Skip to main content

Conforme os dias passam cada vez mais pessoas estão preocupadas com a saúde, o que faz com que elas procurem ingerir alimentos mais saudáveis e adotem hábitos de vida mais sadios. Por conta disso a ingestão de adoçantes como o Adocyl, por exemplo, cresceu muito nos últimos anos e promete continuar crescendo, isso porque os adoçantes estão diretamente relacionados com uma melhora significativa da qualidade de vida das pessoas.

Além disso, o uso de adoçantes está diretamente relacionado com alguns tipos de dietas, como a dieta Low Carb, da qual falaremos mais no decorrer deste artigo. Mas claro que o uso do Adocyl não se limita a quem faz dietas, ele também pode ser utilizado apenas como forma de controlar a ingestão de açúcar no dia a dia, pois pode ser utilizado nos mais diferentes tipos de alimentos e bebidas sem alterar o sabor. 

Todas as pessoas sabem como o consumo excessivo de açúcar pode ser prejudicial à saúde, sendo capaz de ocasionar diversos problemas de saúde como diabetes, cáries, obesidade, gordura no fígado, alto colesterol, dor de cabeça, dor de estômago, aumento da pressão arterial, gota, gastrite, trombose, acne e prisão de ventre, por exemplo, além de estar diretamente relacionado à diminuição da memória.

Por todas essas e muitas outras razões é demasiadamente importante que todas as pessoas tenham a preocupação de diminuir a quantidade de açúcar que ingerem no seu dia a dia, para que não venham a ter nenhum dos problemas mencionados acima. E ainda que alguns sejam mais sérios do que outros, é necessário se preocupar com todos eles, desde o mais sério, até o mais tranquilo.

Por mais que uma pessoa seja apaixonada por doces é preciso colocar na balança se realmente vale a pena continuar ingerindo doces e açúcares de maneira excessiva, ou se é melhor cuidar da saúde agora para não ter nenhum tipo de enfermidade no futuro causada pelo abundante consumo de açúcar. Entendeu agora porque o consumo do Adocyl está crescendo? Porque cada vez mais pessoas estão fazendo essa reflexão e buscando cuidar melhor da saúde.

E se você ainda não conhece este incrível adoçante e todos os benefícios que o seu uso pode trazer para a saúde, continue lendo este artigo e saiba mais sobre o Adocyl e como pode ser vantajoso trocar o consumo de açúcar pelo consumo deste adoçante. 

Aqui você irá conhecer todos os tipos diferentes de adoçantes que existem, os tipos de açúcar, porque trocar o uso de açúcar pelo adoçante, a linha completa de produtos Adocyl, porque optar pelo uso do Adocyl, como ele ajuda na dieta Low Carb, como auxilia no controle da diabetes e quais são as vantagens de usar o Adocyl.

Tipos de adoçante que existem

Antes de falarmos sobre o Adocyl é preciso que você entenda que existem muitos outros tipos de adoçantes no mercado, ainda que o mais conhecido seja o de sacarina por conta do seu custo benefício e do sabor marcante e característico. Contudo, além do adoçante de sacarina também existem adoçantes de aspartame, eritritol, stevia, sucralose e o xilitol. Veja a seguir quais são as principais características de cada um deles:

Aspartame

Os adoçantes feitos a base de aspartame também são bastante conhecidos no Brasil, dado que o sabor deles é bem parecido com o açúcar, além do fato de ser um tipo de adoçante que, geralmente, possui menos de 4 calorias. E outro ponto que faz o adoçante de aspartame ser bastante conhecido, é que ele tem o poder de adoçar até 220 vezes mais que a sacarose e não deixa sabor amargo nos alimentos e nem nas bebidas onde é colocado.

A composição do aspartame é híbrida de dois aminoácidos que são, costumeiramente, encontrados em alguns alimentos, os quais são: fenilalanina e ácido aspártico. E apesar de ser bastante conhecido no mercado, também é um dos mais polêmicos, dado que cerca de 92 efeitos colaterais já foram associados ao uso de adoçantes à base de Aspartame, sendo a dor de cabeça e alterações no humor os sintomas mais comuns. 

Eritritol

O Eritritol tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, sendo um tipo de adoçante natural sem nenhum tipo de efeito colateral, índice glicêmico zero e zero calorias. Ele se classifica como um monossacarídeo e pode ser encontrado na forma em pó ou granulada, as quais são obtidas após processos biotecnológicos e químicos. 

Também existem alguns alimentos que são ricos em eritritol naturalmente como uva, melão e pêra, além de alguns produtos alimentícios fermentados como o saquê, o molho shoyu e vinhos. 

Sacarina

Os adoçantes de sacarina são os mais antigos, pois foram os primeiros a serem fabricados e também são os mais utilizados pela população até hoje. A sacarina origina-se a partir de duas substâncias que são derivadas do petróleo: o sulfonobenzóico e o toluenossulfônico. E possui poder adoçante até 700 vezes mais forte do que o açúcar comum, contudo, pode deixar sabor residual na boca, o que faz com que deva ser usado com moderação.

Stevia

O adoçante de stevia é produzido a partir da planta sul americana stevia rebaudiana e alguns outros ingredientes para que o sabor doce seja complementado. Possui zero calorias, poder adoçante até 300 vezes maior do que o da sacarose e não apresenta nenhum tipo de efeito colateral, por isso é um dos adoçantes mais indicados. O adoçante de stevia proporciona diversos benefícios para a saúde, ajudando a regular a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e possuindo alto poder diurético. 

Sucralose

O adoçante à base de sucralose é o único tipo de adoçante que deriva diretamente da cana de açúcar, o que faz com que seu sabor seja bem parecido com o do açúcar comum, todavia, ele adoça cerca de 600 vezes mais do que a sacarose. Possui zero calorias, e é obtida através da adição de cloro à moléculas de sacarose. 

Xilitol

O xilitol é um tipo de adoçante considerado natural por ser obtido através das fibras de algumas frutas, plantas e legumes, como ameixa e milho, além de possuir índice glicêmico de 7, enquanto o açúcar refinado, por exemplo, possui índice glicêmico de 60 a 70. E outro ponto bastante positivo do xilitol é que ele é bem doce, contudo, a dose de consumo diária indicada é de apenas 60 gramas, pois ele pode ocasionar diarréias e gases.

Tipos de açúcar que existem

Apesar do foco deste artigo serem os adoçantes da Adocyl, também é importante conhecer os tipos de açúcar que existem. Isso servirá como um comparativo para que você possa ver como o uso do adoçante é muito mais benéfico do que o uso do açúcar. Além disso, muitas pessoas pensam que existem apenas 2 tipos de açúcar: o refinado e o cristal, quando na verdade existem muitos outros tipos, onde alguns se classificam como mais saudáveis e outros, nem tanto. Veja abaixo quais são os tipos de açúcares existentes:

  • Açúcar Cristal: possui forma cristalizada que, durante o processo de refinamento, perde 90% de todos os minerais e vitaminas que o açúcar mais refinado tem;
  • Açúcar Demerara e Açúcar Orgânico: não possui nenhum tipo de aditivo químico e é bem parecido com o açúcar mascavo, além de possuir cor marrom claro. É bastante nutritivo, pois não recebe nenhum tipo de aditivo agrícola;
  • Açúcar de Coco: é obtido através da seiva do coqueiro e é bastante parecido com o açúcar refinado, sendo a presença de algumas fibras e nutrientes o seu único diferencial;
  • Açúcar Mascavo: é mais intenso do que os açúcares citados acima, pois é obtido primeiramente no processo de refinamento da cana de açúcar, e também é considerado bem mais saudável;
  • Açúcar Light: apesar de receber o nome “light” não é um tipo de açúcar nutritivo, pois trata-se apenas de uma mistura entre o açúcar refinado e aditivos químicos de adoçante como sucralose e sacarina.
  • Açúcar Refinado: não possui vitaminas e nem minerais, pois estes se perdem durante o processo de refinamento. É o tipo de açúcar mais conhecido e mais utilizado na cozinha;
  • Mel: é um tipo de “açúcar” que possui minerais, vitaminas e antioxidantes, o que o torna uma opção muito mais saudável do que o açúcar refinado e o cristal;
  • Melaço: é mais doce que o mel mas também é bem mais saudável do que demais tipos de açúcar, pois também possui antioxidantes, vitaminas e minerais. É obtido através da beterraba ou cana de açúcar;
  • Xarope de bordo: é produzido a partir da seiva do bordo, resultando em um xarope extremamente adocicado;
  • Xarope de milho: apesar de possuir sabor mais intenso do que o açúcar normal, este xarope obtido através do amido de milho é bem menos doce do que o açúcar 
  • Xarope de néctar de agave: é um tipo de xarope com sabor bem parecido com o do caramelo, mas possui alto teor de frutose.

Por que usar adoçante ao invés de açúcar?

Agora que você já conhece todos os tipos de adoçantes e açúcares que existem deve estar se perguntando: se existem opções mais saudáveis de açúcar, por que escolher utilizar o adoçante ao invés do açúcar? Porque por mais que os açúcares sejam considerados mais saudáveis, o adoçante é ainda melhor, pelo fato de possuir índice glicêmico muito menor do que o de qualquer tipo de açúcar, por mais saudável que este possa ser considerado.

Outro ponto que faz com que o uso do adoçante seja mais indicado do que o uso do açúcar é o fato de que, cada grama de açúcar (considerando os tipos mais comuns) possui 4 calorias, enquanto nos adoçantes essa quantidade é extremamente menor. Ainda assim, a quantidade de adoçante utilizada em cada tipo de alimento deve obedecer a quantidade recomendada.

No caso dos adoçantes da Adocyl, por exemplo, a quantidade de adoçante a ser utilizada  vem informada nos frascos. Utilizar apenas a quantidade descrita é extremamente importante para garantir que o sabor do alimento ou da bebida não irá se perder por conta do excesso de adoçante, pois este pode se sobressair e deixar o alimento, ou bebida, com sabor um pouco desagradável. 

Linha completa de produtos Adocyl

Os adoçantes da Adocyl são muito conhecidos no mercado, além de serem considerados alguns dos melhores. Isso porque toda a linha de adoçantes Adocyl é muito mais saudável do que outros tipos de adoçantes, ou seja, é o ideal para todas as pessoas que desejam perder peso ou que possuem algum problema de saúde que esteja relacionado a ingestão de açúcar, como o diabetes, por exemplo, ou a obesidade. Conheça agora quais são todos os adoçantes oferecidos pela Adocyl, para assim poder escolher aquele que melhor se adequa a suas necessidades.

Adocyl Sucralose (80 ml e 160 ml)

O adoçante Adocyl Sucralose é a escolha certa para todas as pessoas que desejam levar hábitos de vida mais saudáveis sem que seja necessário abrir mão de um docinho em sua vida, pois pode ser utilizado para adoçar todos os tipos de alimentos e bebidas, sejam frios ou quentes. Isso porque não perde o sabor quando entra em contato com altas temperaturas. Pode ser encontrado em frascos de 80 ml ou em embalagens maiores de 160 ml.

  • Como usar: 4 gotas de adoçante Adocyl Sucralose é equivalente a 1 colher de chá de açúcar.
  • Composição: água, sorbitol, ciclamato de sódio, sacarina sódica, sucralose, ácido benzóico e metilparabeno. Não contém glúten.

Adocyl Sacarina (100 ml e 200 ml)

O adoçante de sacarina é um dos mais comuns da linha de adoçantes Adocyl, por possuir um sabor bem parecido com o açúcar refinado e agradar bastante o paladar. Além disso, pode ser utilizado tranquilamente para adoçar alimentos e bebidas quentes ou frias, pois o seu sabor não é alterado por conta da alta temperatura. Pode ser encontrado em embalagens de 100 ml, ou em frascos maiores com 200 ml e tem poder adoçante 300 vezes maior do que o açúcar comum.

  • Como usar: 4 gotas de adoçante Adocyl Sacarina é equivalente a 1 colher de chá de açúcar.
  • Composição: água, sorbitol, ciclamato de sódio, sacarina sódica, ácido benzóico e metilparabeno. Não contém glúten.

Adocyl Stevia (80 ml)

O adoçante de stevia Adocyl é o ideal para todas as pessoas que se preocupam com os possíveis problemas que a exacerbada ingestão de açúcar pode trazer para a saúde, além disso, por ser um adoçante mais natural que os demais, também é perfeito para quem deseja perder peso, pois possui zero calorias sem sua composição.

Pode ser utilizado para adoçar todos os tipos de comidas e bebidas, quentes ou frias, isso porque não perde o poder adoçante que possui quando entra em contato com altas temperaturas. Pode ser encontrado apenas em embalagens de 80 ml.

  • Como usar: 5 gotas de adoçante Adocyl Stevia é equivalente a 1 colher de chá de açúcar.
  • Composição: água, sorbitol, stevia, ciclamato de sódio, sacarina sódica, glicosídeos de esteviol, ácido benzóico e metilparabeno. Não contém glúten.

Adocyl Culinário (150 gramas)

O adoçante Adocyl culinário também é feito a partir da sucralose e têm praticamente os mesmos componentes em sua composição, mas é um tipo de adoçante parecido com açúcar refinado, ou seja, não é líquido. Pode ser utilizado no preparo de tortas, bolos, bolachas, biscoitos e outros tipos de receitas, sendo um excelente substituto para o açúcar. A quantidade a ser utilizada deve estar de acordo com as orientações do fabricante que estão presentes na embalagem do adoçante Adocyl culinário, o qual vem em um frasco contendo 150 gramas. 

Por que escolher Adocyl como seu adoçante

O Adocyl é uma empresa que fabrica seus adoçantes visando proporcionar um melhor bem estar para você e sua família, contendo o mínimo de conservantes possível em suas fórmulas. Desde que surgiu no mercado, a linha de adoçantes Adocyl tem sido uma das preferidas pelas pessoas que fazem dieta e também pelas pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar por algum motivo específico, como é o caso de quem tem diabetes, obesidade ou algum outro tipo de problema de saúde que demanda a necessidade do controle de açúcar. 

A Adocyl está se tornando cada vez mais popular entre todas as famílias que prezam pela melhor qualidade de vida e buscam oferecer somente uma alimentação mais saudável e mais natural para todos os integrantes da família. E o que faz com que a linha de adoçantes Adocyl seja perfeita para isso é o fato de que seus adoçantes também podem ser consumidos por crianças. Entretanto, é interessante consultar o pediatra da criança antes de inserir o Adocyl em sua dieta, dado que os pequenos podem ter algum tipo de alergia à algumas substâncias que fazem parte da composição dos adoçantes. Ainda assim, o uso do Adocyl pode ser extremamente benéfico para elas, dado que são muito mais saudáveis do que alguns tipos de açúcar, como o refinado, por exemplo. 

O Adocyl como grande aliado a dieta Low Carb

E por falar em qualidade de vida, a dieta Low Carb, dentre muitas outras dietas que existem por aí, está sendo cada vez mais aderida por pessoas que desejam perder peso e mudar completamente a sua qualidade de vida, levando em consideração que a dieta Low Carb é muito mais do que apenas uma dieta, na verdade se trata de um estilo de vida totalmente novo que visa o bem estar. Mas o que os adoçantes da Adocyl tem haver com a dieta Low Carb? 

A Low Carb, como o próprio nome já sugere, trata-se de um tipo de regime alimentar que visa o baixo consumo de carboidratos, ou seja, baixo consumo de açúcares, alimentos que contém açúcar e alimentos que podem virar açúcar dentro do organismo. Para compensar a diminuição do consumo de açúcares na dieta Low Carb é aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras, de proteínas e de “gorduras boas”, como a gordura do abacate, do bacon e do creme de leite fresco, por exemplo. 

Em uma alimentação considerada “normal” os carboidratos ingeridos somam cerca de 50% a 55% dos nutrientes diários. Quando uma pessoa adere a dieta Low Carb o ideal é que os carboidratos somem apenas 15% a 20% dos nutrientes diários. Porém, é indicado começar diminuindo aos poucos a quantidade de carboidratos, dado que com apenas 10% de diminuição já é possível ver alguns resultados, como a perda de peso, a saciedade prolongada, o controle da pressão arterial e um aumento significativo nos níveis de colesterol considerado bom. 

Além da dieta Low carb, existem alguns outros tipos de regimes alimentares que podem ser considerados derivados desse tipo de dieta, como a dieta cetogênica, a paleolítica, a dieta de Durkin e a dieta de Atkins, por exemplo. Apesar de divergirem um pouco entre si, o que todas elas têm em comum é o fato de que a ingestão de açúcar e carboidratos no geral devem ser poucas, sempre abaixo dos 30%, geralmente.

Note que o consumo de açúcares e carboidratos deve ser baixo e não zero, ou seja, é totalmente possível seguir este tipo de estilo de vida e ainda consumir alguns docinhos de vez em quando ou alguns sucos adoçados, por exemplo. E é exatamente aqui que entram os adoçantes da Adocyl. Eles possuem um sabor muito agradável e praticamente zero calorias em suas composições, o que os tornam perfeitos para serem consumidos com bebidas como sucos, café ou chás sem que o limite diário de carboidratos seja atingido com facilidade, o que aconteceria se você adoçasse esses tipos de bebidas com açúcar comum.

Ou seja, a Low carb é uma dieta não tão rígida e muito fácil de ser seguida porque você não precisa se privar de todas as coisas boas, o que mostra que é totalmente possível ter um estilo de vida mais saudável sem passar vontade de nada. Veja abaixo 3 pequenas listas que mostram quais tipos de alimentos são liberados na dieta low carb, quais deles não devem ser consumidos nunca e quais podem ser consumidos de forma moderada. Além disso, veja alguns erros que as pessoas geralmente cometem ao iniciar a Low Carb e que podem ser evitados, principalmente se você tiver a linha de adoçantes Adocyl para te auxiliar.

Alimentos liberados na dieta Low Carb

  • Peixes e todos os tipos de frutos do mar;
  • Carne bovina, suína e de frango;
  • Ovos;
  • Verduras de todos os tipos;
  • Vegetais não amiláceos, como brócolis, berinjela e couve flor, por exemplo;
  • Frutas com baixo teor de frutose como morango, amora, abacate, cereja, kiwi e maracujá, por exemplo;
  • Alguns tipos de laticínios como queijos (de todos os tipos), creme de leite fresco ou de latinha, manteiga e iogurtes sem açúcar;
  • Sementes, castanhas, nozes, amêndoas, chia, gergelim e afins;
  • Chá, café, sucos das frutas permitidas, água com e sem gás (tudo sem açúcar);
  • Alguns tipos de gorduras “boas” como azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de abacate, banha e óleo de peixe.

Alimentos que devem ser consumidos moderadamente na Low Carb

  • Batata doce, batata inglesa, inhame, beterraba, cenoura e mandioca;
  • Arroz integral, aveia e quinoa;
  • Lentilha, ervilha, grão de bico, milho e feijões;
  • Todas as frutas que possuem um teor maior de frutose como laranja, melão, maçã, melancia e etc.

Alimentos não liberados na Low Carb

  • Todos alimentos que contém carboidratos refinados como bolachas, refrigerantes, pão branco, farinha branca, bolos, sorvetes e quaisquer outros alimentos que possam conter muito carboidrato;
  • Grãos que contêm glúten como trigo, cevada ou centeio;
  • Todos os tipos de embutidos e carnes processadas como linguiça, salsicha, salame e mortadela, por exemplo;
  • Todos os alimentos que contém gorduras trans como margarinas e salgadinhos de pacote, por exemplo;
  • Todos os tipos de alimentos industrializados.

Erros comuns cometidos por quem faz a dieta Low Carb

Agora que você já conhece todos os alimentos que fazem parte da dieta Low Carb e quais não fazem é importante saber reconhecer quais são bons, quais não são e saber também que, não é porque um alimento é liberado que ele deve ser ingerido de forma excessiva, visto que a premissa da dieta Low Carb é comer até a saciedade, nunca além daquilo que o seu organismo é capaz de aguentar. Por isso é necessário saber quais são os erros mais comuns cometidos por quem faz essa dieta para poder evitá-los, veja abaixo quais são eles:

  • Parar de ingerir carboidratos totalmente e de uma única vez;
  • Não conseguir diferenciar os carboidratos bons dos carboidratos ruins;
  • Consumir gorduras ruins de forma excessiva;
  • Fazer o dia do lixo;
  • Não buscar orientações com um profissional.

De todos os erros mencionados, o que mais atrapalha a Low Carb é o dia do lixo. Algumas pessoas tiram um dia da semana para consumir de uma única vez todo o açúcar e carboidratos que não consumiram durante a semana toda. Isso só atrapalha a dieta e faz com que o organismo produza ainda mais glicose, o que acaba estragando toda a dieta. Mas se ao invés de tirar o dia do lixo para comer um docinho, você utilizar os adoçantes da Adocyl para preparar pequenas quantidades de doces para consumir durante a semana, não sentirá a necessidade de fazer o dia do lixo e poderá seguir com seu novo estilo de vida tranquilamente.

Viu só como o Adocyl pode ajudar a manter um estilo de vida muito mais saudável? Basta saber utilizá-lo e você conseguirá levar, e também proporcionar para a sua família, um estilo de vida mais saudável e qualitativo, o que ajudará a melhorar de forma significativa a qualidade de vida de todas as pessoas da casa.

O Adocyl no controle do diabetes

O diabetes é uma doença que afeta cerca de 422 milhões de pessoas no mundo todo e, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, no ano de 2021 houve um aumento de 16% nos casos de diabetes em todo o mundo, principalmente em adultos entre 20 e 79 anos de idade. Esse aumento excessivo mostra como é importante cuidarmos melhor da nossa saúde enquanto ainda há tempo, ou seja, antes de também virarmos vítimas da diabetes. 

A linha de adoçantes Adocyl pode ajudar não somente a evitar o diabetes, mas também pode auxiliar no controle dela, dado que possuem baixíssimo índice glicêmico. Contudo, para que pessoas diabéticas possam utilizar os adoçantes Adocyl é importante consultar um médico especializado no assunto para verificar a quantidade de Adocyl que pode ser consumida por dia.

Cuidados com o uso e armazenamento dos adoçantes Adocyl

Existem alguns cuidados que devem ser tomados tanto ao armazenar quanto na hora de consumir o Adocyl. Veja agora quais cuidados são esses para que você possa fazer o melhor uso da linha de adoçantes Adocyl:

  • Alguns componentes utilizados na fabricação dos adoçantes Adocyl podem causar alergias, então verifique se você, ou alguém da sua família é alérgico a alguns deles. Caso seja, suspensa o uso;
  • Não armazene o Adocyl em local úmido ou sob a luz, mantenha-o sempre em local seco e arejado;
  • Não deixe o seu Adocyl no alcance de crianças ou animais de estimação;
  • Siga todas as instruções de uso da embalagem;
  • Todas as vezes que for adquirir um frasco novo de Adocyl verifique novamente as instruções de uso presentes na embalagem, pois o fabricante pode mudá-las sem aviso prévio.

Se você seguir adequadamente todas as instruções acima será capaz de utilizar a linha completa de adoçantes Adocyl da melhor maneira possível. O que permitirá que você e sua família tenham um estilo de vida muito mais saudável e de qualidade. 

Adocyl: sua vida mais saudável

Agora que você já conhece toda a linha de adoçantes da Adocyl com certeza está mais motivado a levar uma vida muito mais saudável, pois você viu que é totalmente possível ter uma qualidade de vida melhor sem que seja necessário abrir mão do tão amado sabor doce.

E se você deseja adquirir os produtos da linha de adoçantes da Adocyl, clique aqui no link da CliqueFarma e confira os melhores lugares para comprar estes produtos com os melhores preços do mercado. Não tenha dúvidas, com a linha de adoçantes da Adocyl você será capaz de levar uma vida muito mais doce e saudável. 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<