmula.

Abrilar - Posologia

Lactentes e crianças até 7 anos de idade 2,5 ml, 3 vezes ao dia Crianças acima de 7 anos de idade 5ml, 3 vezes ao dia Adultos 7,5 ml, 3 vezes ao dia

Superdosagem

O médico deverá ser informado, caso haja sintomas de náuseas, vômito e diarréia, pode ser devido à ingestão de quantidades muito altas (mais do que três vezes a dose diária recomendada), para que se possa ser tomado as medidas cabíveis.

Características farmacológicas

Abrilar® Contém em sua formulação o extrato seco de folhas de Hedera helix, utilizado como meio de extração o etanol a 30% (não presente no produto final) como substância ativa. Os componentes das matérias vegetais da droga (folhas de hera) que fornecem o valor terapêutico da droga são, principalmente, o bisdesmosídeo saponinas, do grupo de glicosídeos triterpenos, cujo principal representante em termos qualitativos é a hederasaponina C (hederacosídeo C). O efeito terapêutico de Abrilar® nas doenças das vias aéreas é devido ao glicosídeo saponina, presente no extrato seco, que possui dupla ação: mucolítica e broncodilatadora. Ambas as ações aumentam a expectoração eliminando as secreções que obstruem a via aérea. O efeito mucolítico do extrato deve-se essencialmente à natureza da saponina dos hederaglicosídeos, embora os efeitos parassimpaticolíticos de certos glicosídeos sejam considerados a base das propriedades broncodilatadoras sobre os brônquios inflamados.

Resultados de eficácia

Abrilar® Possui efeito mucolítico e expectorante (diminui a viscosidade das secreções e aumenta a atividade de varredura promovida pelos cílios do epitélio brônquico, facilitando a expectoração) e broncodilatador (com ação relaxante sobre o músculo liso brônquico), esse efeito facilita a expectoração e melhora a respiração.

Modo de usar

AGITE ANTES DE USAR Lactentes e crianças até 7 anos de idade - 2,5 ml, 3 vezes ao dia Crianças acima de 7 anos de idade - 5ml, 3 vezes ao dia Adultos - 7,5 ml, 3 vezes ao dia

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso em pacientes idosos (acima de 65 anos de idade) Ainda que os estudos clínicos não tenham demonstrado alterações nos pacientes idosos, é sempre recomendável um acompanhamento rigoroso do médico a estes pacientes

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (15º a 30ºC). Proteger da Luz e umidade.

Abrilar - Informações

Abrilar Contém em sua formulação o extrato seco de folhas de Hedera helix, utilizado como meio de extração o etanol a 30% (não presente no produto final) como substância ativa. Os componentes das matérias vegetais da droga (folhas de hera) que fornecem o valor terapêutico da droga são, principalmente, o bisdesmosídeo saponinas, do grupo de glicosídeos triterpenos, cujo principal representante em termos qualitativos é a hederasaponina C (hederacosídeo C). O efeito terapêutico de Abrilar nas doenças das vias aéreas é devido ao glicosídeo saponina, presente no extrato seco, que possui dupla ação: mucolítica e broncodilatadora. Ambas as ações aumentam a expectoração eliminando as secreções que obstruem a via aérea. O efeito mucolítico do extrato deve-se essencialmente à natureza da saponina dos hederaglicosídeos, embora os efeitos parassimpaticolíticos de certos glicosídeos sejam considerados a base das propriedades broncodilatadoras sobre os brônquios inflamados.

Dizeres legais

Reg. MS: 1.0390. Farm. Resp. : Dr. Carlos de Azevedo Salles - CRF-RJ nº 2418 Fabricado por Engelhard Arzneimittel Gmbh & Co Kg - Alemanha Distribuído por FARMOQUÍMICA S/A. Rua Viúva Cláudio, 300 Rio de Janeiro - RJ CNPJ: 33.349.473/0003-10 SAC Serviço de Atendimento ao Cliente 0800-250110 Especialidade: Pediatria - Laboratório Farmoquímica S.A. Rua General Polidoro, 105 Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22280-001 Tel: 55 (021 )275-3548 Fax: 55 (021) 542-6747 Site: http://www.farmoquimica.com.br/