Skip to main content

O tema do artigo de hoje é direcionado para você que gosta de utilizar a força da natureza ao seu favor. Há muito tempo sabemos que o que vem da natureza traz muitos benefícios ao nosso corpo e com a alcachofra não é diferente. Vamos falar sobre essa planta agora mesmo, seus principais benefícios para a saúde, como ela é sintetizada para ser vendida e onde comprar pelo melhor preço, é claro! Confira! 

O que é a alcachofra?

A alcachofra é uma planta medicinal, também conhecida como Alcachofra-hortense ou Alcachofra comum, muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos, já que é capaz de baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, por exemplo.

 

O seu nome científico é Cynara scolymus e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados.

 

A alcachofra é um dos alimentos mais indicados pelos nutricionistas para quem deseja perder peso por causa dos seus benefícios. Essa iguaria tem um baixo valor calórico e ajuda no processo da digestão. É um alimento rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês e fibras.

 

A alcachofra também é rica em uma substância chamada cinarina, componente encontrado nas folhas verdes e sementes da planta que confere sabor característico e que estimula tanto a produção de sais biliares pelo fígado como a secreção do mesmo pela vesícula, melhorando o processo digestivo, absorção de algumas vitaminas, melhora da função hepática. Além disso, age como fator protetor contra o desenvolvimento de dislipidemia (colesterol alto) e hipertrigliceridemia.

Para que serve a alcachofra?

A alcachofra possui propriedades anti-esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, anti-tóxica, hipotensora e anti-térmica. Por isso, essa planta medicinal pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.

 

É claro que, para que a alcachofra seja uma aliada da perda de peso é importante consumir da maneira correta e na quantidade certa. Além disso, ela possui uma variedade de antioxidantes, que são substâncias que agem contra a ação de radicais livres (substâncias circulantes em nosso organismo que aceleram a morte celular, levando ao envelhecimento precoce e aumentam a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, entre outras), prevenindo o desenvolvimento destas doenças crônicas, degenerativas ou ligadas aos processos do envelhecimento.

Os principais antioxidantes presentes na planta são os carotenoides luteína, zeaxantina, betacaroteno que podem até desenvolver ações preventivas ao câncer de mama ou diminuir as chances de doenças oculares como catarata e degeneração macular. 

 

A vitamina C é outro antioxidante presente e está diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Ela também atua no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxilia na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras.

 

A vitamina C age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória.

 

As antocianinas são encontradas nas alcachofras de cor arroxeada e são anticancerígenos. A planta ainda é rica em inulina, substâncias prebióticas que ajudam no desenvolvimento de bactérias para o intestino que favorecem o seu funcionamento.

 

A alcachofra ainda é rica em fibras alimentares. Elas auxiliam na manutenção de uma flora bacteriana intestinal saudável, melhorando o ritmo do órgão, contribuindo para o controle do colesterol e de glicose no sangue (prevenção e controle de diabetes) e diminuem o risco de certos tipos de câncer, como o de cólon. Mas é muito importante salientar que a flora bacteriana intestinal está diretamente ligada ao sistema imunológico. Isto significa dizer que intestino saudável, sistema imunológico reforçado.

 

As vitaminas do complexo B presentes na alcachofra agem como fatores de formação de glóbulos vermelhos e são relevantes para a produção do material genético, prevenindo má formação fetal. Já a vitamina K auxilia no processo de coagulação de sangue.

 

A alcachofra também oferece minerais como potássio para regular a pressão do pH sanguíneo ajudando nos processos digestivos, o manganês que possui uma função de antioxidante e colabora para os processos metabólicos e o fósforo para ajudar na regeneração de tecido e assegurar a saúde dos ossos e dentes. Todos os minerais que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. 

Como a alcachofra pode ser consumida?

A alcachofra pode ser consumida como salada ou em versão de chá.

Além do baixo valor calórico (cerca de 50 kcal por 100 g), as fibras podem auxiliar no processo de emagrecimento, pois aumentam a sensação de saciedade. Porém, não basta tomar chá ou consumir alcachofra, é importante aliar um estilo saudável baseado no exercício físico e também seguir com uma alimentação equilibrada para que ocorra a perda de peso saudável.

Informação nutricional da alcachofra

Componentes Quantidade por 100 g
Energia 35 calorias
Água 81 g
Proteína 3 g
Gordura 0,2 g
Carboidratos 5,3 g
Fibras 5,6 g
Vitamina C 6 mg
Ácido Fólico 42 mcg
Magnésio 33 mg
Potássio 197 mcg

 

Modo de uso 

A alcachofra pode ser consumida in natura, em forma de salada crua ou cozida, chá ou em cápsulas industrializadas. As cápsulas da alcachofra devem ser consumidas antes ou depois das principais refeições do dia, juntamente com um pouquinho de água.

 

Receita de alcachofras recheadas

Ingredientes

4 alcachofras com talos removidos e um terço das folhas retiradas

10 ml de suco de limão

75 g de cenouras cortadas em rodelas

40 g de purê de tomate

75 g de brócolis em floretes

75 g de abobrinha zucchini cortada em rodelas

1 lâmina de gengibre fresco

 

Ingredientes

Molho

10 g de tofu escorrido

40 g de purê tomate

10 g de raiz forte

20 ml de suco de limão

10 ml de vinagre de maçã

10 g de cebola picada

5 gotas de molho tabasco

Pimenta do reino

Modo de Preparo

Coloque todos os vegetais numa panela de tamanho médio, juntamente com o gengibre, e cozinhe por 7 minutos ou até que estejam macios. Numa panela funda coloque as alcachofras e o suco de limão e adicione água fervente até cobri-las. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos ou até que as folhas externas saiam facilmente. Remova a parte central de cada alcachofra e recheie com os vegetais cozidos com o gengibre, frios.

Molho

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou num processador e bata até obter um purê. Coloque um pouco do molho sobre cada alcachofra e sirva.

 

Rendimento: 8 porções

Calorias por porção: 132 cal

 

Receita extraída do livro: 100 receitas light de Helena e Ângela Tonetto – Editora: L&PM

 

Alcachofra gratinada

Outra forma de consumir essa planta medicinal e aproveitar os seus benefícios, é a alcachofra gratinada.

Ingredientes

  • 2 flores de alcachofra;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado.

Modo de preparo

Para preparar a alcachofra gratinada, basta colocar todos os ingredientes fatiados numa assadeira e temperar com sal e pimenta. Acrescente o creme de leite por último e cubra com o queijo ralado, levando para assar no forno a 220 ºC. Sirva quando estiver bem douradinho.

Contraindicações da alcachofra

A alcachofra não deve ser consumida por pessoas com obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e a amamentação.

O poder digestivo das folhas de alcachofra

Chá de alcachofra

O chá de alcachofra é uma ótima opção para quem quer emagrecer rápido, uma vez que é diurético e desintoxicante, sendo capaz de limpar o organismo e eliminar gordura, toxinas e líquidos que se encontram em excesso.

 

Para fazer o chá, basta colocar numa xícara de água fervente 2 a 4 g das folhas de alcachofra e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida deve-se coar e beber.

 

Se você já tomou esse chá feito com as folhas da alcachofra, provavelmente nunca esquecerá o seu gosto, mais puxado para o amargo. A infusão feita como a folhagem do vegetal, cujo nome botânico já mencionamos que é Cynara scolymus, é opção de muitos quando estão com dificuldade de digestão.

 

O chá da alcachofra pode dar uma forcinha devido à sua ação digestiva, desencadeada pelos princípios amargos. Ao consumi-lo, é possível notar um aumento do suco gástrico e também a diminuição dos espasmos intestinais, que são as contrações da musculatura no intestino.

Orientações

Vale lembrar que, apesar de todos os benefícios que a alcachofra oferece, não deixe de tomar seus remédios e, se faz uso de medicações, primeiro consulte seu médico antes de começar a utilizá-la por conta própria. Isso porque a alcachofra pode diminuir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea (anticoagulantes) e pode interagir com outras medicações, diminuindo a concentração sanguínea de alguns fármacos, o que prejudica sua ação.

 

E caso você apresente sintomas relacionados a má digestão, constipação e inchaço e deseja tomar o chá de alcachofra, procure primeiro o médico para que ele investigue a causa destes sintomas, pois podem ser indícios de alguma doença. No tratamento, o nutricionista pode auxiliar e orientar as doses corretas para o seu caso, tempo de uso e combinação com outras plantas medicinais que mascarem o sabor característico da planta sem prejudicar sua ação.

 

Os principais grupos fitoquímicos presentes na folha da alcachofra são os princípios amargos, ácidos fenólicos, ácidos-álcolos alifáticos entre outros. É importante ressaltar ainda que, pela sua eficácia, a folha do vegetal faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e pode ser distribuída gratuitamente em alguns serviços públicos de saúde, desde que haja a compra pelo município e a prescrição.

 

Como já mencionado, sobre suas contraindicações, não deve ser consumida durante a gravidez e em menores de 12 anos, por falta de estudos. E na lactação, os princípios amargos podem alterar o sabor do leite materno e a consistência.

E se você tem litíase biliar (pedra na vesícula) não tome o chá sem consultar um profissional da área. O uso inadequado pode causar prejuízos à sua saúde. O uso da folha de alcachofra pode causar diarreia leve com espasmos abdominais, náuseas e azia, mas estes efeitos não são comuns.

 

Por fim, quando se fala em fitoterapia, uma dica importante e sempre válida é não comprar a planta medicinal em qualquer lugar, busque empresas idôneas que comercializem produtos de qualidade. Observe na embalagem o nome botânico e a parte da planta, se é correspondente e se não está fungada.

E quanto às cápsulas de alcachofra?

O modo de uso da cápsula de alcachofra pode variar de um fabricante para o outro e por isso ela deve ser tomada seguindo as orientações presentes na bula, mas sempre com o aconselhamento do médico ou nutricionista. A dose habitual das cápsulas de alcachofra para emagrecer é de 1 cápsula antes do café da manhã, almoço e jantar, totalizando 3 cápsulas por dia. No entanto, não há estudos científicos que comprovem sua eficácia na perda de peso.

A cápsula de alcachofra (Cynara scolymus L) é um suplemento alimentar geralmente utilizado em dietas para emagrecer e melhorar a digestão por estimular a produção de bile pelo fígado e facilita a digestão dos alimentos com alto teor de gordura. Algumas marcas que comercializam as cápsulas de alcachofra são: Herbarium; Bionatus; Arkopharma e Biofil.

Para que servem as cápsulas de alcachofra?

As cápsulas de alcachofra podem ajudar a emagrecer porque facilitam a digestão, reduzindo os gases e o enjoo causados pela produção inadequada da bile, além de atuar como laxante suave, que facilita a eliminação das fezes. Assim, após a sua utilização há um alívio destes sintomas fazendo com que os alimentos sejam melhor digeridos e a barriga fique menos inchada.

 

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo do extrato de alcachofra pode ajudar a reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol total e de LDL, que é o colesterol ruim. A alcachofra também parece ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, podendo ser mais uma fonte para auxiliar no controle da glicemia de pré-diabéticos e diabéticos.

A alcachofra emagrece de fato?

Apesar de melhorar a digestão e ajudar no controle do colesterol, nenhum estudo científico comprova a eficácia da alcachofra na redução do peso. No entanto, sua utilização melhora o funcionamento intestinal, aumenta a saciedade devido à presença de fibras e ajuda a combater a retenção de líquidos, o que juntamente com uma alimentação saudável e a prática de atividade física, pode ajudar no emagrecimento. 

E os efeitos colaterais das cápsulas de alcachofra? 

As cápsulas de alcachofra possuem efeito laxante, e podem reduzir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea, como ácido acetilsalicílico e anticoagulantes cumarínicos, como por exemplo a Varfarina.

Contraindicação das cápsulas

As cápsulas de alcachofra são contraindicadas para crianças com menos de 12 anos, em caso de obstrução do ducto biliar, gravidez risco C, lactação e em caso de alergia à plantas da família Asteraceae.

 

A alcachofra em cápsulas é contraindicada durante a gravidez pela falta de estudos científicos disponíveis sobre o assunto, e é contraindicada durante a amamentação, pois os extratos amargos da planta passam para o leite materno alterando seu sabor. Além disso, este suplemento também deve ser evitado em casos de hipertensão ou de doença cardíaca.

Onde comprar?

Com certeza, neste artigo conseguimos entender que a alcachofra possui muitas propriedades e que refletem em ganho de qualidade de vida, você não acha? Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios dessa planta, que tal pesquisar pelo melhor preço dela aqui no Cliquefarma? Nosso buscador e comparador de preços vai te ajudar a encontrar a melhor oferta! E se você já faz uso dela tanto em cápsulas como in natura, conte sua experiência para nós, é só utilizar o box de comentários.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<