Bula

Plantacil - Bula do remédio

Plantacil com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Plantacil têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Plantacil devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Laboratório

Luper

Apresentação de Plantacil

5g cx 20 env gran

Plantacil - Indicações

-No tratamento de obstipação intestinal como regulador intestinal, em casos de doenças que evoluem com alternância de episódios de diarréia e constipação (intestino irritável, diverticulose). -Regulação da evacuação em pacientes portadores de ânus artificial (colostomia). -Constipação intestinal crônica habitual ou decorrente da permanência no leito após operações cirúrgicas, por alterações de dieta, viagens ou tratamentos prolongados com laxantes potentes. -Diarréias de origem funcional e como adjuvante em casos de doença de Crohn, bem como desarranjo intestinal causado por medicamentos. -Processos proctológicos como hemorróidas, fissuras anais ou abscesso anal, com redução da dor na defecação facilitando a evacuação das fezes. -Ingestão insuficiente de fibras. -Complemento da ingestão diária de fibras. -Distúrbios metabólicos como hiperlipemia como tratamento coadjuvante da terapêutica formal.

Contra-indicações de Plantacil

Não administrar em casos de obstrução intestinal ou impactação fecal. Pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis que inalem ou ingiram o produto. Em casos de sangramento retal, dor abdominal, náusea ou vômito, bem como frente à suspeita de megacólon (cólon dilatado) de etiologia chagásica, não use o produto antes de consultar seu médico. Se a obstipação persistir por mais de uma semana consulte seu médico.

Advertências

Não se recomenda administração a pacientes em tratamento com digitálicos. Não administrar junto com antidiarréicos e produtos inibidores da motilidade intestinal (loperamida, difenoxilato, opiáceos, etc.) sob risco de obstrução intestinal.

Uso na gravidez de Plantacil

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Plantacil

No início do tratamento, dependendo da dose, podem aparecer alguns distúrbios como flatulência (gases), sensação de plenitude (estômago cheio), dor abdominal e diarréia que desaparecem em poucos dias sem necessidade de interromper a administração.

Plantacil - Posologia

Adultos: 1 envelope dissolvido em água ou em outro líquido 1 a 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: Meio envelope dissolvido em água ou em outro líquido 1 a 3 vezes ao dia. Recomendações para administração do produto: Esvaziar o conteúdo do envelope em um copo e completar com aproximadamente 240mL de água fria. Mexer vigorosamente com uma colher até que a mistura fique uniforme. Após finalizar tome imediatamente. A medicação deverá ser ingerida durante ou após as refeições. Se ingerida meia hora antes das refeições, pode diminuir o apetite.

Modo de usar

Adultos: 1 envelope dissolvido em água ou em outro líquido 1 a 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: meio envelope dissolvido em água ou em outro líquido 1 a 3 vezes ao dia.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem recomendações especiais ou precauções sobre o uso do produto por pacientes idosos. "Este medicamento é contraindicado em crianças abaixo de 6 anos." "Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis." "Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento." "Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina."

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC). Proteger da luz e umidade.

Plantacil - Informações

LANTACIL atua como uma fibra formadora de bolo fecal, que ajuda naturalmente a evacuação normal, sem estimulantes químicos. Plantago ovata F. é composto por fibras vegetais que possuem grande capacidade de reter líquido, aumenta o volume e diminui a consistência das fezes (facilitando a evacuação). Adicionalmente, retém gorduras na sua estrutura, auxiliando a redução dos níveis séricos de colesterol. Também pode ser utilizado para complementar a ingestão diária de fibras.