Alisantes de Cabelo

Alisantes de Cabelos – Conheça mais sobre esse equipamento.

11/11/2021 Off Por cliquefarma

Um dos grandes desejos e vontades de toda mulher moderna, certamente, é o de estar com o seu cabelo sempre lindo e saudável para o seu dia a dia. O cabelo, muito além de uma parte do corpo humano, tem um significado muito mais profundo na feminilidade da mulher e até mesmo na masculinidade do homem.

Na história do mundo, desde os primórdios, a importância do cabelo é vista até mesmo nas passagens da bíblia, em momentos de transformações sociais e até mesmo em momentos muito importantes relacionados à liberdade humana.

Na história antiga em geral, o cabelo está intimamente ligado à feminilidade e beleza das mulheres. Como também está associado à virilidade e juventude dos homens. 

Os cabelos também já foram muito vistos como fortes indicadores de status social e profissional, além de possuírem características únicas para representar algumas culturas e religiões específicas ao redor do mundo. 

Por conta dessa enorme importância, ter um cabelo desidratado, desleixado ou até mesmo perder os cabelos pode ser muito constrangedor e abalar diretamente a auto estima das pessoas, ainda mais nos dias de hoje. E isso vale tanto para os homens, como para as mulheres. 

Pensando nesse companheiro inegável da grande maioria dos seres humanos, no artigo de hoje focaremos a atenção exclusivamente no público feminino ou até mesmo o público masculino que gosta de cabelos lisos, analisando e detalhando melhor os alisantes de cabelo disponíveis no mercado da beleza.

Buscaremos responder por aqui algumas dúvidas recorrentes e simples relacionadas a esses produtos alisantes de cabelo, que são: o que é um alisante de cabelo? Para que serve um alisante de cabelo? Como agem os alisantes de cabelo? Qual é o melhor alisante para passar no cabelo? Quais são os tipos de alisantes de cabelo? Quais são os principais ativos alisantes? Quais são os cuidados que devem ser tomados após o alisamento do cabelo? O que é o formol? Quais são os danos causados pelo formol no cabelo? Quais são os alisantes de cabelo liberados pela Anvisa? O que é a transição capilar? Agora, vem com a gente descobrir as respostas para essas questões.

O que é um alisante de cabelo?

Os alisantes de cabelo são produtos muito usados por muitas mulheres, e até mesmo por homens, que desejam que os fios dos seus cabelos fiquem lisos ou até mesmo mais baixos.

Ele é um poderoso produto que tem como finalidade alisar os fios, deixando o cabelo com aspecto liso por um tempo determinado. 

A química disponível nos alisantes de cabelo agem na ponte de dissulfeto ou ligações de enxofre (que são as ligações mais fortes que o fio de cabelo possui, formando a sua estrutura). 

Em resumo, quanto maior a quantidade de pontes de dissulfeto que um cabelo possui na sua constituição, mais crespo ele será. 

Para que serve um alisante de cabelo?

Os alisantes de cabelo, como o próprio nome já diz, servem para alisar os fios de cabelo, agindo diretamente na sua estrutura para alcançar esse resultado de maneira temporária. 

Como agem os alisantes de cabelo?

Os alisantes de cabelo agem de maneira rápida e direta nos átomos do enxofre dos fios, que se conectam para a formação das pontes de dissulfeto na estrutura do cabelo.

A química presente nos alisantes de cabelo atua fazendo com que os átomos do enxofre se soltem entre si no máximo que for possível. Com essa soltura, o efeito liso tão desejado começa a aparecer. 

Mas vale ressaltar que, o quanto os fios irão ficar lisos depende exclusivamente da estrutura dos fios, como também depende de qual vai ser a química do alisamento de fios que será usada em cada caso, dado que existem diversos e diferentes tipos de alisantes de cabelo disponíveis no mercado. 

Qual é o melhor alisante para passar no cabelo?

Essa resposta é bem relativa e depende exclusivamente de cada caso (cada cabelo) e de qual é o desejo da mulher para os seus fios. De modo geral, a principal dica para responder a essa pergunta e ajudar na hora da escolha do alisante de cabelo é que a mulher saiba e analise os tipos de alisantes de cabelo que existem no mercado atualmente e chegue a conclusão sobre qual deles atende da melhor maneira o que ela esteja buscando como resultado final para os seus fios. 

Vale lembrar também de que, para que o cabelo fique com o resultado que a mulher está esperando, ele precisa estar em condições de receber o produto. Antes do alisamento do cabelo, um teste de mecha é fundamental de ser feito para que seja analisado se o produto realmente irá se adaptar ao cabelo. 

No tópico a seguir, iremos conhecer com mais detalhes sobre quais são os tipos de alisantes de cabelo existentes atualmente no mercado da beleza. 

Quais são os tipos de alisantes de cabelo?

Nos dias de hoje, existem no mercado diferentes tipos de alisantes de cabelo. De modo geral, os alisantes de cabelos mais comuns possuem compostos químicos na sua elaboração, como a guanidina, o tioglicolato de amônia e o hidróxido de sódio.

Os alisantes de cabelo mais conhecidos são: o realinhamento capilar, a escova definitiva, a escova inteligente, a escova progressiva e o relaxamento capilar.

Abaixo, pensando em ajudar a mulher a escolher o melhor tipo de alisamento para o seu cabelo em específico, seguem detalhes mais específicos dos cinco tipo de alisantes de cabelo mencionados acima: 

O realinhamento Capilar

O realinhamento capilar está sendo considerado atualmente como uma das técnicas especiais mais bem vistas pelas mulheres quando o assunto é sobre um procedimento químico prometendo o alisamento dos fios. Ele é um poderoso procedimento que é indicado especialmente para as mulheres que possuem cabelos crespos. 

Esse procedimento utiliza uma formulação de aminoácidos, que já estão presentes de maneira natural nos fios de cabelo de todas as pessoas. Dado essa fórmula provinda dos aminoácidos, ele é considerado um procedimento capilar benéfico que não é nocivo para os fios de cabelo. 

De modo geral, a técnica é muito requisitada pelas mulheres com cabelos crespos, que desejam dar um relaxada nos seus fios. E também vale ressaltar que a técnica é mais indicada para esse público de mulheres mesmo, dado que os fios de cabelo crespos são muito mais frágeis do que os fios de cabelos lisos. 

No tipo de cabelo crespo, os fios são constituídos por uma camada de cutícula (revestimento dos fios) mais fina e por isso são mais frágeis do que os demais tipos de cabelo. 

Além de serem mais frágeis, os fios de cabelo crespos também são mais porosos, adquirindo facilmente problemas na sua estrutura por conta da ação de agentes nocivos para os fios, como a própria poluição do dia a dia.

Os aminoácidos que estão presentes na técnica do realinhamento capilar, ajudam na recuperação da vitalidade dos fios, selando as cutículas e deixando os fios muito mais poderosos e resistentes para a mulher. 

Como aplicar o realinhamento capilar nos fios de cabelo?

Uma das grandes vantagens do realinhamento capilar, é a de que ele é uma técnica muito simples e rápida de ser aplicada nos fios. O ponto mais importante e crucial desse procedimento é que o produto escolhido seja de muita qualidade e procedência no mercado da beleza. As marcas recomendadas sempre são as mais profissionais e conhecidas no mercado. 

É importante ressaltar que o realinhamento capilar deve ser aplicado no salão de beleza por um profissional de confiança da mulher. 

Depois que o produto certo e o profissional forem escolhidos, sempre considerando os que não contenham amônia e nem mesmo formol (falaremos mais sobre essa substância nociva para os fios nos tópicos a seguir), o restante do procedimento é muito fácil de ser feito. Segue passo a passo referente a aplicação do realinhamento capilar a seguir: 

  • O cabelo da mulher deve ser lavado com um poderoso xampu de limpeza profunda para que sejam retiradas todas as impurezas dos fios que possam prejudicar a perfeita penetração do realinhamento capilar na estrutura deles;
  • Depois que os cabelos forem lavados, eles devem ser completamente secos;
  • Após a secagem, o produto de realinhamento capilar pode ser aplicado nos fios mecha a mecha, com a ajuda de um pente fino;
  • Agora, o produto deve ser deixado nos fios para que possa agir (no tempo recomendado na embalagem do mesmo);
  • Depois, deve ser feita uma escova nos fios para que eles sejam selados com o produto e o realinhamento seja devidamente finalizado.

A técnica do realinhamento capilar é a opção perfeita para as mulheres que querem controlar o volume dos seus fios e também o frizz com um tratamento duradouro e benéfico, que não contém nenhuma química nociva para a sua saúde. 

De modo geral, o realinhamento capilar costuma deixar os fios lisos e alinhados por até 3 meses após a aplicação.

A escova definitiva

A famosa e mundialmente conhecida escova definitiva também é muito conhecida como escova japonesa ou mesmo como plástica dos fios.

Ela é uma prática de alisamento de fios que muda toda a estrutura dos cabelos, os deixando completamente lisos. 

Essa técnica é muito indicada para as mulheres que possuem cabelos ondulados ou crespos, que desejam ter seus fios lisos sem precisar ficar usando todos os dias a chapinha e o secador nessa missão. 

Ela dura um bom tempo no cabelo da mulher, variando de 4 a 8 meses (tempo que os fios novos demoram para crescer). Depois que crescem os fios novos, se a mulher desejar ficar com o cabelo liso com a escova definitiva, basta que ela vá ao salão para retocar somente a raiz do cabelo. 

Para que os fios fiquem sempre lindos, macios, brilhantes, lisos e sem frizz, é recomendado que a mulher faça uma boa hidratação por semana nos fios, seja essa hidratação no salão de beleza ou mesmo na sua casa. Se a mulher optar por tratar o cabelo em casa, pelo menos uma vez no mês, uma hidratação de salão mais potente também é recomendada.

Vale ressaltar que as mulheres que optarem por fazer a escova definitiva não devem se submeter a nenhuma outra química nos fios, nem mesmo a tinturas mais leves, isso porque a combinação dessas químicas fortes pode trazer danos irreversíveis para os fios e para o couro cabeludo. Segue abaixo passo a passo referente a aplicação da escova definitiva: 

Como aplicar a escova definitiva nos fios de cabelo?

A aplicação da escova definitiva nos fios de cabelo da mulher deve ser feita por um cabeleireiro de confiança e capacitado dentro de um salão de beleza especializado em tratamentos mais potentes. Segue passo a passo da aplicação:

  • O cabelo da mulher deve ser lavado com um poderoso xampu anti-resíduos para que as cutículas dos fios sejam abertas e a penetração da escova definitiva seja mais facilitada durante o processo;
  • Depois da lavagem, os fios devem ser secos com uma toalha;
  • Agora, o profissional deve aplicar o produto nos fios com a ajuda de um pente fino, mecha a mecha, deixando o mesmo atuar por cerca de 40 minutos ou com o tempo indicado na embalagem;
  • Depois que o tempo de aplicação foi respeitado, o cabelo deve ser enxaguado com muita água fria ou morna;
  • Agora, o profissional deve escovar o cabelo da mulher e fazer uma chapinha, modelando o cabelo de acordo com a preferência da mulher;
  • Após chapar, o profissional deve aplicar um produto neutralizador nos fios e deixar que ele aja por até 20 minutos. 

Dependendo do produto escolhido para a aplicação, talvez seja necessário que o profissional lave novamente os fios com um bom shampoo e condicionador, finalizando novamente com a escova e a prancha para que então, o processo seja realmente finalizado. 

Após esse processo, a escova definitiva estará corretamente aplicada nos fios de cabelo. Vale ressaltar que esse procedimento traz resultados definitivos, a mulher depois só precisará retocar a raiz dos fios de acordo com o crescimento e com as suas necessidades e objetivos para os fios.

A escova inteligente

A escova inteligente é uma poderosa escova alisante que foi formulada com as substâncias da proteína, queratina e também com aminoácidos na sua fórmula. 

Ela é um tipo de escova alisante de cabelo que é bem suave, elaborada e pensada exclusivamente para as mulheres que buscam um efeito mais liso e natural para os seus fios.

Com a escova inteligente, o cabelo fica muito mais solto e sem o terrível efeito arrepiado, ajudando no processo de secagem e também de escovação dos fios. 

Essa escova é mais indicada para as mulheres com cabelos frisados ou até mesmo ondulados, que desejam diminuir o volume dos fios. 

Por ser mais suave, vale ressaltar que ela não consegue alisar definitivamente 100% dos cabelos crespos. 

As pessoas com esse tipo de fio mais crespo, devem buscar por procedimentos mais potentes, com componentes mais específicos como o hidróxido de sódio ou guanidina, que são ativos que trabalham na estrutura dos fios e garantem um resultado mais potente e duradouro. 

Já para as mulheres que têm o cabelo encaracolado e desejam que ele fique mais solto, a escova inteligente é a opção perfeita. 

Ela também é muito indicada para as mulheres que já submeteram os seus fios a outros alisamentos ou relaxamentos, e também para as mulheres que pintam o cabelo com mais frequência. O seu grande benefício em relação às demais escovas alisantes é o de que a sua fórmula é compatível com a grande maioria das químicas, atuando sem prejudicar os fios de cabelo.  

Quais são as vantagens da escova inteligente?

Abaixo, seguem alguns benefícios da escova inteligente para as mulheres que optarem por esse tipo de alisante de cabelo:

  • Bem diferente dos demais tipos de alisantes de cabelo, essa técnica permite que os fios sejam lavados no mesmo dia da aplicação;
  • Pode ser usada junto a grande maioria das químicas, até mesmo com as tinturas. Em um mesmo dia, a mulher pode sair do salão com os cabelos mais lisos e também com uma outra cor, mudando radicalmente o seu visual;
  • É um dos tipos de alisantes de cabelos menos agressivos disponíveis no mercado;
  • Ajuda no tratamento dos fios, selando as cutículas e deixando os cabelos muito mais macios e com muito mais brilho;
  • É bem suave, não deixando um efeito artificial nos fios de cabelo, mas sim, um efeito mais natural do dia a dia. 

A técnica tem um efeito de alisamento que dura até três meses nos fios, sendo necessária ser retocada depois desse tempo caso a mulher queira manter esse efeito liso e bem cuidado nos cabelos. 

A escova progressiva

A técnica da escova progressiva certamente é uma das mais conhecidas por todas as mulheres ao redor do mundo inteiro. Ela é indicada para as mulheres que querem alisar os seus cabelos e também desejam manter os seus fios bem alinhados. 

É uma técnica muito popular no Brasil e que pode ser aplicada nos cabelos ondulados, cacheados e até mesmo nos cabelos crespos. 

Quais são as vantagens da escova progressiva?

Abaixo, traremos algumas das vantagens que são obtidas com a técnica da escova progressiva nos fios:

  • A escova progressiva controla o frizz e também todo o volume dos cabelos, além de o deixar muito liso;
  • A técnica promete um alisamento de até 3 meses, não obrigando a mulher a ir toda semana no salão de beleza fazer o retoque dos fios;
  • Essa escova aumenta o brilho e também a maciez dos fios de cabelo, selando as cutículas dos fios e evitando o aspecto ressecado;
  • O resultado da escova progressiva é melhorado com o decorrer do tempo, ficando mais intensificado a cada retoque feito. É normal que em um primeiro momento, o alisamento seja mais suave, e com os retoques gradativos, os fios vão ficando mais lisos e também mais alinhados.

É muito importante de ser destacado que a escova progressiva não é indicada para as pessoas que têm um couro cabeludo mais sensível. 

Como em qualquer outro dos tipos de alisantes de cabelo, as pessoas mais sensíveis ou que têm mais facilidade em ter uma reação alérgica, devem tomar muito mais cuidado antes de se submeter a um procedimento químico nos cabelos. 

Antes de ir ao salão fazer uma escova progressiva, é fundamental que a mulher se certifique de que não possui sensibilidade a nenhum dos ingredientes que são usados na formulação da escova progressiva. 

Vale também lembrar de que os fios precisam de cuidados especiais após o alisamento com a escova progressiva, dado que, mesmo que a escova deixe os fios macios e com brilho em um primeiro momento, não podem ser dispensados os cuidados diários com os fios no pós-quimica. 

Como em qualquer outro tratamento de alisamento de cabelo, os fios ficam fragilizados após a aplicação do produto, por isso é necessário que haja um maior cuidado na hidratação dos fios e, até mais na reconstrução capilar, que deve ser feita de forma mensal. 

O relaxamento capilar

O relaxamento capilar é uma poderosa técnica de alisamento químico para os fios de cabelo, indicado para as mulheres com cabelos cacheados ou crespos que sonham em ter fios lisos. 

A técnica tem o poder de alisar completamente os fios ou apenas de fazer uma abertura nos cachos, os deixando com menos volume e muito mais definidos, dependendo muito do objetivo final da mulher. De modo geral, o relaxamento é realizado com a ajuda de um produto chamado de tioglicolato de amônia, mas pode também ser aplicado com os componentes guanidina e hidróxido de sódio.

Alisantes de Cabelo

Como aplicar o relaxamento capilar nos fios de cabelo?

Por ser um procedimento químico mais forte, o relaxamento capilar deve ser aplicado em um salão de beleza, contando com a ajuda de um cabeleireiro de confiança da mulher. Se ele for aplicado da maneira incorreta, pode haver queda no cabelo. Abaixo, segue passo a passo para a aplicação do produto:

  • Em um primeiro momento, o profissional deve fazer o teste do produto em algumas mechas do cabelo. Esse passo é importante de ser feito para que ele veja qual produto está se adaptando melhor ao cabelo da mulher e se ela está sentindo algum tipo de desconforto na aplicação;
  • Depois, a técnica é aplicada sem que os fios de cabelo sejam lavados;
  • O produto deve ser aplicado e deixando para agir por até 20 minutos (ou no tempo determinado na sua embalagem);
  • Depois, os fios devem ser enxugados e neutralizados, recebendo do profissional o tratamento final. 

O relaxamento capilar garante para a mulher cabelos muito mais lisos ou relaxados por até quatro meses. Mas vale lembrar que a duração dessa química no cabelo da mulher pode variar de pessoa para pessoa. 

Quais são os principais ativos alisantes?

Todas as escovas mencionadas acima possuem em sua formulação um, ou mais, componentes químicos essenciais para o alisamento dos fios de cabelo.

Os componentes de alisamento de fios que são mais comuns de serem encontrados no mercado da beleza, são: 

  • Hidróxido de lítio;
  • Hidróxido de sódio;
  • Tioglicolato de Amônio; 
  • Etanolamina;
  • Hidróxido de guanidina (formado pela reação do carbonato de guanidina e hidróxido de cálcio).

Quais são os cuidados que devem ser tomados após o alisamento do cabelo?

Depois que os fios de cabelo são submetidos a qualquer técnica de alisamento com química, eles devem ser cuidados pelas pessoas com ainda mais atenção e paciência durante o dia a dia. 

Os cabelos quimicamente tratados precisam seguir a risca alguns passos, que são:

  • Um bom cronograma capilar (contando com hidratação, nutrição e reconstrução na sua elaboração); 
  • Ser mantidos com uma boa e correta sequência de lavagens semanais (os fios devem ser lavados por 2 ou até mesmo 3 vezes na semana); 
  • Passar semanalmente por um processo de umectação (que conte com óleos vegetais, como o azeite de oliva, óleo de amêndoas doces ou o óleo de coco);
  • As suas pontas danificadas devem ser contadas de mês em mês (ou a cada três meses, dependendo de cada cabelo);
  • Os cuidados com o couro cabeludo devem ser ainda mais intensificados (cabelos devem ser lavados na água fria e o couro cabeludo não deve ficar com vestígios de outros produtos depois da lavagem, para que ele não fique irritado). 

O que é o formol?

O formol é um composto químico, com um cheiro muito forte e característico, que pode ser muito nocivo para as pessoas, causando alergias, irritações e até mesmo intoxicações pelo corpo. 

Esses malefícios para o corpo podem ocorrer quando as pessoas inalam ou entram em contato com concentrações muito altas da substância por meio da pele ou do couro cabeludo.  

Esse contato pode facilmente ocorrer porque o formol é muito utilizado em alguns produtos da linha de cosméticos, como nos produtos focados no alisamento de cabelo e até mesmo em esmaltes para as unhas. 

Por conta dos seus malefícios, no ano de 2009, a agência reguladora da ANVISA determinou que a substância do formol só poderia ser usada em pequenas quantidades nos produtos das linhas de cosméticos. 

Quais são os danos causados pelo formol no cabelo? 

A substância química do formol é muito prejudicial para o corpo humano, podendo causar: queda de cabelo, falta de ar, tosse, queimaduras, coceiras, inchaço pelo corpo, ardência e lacrimejamento dos olhos, dores de cabeça, irritação, ardência e coceira na região do nariz e descamação e vermelhidão do couro cabeludo.

Esses sintomas se dão pelo contato direto da pele da pessoa com o formol ou mesmo com o vapor que é liberado pelo formol na hora que o produto é aplicado no cabelo (vapor liberado pela chapinha em contato com a substância que contém formol).

Quais são os alisantes de cabelo liberados pela Anvisa?

Nos dias de hoje, as substâncias ativas com poderes alisantes permitidas de serem usadas pela agência reguladora da Anvisa, são: Hidróxido de sódio ou de potássio, Ácido tioglicólico e seus sais, Hidróxido de Guanidina (formado pela combinação de hidróxido de cálcio e um sal de Guanidina), Hidróxido de Lítio, Ésteres do ácido tioglicólico e Sulfitos e bissulfitos inorgânicos. 

Vale ressaltar que essas substâncias descritas acima só podem ser usadas nas concentrações e no pH que forem estabelecidos pela ANVISA, qualquer dosagem superior pode trazer problemas e riscos para a saúde de todas as pessoas envolvidas no processo de aplicação do produto. 

O que é a transição capilar?

A transição capilar é muito conhecida no universo dos cabelos femininos, principalmente pelas mulheres com o cabelo crespo ou encaracolado. Ela significa que a mulher vai passar por um período de transição dos fios de cabelo, em que não irá fazer nenhum tipo de procedimento químico nos seus fios, deixando que eles cresçam de maneira natural e também no seu formato natural (encaracolado ou crespo).

Nos dias atuais, muitas mulheres estão fazendo a transição capilar para dar um “descanso” merecido para os seus fios de cabelo, que ficam por um tempo naturais e sem nenhum tipo de química ou procedimento capilar mais pesado. 

A transição capilar é recomendada para as mulheres que fazem processos químicos nos cabelos desde muito novas, não permitindo que os fios descansem um pouco entre um processo químico e outro. 

Alisantes de Cabelo

Considerações finais sobre os alisantes de cabelo

E então, o que os leitores acharam dos alisantes de cabelo explicados no artigo de hoje?

Vale lembrar que, com cuidado, bom senso e com a ajuda de um profissional cabeleireiro qualificado, a mulher, e até mesmo os homens, podem aproveitar muito bem dos benefícios ofertados pelos alisantes de cabelo disponibilizados no mercado pelo mundo da beleza capilar, não é mesmo? 

Então, que tal ir agora mesmo dar uma olhada no preço dos alisantes de cabelo disponíveis aqui no Cliquefarma? É só clicar no link ao lado e não perder mais tempo para conhecer as nossas novidades e até mesmo outros produtos relacionados a beleza dos fios de cabelo. E, caso você tenha alguma dica ou informação a mais sobre os alisantes de cabelo que não foi mencionada por aqui, já sabe, não é? É só comentar abaixo e dividir com a gente! Vamos adorar ler por aqui todas as dicas, comentários e experiências das nossas leitoras e também dos nossos leitores com o mundo dos alisantes de cabelo.