Accu-Chek Active

07/02/2020 0 Por cliquefarma

Neste artigo vamos conhecer o monitor de glicemia, um dos mais vendidos do Brasil, Accu-Chek Active. Você sabia que toda a linha Accu-Chek é fabricada e disponibilizada pelo laboratório Roche Brasil? Também podemos citar as tiras de teste de glicemia Accu-Chek Active que são registradas devidamente na ANVISA.

Características do Monitor de glicemia Accu-Chek Active

O novo sistema Accu-Chek Active apresenta novo design e recursos para monitorar com mais agilidade os resultados dos testes de glicemia. 

 

Monitor Accu-Chek Active

Apresentação

  • Monitor
  • Manual de instruções
  • 1 bateria CR 2032
  • 1 estojo

 

Especificação

  • Autocodificado
  • Tecnologia de biossensor fotométrico (reflectância)
  • Faixa de medição: 10 a 600 mg/dL
  • Permite a coleta da amostra com a tira de teste fora do monitor
  • Detecção de amostra insuficiente de sangue
  • Resultados em 5 segundos (coleta com a tira dentro do monitor) e 8 segundos (coleta com a tira fora do monitor)
  • Liga automaticamente com a colocação da tira de teste e desliga ao retirá-la
  • Memória para 500 resultados com data e hora. Média de 7, 14, 30 e 90 dias
  • Transferência de dados da memória por meio de cabo USB universal para os softwares Accu-Chek 360º (versão 2.1 ou superior) e  Accu-Chek Smart Pix
  • Funciona com 1 bateria CR 2032
  • Garantia permanente do monitor, conforme manual do produto

 

Tiras de Teste Accu-Chek Active

Apresentação

  • Frasco com 10, 25 e 50 tiras cada

 

Especificação

  • Área de teste com rápida absorção de pequeno volume de amostra sanguínea (1 – 2μL)
  • Utiliza sangue total: capilar (punção digital), venoso, arterial e neonatal
  • Não sofre a interferência de 60 substâncias comuns em ambientes hospitalares ou domiciliares, incluindo pO2 (pressão parcial de oxigênio) de paciente em oxigenoterapia.
  • Faixas de hematócrito:
    • Dosagem fora do monitor: 20 – 70%
    • Dosagem dentro do monitor: 20 – 55%

 

Solução Controle Accu-Chek Active

Apresentação

  • 2 frascos com 4ml cada um

 

Especificação

Procedimento padronizado de controle de qualidade (passo a passo orientado no visor), através da verificação direta com as soluções controle, que garantem a precisão e exatidão da tira nos níveis 1 e 2 (baixo e alto) e do monitor

 

Kit Accu-Chek Active

Apresentação

  • 1 monitor Accu-Chek Active
  • 1 lancetador Accu-Chek Softclix
  • 10 tiras de teste Accu-Chek Active
  • 10 lancetas
  • 2 baterias (3V-CR2032)
  • Estojo
  • Manual de instruções

 

A mais vendida do Brasil

Para que as pessoas possam testar seus níveis de açúcar no sangue com precisão e segurança, a Roche desenvolveu a linha de monitores e tiras de glicemia Accu-Chek Active.

 

Além de codificação automática, resultados em até 5 segundos e visor ampliado (para melhor visualização dos resultados), a linha Active é fácil de usar.

 

O monitor Accu-Chek Active tem capacidade de armazenamento para até 500 testes, exibe a média de resultados dos seus testes e você ainda pode transferir seus resultados glicêmicos e visualizá-los em forma de gráficos.

Tiras Accu-Chek Active

 

Vão proporcionar mais praticidade ao usuário, pois permitem a aplicação da gota de sangue com a tira dentro ou fora do monitor de glicemia. Caso a quantidade de sangue inserida na tira seja insuficiente para realização do teste, você pode aplicar uma 2ª gota de sangue na tira, em até 10 segundos.

Lancetador Accu-Chek Softclix

O lancetador Accu-Chek Softclix é gentil com seus dedos!

 

Sua tecnologia exclusiva chamada Clixmotion®, permite que as lancetas disparadas na punção entrem e saiam da pele do paciente SEM produzir as vibrações responsáveis por lesionar os tecidos, causar dor e desconforto durante a punção.

 

Os 11 níveis de profundidade, permitem o ajuste da punção de acordo com a necessidade do paciente. O lancetador Softclix utiliza lancetas individuais e possui mecanismo para descarte das lancetas – oferecendo maior segurança e higienização no processo.

 

Como utilizar?

Passo 1

 

Coloque a tira de teste no monitor de glicemia, respeitando o sentido das setas.

Passo 2

Com seu lancetador Accu-Chek Softclix, realize a punção no dedo para obter uma pequena gota de sangue.

Importante: Lembre-se sempre de trocar a lanceta a cada teste para que a punção seja praticamente indolor.

Passo 3

No momento em que o símbolo da gota de sangue aparecer piscando no visor do monitor de glicemia, adicione a gota de sangue no centro da tira teste (área verde).

 

Em 5 segundos, o resultado será exibido no visor.

Qual a diferença entre os medidores de glicose Accu Chek?

Sabemos que para um controle de Diabetes, é necessário medir a glicose no sangue diariamente. A Roche comercializa no Brasil 4 modelos de medidores de glicose da marca Accu Chek, que atendem todos os critérios da ISO 15197:2013. Conheça mais sobre eles abaixo:

 

  • Accu Chek Active
  • Accu Chek Performa
  • Accu Chek Performa Connect
  • Accu Chek Guide

 

O medidor de glicose é uma ferramenta básica que você precisa para fazer o automonitoramento da glicose no sangue. Este pequeno dispositivo eletrônico tem um tamanho que cabe na palma de sua mão. 

 

A maioria dos medidores de glicose atualmente utilizam baterias de lithium modelo CR2032, eles vêm com estojos para você carregá-los e também guardar os outros acessórios que você precisará para verificar o açúcar em seu sangue.

 

Todos os modelos de medidores de glicose Accu Chek comercializados a partir do segundo semestre de 2018,  não tem mais necessidade de chip de codificação, pois já vem codificados, como mencionamos acima nas especificações do Accu-Chek Active. Inclusive, ele não tem entrada para chip.

 

Os modelos comercializados anteriormente podem ter necessidade de chip.  Estes chips, são de uso permanente, não necessitando de troca, basta usar o Chip Preto que vem dentro da caixa de tiras. Na caixa de tiras do Active, o Chip Preto tem o código 333 e para o Performa o Chip Preto tem o código 222.

 

Uma das vantagens do Accu Chek Active em relação aos outros modelos é a possibilidade de realização do teste com a tira fora do medidor. Para realizar esta operação você deve seguir as orientações de seu manual.

Qual a diferença entre os modelos Accu Chek?

1.Tecnologia utilizada

O medidor de glicose Accu Chek Active utiliza a tecnologia de Fotômetro de refletância para gerar os resultados de sua glicemia. Sabe quando o monitor acende uma luzinha vermelha onde é colocada a tira reagente? Pois é esta tecnologia que funciona com o disparo deste raio de luz sob a tira reagente na amostra de sangue, daí então, as alterações na luz que é refletida são transformadas em resultados numéricos.

 

Os medidores Accu Chek Performa, Accu Chek Performa Connect e Accu Chek Guide possuem em sua tecnologia Sensores Eletroquímicos amperométricos. Estes medem a corrente elétrica resultante da reação química que ocorre entre a glicose existente na amostra de sangue com o reagente que está impregnado na tira.

 

Após a reação química, acontece um cálculo matemático, onde a carga elétrica é transformada em resultado numérico que corresponde a quantidade de glicose existente no sangue do paciente naquele momento.

2.Tiras reagentes

As tiras são um elemento de consumo que contém substâncias químicas que reagem com a glicose na gota de sangue e é usado para cada medição. O Accu Chek Active só funciona utilizando as tiras Accu Chek Active, já os Accu Chek Performa e Accu Chek Performa Connect funcionam utilizando as tiras Accu Chek Performa. Falando do mais novo lançamento Accu Chek, chegamos ao Accu Chek Guide, que só utiliza as tiras Accu Chek Guide.

 

3. Capacidade de memória

Todos os modelos tem capacidade de armazenar os resultados de seus testes com data e hora, sendo que os modelos Active e Performa armazenam até 500 testes. Já o Accu Chek Guide, tem capacidade de armazenar até 720 testes.

 

4. Transferência de dados para o computador

Todos os modelos Accu Chek permitem a transferência de dados para o seu computador, utilizando o Accu-Chek Smart Pix via interface infravermelho, cabos USB ou até mesmo por Bluetooth, diretamente para o seu Smartphone.

 

Qualquer dúvida tanto sobre o Accu-Chek Active quanto sobre qualquer outro produto da linha, você pode entrar em contato com Accu Chek responde, que é a central de relacionamento Roche pelo telefone 0800 772 0126.

Além do controle da glicemia, o que mais posso fazer para melhorar o meu diabetes?

Já percebemos que toda a linha Accu-Chek Active e outros ajuda quem tem diabetes a ficar de olho. Afinal, se a glicemia subir acima do nível esperado, há risco de vários danos no organismo, como complicações renais, lesões oculares e problemas de pele. 

 

A doença ocorre justamente por causa desse aumento da glicemia (açúcar no sangue), que acontece porque o pâncreas não consegue produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo ou porque a insulina apresenta resistência para agir da maneira adequada.

 

Por causa disso, inserir alguns hábitos simples no dia a dia é importante para conviver bem com o diabetes. Veja o que você pode fazer para ajudar os tratamentos convencionais a controlar a glicose e se manter sempre saudável:

Controlar o peso

Quem tem diabetes e está acima do peso ideal deve procurar um nutricionista para fazer uma dieta adequada e eliminar os quilinhos extras. Endocrinologistas salientam que o benefício em controlar o peso está em perder a gordura abdominal, já que ela é uma das responsáveis pelo surgimento do diabetes e também exige muita liberação de insulina.

 

A conta é simples: quando se perde peso, sobra mais insulina para outras partes do corpo, exigindo uma demanda menor do hormônio. Isso é muito benéfico para o controle do diabetes.

Fazer atividade física

Outro fato incontestável é que  todas as pessoas deveriam fazer exercício físico regular. No entanto, quem tem diabetes deve seguir essa recomendação ainda mais à risca. Uma vez que, quem se exercita diminui o risco ou até mesmo consegue controlar o diabetes. Com a atividade física, a pessoa usa melhor o açúcar do sangue.

 

Além disso, mexer o corpo vai afastar o risco de infarto ou AVC, que é naturalmente aumentado entre pacientes com diabetes. É importante conversar com o médico para ter uma orientação sobre as melhores atividades físicas para cada caso.

Cuidar da hidratação da pele

É muito importante fazer uso do Accu-Chek Active porque o descontrole da glicemia também pode provocar pele seca que, se não cuidada e muito bem hidratada, pode apresentar coceiras e rachaduras que aumentam a chance de infecções.

 

A pele seca aparece depois de uma a três semanas de glicemia descontrolada. Por isso a importância de hidratar bem a pele e controlar o açúcar do sangue.

 

Microrganismos oportunistas também atacam quando a pele está seca: Com o descontrole do açúcar, as infecções podem aparecer, pois as células de defesa do nosso sangue têm sua mobilidade alterada. Elas funcionam devagar em um ambiente com muito açúcar, quando essas defesas estão comprometidas, a pele fica vulnerável aos ataques de bactérias e fungos.

 

Cuidar dos pés

A pele dos pés é a que mais sofre com o descuido do controle da doença. Dermatologistas explicam que a região está mais sujeita a ataques de fungos ou bactérias porque a vascularização fica comprometida e as células de defesa do organismo não chegam ao local. Além disso, a diabetes causa micro lesões nos vasos e nos nervos que podem, indiretamente, alterar a sensibilidade dos pés.

 

Essa alteração da sensibilidade pode provocar feridas, machucados e até mesmo úlceras. A pessoa pode se machucar mais porque não sente a dor. Se pisar em um objeto duro, por exemplo, não vai sentir e vai ferir a pele. A recomendação é sempre avaliar a sensibilidade dos pés nas consultas médicas.

 

Além disso, também nessa região do corpo o ressecamento da pele aparece com mais intensidade. O uso de cremes hidratantes próprios para a pele de quem tem diabetes pode ajudar a controlar os danos causados pelo ressecamento excessivo. É importante lembrar que o creme hidratante não deve conter álcool, já que esse componente pode prejudicar a hidratação da pele.

Ingerir fibras

Uma alimentação saudável e rica em legumes e verduras é ideal para quem tem diabetes por conter fibras, recomendam os endocrinologistas. As fibras ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue. Eles afirmam que alimentos ricos em fibras também dão saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e com isso consiga manter o peso regulado.

 

Dormir bem

Pode até parecer bobagem, mas uma boa noite de sono é aliada de quem tem diabetes. Dormir menos que sete horas por noite piora o controle do açúcar, porque o corpo produz mais cortisol, hormônio que, em excesso, não é bem-vindo já que aumenta o acúmulo de gordura abdominal.

 

Além disso, a falta de sono provoca mais compulsão alimentar, por isso é muito importante que a pessoa durma bem. A nossa força de vontade vai sendo gasta durante o dia, então a chance de comer bobagens aumenta. É importante então que a gente comece o dia com mais disposição e, para isso, é essencial dormir bem.

Evitar o estresse

O corpo libera cortisol diante de uma situação de estresse, o que é ruim para quem tem diabetes. O estresse pode fazer com que a pessoa deixe de fazer escolhas saudáveis e ter uma piora na qualidade de sono e uma perda no controle de peso.

Evitar carboidratos refinados

Farinha branca, açúcar e outros carboidratos simples se transformam rapidamente em glicose, logo não são boas escolhas para quem tem diabetes.

 

Faça escolhas mais saudáveis e programe sua alimentação.

Evitar bebidas alcoólicas

Quem tem diabetes deve ter muito cuidado com bebidas alcoólicas. Pois, elas podem conduzir a glicemia tanto para baixo [hipoglicemia] como para cima [hiperglicemia]. A melhor bebida alcoólica para quem tem diabetes é o vinho tinto seco, mas mesmo assim não se pode beber à vontade. Só o médico saberá dizer a quantidade que a pessoa pode consumir.

Onde posso comprar Accu-Chek Active?

Através do buscador e comparador de preços Cliquefarma, você consegue encontrar tanto o kit Accu-Chek Active quanto os produtos vendidos separadamente e ainda garante os melhores preços e condições de entrega de acordo com as farmácias e drogarias da sua região. Faça uma busca agora mesmo e compre o seu com apenas um clique! Depois volte aqui para deixar sua opinião sobre os produtos nos comentários porque nós queremos saber!