Skip to main content

O blog do Cliquefarma vem falar hoje sobre os benefícios de uma fruta bastante apreciada pelo país. O açaí. Confira agora mesmo o que ele é, toda a sua informação nutricional, suas propriedades e benefícios, se ele engorda, como utilizá-lo associado à prática de exercícios físicos e muito mais! É claro que para garantir todo esse conteúdo, você precisa ler nosso artigo até o final. Então fique aí e não perca nada! 

Índice:

O que é açaí?

O açaí é um verdadeiro arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. Cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.

 

“É rico em polifenois que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem”, conta a nutróloga Tamara Mazaracki.

 

O açaí é uma iguaria brasileira com origem no norte do país. “Fruto de uma palmeira, possui densidade calórica importante. Sua cor roxa é responsável por trazer uma gama de nutrientes importantes ao organismo”, comenta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

 

A nutricionista funcional Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, destaca ainda que o açaí é fruto do açaizeiro, uma palmeira que tem como nome científico Euterpe Oleracea. “A fruta se tornou popular nas formas de sucos, polpas, sorvetes, cremes e as famosas tigelas”, completa ela.

Informação nutricional do açaí (porção de 100g)

Nutriente Quantidade
Calorias 58 kcal
Proteína 0,8 g
Lipídeos 3,9 g
Colesterol
Carboidrato 6,2 g
Fibra alimentar 2,6 g
Cálcio 35 mg
Magnésio 17 mg
Manganês 6,16 mg
Fósforo 16 mg
Ferro 0,4 mg
Sódio 5 mg
Potássio 124 mg
Cobre 0,18 mg
Zinco 0,3 mg

 

O açaí contém alto teor de lipídeos, de acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão. A fruta tem, inclusive, alto teor de ácidos graxos essenciais, como Ômega 6 e Ômega 9, carboidratos, fibras, vitamina E e minerais, como ferro e zinco.

 

“A polpa do açaí é rica em antioxidantes como antocianinas e proantocianidina”, afirma ela. Dos lipídeos presentes na fruta, “prevalece o ácido graxo monoinsaturado oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e associado a cardioproteção”, acrescenta Michelle.

 

Tabela: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Propriedades e benefícios do açaí

Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer. “Além disso, os antioxidantes e o perfil de lipídeos presente no fruto tem efeito anti-inflamatório e redutor de lesões teciduais. Os polissacarídeos da fruta têm ação sobre células que melhoram o sistema imunológico”, afirma Cyntia Maureen.

 

O açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e antiinflamatória. Entre esses compostos, destaca Michelle, prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta. “Devido a abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade”, completa ela. Abaixo, a nutróloga Tamara Mazaracki destaca outros benefícios do açaí:

 

  • Age como um tônico cardioprotetor
  • Ajuda o sistema circulatório
  • Reduz as taxas de colesterol
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Ajuda o aparelho digestivo
  • Promove a saúde intestinal
  • Protege a pele da ação dos raios solares
  • Age na saúde dos olhos
  • Pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer
  • Contribui para a longevidade

Açaí engorda?

Antes de ser processado, o fruto de açaí possui cerca de 65 calorias a cada 100g. O problema é quando ele é transformado em polpa. “Seu teor calórico pode até triplicar devido ao xarope de guaraná e banana, que geralmente lhe são acrescentados para sua comercialização”, destaca Michelle. Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, “já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta

 

Já o açaí batido na tigela, sua forma mais popular, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes já possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho”, completa a nutricionista.

 

Além disso, Cyntia conta que, de forma geral, se consumido em uma dieta correta e balanceada, o açaí pode favorecer o emagrecimento, já que aumenta a saciedade. “Os antioxidantes do açaí podem estimular a redução dos lipídeos, do colesterol ruim e da glicose, o que diminui os riscos de síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Porém, não existe milagre, apenas consumir o açaí, sem mudança no estilo de vida e hábitos alimentares, não leva a perda de peso”, ressalta.

 

E não podemos esquecer dos populares acompanhamentos do açaí, que também podem incrementar e muito a carga calórica do alimento. “Seu consumo com diversos outros ingredientes é muito comum, como banana, granola, leite condensado ou leite em pó – e aí, nesses casos, um açaí na tigela pode facilmente alcançar 1000 calorias”, afirma Cyntia.

 

Benefícios do Açaí

Açaí e a prática de exercícios

“Por fornecer grande quantidade de energia e favorecer a contração muscular (o que inclui o funcionamento cardíaco) e saúde óssea, o açaí é extremamente recomendado para os praticantes de atividade física”, lembra Cyntia Maureen. A fruta ainda auxilia na recuperação muscular, reposição de energia, ganho de massa magra e aumento da saciedade. “O consumo deve ser em quantidades moderadas, de 100 g a 200 g dependendo do objetivo”, destaca Cyntia Bassi.

 

O açaí, de acordo com Michelle Mendes, pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. “Seu consumo no pós treino pode auxiliar na reposição, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos. Já no pré-treino pode contribuir no aumento da energia, já que é considerado um verdadeiro energético natural, diferente de outros produtos que se intitulam como energéticos e são apenas estimulantes”, explica.

Poder antioxidante

Como mencionado brevemente acima, o açaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). “Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.

 

“O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos. Os testes são realizados em uma imensa variedade de amostras, sendo que as maiores notas são de especiarias, frutas e legumes. Por ser extraordinariamente rico em antioxidantes, o açaí tem um índice ORAC muito superior a qualquer outra fruta que foi oficialmente testada. Açaí tem ORAC 102.700 por 100 gramas enquanto as famosas goji berries têm ORAC 25.300 por 100 gramas de produto, por exemplo”, completa Tamara.

Açaí combate o câncer

As antocianinas são responsáveis por colorir o açaí com seus pigmentos roxo-azulados. “Elas fornecem proteção antioxidante contra os efeitos prejudiciais da constante exposição à luz ultravioleta a qual estes frutos estão expostos. Já foram descobertas mais de 600 tipos de antocianinas de ocorrência natural. A forma mais abundante de antocianina é a C3G, e é ela que regula os nossos genes para proteger o corpo da ação dos radicais livres. Um estudo realizado na Universidade da Flórida mostrou que o extrato de açaí foi capaz de acionar o mecanismo que elimina 86% das células de leucemia nas amostras, devido à alta concentração de C3G e outras antocianinas”, explica Tamara.

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes presentes no açaí têm um profundo efeito na redução do estresse oxidativo que microrganismos invasores e toxinas ambientais produzem. “Sua ação imunoestimulante aumenta a capacidade do corpo de combater infecções por bactérias, vírus e fungos. O açaí contém um polissacarídeo chamado arabinogalactana, que induz a atividade fagocitária (de defesa) das células brancas, segundo um estudo de 2011 publicado pelo Department of Immunology and Infectious Diseases at Montana State University“, destaca Tamara.

Açaí combate a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, a nutricionista Maria Jane afirma que o açaí pode, sim, ser indicado no tratamento de anemias. “Para potencializar a absorção do nutriente, uma dica é consumir com alguma fruta cítrica, como laranja, limão, acerola ou kiwi”, completa. Natalia Alcalá destaca também que essa grande quantidade de ferro da fruta acaba ajudando na regularização metabólica, que ajuda na prevenção da anemia.

Protege a saúde do coração

O açaí possui um teor elevado de antocianina, responsável pela sua coloração.Essa substância previne a degeneração celular e evita a produção de radicais livres. 

 

“Os benefícios para o coração, sistema imunológico e envelhecimento precoce estão relacionados a esta substância, além das vitaminas do complexo B, vitaminas C e E”, destaca Maria Jane Dias Pereira, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Para completar, a nutricionista Natalia Alcalá, da Estima Nutrição, ressalta que o açaí é um forte aliado para a saúde do coração por possuir uma grande concentração de fitoesterois, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Previne o envelhecimento precoce

O açaí tem em sua composição o zinco, que possui ação cicatrizante e mantém a integridade da membrana das células. “É considerado antioxidante (combate os radicais livres), podendo atuar na prevenção do envelhecimento celular. É também responsável pela elasticidade e hidratação da pele“, destaca Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Como consumir o açaí?

O que transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica é o que se adiciona na lanchonete, como xarope de guaraná, granola e banana.

 

“O ideal é comprar a polpa pura congelada e acrescentar no suco matinal. Ele combina com tudo: no suco de laranja com couve, no suco de abacaxi com hortelã, na água de coco batida com banana e gengibre. Se você quer comer na tigela então adoce com mel e acrescente a fruta da sua preferência: banana, kiwi, morango, maçã, manga, etc. Outra opção interessante é comprar a polpa liofilizada e acrescentar uma colher de sopa nos sucos”, ressalta Tamara.

Receitas com açaí

Suco detox de açaí

Ingredientes

  • 1 polpa (100 g) de açaí
  • 1 folha de couve manteiga orgânica
  • 1/2 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (café) de chá de hibiscus
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

 

Creme de banana com açaí

Ingredientes

  • 1 polpa pequena de açaí
  • 1 banana congelada
  • 150 ml de água gelada ou água de coco

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba na hora, ainda gelado.

 

Panqueca proteica de açaí

Ingredientes

1 ovo

2 claras

2 col. (sopa) de whey protein sabor baunilha ou proteína de arroz sabor baunilha

1 col. (sopa) de farinha de aveia

2 col. (sopa) de açaí natural congelado

1 col. (café / rasa) de bicarbonato de sódio

1 col. (café / rasa) de óleo de coco

1 col. (sopa) de granola

1/2 banana-nanica cortada em rodelas

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da granola e da banana. Leve uma frigideira antiaderente larga ao fogo médio, unte-a com óleo de coco e quando ele estiver derretido, espalhe-o pela frigideira e despeje a massa. Doure dos dois lados. Quando estiver pronta, coloque a granola e a banana em rodelas.

Shake de açaí

Ingredientes

  • 50 g de polpa de açaí orgânica congelada
  • 5 unidades de uva
  • 3 morangos
  • 200 ml de água de coco
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de preparo

Higienize bem as frutas. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar com uma consistência espessa. Beba em seguida.

 

Bowl energético

Ingredientes

  • 1/2 papaia em pedaços
  • 1 laranja em pedaços
  • 1/2 banana-nanica em rodelas
  • 1/2 xíc. (chá) de granola light
  • 1 col. (sopa) de geleia extra cremosa de açaí e banana

Modo de preparo

Numa tigela, coloque as frutas, a granola e, por último, a geleia.

 

Açaí na gravidez

O açaí é um alimento muito saudável e por conter tantos nutrientes, pode sim ser consumido durante a gestação. “Portanto, vale levar em consideração o valor calórico do mesmo, pois se consumido em excesso pode levar a um maior ganho de peso. Outro aspecto importante é se atentar para a segurança alimentar nesta fase, analisando sempre o local de consumo”, recomenda Michelle.

 

Além disso, quando for comprar a polpa da fruta é importante analisar embalagens e rótulos para verificar a procedência e qualidade do produto

Quantidade recomendada do açaí

“O açaí pode ser consumido diariamente: nas regiões produtoras as pessoas chegam a ingerir até 1 litro diário do produto, que é a base da alimentação local misturado com farinha. Se o açaí for consumido sem os aditivos ultracalóricos, não há nenhum problema no uso diário”, destaca Tamara.

 

No caso de atletas e praticantes de atividade física, com objetivo de ganho de massa corporal, o consumo de açaí todos os dias pode ser uma estratégia nutricional eficaz. “Já para perda de peso, pode não ser o mais indicado. No entanto, a quantia indicada no geral seria de aproximadamente 100 g ao dia”, diz Natalia Alcalá.

Existem riscos de consumir açaí?

A nutricionista Maria Jane destaca que o açaí, como tudo na vida, não deve ser consumido em excesso, pois pode ser prejudicial. “Por ser um alimento muito calórico, se for consumido em grandes quantidades pode ser responsável pelo ganho de peso e hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue”, diz.

 

Também é preciso tomar cuidado com a procedência do açaí. “Há riscos no consumo quando há o produto é de origem desconhecida, sem o certificado de qualidade da ANVISA e do Ministério da Saúde. O açaí pode transmitir a doença de Chagas, segundo estudos confirmados pela por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen)”, conta Maria Jane.

Contraindicações

“O açaí é contraindicado para pessoas diabéticas por causa do elevado nível de glicose, porém, se for consumir, deve-se dispensar o xarope de guaraná e contar com a orientação de um médico ou nutricionista”, ressalta Maria Jane.

Forma diferente de ser consumido no Norte do país

Ele chegou de mansinho mas, com o tempo, o açaí ganhou diversos adeptos. Hoje, a fruta que veio lá da Amazônia, é uma verdadeira febre, mesmo bem longe de sua região de origem: o Norte brasileiro. O açaí ganhou fama quando deixou de ser conhecido apenas como alimento básico das populações ribeirinhas do norte do Brasil e ganhou novos preparos nas demais regiões do País.

 

Nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí é consumido principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces. Nas demais regiões, a fruta faz sucesso quando misturada com granola e guaraná.

 

Além disso, o açaí tem grande importância econômica, pois a bebida obtida a partir de seus frutos tem consumo regional elevado, e a exportação tem aumentado muito nos últimos anos.

 

O açaizeiro, planta que dá origem à fruta é uma palmeira que pode atingir até 25 m de altura, possui folhas grandes, finamente recortadas em tiras e de coloração verde-escura. Suas flores são pequenas, agrupadas em grandes cachos pendentes e de coloração amarelada. Aparecem, geralmente, entre setembro e janeiro.

 

Cada palmeira produz de três a quatro cachos por ano, com 3 a 6 kg de frutos. Quando maduros, os frutos que aparecem em cachos são de coloração violácea, quase negra. São produzidos durante boa parte do ano, porém com maior intensidade nos meses de julho a dezembro.

Você sabia? Do açaí, tudo se aproveita!

Do açaizeiro, palmeira que dá origem ao açaí, tudo é aproveitável:  frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos.

 

O palmito de açaí é largamente comercializado. A maneira do tronco, por sua vez, é usada em construções rústicas e as folhas nas coberturas das casas. Já as fibras das folhas são utilizadas para tecer chapéus, esteiras e cestas. Os cachos secos, por fim, são aproveitados como vassouras.

 

As populações ribeirinhas do rio Amazonas aproveitam fazem dessa palmeira uma fonte de renda e a base da alimentação de suas famílias praticamente ao longo de todo o ano.

Conheça a lenda do açaí

A palavra açaí tem origem indígena e significa “fruto que chora”. Conta-se que na região onde hoje está a cidade de Belém do Pará existia uma tribo muito numerosa. Com o passar do tempo, o grupo foi ficando tão grande que os alimentos, mesmo sendo fartos na região, começaram a faltar.

 

Foi então que o cacique Itaki, líder da tribo, tomou uma decisão forte e cruel. Para que não faltasse alimento aos mais velhos, Itaki resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas. Até mesmo, Iaçã, filha do cacique foi obrigada a sacrificar sua bebê. Desesperada, Iaçã chorava todas as noites de saudades da filha.

 

Foi então que, sensibilizado com a dor de Iaçã, o deus indígena Tupã resolveu intervir. Em uma noite de lua cheia, a índia ouviu do lado de fora de sua oca o choro de uma criança. Ao olhar, viu que lá estava sua linda filhinha, sorridente, ao lado de uma palmeira. Iaçã correu rumo à palmeira e abraçou a filha que, misteriosamente, desapareceu no abraço da mãe. Inconsolável, Iaçã chorou a noite inteira, até desfalecer.

 

No dia seguinte, Iaçã foi encontrada abraçada ao tronco da palmeira. No rosto, a moça triste trazia um semblante sereno e sorridente. Seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava salpicada de pequenos frutos escuros.

 

Interpretando a cena como uma bendição de Tupã, Itaki mandou apanhar os frutos. Com eles, foi possível fazer um forte e nutritivo suco avermelhado que dava para alimentar todo o povo de Itaki. Em homenagem à filha, Itaki deu à palmeira generosa o nome de Açaí, Iaçã ao contrário.

 

E você gostou de saber todos os benefícios e um pouco mais da história do açaí? Tem alguma dúvida relacionada ao fruto ainda? Deixe seu comentário no box abaixo que teremos o maior prazer em interagir com você! 

o que ele é, toda a sua informação nutricional, suas propriedades e benefícios, se ele engorda, como utilizá-lo associado à prática de exercícios físicos e muito mais! É claro que para garantir todo esse conteúdo, você precisa ler nosso artigo até o final. Então fique aí e não perca nada! 

açaí quais benefícios 1

O que é açaí?

O açaí é um verdadeiro arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. Cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.

 

“É rico em polifenois que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem”, conta a nutróloga Tamara Mazaracki.

 

O açaí é uma iguaria brasileira com origem no norte do país. “Fruto de uma palmeira, possui densidade calórica importante. Sua cor roxa é responsável por trazer uma gama de nutrientes importantes ao organismo”, comenta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

 

A nutricionista funcional Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, destaca ainda que o açaí é fruto do açaizeiro, uma palmeira que tem como nome científico Euterpe Oleracea. “A fruta se tornou popular nas formas de sucos, polpas, sorvetes, cremes e as famosas tigelas”, completa ela.

Informação nutricional do açaí (porção de 100g)

Nutriente Quantidade
Calorias 58 kcal
Proteína 0,8 g
Lipídeos 3,9 g
Colesterol
Carboidrato 6,2 g
Fibra alimentar 2,6 g
Cálcio 35 mg
Magnésio 17 mg
Manganês 6,16 mg
Fósforo 16 mg
Ferro 0,4 mg
Sódio 5 mg
Potássio 124 mg
Cobre 0,18 mg
Zinco 0,3 mg

 

O açaí contém alto teor de lipídeos, de acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão. A fruta tem, inclusive, alto teor de ácidos graxos essenciais, como Ômega 6 e Ômega 9, carboidratos, fibras, vitamina E e minerais, como ferro e zinco.

 

“A polpa do açaí é rica em antioxidantes como antocianinas e proantocianidina”, afirma ela. Dos lipídeos presentes na fruta, “prevalece o ácido graxo monoinsaturado oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e associado a cardioproteção”, acrescenta Michelle.

 

Tabela: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Propriedades e benefícios do açaí

Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer. “Além disso, os antioxidantes e o perfil de lipídeos presente no fruto tem efeito anti-inflamatório e redutor de lesões teciduais. Os polissacarídeos da fruta têm ação sobre células que melhoram o sistema imunológico”, afirma Cyntia Maureen.

 

O açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e antiinflamatória. Entre esses compostos, destaca Michelle, prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta. “Devido a abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade”, completa ela. Abaixo, a nutróloga Tamara Mazaracki destaca outros benefícios do açaí:

 

  • Age como um tônico cardioprotetor
  • Ajuda o sistema circulatório
  • Reduz as taxas de colesterol
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Ajuda o aparelho digestivo
  • Promove a saúde intestinal
  • Protege a pele da ação dos raios solares
  • Age na saúde dos olhos
  • Pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer
  • Contribui para a longevidade

Açaí engorda?

Antes de ser processado, o fruto de açaí possui cerca de 65 calorias a cada 100g. O problema é quando ele é transformado em polpa. “Seu teor calórico pode até triplicar devido ao xarope de guaraná e banana, que geralmente lhe são acrescentados para sua comercialização”, destaca Michelle. Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, “já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta

 

Já o açaí batido na tigela, sua forma mais popular, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes já possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho”, completa a nutricionista.

 

Além disso, Cyntia conta que, de forma geral, se consumido em uma dieta correta e balanceada, o açaí pode favorecer o emagrecimento, já que aumenta a saciedade. “Os antioxidantes do açaí podem estimular a redução dos lipídeos, do colesterol ruim e da glicose, o que diminui os riscos de síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Porém, não existe milagre, apenas consumir o açaí, sem mudança no estilo de vida e hábitos alimentares, não leva a perda de peso”, ressalta.

 

E não podemos esquecer dos populares acompanhamentos do açaí, que também podem incrementar e muito a carga calórica do alimento. “Seu consumo com diversos outros ingredientes é muito comum, como banana, granola, leite condensado ou leite em pó – e aí, nesses casos, um açaí na tigela pode facilmente alcançar 1000 calorias”, afirma Cyntia.

 

Benefícios do Açaí

Açaí e a prática de exercícios

“Por fornecer grande quantidade de energia e favorecer a contração muscular (o que inclui o funcionamento cardíaco) e saúde óssea, o açaí é extremamente recomendado para os praticantes de atividade física”, lembra Cyntia Maureen. A fruta ainda auxilia na recuperação muscular, reposição de energia, ganho de massa magra e aumento da saciedade. “O consumo deve ser em quantidades moderadas, de 100 g a 200 g dependendo do objetivo”, destaca Cyntia Bassi.

 

O açaí, de acordo com Michelle Mendes, pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. “Seu consumo no pós treino pode auxiliar na reposição, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos. Já no pré-treino pode contribuir no aumento da energia, já que é considerado um verdadeiro energético natural, diferente de outros produtos que se intitulam como energéticos e são apenas estimulantes”, explica.

Poder antioxidante

Como mencionado brevemente acima, o açaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). “Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.

 

“O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos. Os testes são realizados em uma imensa variedade de amostras, sendo que as maiores notas são de especiarias, frutas e legumes. Por ser extraordinariamente rico em antioxidantes, o açaí tem um índice ORAC muito superior a qualquer outra fruta que foi oficialmente testada. Açaí tem ORAC 102.700 por 100 gramas enquanto as famosas goji berries têm ORAC 25.300 por 100 gramas de produto, por exemplo”, completa Tamara.

Açaí combate o câncer

As antocianinas são responsáveis por colorir o açaí com seus pigmentos roxo-azulados. “Elas fornecem proteção antioxidante contra os efeitos prejudiciais da constante exposição à luz ultravioleta a qual estes frutos estão expostos. Já foram descobertas mais de 600 tipos de antocianinas de ocorrência natural. A forma mais abundante de antocianina é a C3G, e é ela que regula os nossos genes para proteger o corpo da ação dos radicais livres. Um estudo realizado na Universidade da Flórida mostrou que o extrato de açaí foi capaz de acionar o mecanismo que elimina 86% das células de leucemia nas amostras, devido à alta concentração de C3G e outras antocianinas”, explica Tamara.

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes presentes no açaí têm um profundo efeito na redução do estresse oxidativo que microrganismos invasores e toxinas ambientais produzem. “Sua ação imunoestimulante aumenta a capacidade do corpo de combater infecções por bactérias, vírus e fungos. O açaí contém um polissacarídeo chamado arabinogalactana, que induz a atividade fagocitária (de defesa) das células brancas, segundo um estudo de 2011 publicado pelo Department of Immunology and Infectious Diseases at Montana State University“, destaca Tamara.

Açaí combate a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, a nutricionista Maria Jane afirma que o açaí pode, sim, ser indicado no tratamento de anemias. “Para potencializar a absorção do nutriente, uma dica é consumir com alguma fruta cítrica, como laranja, limão, acerola ou kiwi”, completa. Natalia Alcalá destaca também que essa grande quantidade de ferro da fruta acaba ajudando na regularização metabólica, que ajuda na prevenção da anemia.

Protege a saúde do coração

O açaí possui um teor elevado de antocianina, responsável pela sua coloração. Essa substância previne a degeneração celular e evita a produção de radicais livres. 

açaí quais benefícios 3

“Os benefícios para o coração, sistema imunológico e envelhecimento precoce estão relacionados a esta substância, além das vitaminas do complexo B, vitaminas C e E”, destaca Maria Jane Dias Pereira, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Para completar, a nutricionista Natalia Alcalá, da Estima Nutrição, ressalta que o açaí é um forte aliado para a saúde do coração por possuir uma grande concentração de fitoesterois, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Previne o envelhecimento precoce

O açaí tem em sua composição o zinco, que possui ação cicatrizante e mantém a integridade da membrana das células. “É considerado antioxidante (combate os radicais livres), podendo atuar na prevenção do envelhecimento celular. É também responsável pela elasticidade e hidratação da pele“, destaca Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Como consumir o açaí?

O que transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica é o que se adiciona na lanchonete, como xarope de guaraná, granola e banana.

 

“O ideal é comprar a polpa pura congelada e acrescentar no suco matinal. Ele combina com tudo: no suco de laranja com couve, no suco de abacaxi com hortelã, na água de coco batida com banana e gengibre. Se você quer comer na tigela então adoce com mel e acrescente a fruta da sua preferência: banana, kiwi, morango, maçã, manga, etc. Outra opção interessante é comprar a polpa liofilizada e acrescentar uma colher de sopa nos sucos”, ressalta Tamara.

Receitas com açaí

Suco detox de açaí

Ingredientes

  • 1 polpa (100 g) de açaí
  • 1 folha de couve manteiga orgânica
  • 1/2 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (café) de chá de hibiscus
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

 

Creme de banana com açaí

Ingredientes

  • 1 polpa pequena de açaí
  • 1 banana congelada
  • 150 ml de água gelada ou água de coco

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba na hora, ainda gelado.

 

Panqueca proteica de açaí

Ingredientes

1 ovo

2 claras

2 col. (sopa) de whey protein sabor baunilha ou proteína de arroz sabor baunilha

1 col. (sopa) de farinha de aveia

2 col. (sopa) de açaí natural congelado

1 col. (café / rasa) de bicarbonato de sódio

1 col. (café / rasa) de óleo de coco

1 col. (sopa) de granola

1/2 banana-nanica cortada em rodelas

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da granola e da banana. Leve uma frigideira antiaderente larga ao fogo médio, unte-a com óleo de coco e quando ele estiver derretido, espalhe-o pela frigideira e despeje a massa. Doure dos dois lados. Quando estiver pronta, coloque a granola e a banana em rodelas.

Shake de açaí

Ingredientes

  • 50 g de polpa de açaí orgânica congelada
  • 5 unidades de uva
  • 3 morangos
  • 200 ml de água de coco
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de preparo

Higienize bem as frutas. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar com uma consistência espessa. Beba em seguida.

 

Bowl energético

Ingredientes

  • 1/2 papaia em pedaços
  • 1 laranja em pedaços
  • 1/2 banana-nanica em rodelas
  • 1/2 xíc. (chá) de granola light
  • 1 col. (sopa) de geleia extra cremosa de açaí e banana

Modo de preparo

Numa tigela, coloque as frutas, a granola e, por último, a geleia.

 

Açaí na gravidez

O açaí é um alimento muito saudável e por conter tantos nutrientes, pode sim ser consumido durante a gestação. “Portanto, vale levar em consideração o valor calórico do mesmo, pois se consumido em excesso pode levar a um maior ganho de peso. Outro aspecto importante é se atentar para a segurança alimentar nesta fase, analisando sempre o local de consumo”, recomenda Michelle.

 

Além disso, quando for comprar a polpa da fruta é importante analisar embalagens e rótulos para verificar a procedência e qualidade do produto

Quantidade recomendada do açaí

“O açaí pode ser consumido diariamente: nas regiões produtoras as pessoas chegam a ingerir até 1 litro diário do produto, que é a base da alimentação local misturado com farinha. Se o açaí for consumido sem os aditivos ultracalóricos, não há nenhum problema no uso diário”, destaca Tamara.

 

No caso de atletas e praticantes de atividade física, com objetivo de ganho de massa corporal, o consumo de açaí todos os dias pode ser uma estratégia nutricional eficaz. “Já para perda de peso, pode não ser o mais indicado. No entanto, a quantia indicada no geral seria de aproximadamente 100 g ao dia”, diz Natalia Alcalá.

Existem riscos de consumir açaí?

A nutricionista Maria Jane destaca que o açaí, como tudo na vida, não deve ser consumido em excesso, pois pode ser prejudicial. “Por ser um alimento muito calórico, se for consumido em grandes quantidades pode ser responsável pelo ganho de peso e hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue”, diz.

 

Também é preciso tomar cuidado com a procedência do açaí. “Há riscos no consumo quando há o produto é de origem desconhecida, sem o certificado de qualidade da ANVISA e do Ministério da Saúde. O açaí pode transmitir a doença de Chagas, segundo estudos confirmados pela por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen)”, conta Maria Jane.

Contraindicações

“O açaí é contraindicado para pessoas diabéticas por causa do elevado nível de glicose, porém, se for consumir, deve-se dispensar o xarope de guaraná e contar com a orientação de um médico ou nutricionista”, ressalta Maria Jane.

Forma diferente de ser consumido no Norte do país

Ele chegou de mansinho mas, com o tempo, o açaí ganhou diversos adeptos. Hoje, a fruta que veio lá da Amazônia, é uma verdadeira febre, mesmo bem longe de sua região de origem: o Norte brasileiro. O açaí ganhou fama quando deixou de ser conhecido apenas como alimento básico das populações ribeirinhas do norte do Brasil e ganhou novos preparos nas demais regiões do País.

 

Nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí é consumido principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces. Nas demais regiões, a fruta faz sucesso quando misturada com granola e guaraná.

 

Além disso, o açaí tem grande importância econômica, pois a bebida obtida a partir de seus frutos tem consumo regional elevado, e a exportação tem aumentado muito nos últimos anos.

 

O açaizeiro, planta que dá origem à fruta é uma palmeira que pode atingir até 25 m de altura, possui folhas grandes, finamente recortadas em tiras e de coloração verde-escura. Suas flores são pequenas, agrupadas em grandes cachos pendentes e de coloração amarelada. Aparecem, geralmente, entre setembro e janeiro.

 

Cada palmeira produz de três a quatro cachos por ano, com 3 a 6 kg de frutos. Quando maduros, os frutos que aparecem em cachos são de coloração violácea, quase negra. São produzidos durante boa parte do ano, porém com maior intensidade nos meses de julho a dezembro.

Você sabia? Do açaí, tudo se aproveita!

Do açaizeiro, palmeira que dá origem ao açaí, tudo é aproveitável:  frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos.

 

O palmito de açaí é largamente comercializado. A maneira do tronco, por sua vez, é usada em construções rústicas e as folhas nas coberturas das casas. Já as fibras das folhas são utilizadas para tecer chapéus, esteiras e cestas. Os cachos secos, por fim, são aproveitados como vassouras.

 

As populações ribeirinhas do rio Amazonas aproveitam fazem dessa palmeira uma fonte de renda e a base da alimentação de suas famílias praticamente ao longo de todo o ano.

Conheça a lenda do açaí

A palavra açaí tem origem indígena e significa “fruto que chora”. Conta-se que na região onde hoje está a cidade de Belém do Pará existia uma tribo muito numerosa. Com o passar do tempo, o grupo foi ficando tão grande que os alimentos, mesmo sendo fartos na região, começaram a faltar.

 

Foi então que o cacique Itaki, líder da tribo, tomou uma decisão forte e cruel. Para que não faltasse alimento aos mais velhos, Itaki resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas. Até mesmo, Iaçã, filha do cacique foi obrigada a sacrificar sua bebê. Desesperada, Iaçã chorava todas as noites de saudades da filha.

 

Foi então que, sensibilizado com a dor de Iaçã, o deus indígena Tupã resolveu intervir. Em uma noite de lua cheia, a índia ouviu do lado de fora de sua oca o choro de uma criança. Ao olhar, viu que lá estava sua linda filhinha, sorridente, ao lado de uma palmeira. Iaçã correu rumo à palmeira e abraçou a filha que, misteriosamente, desapareceu no abraço da mãe. Inconsolável, Iaçã chorou a noite inteira, até desfalecer.

açaí quais benefícios 2

No dia seguinte, Iaçã foi encontrada abraçada ao tronco da palmeira. No rosto, a moça triste trazia um semblante sereno e sorridente. Seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava salpicada de pequenos frutos escuros.

 

Interpretando a cena como uma bendição de Tupã, Itaki mandou apanhar os frutos. Com eles, foi possível fazer um forte e nutritivo suco avermelhado que dava para alimentar todo o povo de Itaki. Em homenagem à filha, Itaki deu à palmeira generosa o nome de Açaí, Iaçã ao contrário.

 

E você gostou de saber todos os benefícios e um pouco mais da história do açaí? Tem alguma dúvida relacionada ao fruto ainda? Deixe seu comentário no box abaixo que teremos o maior prazer em interagir com você! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<