Bula

Proctosan - Bula do remédio

Proctosan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Proctosan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Proctosan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Laboratório

Kleyhertz

Apresentação de Proctosan

Pom. bisn. c/ 20 ml

Proctosan - Indicações

Na profilaxia e tratamento das varizes e hemorróidas.

Contra-indicações de Proctosan

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula, na gravidez e lactação.

Advertências

Deve ser administrada com cuidado na presença de hemorróidas sangrentas, infecção local na zona de tratamento (diminuição ou perda do efeito anestésico local) e trauma grave da mucosa (aumenta sua absorção).

Uso na gravidez de Proctosan

Contra-indicado.

Interações medicamentosas de Proctosan

Os medicamentos depressores do sistema nervoso central podem aumentar os efeitos depressores da lidocaína. A utilização simultânea com blo-queadores neuromusculares pode potencializar ou prolongar a ação destes.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Proctosan

Podem ocorrer reações alérgicas como erupção cutânea, urticária ou angioedema.

Proctosan - Posologia

Hemorróidas: Duas aplicações diárias (pela manhã e ao deitar) ou conforme necessidade. Recomenda-se realizar as aplicações após a evacuação intestinal e higie- ne local. Antes do uso, lubrificar o aplicador com a própria pomada. Retirar a tampa, romper o lacre da bis- naga e rosquear o bico aplicador. Introduzir no reto, pressionando à medida que a retira lentamente. Aplicar também na parte externa e pregas da pele da margem anal. Após o uso, lavar o bico aplicador e manter a bisnaga bem fechada. Varizes: Aplicar de 2 a 3 vezes ao dia, massageando suave e prolongadamente o local.

Superdosagem

Em caso de utilização de dose e frequência muito acima das preconizadas, pode haver absorção sistêmica ocasionando aumento de reações adversas e efeitos colaterais.

Proctosan - Informações

COMPOSIÇÃO Cada grama contém: Cloridrato de lidocaína ... 25,000 mg Mentol ... 2,500 mg Azuleno a 25 % ... 0,500 mg Extr. Fl. de Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) ... 0,075 ml Extr. Fl. Hamamélis (Hamamelis virginiana L.) ... 0,025 ml Excipiente q.s.p. ... 1,000 g ProctosanPomada contém substâncias ativas, que inibem a formação de edemas inflamatórios locais e promovem alívio imediato dos sintomas hemorroidários e varicosos (dores, prurido, sen- sação de ardor e de tensão). Lidocaína - O cloridrato de lidocaína é um anes- tésico local indicado para anestesias regionais. Mentol - tem características antipruriginosas e re- frescantes, causa vasodilatação e uma sensação de frio seguido de analgesia (rubefasciente), quan- do aplicado sobre a pele. O Azuleno confere ação antiinflamatória ao pro- duto, reduzindo o edema e outros sintomas pre- sentes no quadro inflamatório. Castanha-da-índia e Hamamélis têm ação vaso- constritora e agem especificamente nos vasos di- latados.