Skip to main content

Já ouviu falar sobre água micelar? Vamos te contar tudo sobre ela no artigo de hoje! Confira agora mesmo seus benefícios, como utilizar da maneira correta e ainda onde comprar pelo melhor preço!

agua micelar 3 300x198 1

O que é água micelar?

Trata-se de um produto que proporciona à nossa pele uma sensação de limpeza maior que a do sabão ou detergente comum porque tem em sua composição, ativos que se ligam às partículas de sujeira e as eliminam por completo.

O nome água micelar vem do princípio ativo que é à base de cristal líquido, micela.  Esse composto, costuma ser utilizado tanto em produtos de higiene e limpeza quanto em nanotecnologia e até medicamentos. Mais do que a água comum, sua capacidade de purificação é devida à adição de ingredientes úteis que também promovem hidratação, reduz a inflamação, irritação e mantém a suavidade e maciez da pele do rosto, tudo isso por ser livre de álcool, substância naturalmente ressecante.

Os compostos da água micelar usados para limpeza da pele normalmente, além da água purificada, são adicionados hidratantes, glicerina e surfactantes mais leves. Ela é considerada uma queridinha entre blogueiras de cosméticos e também muito indicada pelos dermatologistas!

Quais os benefícios da água micelar?

Normalmente nos sabonetes ou shampoos e detergentes com fragrâncias são facilmente encontrados parabenos ou tensoativos, que são substâncias causadoras de irritações, a água micelar é livre de tudo isso!

O que pode ser encontrado em alguns fabricantes são ativos suavizantes, hidratantes, controladores de oleosidade e no mais, apenas uma água “com sabão” mais neutra e moderna.

Por causa de suas micelas, a água micelar também tem uma capacidade maior de limpar e tonificar a região da pele em que for aplicada, por isso ela diminui a oleosidade da pele naturalmente sem ressecar. Veja agora alguns benefícios individuais que separamos para você:

1. Promoção da hidratação da pele

A maior parte dos fabricantes de água micelar adicionam em suas fórmulas compostos hidratantes justamente para reter a umidade da pele com mais eficácia, um deles que já demonstrou ajudar muito nesse sentido é a glicerina.

A glicerina se mostrou eficaz até mesmo na aceleração da cicatrização de feridas, em um estudo, mostrou-se que aplicá-la na cútis com irritação ajuda a melhorar a hidratação e restaurar sua barreira natural de proteção. Os surfactantes presentes nas fórmulas da água micelar são excelentes para quem possui a pele seca porque são menos irritantes e muito leves, portanto, têm um toque mais delicado.

A nossa pele é composta também por proteínas e lipídios e os surfactantes interagem em certo grau com os lipídios, porém com as proteínas essa interação irá variar de modo significativo a depender da natureza do seu grupo principal funcional. Se os surfactante minimizarem os danos às proteínas e os lipídios em um primeiro momento, vai conferir benefícios no cuidado da pele desde que também, eles forneçam agentes benéficos, como oclusivos, lipídios da pele e hidratantes melhorando a hidratação, assim como propriedades visuais e mecânicas.

O surfactantes e compostos de surfactantes que foram identificados como suaves e “menos irritantes” foram aqueles que em estudo in vitro, ex vivo e in vivo possuíam interações diminuídas com as proteínas da pele, enquanto os que causam irritação cutânea significativa, interagem fortemente com as proteínas! Por isso que, surfactantes especialmente suaves são considerados aqueles que interagem minimamente tanto com os lipídios quanto com as proteínas.

Mas estudos ainda revelam outro fator que pode contribuir para a secura e irritação da pele, que é o ph do limpador. Por exemplo, soluções de ph alto como o 10 podem aumentar o estrato córneo de SC e alterar a rigidez lipídica, mesmo na ausência de qualquer surfactante. Enquanto, o ph neutro ou ácido, de SC-ph 5,5, por exemplo, pode não ser prejudicial à pele, pelo menos, potencialmente.

Por isso, se forem utilizados nas fórmulas de água micelar agentes melhoradores, que possam repor a perda de lipídios da pele, intensificando a suavidade, como umectantes e oclusivos, eles vão minimizar as interações que podem ser prejudiciais, como as citadas logo acima e vão reduzir significativamente os danos à sua cútis.

2. Retira a sujeira e a oleosidade

A água micelar costuma remover além da sujeira, oleosidade e maquiagem também. Suas micelas ajudam a aumentar a permeabilidade da pele e permitem que os produtos melhorem a eficácia da limpeza, pois penetram as camadas profundas da sua derme. Além dos benefícios citados da glicerina adicionada nos compostos, ela também ajuda nessa permeabilidade, removendo sebo e sujeira mais facilmente.

3. Ideal para qualquer tipo de pele

Independentemente se sua pele for normal, seca ou oleosa, a versatilidade da água micelar se aplica a ela. Peles sensíveis, com rosácea, por exemplo, podem se beneficiar também, pois o fato dela não conter álcool e nem sabonetes, com substâncias irritantes, faz ela ser perfeitamente segura para a limpeza destas.

Benefícios potenciais de limpeza e hidratantes da água micelar para pacientes com rosácea segundo estudo

Pessoas com rosácea precisam tomar cuidado com os produtos que usam na pele, pois alguns podem ser benéficos, como a água micelar e outros podem exacerbar os sintomas e sinais da doença.

Um estudo foi feito e a visão geral da patogênese, bem como os sinais e sintomas, seus subtipos são fornecidos depois da revisão dos detalhes com os ingredientes mais comuns e se eles podem beneficiar ou talvez prejudicar a pele de pacientes que sofram de rosácea.

Os autores do estudo se basearam na revisão dos dados disponíveis, coletados de fórmulas específicas, que foram:

  • barra de detergente sintético para pele sensível;
  • limpador e umectante não alcalino;
  • limpador e umectante contendo poli-hidroxiácido;
  • limpador e umectante à base de ceramida formulado em emulsão multivesicular

Após analisarem as formulações destes compostos, os estudiosos concluíram que as propriedades de limpeza são hidratantes, suavizantes e, consequentemente, benéficas para pacientes com rosácea eritematotelangiectásica e rosácea pustulosa papular. Isso, desde que sejam de ph ácido neutro para minimizar o fluxo no ph da pele. Como mencionamos anteriormente, os surfactantes e emulsificantes, tais como emolientes, umectantes e oclusivos devem ser os que não retiram umidade da pele e tenha mínima interação com lipídios e proteínas do estrato córneo, assim sua fórmula se torna menos irritativa e alérgena em potencial.

Como é um mito bastante difundido que todo o tipo de limpador e água micelar, hidratantes de venda livre são criados iguais, alguns profissionais da saúde negligenciam o uso dos chamados OTC em tratamentos de doenças de pele como a rosácea e acabam não considerando seus ingredientes e componentes mesmo que estes envolvam benefícios terapêuticos para a doença em si. E tais vantagens podem ser tantas que de fato, induzem a alterações até mesmo profundas nas camadas da epiderme.

É de responsabilidade dos dermatologistas orientar seus pacientes quanto ao uso de produtos e ingredientes que possam levar a uma exacerbação dos sintomas, visto que cada produto contém os mais diversos ingredientes. Por isso, é sempre importante procurar a avaliação de um, pois ele pode indicar o produto OTC que será benéfico e perceberá se a sua rosácea é inatamente propensa à irritação e inflamação.

O médico dermatologista também vai te educar para o uso diário da água micelar, fazendo parte integrante do tratamento direto contra a rosácea. Visto que alguns sinais e sintomas de irritação potencial da pele podem aparecer devido à medicação tópica, esse tipo de produto irá contribuir para a diminuição dos mesmos.

4. Pele limpa por mais tempo

Pessoas com acne, geralmente possuem os poros entupidos por bactérias, sujidades ou até mesmo manchas teimosas. Esses poros podem acabar inflamando e causando espinhas e os estudos sobre a água micelar, embora ainda limitados, apontam a melhora nos cravos e espinhas ao lavar o rosto com ela suavemente. Pode ser aplicada direto com algodão, visto que germes e bactérias podem ser espalhadas com o uso de escovas e panos.

5. Prática e fácil de usar

Já citamos vários benefícios deste produto muito útil e que você precisa ter na sua necessáire até aqui! Mas além de hidratante e manter a pele super limpa, a água micelar é prática, fácil de carregar para onde você for, conveniente e fácil de usar! O que elimina a necessidade de usar mais um monte de produtos de uma vez só, você ainda obtém uma boa redução de espaço e desordem no seu banheiro! Olha que maravilha!

Leve-a com você quando for viajar e utilize naquelas situações em que tiver de ficar sem acesso à água corrente. Você pode optar por aquelas opções de embalagens menores que estão disponíveis justamente para quando estiver em movimento ou espaço reduzido mesmo.

Aprendendo a usar a água micelar de modo correto

Cada fabricante tem a sua orientação específica na embalagem do produto. Porém, normalmente, a água micelar é utilizada como produto de limpeza para o rosto sendo utilizado embebido em um pedaço ou disco de algodão diretamente e sendo aplicado no rosto de maneira suave e contínua.

Água micelar para tirar maquiagem

Nós pudemos perceber ao longo deste artigo que a principal função da água micelar é acabar com as impurezas da nossa pele. A vantagem disso tudo é que também podemos utilizá-la para retirar maquiagem mais leve. Visto que alguns tipos de demaquilantes podem piorar a oleosidade da pele, pessoas com a pele oleosa, se beneficiam da água micelar neste quesito substituindo um produto por outro.

Claro que ela não deve ser utilizada para retirada de maquiagens pesadas e à prova d’água, por exemplo. Pois esse tipo de make demanda produtos mais específicos para sua retirada e devem ser enxaguados para que a oleosidade não seja exacerbada depois, o que costuma causar acne. Mesmo a água micelar como primer não deve ser utilizada porque existem produtos já ideais para essa necessidade a água micelar é indicada para a limpeza profunda da pele mesmo.

Limpeza de pele caseira – Veja o passo a passo de como fazer

Como já bem pontuado, a pele do rosto deve ser cuidada diariamente e o tipo de pele deve ser levado em consideração para que uma boa limpeza seja feita de forma saudável. Moradores de cidades maiores, onde há grande poluição podem sofrer com poros mais obstruídos e sujidades em maior quantidade também, por isso, é possível que limpar o rosto apenas superficialmente no dia a dia, pode não ser o suficiente para que os poros não se dilatem e nem fiquem entupidos. Por isso, se quiser livrar-se da poluição que ficar no seu rosto, é importante que você faça uma limpeza profunda na pele de vez em quando.

Confira algumas dicas para realizar essa limpeza caseira, de modo a não gastar dinheiro com esteticista e nem com cosméticos muito caros, que às vezes possam até mesmo conter ingredientes nocivos como microesferas plásticas, parabenos e ftalatos que causam mal tanto ao meio ambiente quanto ao nosso organismo!

agua micelar 1 300x200 1

Passo a passo para uma limpeza de pele caseira completa:

1. Limpe a pele superficialmente

Primeiro você irá fazer uma limpeza de pele bem parecida com aquela simples que já está acostumada no dia a dia. Só não esqueça de selecionar um ou mais sabonetes naturais, com ingredientes que não agridam sua pele, verificando qual o seu tipo para utilizar o produto ideal.

Aqui você também pode começar a utilizar ingredientes caseiros como o pepino, por exemplo. Todas as noites, antes de dormir você vai cortar rodelas de 1 cm, aproximadamente e passar sobre o rosto com cuidado, depois é só ir deixando agir a noite inteira e pela manhã lavar com água fria.

2. Abra os seus poros

As impurezas mais profundas são removidas nesta etapa, portanto, é muito importante que você não pule a fase de abertura dos poros quando for fazer a sua limpeza de pele caseira. Pode utilizar vapor de ervas naturais, principalmente aquelas que ajudam a manter a pele calma, tais como camomila, hortelã, manjericão ou tomilho.

Em substituição às ervas, pode-se utilizar uma gota dos óleos essenciais delas, sempre lembrando de usá-los com muita parcimônia, pois tais óleos são altamente concentrados e pouquíssimas gotas já cumprem a função que você deseja.

Uma receitinha de vapor de ervas para abrir os poros é colocar três colheres de sopa de tomilho, ou 50 folhinhas de hortelã, ou ainda até 3 gotinhas de algum óleo essencial das ervas que citamos acima para ferver com um litro de água. Depois é só deixar fervendo por cerca de 10 minutinhos, desligar o fogo e aproximar o rosto, tomando muito cuidado para não se queimar.

Você também pode cobrir a cabeça com uma toalha para potencializar o processo e acelerar o resultado, que deve ser suficiente em 5 minutos. Depois pegue uma toalha limpa e seque o rosto.

3. Esfolie a pele

Uma boa esfoliação caseira também é ideal para a limpeza ficar mais completa e ainda, por ela ser natural, você protege o meio ambiente dos esfoliantes industrializados comuns que possuem aquelas microesferas plásticas poluentes.

Um ingrediente bem interessante para a esfoliação de técnica caseira, pode ser o açúcar mascavo. Você tanto pode misturá-lo com um pouco de óleo de coco e vitamina E para obter uma mistura sofisticada e hidratante quanto usar só 2 colheres de sopa com 2 colheres de mel, aplicando suavemente no rosto em movimentos circulares e depois enxaguando com água abundante é realizada uma esfoliação caseira bem natural e eficiente mesmo sendo bem simples!

Outra limpeza de pele esfoliante possível é aquela com sabonete hidratante. Você vai misturar 1 colher de chá de sal, 3 colheres de óleo de coco, 4 gotas de sabonete líquido próprio para o rosto e 1 colher de chá de açúcar mascavo, daí então pegue essa mistura no rosto úmido sempre com movimentos circulares suaves. Então é só enxaguar com água fria.

O principal cuidado que devemos ter quando se trata de esfoliação caseira é quanto ao tipo de açúcar utilizado, sendo o mascavo a indicação principal por ser o mais suave de todos. O refinado é utilizado para esfoliar outras partes do corpo com a pele mais grossa, pois ele é áspero e pode agredir a pele sensível do rosto, deixando-a lesionada.

Dermatologistas não recomendam que o açúcar cristal seja utilizado para fins estéticos devido a sua extrema aspereza! Em caso de dúvida, procure o seu médico e decida junto com ele quais ingredientes caseiros você pode substituir para uma esfoliação potente, eficiente e principalmente segura para o seu tipo de pele.

4. Limpe a pele profundamente

Quando terminada a esfoliação, chegou a hora da limpeza de pele profunda. Você até pode aproveitar o momento dos poros abertos e da esfoliação para espremer cravos e espinhas, só certifique-se de fazer isso com cuidado para não machucar a pele, pois isso deixa manchas e cicatrizes.

Para a limpeza profunda, uma dica interessante é aproveitar as propriedades antissépticas da cúrcuma aliada ao abacaxi, uma opção natural e fácil de ser encontrada. Só tenha cautela em caso de pele sensível, utilizando no máximo 3 vezes por semana para não prejudicá-la.

Você vai pingar algumas gotas de suco de abacaxi em 1 colher de sopa de cúrcuma até formar uma pasta consistente e aplicar por toda a pele do rosto e do pescoço deixando secar por completo. Depois disso é só remover tudo com água fria.

Outra receita é misturar 100 g de açúcar mascavo com 1 colher de chá de azeite de oliva e 1 colher de chá de óleo de coco, daí é só bater tudo isso no liquidificador e massagear por todo o rosto suavemente e com calma. Depois de deixar agir por uns 20 minutos, é só lavar com água morna.

5. Tonificação

O último passo conta com a tonificação da pele. Esse também é um passo importante, pois é quando ela vai se recuperar tanto da esfoliação quanto da limpeza profunda. Aplique água micelar ou máscara caseira que pode ser feita com 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos, ½ colher de sopa de óleo de coco e 3 colheres de sopa de camomila. Misturando tudo e passando no rosto, você irá deixar agir por cerca de 20 minutos, depois retirar com água fria. Ideal para peles oleosas!

Mais uma máscara facial pode ser feita com 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de mel e ½ copo de iogurte natural com ½ colher de sopa de farinha de trigo. Com uma pasta homogênea obtida desta mistura, você irá molhar o disco de algodão e passar sobre o rosto seco. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água corrente logo após.

Você pode misturar apenas o iogurte natural também com a farinha de aveia – na proporção de três colheres de sopa do líquido para cada colher de farinha. O modo de passar é o mesmo da outra receita e o tempo de ação deve ser de uns 15 minutos. Depois é só enxaguar também.

Lembrando sempre que você deve usar diariamente o protetor solar para evitar manchas no rosto e prevenir o envelhecimento precoce da pele!

Ação calmante da água micelar

Você pode utilizá-la após procedimentos mais agressivos na pele, tais como o peeling, por exemplo. Opte por fabricantes que proporcionem água micelar com propriedades além de calmantes, com anti-oxidantes e hidratantes também, assim você terá outros efeitos potencializados em sua pele.

Água micelar x água termal

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a diferença entre esses dois produtos. Vamos esclarecê-las nesse tópico agora mesmo. Confira!

Apesar das duas serem produtos naturais e extraídos de áreas específicas, como Serra do Japi, França e outros lugares ao redor do mundo, cada lugar tem suas quantidades de eletrólitos e outras substâncias químicas que tornam aquela água extraída especial por alguma maneira, algumas têm capacidade mais hidratante ou calmante, outros até mesmo capacidades anti-inflamatórias.

Mas não podemos ignorar as diferenças entre a água termal e a água micelar. Por exemplo, diferente da água micelar que vimos falando nesse artigo completo, a água termal não tem indicação para limpeza da pele. Elas servem mais como coadjuvantes no tratamento de algumas doenças e incluem banhos nas águas termais nas regiões produtoras.

Água micelar possui efeitos colaterais?

Pode ser que a água micelar não possua diversas utilidades para todos! Por exemplo, como dito, para a remoção da maquiagem, ela é eficaz apenas para maquiagens mais leves e para aquelas à prova d”água ou mais pesadas é importante um produto removedor específico ou um limpador facial.

Também algumas condições de pele exigem produtos que atendam às necessidades específicas. Lembrando que em caso de qualquer dúvida nesse sentido, deve-se procurar por um médico para decidirem juntos qual o tipo de tratamento vai funcionar melhor.

agua micelar 2 300x188 3

Posso fazer água micelar em casa?

Não. A água micelar necessita de tecnologia especializada para adicionar as quantidades e os ingredientes específicos das substâncias importantes para a manutenção da pele, por isso, isso é inviável ser realizado de forma amadora em casa. Lembre-se sempre de conferir o selo de aprovação ANVISA.

Onde comprar?

Você pode comparar os preços e condições de entregas de cada medicamento e produtos cosméticos como a água micelar no Cliquefarma e decidir qual marca irá adquirir agora mesmo! Conte conosco para responder quaisquer dúvidas ou sugestões no nosso box de comentários!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<