Bula

Neomicina - Bula do remédio

Neomicina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Neomicina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Neomicina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Referência

Pomicina (Belfar)

Apresentação de Neomicina

Pomada: bisnaga contendo 20 g Cada grama da pomada contém: Sulfato de Neomicina .... 5,0 mg (equivalente a 3,5 mg de Neomicina base) Excipiente q.s.p... 1,0 g Excipientes: (vaselina sólida, lanolina líquida, parafina sólida, óleo mineral, metilparabeno, propilparabeno).

Neomicina - Indicações

A pomada de Neomicina é indicada para o tratamento de uma ampla variedade de infecções locais, causadas por microrganismos sensíveis ao antibiótico, incluindo dermatoses infectadas, queimaduras infectadas, cortes, úlceras cutâneas, impetigo, furúnculos e otite externa.

Contra-indicações de Neomicina

Este medicamento não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade à Neomicina, aos antibióticos aminoglicosídeos e a outros componentes da fórmula. Também não deve ser usado nos casos de perda da função dos rins (insuficiência renal grave) e quando o paciente já teve ou tem problemas de audição ou de equilíbrio (sistema labiríntico).

Advertências

O uso em feridas profundas ou grandes extensões de queimaduras pode originar absorção sistêmica, por isso o risco deve ser avaliado. A absorção sistêmica pode ser significativa e originar risco de nefrotoxicidade ou ototoxicidade. Outros antibióticos aminoglicosídeos podem apresentar reação de sensibilidade cruzada com a Neomicina. Uso local prolongado deve ser evitado pois pode levar a sensibilização da pele e possível sensibilidade cruzada para outros aminoglicosídeos (MARTINDALE. The Extra Pharmacopoeia. 31.ed. London: Royal Pharmaceutical Society, 1996.253p.).

Uso na gravidez de Neomicina

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. (Categoria de risco na gravidez: C)

Interações medicamentosas de Neomicina

Reações de hipersensibilidade podem ocorrer com maior freqüência com o uso concomitante de outros antibióticos aminoglicosídeos por via sistêmica.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Neomicina

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer são: coceira no local, vermelhidão, inchaço no local da aplicação e exantema.

Neomicina - Posologia

Aplicar sobre a região afetada uma fina camada da pomada, 1 a 3 vezes ao dia, ou a critério médico.

Superdosagem

É pouco provável que ocorra um quadro de intoxicação com o uso da Pomicina quando as doses e a forma de aplicação são feitas de forma adequada. No entanto, caso o medicamento seja usado em quantidade excessiva, a região deve ser lavada imediatamente com água e sabão neutro, e seca com gaze ou pano limpo. Procurar assistência médica, caso apareçam reações indesejáveis.

Características farmacológicas

A Neomicina é um antibiótico de amplo espectro, da família dos aminoglicosídeos, que é particularmente eficaz contra bactérias gram-negativas e, também, contra algumas bactérias gram-positivas como os estafilococos. O mecanismo de ação da Neomicina se baseia na interferência da síntese protéica do microrganismo. Concentrações de 5 a 10 µg/mL são usualmente adequadas para inibir organismos suscetíveis (REMINGTON, Joseph P. The Science and Practice of Pharmacy. 19.ed. Easton, Pennsylvania: Mack Printing Company, 1995. 1302p.). O antibiótico é usado topicamente para uma ampla variedade de infecções locais (REMINGTON, Joseph P. The Science and Practice of Pharmacy. 19.ed. Easton, Pennsylvania: Mack Printing Company, 1995. 1302p.). Aplicada topicamente a droga é bem tolerada, relativamente não irritante e tem um baixo índice de sensibilidade. Entretanto, dermatites de contato ocasionalmente ocorrem (REMINGTON, Joseph P. The Science and Practice of Pharmacy. 19.ed. Easton, Pennsylvania: Mack Printing Company, 1995. 1302p.). Reações de hipersensibilidade ocorrem em 6 a 8% dos pacientes, sobretudo exantemas cutâneos. Os indivíduos sensíveis a este antibiótico desenvolvem reações cruzadas quando expostos a outros aminoglicosídeos (Goodman & Gilman. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A , 1991.737p.). A Neomicina é pouco absorvida após aplicação tópica sobre a pele íntegra ou lesada, e sobre as membranas mucosas. Conseqüentemente, obtém-se alta concentração do princípio ativo no local de aplicação.

Modo de usar

antes de aplicar o produto, lavar a região afetada com água e sabão, e secar cuidadosamente o local. Depois da aplicação, pode-se proteger a região tratada com gaze. Uso tópico. Não utilize Pomicina para uso oftálmico.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

USO EM IDOSOS Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste produto por pacientes idosos.

Armazenagem

Conservar o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz.

Dizeres legais

MS 1.0571.0040 Farmacêutico Responsável: Dr. Rander Maia - CRF-MG 2546 Número do Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: VIDE EMBALAGEM BELFAR LTDA. Rua Alair Marques Rodrigues, 516 - Belo Horizonte - MG - CEP 31560-220 C.N.P.J.: 18.324.343/0001-77 Indústria Brasileira

Data da bula

Oct 8 2008 12:00AM