Skip to main content
Avalie esse post

Este artigo vai esclarecer se realmente existem diferenças entre acne, cravos e espinhas e explorar as características de cada um deles.Confira até o final!

acne cravos espinhas diferença 1

É muito comum a dúvida com relação a acne, cravos e espinhas, muitas pessoas não sabem exatamente o que é cada um deles e às vezes acabam fazendo confusão com relação ao conceito. Vamos entender o que é cada um e mostrar a diferença entre eles. 

O que é acne?

Em termos mais técnicos, basicamente, a acne é a condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele. Mas para entendermos melhor, vamos explorar sobre o que isso significa.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), trata-se de uma condição muito comum, acne nada mais é do que o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, ocorre muitas vezes também em adultos, principalmente em mulheres.

 

É mais comum no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. O tratamento para acne e suas cicatrizes pode envolver sabonetes, alimentação e até remédios.

 

Agora que vimos que a acne engloba tanto os cravos quanto as espinhas, podemos identificar seus diferentes tipos e, posteriormente, explorar as diferenças entre os cravos e as espinhas.

 

Tipos de acne  

 

Os diferentes tipos de acne são:

Acne neonatal

Por volta do sexto mês, cerca de 20% dos bebês podem sofrer da chamada acne neonatal que, normalmente, aparece no rosto, especialmente, na testa. A acne do recém-nascido deve-se a um desequilíbrio do sistema imunológico da pele do bebê, o que provoca hipersensibilidade a substâncias que a possam causar irritação: saliva, urina, sabonetes, tecidos, etc.

 

Todavia, não está provado que a alimentação do recém-nascido tenha influência nesta forma precoce de acne, nem sequer a alergia a um alimento, como, por exemplo, o leite. Só em casos muito raros, após se ter eliminado, e depois reintroduzido, o leite e as suas proteínas na dieta da criança, é possível demonstrar uma verdadeira alergia ao leite.

 

Acne infantil

A acne infantil é um distúrbio cutâneo benigno. Ao contrário da acne vulgar, as espinhas geralmente desaparecem muito rapidamente sem deixar cicatrizes. As causas exatas da acne infantil ainda são debatidas, mas a teoria mais comum envolve os hormônios da gravidez: eles causariam superprodução de sebo em bebês.

 

A acne infantil também pode estar relacionada com tratamentos feitos durante a gravidez, ou o uso de cremes muito gordurosos no rosto do bebê. Vale ressaltar: a acne do seu bebê não o predispõe especialmente a sofrer quando for adolescente.

 

Acne vulgar

Este é o tipo mais comum de acne. Trata-se da formação de comedões, pápulas, pústulas, nódulos e/ou cistos como resultado da obstrução e inflamação da unidade pilossebácea. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, especialmente durante a puberdade. Curiosidade: A acne é a doença cutânea mais comum nos Estados Unidos e afeta 80% da população em alguma fase da vida.

 

Acne conglobata

Esta é a forma mais grave de acne, causando cicatrizes graves e outras complicações decorrentes de abscessos. A acne conglobata pode surgir nos braços, no abdômen, nas nádegas e até mesmo no couro cabeludo.

 

Acne fulminante

Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre mais em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas e no peito.

 

Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e até dor muscular e óssea.

Graus da acne

A acne também pode ser classificada pelo seu grau de manifestação. Normalmente, dermatologistas classificam a acne em 5 graus, sendo eles:

 

Grau 1: Aquela fase formada apenas por cravos ou comedões abertos (com o pontinho preto aparente) ou fechados.

 

Grau 2: comedões, pápulas (pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas) e pústulas (as famosas espinhas com pus).

Grau 3: apresenta lesões nodulares e císticas, que são aquelas lesões maiores, bem endurecidas, além das pápulas, pústulas e cravos.

 

Grau 4: é quando o quadro de acne evolui para a conglobata em que as lesões do tipo nodulares (nódulos) e císticas (cistos) se confluem formando abscessos e fístulas que levam à formação de cicatrizes.

 

Grau 5: como citado mais acima, é o processo chamado de acne fulminante, que é um quadro bem raro em que as lesões de acne evoluem para úlceras e sintomas sistêmicos.

Quais as causas da acne?

Por que a acne aparece?

Como citado anteriormente, existem alguns graus de acne diferentes e os mais comuns ocorrem ainda na adolescência, mas por que isso se dá? É porque a puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).

 

É verdade também que as crianças e os adultos mais velhos podem ter acne. Por conta da superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos é que pode ocorrer a acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.

 

Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar tanto o cabelo quanto a pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.

 

Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.

Principais fatores de risco

Alterações hormonais no corpo podem provocar ou agravar a acne. Dentre elas, as mais comuns são:

 

  • Puberdade;
  • Dois a sete dias antes do período menstrual
  • Gravidez;
  • Pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.

 

A acne pode ser desenvolvida ou agravada por:

  • Estresse;
  • Tocar muito no rosto;
  • Suor excessivo;
  • Deixar o cabelo em contato com a pele, o que pode deixar a pele mais oleosa;
  • Trabalho com óleos e produtos químicos regularmente;
  • Atletas ou fisiculturistas que tomam esteroides anabolizantes.

Fatores que acabam por piorar acne

  • Hormônios: Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e o uso de contraceptivos orais também pode afetar a produção de sebo.
  • Certos medicamentos: Alguns fármacos, como os corticoides, andrógenos ou à base de lítio, são conhecidos por causar acne. O ideal é evitá-los e procurar substitutos a partir de orientação médica.
  • Fatores dietéticos: A ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos refinados – como pães, biscoitos e batatas fritas – pode desencadear acne (cientificamente somente o leite pode ser incriminado).

Diferenças entre cravos e espinhas

Geralmente, o quadro de acne provoca apenas cravos e espinhas. Às vezes, mas mais raramente, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.

 

Não podemos esquecer que a acne pode levar à baixa autoestima e, por vezes, à depressão. Condições essas que necessitam de tratamento, juntamente com o da acne em si.

Cravos

São pequenas lesões abertas (com o pontinho preto para fora) ou fechadas (um pontinho branco).

acne cravos espinhas diferença 3

Espinhas

As conhecidas lesões por acne com a ponta amarelada ou branca, que pode soltar pus.

Pápulas

Pequenos inchaços avermelhados na pele.

Pústulas

Acne que forma pequenas “bolhinhas” com pus que podem aparecer na pele.

Nódulos

Tipo de acne que resulta em crescimentos anormais na pele ou qualquer tecido do corpo, formando elevações.

Cistos

Espécie de bolsas de tecido, que pode ser cheia de ar, líquido, pus ou outro fluído.

 

O local de concentração da acne pode revelar problemas de saúde

Dependendo onde aparecem as espinhas, pode ser uma dica de onde está o problema de saúde. Veja só: 

 

  • Espinhas nas bochechas: Nas bochechas, a acne pode surgir devido ao uso de produtos não adaptados para o rosto, como é o caso de hidratantes mais cremosos, capazes de deixar a pele oleosa com maior predisposição às lesões. Além disso, a Dra. Flávia Ravelli, dermatologista, ressalta uma atenção que devemos ter na hora de dormir: “Ficar deitado apenas de um lado no travesseiro causa um abafamento na bochecha, que pode gerar riscos para o desenvolvimento de espinhas”.

 

  • Espinhas no queixo, mandíbula e pescoço: Esses locais são associados a distúrbios hormonais nas mulheres, como a síndrome do ovário policístico. No entanto, também podem aparecer em determinadas fases do ciclo menstrual. Quando falamos de espinhas no queixo, principalmente na região mandibular, lembramos logo da acne da mulher adulta. “É um problema que pode ser recorrente – iniciada na adolescência e prolongada depois dos 25 anos – ou ser uma acne que apareceu tempos depois. Esse tipo normalmente está relacionada com alterações hormonais”, garantiu a dermatologista.

 

  • Espinhas na testa: De acordo com a dermatologista, as acnes na testa normalmente são reflexo da oleosidade dos cabelos que entram em contato com a pele, transmitindo a secreção sebácea. A Dra. Flávia cita outras causas de espinhas nessa área, como: “O uso de bonés e chapéus, que podem deixar a testa muito abafada, causando o aumento da produção de sebo; e franja, em que a própria oleosidade do cabelo pode ser transmitida para pele, causando a obstrução dos poros e, consequentemente, o surgimento de acne”.

 

  • Espinhas nas costas: As espinhas nas costas acontecem normalmente em pessoas que têm um grau de oleosidade maior, principalmente no sexo masculino. Além disso, o uso de condicionador pode aumentar as espinhas nas costas, pois seus componentes também podem obstruir os folículos pilosos.

 

  • Espinhas nos braços: Segundo a dermatologista Luciana de Abreu, as espinhas nos braços podem estar relacionadas a acne ocupacional causada pela exposição aos hidrocarbonetos clorados, aos derivados do alcatrão e a óleos de corte. Além disso, portadores de doença celíaca ou intolerantes ao glúten também podem apresentar lesões semelhantes à acne nos braços.

 

  • Espinhas no busto: Nas mulheres é conhecida como “acne da mulher adulta”. A especialista Luciana informa que as espinhas nesse local podem piorar no período pré-menstrual e tem relação com alterações hormonais.

 

  • Espinhas no bumbum: De acordo com o dermatologista Eduardo Drummond, as espinhas no bumbum podem estar relacionadas ao uso de anabolizantes.

Alguns esclarecimentos

  • Alimentos gordurosos e chocolate: têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne.

 

  • Poeira e sujeira: acne não é causada pela sujeira ou poeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas já é suficiente.

Tratando acne, cravos e espinhas

O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Em alguns casos, a pele pode piorar antes de ficar melhor.

 

Deve-se tratar a acne não apenas por razões estéticas, mas também para preservar a saúde da pele. Também é importante dizer que o tratamento ajuda a prevenir o aparecimento de cicatrizes de acne.

 

Existem diferentes tipos de tratamento para a acne, variando entre terapia local, medicação oral, ou combinação das duas.

 

Na hora de decidir o tipo de tratamento é levado em consideração a gravidade, localização e o tipo de metabolismo do indivíduo. Além disso, o dermatologista também precisa verificar outros aspectos, como se há cravos, espinhas, nódulos e cicatrizes na pele.

 

A dermatologista Bhertha Tamura separa os tratamentos para cada grau de acne:

Tratamento para acne grau 1

Nessa fase, o dermatologista poderá optar por sabonetes, esfoliantes específicos e se a quantidade dos cravos for muito grande, cremes que em geral são compostos por ácidos leves a moderadamente fortes.

 

Os componentes dos sabonetes e esfoliantes podem ser o ácido salicílico, enxofre, peróxido de benzoíla, entre outros.

 

E os cremes prescritos nessa fase podem ser constituídos por ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido apelativo, glicólico ou derivados dos retinaldeídos.

Muitas vezes podem ser indicados também:

 

  • Limpeza de pele
  • Peeling (sessões de aplicação de ácido mais forte pelo dermatologista)
  • Abrasão suave da pele com aparelhos simples, que limpam os comedões (cravos) ou as próprias espinhas inflamadas

Tratamento para acne grau 2

Os sabonetes ainda fazem parte do tratamento, mas os cremes já precisam ser mais fortes, algumas vezes compostos por antibióticos. Se o médico considerar importante, poderá ser prescrito medicamento consumido por boca.

 

Além de antibióticos específicos, pode-se considerar a prescrição de isotretinoína, especialmente nos casos em que há formação de pequenas cicatrizes que são difíceis de serem tratados no futuro.

 

Os cremes agora possuem um percentual de ativos maior que o prescrito para acne 1 e as substâncias ativas, como os retinoides, já são indicados e podem ser associados à antibióticos, mais frequentemente aqueles a base de eritromicina ou a clindomicina.

 

Os antibióticos via oral podem ser a tetraciclina e seus derivados e a azitromicina em diferentes esquemas de tratamento.

Tratamento para acne grau 3

Além das opções terapêuticas descritas no grau 2, os antibióticos são prescritos com maior frequência, considerando também a possibilidade do uso de anticoncepcional para acne específico para as meninas, se o quadro estiver também relacionado com o ciclo menstrual (distúrbios hormonais).

 

Esse já é um estágio em que se considera muitas vezes o Roacutan (isotretinoína) como uma das primeiras indicações.

 

Esse medicamento possui alguns efeitos colaterais, sendo o mais grave o efeito teratogênico, ou seja, causar deformidades muito sérias no feto, como por exemplo, ausência ou alterações nos membros.

 

Portanto, quando prescrito para meninas, deve-se ter certeza de que ela estará utilizando pelo menos dois métodos anticoncepcionais durante o tratamento.

Tratamento para acne grau 4

Esse estágio mal responde à maioria dos tratamentos e a isotretinoína se torna o medicamento de eleição, salvo contraindicações específicas que serão detectados pelo dermatologista.

 

Esse é um quadro mais grave que pode cursar com dor e até mesmo febre. Em alguns momentos há necessidade de intervenção cirúrgica para o esvaziamento das secreções.

Tratamento com Roacutan (isotretinoína)

A pílula comumente indicada em casos de acne severa realmente funciona. Isso porque ela atua diretamente sobre as glândulas sebáceas, basicamente, reduzindo-as de tamanho e a quantidade de óleo que elas produzem e também o número de bactérias na pele.

Contraindicações do Roacutan

De acordo com a bula, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres gestantes ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, pois pode causar defeitos na face, no coração e no sistema nervoso do feto. Lactantes e pacientes com alergia à isotretinoína também não devem utilizar o Roacutan, assim como os alérgicos à soja, já que há óleo de soja na composição da fórmula.

 

Como toda medicação, o Roacutan também apresenta efeitos colaterais; entre eles estão:

 

  • Ressecamento da pele;
  • Ressecamento dos olhos;
  • Ressecamento dos lábios;
  • Queda de cabelos;
  • Sangramento de nariz;
  • Sangramento de gengivas;
  • Dores musculares;
  • Depressão.

 

Os efeitos adversos são geralmente reversíveis, com a alteração da dose ou interrupção do tratamento, mas alguns podem persistir após a suspensão da medicação.

 

Mas como se trata a cicatriz decorrente da acne?

É possível usar certos procedimentos para diminuir as cicatrizes deixadas pela acne. Por exemplo:

 

  • Preenchimento facial com ácido hialurônico
  • Peelings químicos
  • Dermoabrasão
  • Microdermoabrasão
  • Laser e tratamentos de radiofrequência
  • Microcirurgias para retirar as cicatrizes de acne

Tratamento para as manchas da acne

Os tratamentos para as manchas da acne podem incluir:

 

  • Peeling
  • Cremes com ácidos
  • Laser
  • Microagulhamento
  • Radiofrequência
  • Subcisão

Algumas opções naturais de tratamento

Existem alguns alimentos que podem contribuir para o tratamento da acne de forma natural, lembrando que eles não possuem indicação científica e não substituem uma consulta com o dermatologista. Por isso, é importante conversar com o seu médico e seguir as orientações dele.

 

Ômega 3: Esse tipo de gordura combate o envelhecimento e melhora a circulação do organismo. Ao melhorar a circulação, o óleo de peixe faz com que nutrientes e oxigênio cheguem mais rápido à pele por meio do sangue. Além disso, ele também participa do processo de renovação celular, mantendo a pele sempre nova e limpa.

 

Vitaminas C e E: Os antioxidantes dessas vitaminas têm um efeito calmante sobre a pele. de forma que a vitamina C fortalece a imunidade do corpo e protege a pele das radiações solares. Ela também tem um efeito anti-inflamatório, que ajuda a cicatrização e prevenção da acne.

 

Zinco: Por conta de seu poder anti-inflamatório e antioxidante, esse nutriente atua na pele criando um ambiente inóspito para o crescimento das bactérias causadoras das espinhas, além de ajudar a acalmar uma pele irritada. Porém, essa ação é incerta, mais pesquisas são necessárias para comprovar a eficácia do zinco no controle da acne. O zinco é encontrado em ostras, castanha do Pará e gérmen de trigo.

 

Tratamentos caseiros: O ideal é realizar acompanhamento médico para tratar a acne. No entanto, existem alguns tratamentos caseiros para acne que podem ajudar a controlar a ação da condição de saúde. No entanto, antes de realizá-los, vale conversar com seu dermatologista.

 

Lavar a região afetada com um sabonete suave ou creme específico: Você pode higienizar o local afetado com água morna e sabonete neutro duas vezes por dia. Além disso, é importante evitar certos produtos como adstringentes e máscaras faciais, pois eles podem irritar a pele. Lavar muitas vezes a região afetada também pode piorar o quadro.

 

Proteger-se do sol: Em alguns casos o sol pode piorar a acne. Da mesma forma alguns medicamentos também podem tornar o paciente suscetível ao sol. Portanto, verifique com seu médico se sua medicação causa esse tipo de efeito. Se isso acontecer, procure se proteger contra os raios solares e use um protetor solar que não seja oleoso.

 

Evitar fricção ou pressão sobre a pele: Quem tem propensão à acne, deve proteger a pele do contato com itens como telefones, capacetes, correntes apertadas ou mochilas, pois estes itens podem irritar a pele ou colocá-la em contato com micro-organismos.

 

Evitar cutucar a área afetada: Cutucar e tocar o local com lesões pode desencadear mais acnes ou causar cicatrizes na pele.

Quando buscar ajuda médica

O especialista que pode diagnosticar e tratar acne é o Dermatologista. É importante que você esteja preparado para a consulta, pois isso vai facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dito isso, experimente já  chegar à consulta com algumas informações:

 

  • Anote informações médicas, tais como outras condições com as quais você foi diagnosticado e qualquer medicação que você está tomando, incluindo vitaminas e suplementos.
  • Anote as informações pessoais importantes, incluindo quaisquer tensões principais ou mudanças de vida recentes.

 

Esteja também preparado para algumas perguntas que o médico poderá fazer, tais como:

 

  • Quando a acne começou?
  • Alguma coisa em particular parece desencadear um surto da acne, como estresse ou ciclo menstrual?
  • Quais os medicamentos você toma, bem como vitaminas e suplementos?
  • Você usa contraceptivos orais?
  • Você tem períodos menstruais regulares?
  • Você está grávida ou planeja engravidar em breve?
  • Que tipos de sabonetes, loções, produtos de cabelo ou cosméticos você usa?
  • Você tem história familiar de acne?
  • Que tratamentos você já tentou até agora? Algum tem sido eficaz?

 

Principais medicamentos receitados para Acne

Os principais remédios que os dermatologistas costumam receitar para acne são:

 

Adacne

Adapaleno

Azelan

Azitromicina

Clindamicina

Clindoxyl

Clocef

Clordox

Diane 35

Diclin

Differin

Doxiciclina

Drospirenona + Etinilestradiol

Gracial

Hipoderme

Hipoderme Ômega 45g

Hipoderme Ômega 90g

Isotretinoína

Nebacetin

Roacutan

 

Sempre lembrando aos nossos leitores que somente um médico pode dizer qual o remédio mais indicado para o seu caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

 

Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

 

Acne, cravos e espinhas têm cura?

A boa notícia é que a acne é totalmente tratável e é possível amenizar tanto manchas quanto cicatrizes, mesmo as mais profundas.

“Acne tem controle, e quanto mais precoce o tratamento é iniciado, menos chances de desenvolver sequelas”, comenta a dermatologista Emily Alvernaz.

 

Lembrando que quem apresenta pele oleosa com tendência acneica sempre terá que tratar a pele para prevenir o aparecimento de novas lesões. Assim sendo, podemos dizer que a  acne é um problema com chances de cura.

 

O que fazer se eu tenho acne?

Se você tem acne é muito importante seguir os tratamentos indicados por seu dermatologista. O tratamento da acne vai depender se o paciente possui todos os estágios de feridas ou se apenas um deles. Todavia, você pode tomar alguns cuidados no dia a dia que irão ajudar nesse tratamento:

 

  • Lave a pele suavemente e sem exagero
  • Faça a barba com cuidado
  • Evite ficar no sol
  • Lave o cabelo regularmente

Cuidados com cravos

Geralmente no início aparecem os cravos fechados (que são os folículos obstruídos) e que geralmente passam a evoluir com cravos abertos (poros “entupidos” brancos ou pretos).

 

Nessa fase, em geral, são indicados tratamentos com sabonetes especiais e quando necessário, com cremes aplicados na pele que contenham ácidos na concentração certa para diminuir a formação dos cravos ou eliminá-los.

Acne com pus

O quadro da acne costuma piorar também com a infecção dos folículos pilosos. Para poder dizer que o paciente tem mesmo acne, devemos analisar se ele apresenta os diversos estágios de feridas (desde os cravos até as com pus), quando já aparecem também as feridas vermelhas inflamadas.

 

Dependendo do caso, além dos tratamentos anteriores e o uso de cremes mais fortes, pode-se prescrever tratamento com antibióticos como a azitromicina, limeciclina, tetraciclina.

Grande quantidade de acne

Nos pacientes com quantidade muito grande de cravos inflamados, pus e cistos infectados, o médico provavelmente irá receitar o tratamento com isotretinoína.

 

Esses tratamentos podem ser muito diferentes nos casos de acne na mulher adulta e nos casos de reações semelhantes a acne (acneiformes) devido a uso inadequado ou escolha inadequada do veículo de um cosmético, protetor solar ou óleos.

Cuidados diários

Se você apresenta todos as fases da acne, alguns cuidados básicos diários são importantes para evitar o “alastramento” da infecção para outras regiões do rosto ou pele, contaminação por bactérias mais agressivas, formação de cicatrizes – que são muito difíceis de serem revertidas!

 

Atente-se às seguintes orientações:

 

Não esprema as espinhas: isso só aumenta a contaminação da pele e pode causar mais cravos e espinhas, já que ao espremer nem todo o líquido dentro dela sai, uma parte pode se espalhar por dentro da pele e acabar contaminando mais folículos ou a pele ao redor.

 

Tome banho logo após os exercícios: o suor colabora para a proliferação das bactérias. O ideal é usar sabonetes adequados para peles oleosas e acneicas.

 

Evite usar produtos oleosos no rosto: hidratantes e protetores solares oleosos só pioram o acúmulo de sebo.

 

Cuidado com o que você come: alimentos com alto índice glicêmico podem piorar a oleosidade da pele.

 

Existem complicações?

Cicatriz de acne

Como estamos vendo desde o início, a acne não tratada pode causar feridas na pele, que se contaminadas acarretam em infecções. Em alguns casos, a acne pode causar cicatrizes na pele.

Acne e depressão

Como a acne é uma doença que atinge a pele, principalmente do rosto, afetando diretamente a aparência, ela pode sim afetar a autoestima e inclusive levar à quadros de depressão.

 

“Isso se agrava com o fato de acne muitas vezes começar na adolescência e seu curso crônico afeta a autoestima do adolescente que é muito sensível ao bullying e exclusão por parte dos colegas”, considera Emily Alvernaz.

 

É possível prevenir?

Sim. Você pode adotar alguns hábitos para prevenir a acne ou, pelo menos evitar que ela fique pior:

 

  • Lave gentilmente a pele todos os dias.
  • Evite esfregar com muita força ou lavar excessivamente ou ainda esfregar muito a pele.
  • Evite suar muito se você acha que isso tornará a sua acne pior. Caso não seja evitável, higienize o rosto após a atividade física.
  • Lave seus cabelos com frequência e evite que eles fiquem muito oleosos.
  • Evite produtos para cabelo (como gel, mousse, leave-in e pomada) que sejam muito oleosos.
  • Evite tocar o rosto com frequência ou encostá-lo em objetos.
  • Vista roupas leves e evite tecidos sintéticos.
  • Evite a exposição da pele a óleos e outros produtos químicos.

acne cravos espinhas diferença 2

Percebeu os aspectos que a acne abrange e as principais diferenças entre cravos e espinhas? Comente abaixo se você ainda ficou com alguma dúvida. Nós teremos o maior prazer em interagir com você!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

  • Naira Reis Bernardes disse:

    Ola meu nome e Naira… Estou fazendo um tratamento com dermatologista no qual ele falou que no meu caso que os medicamentos ajuda na melhoria da pele mais o unico modo dos sinais dw cicatrizes que a acne deixou no meu rosto seria uma cirurgia plastica gostaria muito de uma segunda opinião.

Leave a Reply

<