Adoçantes

Adoçantes – Conheça mais

27/05/2021 0 Por cliquefarma

Os adoçantes não são nutrientes essenciais em nossa dieta, então eles existem para nutrir nosso desejo por doces, não nossos corpos.

O açúcar e seu papel em nossa dieta se tornaram, de fato, um tópico controverso. Muitos atribuem ao açúcar o aumento do sobrepeso e da obesidade em nosso país. Nossa ingestão de açúcar aumentou, mas também a ingestão de adoçantes artificiais. A culpa é de um ou de ambos?

Poucas pessoas conseguem resistir ao sabor dos alimentos doces. Nascemos com preferência por doces e ela permanece conosco por toda a vida. 

No entanto, muito de uma coisa boa pode levar a problemas como cáries dentárias, obesidade e complicações de saúde relacionadas ao excesso de peso e obesidade (por exemplo, diabetes tipo 2 , hipertensão , hipertrigliceridemia e doenças cardíacas ). 

Problemas como osteoporose e deficiências de vitaminas e minerais também podem ocorrer quando alimentos ricos em açúcar substituem alimentos mais nutricionalmente equilibrados.

As diretrizes dietéticas afirmam que devemos escolher bebidas e alimentos para moderar nossa ingestão de açúcares. Fontes comuns de açúcar  são  refrigerantes, doces e balas, bolos e biscoitos e sucos de frutas. Limitar a ingestão desses alimentos e evitar alimentos com grandes quantidades de açúcares adicionados é a melhor forma de controlar a ingestão.

 Ao ler os ingredientes no rótulo de um alimento, você deve ler com atenção. Os ingredientes estão listados na ordem da quantidade usada no produto. Quando um produto contém uma grande quantidade de açúcar, ele pode ser escondido nos ingredientes usando muitos tipos diferentes de açúcar. 

Por exemplo, se o produto tiver 1 xícara de açúcar e esse for o ingrediente mais alto, o açúcar será listado como o primeiro ingrediente. Isso pode ser evitado usando pequenas quantidades de diferentes fontes de açúcar e listando-as na parte inferior da lista de ingredientes.

Se você está tentando reduzir o açúcar e as calorias em sua dieta, pode estar recorrendo a adoçantes artificiais ou outros substitutos do açúcar, mas não se preocupe, você não está sozinho.

Adoçantes artificiais e outros substitutos do açúcar são encontrados em uma variedade de alimentos e bebidas comercializados como “sem açúcar” ou “diet”, incluindo refrigerantes e outros produtos industrializados.

Pessoas que têm problemas de saúde como a diabetes, precisam reduzir ou muitas vezes eliminar o consumo de açúcar da dieta, por isso recorrem a adoçantes artificiais ou naturais de baixa caloria, para controlar o nível de açúcar no sangue.

Além da diabetes, pessoas que querem reduzir o consumo de açúcar para manter ou eliminar peso, recorrem aos adoçantes para auxiliar na dieta.

Muitas pessoas que precisam consumir esse tipo de produto, vez por outra acabam se perguntando se são substâncias totalmente seguras que não provocam efeitos colaterais a longo prazo.

Há uma polêmica muito grande por trás da segurança que esses produtos proporcionam, e muitos dizem que a longo prazo os adoçantes causam até mesmo o câncer. 

Os adoçantes artificiais são substitutos sintéticos do açúcar e são adoçantes intensos, então você só precisa de um pouco para realçar os sabores dos alimentos. 

Eles não adicionam calorias e podem ajudar no controle de peso, embora os benefícios dos adoçantes artificiais na perda de peso a longo prazo ainda não sejam claros.

Adoçantes artificiais podem ser benéficos para pessoas com diabetes, pois não aumentam o açúcar no sangue. No entanto, é importante consultar seu médico antes de usar um substituto do açúcar se você tiver diabetes.

Para esclarecer essas e outras dúvidas a respeito do adoçante, preparamos esse artigo que vai explicar a respeito dos tipos de adoçantes, bem como os benefícios e malefícios de consumir esse produto.

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Como o açúcar comum afeta a sua saúde

O açúcar é o seu ponto fraco na dieta? Muitas pessoas anseiam por isso. Mas mesmo que você não tenha necessariamente um forte para doce, pode ser difícil evitar o açúcar por completo. Quase tudo contém açúcar adicionado – de refrigerantes e outras bebidas adoçadas a quase todos os alimentos processados.

O açúcar adoça, preserva e realça o sabor dos alimentos. Isso torna difícil evitar e resistir, mas os benefícios para a saúde de reduzir a ingestão de açúcar são claros. Uma dieta rica em açúcar tem sido associada a uma ampla gama de condições de saúde, seja diretamente por seus efeitos no corpo ou indiretamente devido a complicações da obesidade.

Felizmente, uma grande variedade de substitutos do açúcar e adoçantes – naturais e artificiais – estão disponíveis para ajudar a reduzir a quantidade de açúcar de mesa em sua dieta. 

Limitar a ingestão de açúcar é especialmente importante para adultos mais velhos. O consumo excessivo de açúcar adicionado pode causar obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Também tem sido associada à  função cognitiva deficiente , afetando a memória e aumentando o risco de demência.

Pense por que você deseja reduzir o açúcar.  Se você tem diabetes, por exemplo, adoçantes artificiais podem ser uma escolha melhor quando consumidos com moderação. Adoçantes naturais, como o mel, ainda podem aumentar o açúcar no sangue, mas se você não possui diabetes os adoçantes naturais podem ser uma ótima opção para substituir o açúcar comum. 

Sempre consulte um médico ou nutricionista se não tiver certeza de qual é a melhor opção.

Dicas para reduzir o açúcar em sua dieta

Siga estas etapas para ajudar a reduzir o açúcar em sua dieta diariamente:

  • Opte por beber água, bebidas sem calorias ou leite com baixo teor de gordura em vez de refrigerantes e bebidas açucaradas.
  • Escolha frutas inteiras em vez de sobremesas processadas e sucos de frutas. Quando você beber suco de fruta, certifique-se de que seja 100% fruta.
  • Adicione frutas ao cereal em vez de comprar cereal adoçado ou adicionar açúcar de mesa.
  • Use conservas sem açúcar ou frutas frescas para adoçar iogurte natural, em vez de comer iogurte adoçado com frutas.
  • Escolha bebidas de chocolate com menos calorias e sem açúcar em vez de doces.
  • Lanche em vegetais, frutas, queijo com baixo teor de gordura ou biscoitos de trigo integral.
  • Escolha produtos sem açúcar, como compota de maçã sem açúcar ou manteigas de nozes.
  • Adicione sabores como baunilha, especiarias ou frutas cítricas para dar sabor aos alimentos e bebidas.

Adoçantes artificiais

O termo “adoçante artificial” carrega algumas conotações negativas, e há toneladas de substitutos do açúcar disponíveis nas prateleiras dos supermercados.

Quanto você realmente sabe sobre esses adoçantes? Se você quiser saber mais sobre o impacto dos adoçantes artificiais na sua saúde e quais variedades são mais comumente usadas na sua alimentação, continue lendo esse artigo!

Os críticos vêm alertando os consumidores sobre os impactos negativos sobre a saúde dos adoçantes artificiais por décadas. No entanto, o Instituto Nacional do Câncer e outras agências de saúde afirmam que não existe um vínculo científico sólido que prove que os adoçantes artificiais causam câncer ou outros problemas graves de saúde.

Estudos recentes confirmam que adoçantes artificiais são geralmente seguros em quantidades limitadas, e isso se aplica a mulheres grávidas.

Os adoçantes artificiais também podem alterar o sabor dos alimentos doces, porque suas papilas gustativas se adaptam ao sabor super doce. Além disso, os estudos recentes realizados estudaram apenas os efeitos de pequenas quantidades de refrigerante diet.

Simplificando, ainda não sabemos como o consumo a longo prazo de grandes quantidades de adoçantes artificiais afeta a saúde humana.

Nesse tópico incluímos além dos adoçantes artificiais, também os adoçantes de stevia e xilitol, que apesar de não serem adoçantes artificiais, normalmente são adoçantes processados.

Adoçante aspartame

O aspartame, um adoçante artificial que apareceu pela primeira vez em muitos alimentos e bebidas durante os anos 1980. O aspartame parece inofensivo. Os fabricantes fazem este adoçante juntando os aminoácidos ácido aspártico e fenilalanina. 

Para pessoas com o distúrbio genético fenilcetonúria ou outras condições de saúde específicas, a fenilalanina pode criar deficiência intelectual, danos cerebrais, convulsões e outros problemas.  Os regulamentos federais exigem que qualquer alimento ou bebida com aspartame tenha o aviso: Fenilcetonúricos: Contém fenilalanina.

Algumas organizações argumentam que o aspartame é geralmente seguro. No entanto, alguns pesquisadores questionam sua segurança, incluindo seu potencial de causar câncer.

Estudos mais recentes com roedores publicados em periódicos revisados por pares mostram que o aspartame pode ser causador de câncer, levando alguns pesquisadores a reconsiderar a segurança deste adoçante artificial.

A maioria dos estudos que questionam a segurança do aspartame são estudos em animais. Independentemente disso, a pesquisa mostra que o uso ou o consumo excessivo de aspartame pode desencadear ou exacerbar o estresse oxidativo, danificar células e contribuir para a inflamação sistêmica. 

Outra pesquisa sugere que os efeitos colaterais do aspartame incluem dores de cabeça; depressão; Doença de Alzheimer; risco de parto prematuro; efeitos comportamentais; impacto cardiovascular; e risco de doença renal crônica. 

Lembrando que esses estudos foram realizados em animais, por isso não há como saber o efeito desse adoçante a longo prazo em seres humanos. De qualquer forma seria sensato consumi-lo de forma moderada para evitar qualquer efeito colateral que possa surgir.

Adoçante sucralose

A Sucralose é o adoçante artificial mais usado, é 600 vezes mais doce que o açúcar.  A Sucralose tem gosto de açúcar real, não tem sabor amargo, tem uma longa vida útil e permanece estável em altas temperaturas, tornando-a ideal para uso pelos fabricantes em vários alimentos e bebidas.

Mas é ideal para sua saúde? Os principais estudos mostram que este adoçante artificial não é cancerígeno e seguro para consumir , mas “seguro” ignora os efeitos colaterais potencialmente prejudiciais da Sucralose.  Por um lado, a Sucralose pode ter um impacto adverso na microbiota intestinal.

A disbiose (ou desequilíbrios intestinais) também está associada à inflamação crônica, um elemento-chave em muitas doenças comuns.  Um estudo recente que deu sucralose a camundongos por 6 meses descobriu que ela pode afetar adversamente a flora intestinal e aumentar a inflamação. Estudos em humanos e roedores também mostram que a Sucralose pode alterar potencialmente os níveis de glicose e insulina. 

Apesar desses e de outros estudos mostrando seus problemas, os fabricantes argumentam que há um extenso corpo de pesquisas científicas que confirmam a segurança da sucralose.

Há uma grande variedade de produtos de Sucralose disponíveis, incluindo misturas de açúcar e Sucralose específicas para panificação, já que a Sucralose é termoestável. A Sucralose também pode ser adicionada a bebidas e alimentos à mesa. Preste atenção nas quantidades: mesmo com a mistura para bolos, você geralmente não precisa usar tanto para realçar os sabores.

Adoçante sacarina

De todos os adoçantes artificiais a sacarina é considerada o adoçante mais pesquisado. A sacarina adoça até 700 vezes mais do que o açúcar comum, porém possui um gosto amargo no fundo.

A sacarina foi descoberta em 1879 e foi usada no início do século 20 como substituto do açúcar para pessoas com diabetes. A sacarina não é tão popular quanto antes, mas ainda está disponível como adoçante em pó.

A sacarina tem uma longa história de uso seguro por humanos. Mas, alguns estudos de laboratório de pesquisa publicados na década de 1970 indicaram que grandes quantidades de sacarina causaram tumores na bexiga em ratos machos.

Os pesquisadores queriam saber mais sobre como a sacarina pode causar câncer. Mas quando eles cavaram mais fundo, eles descobriram que o mecanismo responsável pela formação de tumor na bexiga em ratos machos não era sobre a biologia humana – os ratos machos sintetizam uma certa proteína que não é encontrada no corpo humano.

Apesar de ser considerada uma substância segura, a sacarina não é usada com muita frequência hoje – principalmente porque os adoçantes mais novos, como o aspartame e a sucralose, não têm um gosto amargo forte.

Adoçante xilitol

O xilitol é um carboidrato encontrado na bétula e em vários tipos de frutas. Tem uma estrutura química que parece um cruzamento entre um açúcar e um álcool, mas não é nenhum dos dois.

O xilitol é um adoçante sem açúcar adicionado a alguns alimentos. É quase tão doce quanto o açúcar (sacarose), mas tem menos calorias.

Pessoas com diabetes às vezes usam o xilitol como um substituto do açúcar. Os níveis de açúcar no sangue permanecem em um nível mais constante com o xilitol do que com o açúcar normal. Isso ocorre porque ele é absorvido mais lentamente pelo corpo.

Alguns tipos de goma de mascar ou produtos para higiene bucal, como pasta de dente e enxaguatório bucal , também contêm xilitol. As bactérias bucais não podem usar o xilitol como fonte de energia, por isso pode ajudar a prevenir a cárie dentária e o acúmulo de placa bacteriana.

O xilitol é extraído de material vegetal, por isso pode ser considerado um adoçante natural.

O xilitol é geralmente seguro, especialmente se tomado em quantidades encontradas nos alimentos.

Porém, se você tomar grandes quantidades de xilitol, como 30 a 40 gramas, pode ter diarreia ou gases. Aumentar a dose gradualmente pode ajudar a minimizar esses efeitos.

O xilitol é amplamente encontrado em gomas de mascar. Também pode ser usado em outros produtos manufaturados comercialmente, como balas sem açúcar, geleias ou, assados e iogurte congelado. O xilitol vem na forma granulada, tornando-o fácil de usar no lugar do açúcar para bebidas, frutas ou cereais

Adoçante stevia

Stevia, também chamada de  Stevia rebaudiana , é uma planta folhosa que se parece um pouco com a hortelã. Suas folhas são usadas na América do Sul há séculos. Tribos no Paraguai, Brasil e Bolívia usaram folhas de estévia para adoçar chás e medicamentos tradicionais.

Folhas de estévia são a matéria-prima usada para destilar o produto químico conhecido como adoçante stevia. Este produto químico super doce é usado em uma variedade de produtos, incluindo refrigerantes, sucos, bolos ​​e uma variedade de doces. Os produtos de stevia também incluem pasta de dente e outros produtos odontológicos. 

As folhas de Stevia têm até 150 vezes a doçura do açúcar e o extrato pode ser 300 vezes mais doce que o açúcar. Além de seu apelo, está o fato de que os produtos de stevia (que não são combinados com outros adoçantes) não contêm calorias.

O sabor da stévia varia de pessoa para pessoa. Em geral, quando comparado ao açúcar, leva mais tempo para o sabor “doce” fazer efeito. Mas a maioria diz que o sabor doce dura mais. Algumas marcas de stévia parecem ter um gosto residual semelhante ao de alcaçuz ou ligeiramente mentolado. O gosto final não é, por si só, desagradável, mas ao interagir com outros sabores pode produzir um sabor estranho.

Um dos principais benefícios do uso de produtos à base de estévia é que o adoçante não afeta os níveis de açúcar no sangue. Por esse motivo, pode ser vantajoso para pessoas com diabetes e outras pessoas que desejam reduzir a ingestão de açúcar.

Alguns estudos mostraram que os adoçantes derivados da stévia não apenas têm sabor doce, mas também podem ajudar os indivíduos a melhorar a produção de insulina – o que, por sua vez, ajudaria no diabetes. Alguns estudos chegaram a afirmar que a stevia pode ajudar no controle da hipertensão (pressão alta). 

No entanto, os estudos de stévia usam diferentes tipos de plantas, diferentes métodos de extração e diferentes partes das plantas, tornando difícil comparar os dados entre os estudos. Além disso, muitos desses estudos são patrocinados pela indústria dos adoçantes stevia.

A stévia (como acontece com todas as plantas) contém uma série de antioxidantes que ajudam seu corpo a combater os danos causados ​​pelos radicais livres (e limitar o envelhecimento dos radicais livres). Isso coloca a stévia (presumindo que seja segura) muito à frente de outros adoçantes que não contêm esses antioxidantes benéficos.

O que a maioria dos consumidores deseja saber é se a estévia é segura. Os estudos realizados até hoje mostram que a stevia  é provavelmente tão segura quanto qualquer um dos substitutos do açúcar por aí. No entanto, só porque uma substância parece segura a curto prazo, não significa que as reações adversas podem não se revelar a longo prazo.

Embora não seja químico, o extrato de estévia deixa um gosto perceptível mesmo depois de ser refinado, por isso algumas pessoas não gostam de usá-lo como adoçante para café ou chá. Ele vem em várias formas, incluindo pó e líquido, então você pode precisar fazer experiências para descobrir quais funcionam melhor em diferentes receitas. O extrato de estévia também é relativamente estável ao calor, por isso pode ser usado em bolos, molhos e doces.

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Adoçante natural

Você pode gostar mais do sabor dos adoçantes naturais do que do açúcar comum. Mas é importante saber que mesmo os adoçantes naturais costumam ser processados e refinados. Eles também tendem a ser ricos em calorias. 

Assim como o açúcar de mesa, os adoçantes naturais podem causar problemas de saúde – como cáries dentárias, ganho de peso e má nutrição – quando consumidos em excesso, por isso moderação é a chave.

Vamos conhecer algumas opções de adoçantes naturais que estão disponíveis no mercado.

Néctar de agave

O néctar de agave fornece mais nutrientes do que o açúcar normal, mas menos do que o mel. É muito saboroso, então você pode não precisar usar tanto. No entanto, é rico em calorias e contém muita frutose – ainda mais do que o xarope de milho com alto teor de frutose – o que pode levar ao ganho de peso e à obesidade em quantidades excessivas. O néctar de agave pode não ser uma boa escolha para pessoas com diabetes.

A agave é mais doce que o açúcar, tem uma longa vida útil e pode ser usada no lugar de outros adoçantes em quase todas as situações de cozimento. Seu sabor é semelhante ao do mel e não tem o sabor amargo de alguns substitutos do açúcar. Mas, por ser um líquido, talvez você precise fazer algumas outras alterações em suas receitas, especialmente ao assar.

Açúcar de coco

O  açúcar de coco não é refinado, por isso retém todas as vitaminas e minerais e não causa flutuações no açúcar do sangue. No entanto, o açúcar de coco tem a mesma quantidade de calorias que o açúcar de mesa e ainda é rico em carboidratos e frutose. Isso significa que as pessoas que procuram perder peso devem limitá-lo. Além disso, pode não ser a melhor opção para quem tem diabetes.

O  açúcar de coco pode ser usado como substituto 1 para 1 do açúcar branco ou mascavo, por isso é fácil de usar na cozinha. No entanto, pode ser muito grosso. Você pode moer no liquidificador ou processador de alimentos por alguns momentos antes de usá-lo para assar ou no lugar do açúcar de confeiteiro.

Mel

O  mel contém mais nutrientes do que o açúcar de mesa, incluindo antioxidantes, minerais e vitaminas. Também é mais fácil de digerir do que o açúcar normal. No entanto, como o açúcar de mesa, o mel é rico em calorias e se decompõe em glicose e frutose, portanto apresenta alguns dos mesmos riscos à saúde, não sendo recomendado para quem deseja perder peso ou possui diabetes.

O  mel pode ser particularmente saboroso em bolos, assados, molhos, marinadas e molhos para salada. O mel é mais doce do que o açúcar, portanto, pode ser necessário reduzir a quantidade adicionada. Como há água no mel, você também deve reduzir o líquido que usa ao substituir o mel em produtos assados.

Tâmaras

As  tâmaras são ricas em fibras, minerais e vitaminas, portanto, usá-la como adoçante em suas receitas pode agregar mais valor nutricional à sua dieta do que simplesmente usar açúcar comum. 

A pasta de tâmaras também é uma alternativa fácil de açúcar que você pode fazer em casa no liquidificador usando 3/4 xícara de água, 1/2 colher de chá de extrato de baunilha e cerca de 1 xícara de tâmaras mornas sem caroço.

As  tâmaras podem ser particularmente saborosas em bolos, assados, molhos, marinadas e molhos para salada. A pasta de tâmaras pode ser mais doce do que o açúcar, então você terá que reduzir a quantidade adicionada e a quantidade de líquido ao assar.

Xarope de bordo

O  xarope de bordo é rico em antioxidantes e minerais, incluindo cálcio, potássio, ferro, zinco e manganês. No entanto, como outros adoçantes naturais, o xarope de bordo é rico em calorias e deve ser consumido com moderação, principalmente por quem deseja substituir o açúcar comum para perder peso ou por algum problema de saúde.

O xarope de bordo pode ser usado de muitas maneiras diferentes para adicionar sabor a pratos doces e salgados. Use-o em opções de café da manhã mais saudáveis, como aveia ou iogurte natural, ou em pratos salgados, como vegetais, frango, salmão ou molhos para salada. Você também pode usar xarope de bordo ao assar – certifique-se de reduzir a quantidade de líquidos na receita.

Fruta do monge

A  fruta de monge pode ser um substituto saudável do açúcar, se você estiver procurando restringir calorias. Você não precisa usar muito, pois o extrato de fruta do monge é 250 a 300 vezes mais doce que o açúcar. 

É também um adoçante sem açúcar e sem calorias, sem efeitos colaterais prejudiciais, de acordo com estudos realizados com a fruta. No entanto, todos os extratos de fruta do monge disponíveis no mercado foram processados até certo ponto e podem conter outros açúcares ou adoçantes, portanto, verifique o rótulo.

Alguns acham que os adoçantes de frutas de monge têm um gosto residual. Se você é sensível a esse tipo de aroma, tome cuidado ao incorporá-lo na culinária e no cozimento. Como acontece com qualquer outro adoçante de alta intensidade, pode ser necessário fazer alterações em suas receitas.

Benefícios dos adoçantes

Os adoçantes talvez sejam um dos produtos alimentares mais pesquisados do mundo inteiro, esses estudos reconhecem muitas alternativas de açúcar como seguras, e pesquisas sugerem que eles podem oferecer benefícios à saúde, especialmente quando usados ​​para fins específicos, como manter o diabetes sob controle.

Veja a seguir alguns benefícios que os adoçantes podem proporcionar à saúde.

Ajudam na perda ou manutenção do peso

Se você está procurando reduzir a ingestão de calorias, mas não quer abandonar os alimentos e bebidas doces, os substitutos do açúcar podem ajudar: você obtém o sabor que deseja, mas sem as calorias. 

Ajudam a controlar o açúcar no sangue

Os substitutos do açúcar podem ajudar as pessoas com diabetes a satisfazer os desejos sem causar picos de açúcar no sangue. Vários estudos mostram que os adoçantes artificiais, particularmente a Sucralose , não mexem com o açúcar do sangue ou a insulina.

Bom para a saúde bucal

Se uma coisa é certa, as alternativas ao açúcar podem ajudar na saúde bucal . As cáries se formam quando as bactérias fermentam o açúcar na boca, o que cria ácido. O ácido desgasta seus dentes, eventualmente rompendo o esmalte e causando uma cárie. Como os adoçantes artificiais não contém açúcar, eles podem ajudar a prevenir o processo de cárie dentária.

Perguntas

Depois dessa explanação detalhada sobre os adoçantes, talvez muitas dúvidas que você tinha sobre esse universo tenham sido esclarecidas, mas se restaram algumas, seguem algumas das perguntas mais comuns sobre adoçantes e suas respectivas respostas.

Qual o melhor adoçante para diabetico?

O melhor adoçante para diabéticos, precisa ser livre de carboidratos e por sua vez, ter baixo índice calórico, pois são os carboidratos presentes em determinados açúcares e adoçantes que fazem o índice glicêmico aumentar, afetando os níveis de açúcar no sangue.

Sendo assim, não é recomendado o uso de adoçantes naturais para diabéticos, exceto o adoçante stevia que possui baixo nível de calorias. 

Os adoçantes mais recomendados para quem tem diabetes são os adoçantes artificiais que devem ser usados com moderação.

Qual o melhor adoçante para emagrecer?

O melhor adoçante para emagrecer são aqueles que possuem pouca  ou nenhuma caloria.

Devo usar adoçante ou açúcar?

Tanto o adoçante como o açúcar são produtos que devem ser utilizados de forma moderada. Se você não possui nenhuma restrição alimentar, mas mesmo assim quer reduzir a quantidade de ingestão de açúcar, você pode optar por açúcares menos processados, como o açúcar mascavo ou o demerara, e também pode optar por adoçantes naturais.

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Onde comprar adoçante

Agora que você já sabe tudo sobre adoçantes, artificiais e naturais, talvez queira comprar o melhor para a sua necessidade.

Lembrando que se você possui algum problema de saúde, antes de utilizar qualquer produto consulte o seu médico para saber qual o mais apropriado para o seu caso.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você vai encontrar uma variedade de adoçantes e vai poder adquirir o que cabe no seu bolso de acordo com a sua necessidade.

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