Skip to main content

Usada na área de beleza e saúde, a água oxigenada é um produto versátil de muitas utilidades e muitas dessas utilidades não são conhecidas por todos.

Alguns dos usos mais conhecidos da água oxigenada são o clareamento de pelos e cabelos e também é usada como antisséptico para machucados, mas esse artigo vai mostrar muitas outras funções que a água oxigenada pode desempenhar, desde que seja aprovado pela ANVISA.

A indicação de uso da água oxigenada é feita pelo número de volumes que ela contém, você já se perguntou o que significa esse número de volumes? Vamos ver isso também.

Índice:

O que é água oxigenada?

A água oxigenada é o nome mais conhecido do peróxido de hidrogênio, que é um composto químico de água e oxigênio. Sabemos que a fórmula da água possui 2 moléculas de hidrogênio e 1 de oxigênio, no peróxido de hidrogênio ou água oxigenada apenas se acrescentou mais uma molécula de oxigênio, além da existente na água. 

Dessa forma a água oxigenada age por meio do oxigênio, seja para uso cosmético ou uso médico como bactericida e antisséptico.

A água oxigenada vendida em farmácias e lojas de produtos cosméticos tem a sua indicação dívida por volumes. Esses volumes são de 10, 20, 30 e 40.

Quanto maior o volume maior é a concentração de oxigênio na água oxigenada, e consequentemente maior a ação. 

A água oxigenada pode ser usada para vários fins. Mas é sempre necessário se atentar à indicação do volume para determinado objetivo de uso, pois se usar o volume errado não vai dar muito certo.

Para te ajudar nesse sentido vamos ver as indicações de uso para cada volume.

Água oxigenada para uso cosmético

Para descolorir e colorir o cabelo, o uso da água oxigenada é essencial, pois ela funciona abrindo as camadas dos fios, por assim dizer, para que a tintura ou o pó descolorante penetre da melhor forma.

Quanto maior o volume da água oxigenada, mais forte é a ação nos fios.

Água oxigenada 40 volumes

A água oxigenada 40 volumes é a mais forte de todas. Seu uso mais indicado é para a descoloração de cabelos, mas recomenda-se seu uso apenas por profissionais dessa área, pois ela pode danificar os fios se não for usada da maneira correta.

Água oxigenada 30 volumes

Essa água oxigenada de 30 volumes serve para clarear até 3 tons do cabelo, e mais fraca do que a de 40 volumes, mas ainda assim é bem potente, então se for usar em casa fique bastante atento ao tempo de ação que é de 30 a 40 minutos.

Água oxigenada 20 volumes

A água oxigenada de 20 volumes é indicada para o uso em cabelos mais escuros, seu tempo de ação vai de 20 a 30 minutos, dependendo do tom que você quer atingir.

Água oxigenada 10 volumes

A água oxigenada de 10 volumes possui uma concentração baixa de oxigênio, por isso não é capaz de descolorir os fios. Esse tipo de água oxigenada na área da beleza serve mais para fixar a cor e promover brilho.

Outros usos da água oxigenada na área de beleza e estética

Clareamento de axilas

Axilas escuras incomodam muita gente. A maioria dos tratamentos e produtos vendidos para esse problema são muito caros e nem todos podem ter acesso.

Usar o peróxido de hidrogênio para clarear a axila pode ser uma solução bem prática e barata principalmente, pois um frasco de 200 ml custa menos de R $5,00. 

A água oxigenada utilizada para esse processo é a de 10 volumes, a mesma usada como antisséptico de feridas e machucados.

A aplicação é bem simples. Com a ajuda de um algodão aplique a água oxigenada nas axilas durante a noite, antes de dormir e só retire quando levantar pela manhã, durante o banho. O clareamento é gradativo, repita esse processo todas as noites até atingir o resultado desejado.

E tem um detalhe também nesse sentido: o peróxido de hidrogênio ajuda a eliminar o mau cheiro das axilas.

Limpeza de lentes de contato

Por sua ação desinfetante, a água oxigenada ajuda a limpar as lentes de contato de forma bastante eficaz pois ela decompõe as proteínas que ficam acumuladas nas lentes de contato. 

Leia também:
Água oxigenada para tratar feridas: é correto usar?

Água oxigenada para uso médico 

A aplicação da água oxigenada para ferimentos e outros usos médicos pode ser feita para eliminar microrganismos como fungos, bactérias e até mesmo vírus. Hospitais costumam utilizar esse produto para fazer a assepsia de equipamentos e ferimentos de pacientes.

Além desses benefícios, a água oxigenada é um produto biodegradável que não faz mal à natureza, visto que na sua composição só contém água e oxigênio.

A água oxigenada indicada para uso médico é na maioria das vezes a de 10 volumes. Vamos ver algumas utilidades desse produto na área de saúde.

Água oxigenada para sinusite, gripe e dores de garganta

Para tratamento da sinusite e de outros problemas respiratórios é indicado o uso da água oxigenada 10 volumes que possui 3% de oxigênio na sua composição

No caso de gripe indica-se pingar 3 gotas da água oxigenada no ouvido, com a ajuda de um conta-gotas e deixar agir por 3 minutos, é importante que enquanto estiver agindo você fique deitado de lado, para que o produto não saia do ouvido, dessa forma a água oxigenada vai oxidar as bactérias presentes ali.

Já para a sinusite indica-se pingar 5 gotas em cada narina com a ajuda de um conta-gotas, fazendo isso duas vezes ao dia, de manhã e à noite vai ajudar bastante no seu tratamento.

Para dores de garganta, dilua 5 gotas de água oxigenada em 5 gotas de água e faça gargarejos duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Água oxigenada em ferimentos

O uso da água oxigenada em ferimentos é bastante polêmico. Alguns médicos dizem que esse método atrapalha a cicatrização do ferimento, já outros dizem que a água oxigenada tem função antisséptica, matando as bactérias presentes no ferimento.

De qualquer forma, a água oxigenada age pelo oxigênio nela, eliminando tecidos mortos e bactérias presentes no local. Quando ela borbulha no ferimento é porque o oxigênio está em contato com as bactérias, tentando eliminá-las.

Água oxigenada na micose

Sabemos que a micose nada mais é do que fungos em determinado lugar do corpo, geralmente nas unhas. A água oxigenada é um poderoso fungicida, que elimina por completo os fungos existentes em qualquer lugar.

Se você está sofrendo com micose, a água oxigenada pode te ajudar a eliminar os fungos da sua pele ou unhas

Se o seu problema é na pele, basta passar o produto na região afetada pelo fungo com a ajuda de um algodão. Faça isso sempre após o banho por alguns dias até que a micose seja eliminada por completo

Se o problema estiver nas unhas, dilua em uma bacia com água oxigenada e água nas mesmas proporções e mergulhe os pés ou as mãos afetadas pela micose. Deixe agir por 30 minutos e faça esse processo todos os dias até eliminar a micose por completo.

Para obter resultados satisfatórios, é importante fazer esses processos todos os dias até a micose sumir por completo, pois os fungos se proliferam muito rápido e se você deixar qualquer resquício a micose pode progredir novamente.

Água oxigenada para limpar os ouvidos

Geralmente, seus ouvidos produzem cera suficiente para proteger o canal auditivo contra água e infecções. Às vezes, seus ouvidos podem produzir mais cera do que o normal. 

Embora não seja altamente recomendado por médicos remover essa cera, pois se trata de uma proteção natural, você pode querer fazê-lo.

A água oxigenada pode ser usada para amolecer a cera do ouvido, fazendo com que ela se dissolva sozinha.

Para fazer isso deite-se de lado e pingue 5 gotas de água oxigenada no ouvido, aguarde 5 minutos de sente-se. O líquido que estava dentro do ouvido vai escorrer junto com a cera acumulada, seque com uma toalha de papel na parte externa do ouvido e repita o processo no outro lado.

Esse procedimento não é recomendado se você estiver com algum ferimento no ouvido, pois pode causar dor.

Água oxigenada na limpeza doméstica

Esse é um uso do peróxido de hidrogênio que nem todos conhecem, mas talvez seja o uso mais eficaz para o produto, pois é um poderoso germicida e desinfetante natural. Além disso, pode substituir o uso de produtos químicos que usamos em casa, mas fazem mal à saúde e ao meio ambiente. 

A água oxigenada usada para uso doméstico deve ser também a de 10 volumes.

Então vamos ver algumas utilidades do peróxido de hidrogênio no uso doméstico

Limpeza de escova de dentes

A maioria de nós nos preocupamos em escovar os dentes, pois sabemos que esse hábito faz bem para a nossa saúde. Mas quase ninguém se preocupa com a limpeza das escovas de dentes é algo que deveríamos nos preocupar e muito.

Na nossa boca existem mais de 800 bactérias que podem migrar para a escova de dentes e sobreviver lá por mais de um dia. 

Além das bactérias da nossa própria boca, existem também os microrganismos presentes no ambiente onde a escova é guardada, que normalmente é o banheiro. 

A escova de dente que geralmente é guardada suja e úmida, esse é o ambiente perfeito para proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Por esses motivos é muito importante sempre higienizar a sua escova de dentes, afinal você não quer levar tudo isso à sua boca na hora que for escovar os dentes, não é mesmo?

Para limpar a sua escova de forma rápida e prática você pode despejar um pouco do peróxido de hidrogênio antes de usar a escova e deixar agir por um minutinho. Depois nem precisa enxaguar a escova, a água oxigenada ali ainda vai ajudar a fazer a assepsia da sua boca também.

Evite deixar a escova de molho no peróxido de hidrogênio, principalmente por muito tempo, pois depois de um tempo a ação dele vai passar e ali vai ser um ambiente atraente para bactérias, porque o oxigênio vai evaporar e só vai ficar a água mesmo que não tem função antisséptica.

Limpeza de buchas de pia da cozinha

Se você ficou assustado com o que pode encontrar na sua escova de dentes, imagino que o susto vai ser bem pior ao saber das buchas de pia.

Pesquisas estimam que a bucha da pia da cozinha abriga mais germes do que o vaso sanitário. Isso acontece porque a bucha de pia entra em contato com vários tipos de organismos ao levar os pratos, e o seu armazenamento e principalmente a limpeza após a lavagem dos pratos nem sempre é feita de forma a combater esses germes.

A troca da bucha também é estendida na maioria das vezes além do tempo recomendado pelo fabricante, e isso tudo proporciona a proliferação de muitos germes e bactérias que podem até mesmo fazer mal à nossa saúde, causando infecções ao nosso corpo.

A água oxigenada pode te ajudar a resolver esse problema. Para higienizar a bucha de prato, em um recipiente coloque a bucha e uma parte de água para uma parte de peróxido de hidrogênio até que a bucha sugue a mistura. Deixe agir por 2 minutos e a sua bucha estará totalmente higienizada e livre de germes.

Fazendo esse processo a cada dois dias já é o suficiente para manter a sua bucha sempre limpinha, livre de microrganismos que fazem mal a sua saúde e da sua família.

Para limpar bancadas de cozinha 

Se você gosta de fazer pães e pizzas para alegrar a família, ou se você faz disso o seu sustento, precisa ter uma bancada para sovar as massas sempre limpas e higienizadas.

Depois de lavar a bancada com a água e sabão, você pode borrifar a água oxigenada diluída em água, na proporção de 1 para 1 na sua bancada. Deixe agir por 2 minutos e depois retire o excesso com uma toalha de papel.

Dessa forma você vai manter a sua bancada sempre limpa e pronta para fazer o que desejar.

Higienização de frutas e legumes

Principalmente em tempos de pandemia, onde o contágio do vírus ocorre de maneira muita rápida e em qualquer superfície que foi exposta a ele, mais do que nunca é importante higienizar frutas e verduras assim que chegam do supermercado. 

Além do vírus, essas frutas e verduras podem ter ficado expostas a muitas coisas que nem sabemos, pois não tem como saber por todos os lugares em que ela passou e por quem ou o que foi tocada.

A água oxigenada tem um poderoso poder desinfetante, por isso é muito útil para fazer a desinfecção de frutas e verduras. Além disso, pelo fato de a sua composição só haver água e oxigênio, esse produto não vai fazer mal para a nossa saúde, se entrar em contato com alimentos.

Para higienizar alimentos você vai precisar diluir 5 colheres de sopa de água oxigenada em 2 litros de água. Mergulhe as frutas na bacia e lave com o conteúdo ali. Depois é só secar e guardar.

Lavagem de roupas e retirada de manchas em tecidos

Quem é dona de casa sabe que uma das coisas mais irritantes são manchas difíceis de sair. 

Existem centenas de produtos no mercado que prometem a retirada de manchas, mas esses produtos são bem caros e nem sempre cumprem o que prometem.

Há muitos produtos que prometem o alvejamento de roupas brancas e claras, mas também nem sempre são eficazes, não alcançam o objetivo desejado e são bem caros.

Para lavagem de roupas brancas e claras você pode colocar na máquina de lavar uma xícara de água oxigenada e lavar como de costume com o sabão da sua preferência. Você vai se surpreender com o resultado. Além de todos os benefícios já citados, o oxigênio tem o poder de alvejamento e pode deixar suas roupas bem branquinhas e não vai agredir os tecidos.

Manchas de sangue e de desodorante que ficam na camisa podem ser removidas com o peróxido de hidrogênio. Faça uma mistura de duas medidas de água oxigenada para uma medida de detergente líquido neutro. Aplique a mistura na região da mancha e deixe agir por 15 minutos e lave normalmente.

Para roupas brancas pode usar o peróxido de hidrogênio puro para retirada de manchas, sem a necessidade de misturar com detergente.

Neutralizador de odores

Se você tem crianças em casa ou animais, já deve ter sofrido para tirar o cheiro de xixi do sofá ou do colchão.

A água oxigenada além de todos os outros benefícios, também funciona como um poderoso neutralizador de odores. você pode usá-la não só para neutralizar o odor da urina, mas também qualquer outro odor que te incomode em qualquer superfície.

Mas principalmente em colchões, neutralizar odores pode ser bem difícil. Algumas pessoas acabam até jogando o colchão fora por não conseguir tirar o mau cheiro de xixi.

Para neutralizar o odor de urina do colchão é necessário borrifar bastante peróxido de hidrogênio em toda a região que a urina afetou. Deixe agir por 15 minutos e depois tire o excesso do líquido com uma toalha absorvente.

É importante destacar que esse processo deve ser feito o mais rápido possível, pois depois de um tempo o cheiro penetra no colchão e fica cada vez mais difícil de retirar.

Combate a ácaros 

Os ácaros que fazem parte da família dos aracnídeos, são seres minúsculos que na maioria das vezes nem dá para enxergá-los a olho nu. Porém, nesse caso, tamanho não quer dizer nada. Os ácaros são responsáveis por causar muitas doenças respiratórias, algumas delas são: asma, rinite, sinusite e bronquite. Eles causam também doenças de pele como a dermatite atópica que causa bastante incômodo e coceira na pele.

Esses pequenos inimigos se alimentam de células mortas da pele que deixamos no sofá, na cama, no tapete e em outras superfícies deste tipo.

A água oxigenada ajuda no combate aos ácaros, para eliminá-los faça uma mistura com 50% de água e 50% de peróxido de hidrogênio e borrife sobre as superfícies que você achar que os ácaros estão presentes, como por exemplo, camas, sofás, cadeiras, e tapetes.

Limpeza de vidros e espelhos

Existe uma infinidade de produtos específicos para limpeza de vidros e espelhos, mas a maioria deles não tem um preço muito acessível.

O peróxido de hidrogênio é bastante eficaz na limpeza desse tipo de superfície.

Misture 50% de água com 50% de água oxigenada e borrife em vidros e espelhos, depois é só passar um papel absorvente para secar. O resultado é muito bom! 

Higienização de tábuas de carne

O uso da tábua de carne feita de madeira não é aconselhado por especialistas, pois é um material difícil de limpar e por isso pode acumular facilmente bactérias e outros microrganismos que podem fazer mal à nossa saúde.

Se você não abre mão desse item na sua cozinha é bom se atentar a higienização da tábua de carne para que não venha causar danos à sua saúde e a saúde da sua família.

Você pode usar o peróxido de hidrogênio para limpar a sua tábua de carne ficar despreocupado.

Misture 50% de peróxido de hidrogênio e 50% de vinagre em um recipiente, depois é só jogar sobre a tábua de carne já lavada com água e sabão e deixar agir por 5 minutos. Nem precisa enxaguar, é só secar e guardar.

Água oxigenada para o clareamento dental

O clareamento dental tem se tornado cada vez mais popular ultimamente. Existem muitos produtos disponíveis no mercado, mas muitos desses produtos podem ser bastante caros, levando as pessoas a procurarem soluções mais baratas.

A maneira mais acessível de clarear os dentes é o ingrediente principal da maioria dos produtos de clareamento dental: o peróxido de hidrogênio.

É até mesmo comprovado cientificamente que o peróxido de hidrogênio funciona para o clareamento dental.

A maioria dos frascos de água oxigenada que compramos em uma farmácia ou supermercado são diluídos em cerca de 3%. A quantidade de água oxigenada nos tratamentos de clareamento comercial varia e pode chegar a 10% em alguns produtos.

Mas estudos científicos sugerem que a diluição é uma coisa boa quando se trata de usar água oxigenada para o clareamento dental; concentrações muito fortes podem danificar o esmalte dos dentes.

Como usar a água oxigenada no clareamento dos dentes

Existem basicamente duas maneiras de usar o peróxido de hidrogênio para clarear os dentes. Uma é como o enxaguante bucal e a outra é fazendo uma espécie de pasta. 

Enxaguante bucal

  • 3 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de água oxigenada

Misture esses dois ingredientes em um recipiente e em seguida bocheche a mistura na boca por cerca 30 segundos, depois cuspa e tente não engolir nada dessa solução

Pasta de dente

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 5 gotas de água oxigenada

Misture os dois produtos e se necessário adicione mais água oxigenada até formar uma pasta espessa.

Coloque essa pasta na escova de dentes e use para escovar os dentes fazendo movimentos circulares por dois minutos e em seguida enxague a boca até que retire toda a pasta.

Efeitos colaterais

Se não usar o peróxido de hidrogênio da maneira correta para clarear os dentes, pode ser que acabe desgastando o esmalte do dente, gerando sensibilidade ao ingerir algo gelado ou quente.

Para evitar esses efeitos colaterais se atente a algumas dicas.

  • Não use a solução de água oxigenada muito forte.
  • Não deixe o peróxido de hidrogênio em contato com os dentes por tempo a mais do que foi indicado.
  • Não faça a aplicação mais de uma vez por dia

A água oxigenada é uma solução barata e de fácil acesso que se usada da maneira indicada e tomando os devidos cuidados pode ser uma ótima opção para o clareamento dental.

Leia também:
Descolorantes – Para cabelos e pelos
Soro fisiológico – O que é, quais as indicações e onde comprar

Mitos e verdades sobre a água oxigenada

Vimos muitas utilidades para esse produto tão versátil que é o peróxido de hidrogênio, mas agora vamos ver os mitos e verdades sobre ele.

1. Deixar escova de dente de molho por muito tempo na água oxigenada acaba com as bactérias

Isso é mito! Higienizar a escova de dente com o peróxido de hidrogênio acaba com as bactérias, mas se você deixar de molho por muito tempo, a ação dele passa e as bactérias voltam a se proliferarem naquele ambiente molhado.

2. Usar oxigenada evita frieiras fungos e chulé nos pés

Vimos anteriormente neste artigo que isso é verdade. O peróxido de hidrogênio e um poderoso fungicida e combate os microrganismos que causam problemas como frieiras e chulé.

3. Beber água oxigenada mata bactérias e vírus

Isso é mito. Embora o peróxido de hidrogênio seja uma substância desinfetante e biodegradável não deve ser ingerida de maneira alguma, pois não deixa de ser uma substância química.

4. A água oxigenada ajuda na cicatrização de ferimentos e evita infecções

Verdade! A água oxigenada promove a limpeza de regiões com ferimentos e ajuda na cicatrização dos machucados por conta do seu poder antisséptico.

5. Nosso corpo produz peróxido de hidrogênio

Sim, é verdade! Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são responsáveis por produzir anticorpos para proteger o nosso corpo de vírus bactérias, possuem uma subclasse chamada de neutrófilos produzem o peróxido de hidrogênio que no nosso corpo são a primeira defesa para toxinas bactérias, vírus e fungos.

Perguntas

Água oxigenada para que serve?

Vimos que o peróxido de hidrogênio que é o outro nome para a água oxigenada tem muitas utilidades. Algumas delas são: auxiliar na descoloração capilar; clareamento de axilas escuras; auxílio no tratamento de gripe, sinusite e resfriado; limpeza e cicatrização de ferimentos; tratamento de micoses causadas por fungos; amolecer a cera dos ouvidos; limpeza de escova de dentes; limpeza de bucha de pratos; remoção de manchas; alvejamento de roupas brancas e claras; higienização de alimentos; neutralizar odores; clareamento dental e muitos outras utilidades.

Qual o volume ideal para o meu problema?

Se o seu objetivo é estético para descolorir o cabelo, os volumes ideias são o de 20, 30 ou 40. O de 20 e um clareamento mais leve, a de 30 volumes já é mais intenso, podendo clarear até 3 tons, já a de 40 volumes é indicada para o uso profissional por ter alta potência de descoloração. 

Já se o seu objetivo é usar o produto para tratar problemas de saúde ou domésticos, é recomendada a água oxigenada de 10 volumes.

Porque a água oxigenada ferve quando aplicada em um machucado?

Essa cena é clássica principalmente quando éramos crianças e tentamos nos distrair com as bolhas da água oxigenada na pele, para esquecer o quanto estava doendo.

Alguns pensam que essa efervescência ocorre quando o peróxido de hidrogênio entra em contato com as bactérias existentes no ferimento, mas não é bem assim. A água oxigenada ferve em contato com o ferimento quando as partículas de oxigênio entram em contato com os fibroblastos, que são células presentes na nossa pele.

Água oxigenada é antisséptica?

Sim, o oxigênio presente no peróxido de hidrogênio, oxida as bactérias, fazendo com que sejam eliminadas dos ferimentos.

Se sobrar peróxido de hidrogênio fora do recipiente original, posso guardar e usar normalmente depois?

Não pode! Visto que a ação do peróxido de hidrogênio, se dá por meio do oxigênio, depois que ele sai do seu pote original, deve ser usado em até 24 horas porque depois disso o oxigênio se decompõe e perde o seu efeito.

Onde comprar água oxigenada

O peróxido de hidrogênio ou água oxigenada possui muitas utilidades e benefícios tanto para uso cosmético, como para o uso doméstico e na saúde. 

Lembrando que em qualquer problema de saúde que você tiver, sempre procure um médico antes de tentar qualquer método paliativo e escute as recomendações dele.

Você pode encontrar a água oxigenada ideal para o seu objetivo com o CliqueFarma! Compare agora mesmo no site os preços e as farmácias online com as melhores ofertas de água oxigenada e outros produtos similares à função da água oxigenada, como produtos para cabelo e itens de primeiros socorros disponíveis em todo o Brasil!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<