Alecrim

09/06/2016 0 Por cliquefarma

Uma pesquisa feita pela universidade Northumbria, revelou que as propriedades do alecrim estimulam o cérebro de forma muito interessante, já que estas propriedades estimulam o desempenho cognitivo do cérebro, tornando-o mais funcional, em termos de memória, criatividade.

Incenso ou ainda o ramo do alecrim pode ser mantido pendurado no local de criação, ou ainda no local onde as crianças desenvolvem sua criatividade, pois sua inalação causa um impacto olfativo que estimula os neurônios, enviando diversas informações ao corpo, resultando em um maior aproveitamento das faculdades mentais.

Estas pesquisas ainda revelaram que o alecrim tem o poder de controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, além de amenizar os sintomas de depressão ou estafa mental.

Benefícios do Alecrim Na Prevenção do Câncer

O Alecrim contém carnosol que é um composto anti-câncer potente. Estudos realizados mostraram que ele tem uma eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Em um outro estudo com ratos, mostraram que o Alecrim ajudo na redução de agente cancerígeno em até 76% do tumores mamários.

Alecrim Ajuda a Melhora a Memória

O Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o Alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuroprotetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.

Benefícios do Alecrim Para o Humor

O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do Alecrim melhorou  memoria das cobaia, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.

Benefícios do Alecrim Para Enxaqueca

O Alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de Alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando Alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.

Alecrim Ajuda no Alívio de Dores

Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no Alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.

Alecrim é um Agente Anti-inflamatório

O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos, O ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.

Como consumir o Alecrim?

O alecrim é uma erva fácil de achar, principalmente em feiras de alimentos ao ar livre, e podem ser feitos molhos temperados em conservas para consumo junto a saladas, combinando azeite, vinagre, sal e pimenta.

Seu consumo deve ter um controle, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite, além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia, sendo assim, antes de dar início a inserção do alecrim no cardápio.

Deve ser primeiramente consultado um nutricionista ou nutrólogo, para que possa receber orientações a respeito da melhor forma de consumir e principalmente em relação a quantidade diária que deve ser consumido, considerando ainda as contraindicações.

O alecrim tem um sabor forte, portanto, durante a consulta, considere as diversas formas de consumir o alecrim como beneficiador da saúde, optando pela forma mais fácil de ingestão, dando então início ao consumo de um novo alimento que protege o organismo.

alecrim