Anti Acne – Tratamento eficaz

28/04/2021 0 Por cliquefarma

A acne é um problema que afeta muitas pessoas, principalmente na adolescência e, na maioria das vezes, é causada por alguma alteração hormonal e que incomoda muito, além de ser uma questão de estética.

Em alguns casos, é mais leve e basta uma maquiagem para esconder, já em outros, causa grandes inflamações e precisam ser tratadas com remédios e produtos específicos. 

Se você sofre com acne e quer saber como acabar com elas, acompanhe esse texto, pois vamos falar tudo sobre esse problema e dar dicas de como evitar que elas apareçam e alguns produtos que devem ser usados. 

O que é acne e quais seus sintomas 

A acne é uma inflamação da pele causada por uma infecção nas glândulas sebáceas que acumula gordura e, ao romper, causa o surgimento de espinhas, cravos, geralmente no rosto, mas que pode surgir nas costas e no peito também. 

Ela pode ser de grau leve, médio e grave, sendo que na última hipótese, ocorre lesões que deixam a pele bem inflamada, avermelhada e com pus, precisando ser tratada com remédios e procedimentos mais fortes. 

Ela pode ser causada por fatores hereditários, hormonais, alimentares e emocionais e é muito comum na adolescência, embora acometa pessoas adultas ao longo da vida e, como em cada corpo ela pode se apresentar de um jeito, é necessário consultar o seu médico para que ele examine seu caso e prescreva o tratamento correto. 

Alguns cuidados diários básicos com a pele e sua saúde ajudam muito a evitar que a acne apareça e alguns deles são: 

  • Lavar o rosto todos os dias, pelos menos duas vezes ao dia, com água fria e sabão neutro ou próprio para o seu tipo de pele; 
  • Evitar ficar passando a mão no rosto; 
  • Não tente espremer as espinhas e cravos para que a pele não fique marcada; 
  • Use protetor solar e evite ficar muito exposto ao sol;
  • Tenha uma alimentação adequada; 
  • Beba bastante água:
  • Retire a maquiagem antes de dormir;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Faça consultas regulares com um dermatologista.

Importante saber que você nunca deve se automedicar, pois isso pode, ao invés de ajudar, piorar sua pele e as espinhas, sendo assim, deixe que seu médico te avalie e recomende os produtos certos para seu problema e o seu tipo de pele, já que ele vai saber exatamente o que pode estar causando as acnes. 

Sabonete anti acne

O sabonete anti acne é um dos principais produtos que ajudam no tratamento de espinhas, bem como para evitar que elas surjam. Eles são indicados para peles acneicas e oleosas, principal fator de surgimento das espinhas. Eles atuam combatendo a oleosidade com seus princípios ativos e inibem os causadores da acne. 

As principais substâncias presentes nesses sabonetes são: o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico e a sulfacetamida. Eles são responsáveis por quebrar a queratina, são anti-inflamatórios, anti-bactericida e anti-seborreico, sendo um ótimo produto anti-acne. Ele deve ser usado, pelo menos, duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, sendo aplicado na pele molhada e fazendo movimentos delicados para obter espuma e depois enxaguar. 

Mas, o sabonete anti-acne, por si só, não faz sozinho, devendo ele ser combinado com a rotina de cuidados diários da pele, com a ingestão de bastante água e com uma alimentação adequada. Não se esqueça de conversar com seu dermatologista para saber qual é o melhor sabonete anti-acne para você e quais outros procedimentos adotar. 

Creme anti acne

O creme anti-acne ou pomada anti-acne é um produto usado para secar as espinhas da pele e evitar que ela fique marcada. Elas agem reduzindo a oleosidade, tem ação anti-bactericida, anti-séptica e anti-inflamatória e ajuda a eliminar e a secar os cravos e as espinhas. 

Esse creme anti-acne deve ser aplicado diretamente sobre a acne e, geralmente, tem uma rápida absorção. É mais indicado que sua aplicação seja feita antes de dormir para que possa ficar mais tempo na pele e, no dia seguinte, é só lavar bem para remover, pois, com a exposição ao sol, pode ser que cause alguma reação. 

O creme anti-acne é mais recomendado nos casos mais leves da acne, pois somente algumas aplicações é suficiente para eliminá-las e, nos casos mais graves, é necessário um tratamento mais profundo e, em alguns casos, com cremes e pomadas que tenham ação antibiótica e, nessa hipótese, o uso deve ser prescrito por um médico especialista. 

Tratamento anti acne

O tratamento anti-acne vai depender do grau em que ela está, ou seja, em casos leves e moderados, apenas sabonetes, cremes e pomadas são suficientes, mas quando são graves, é necessário um tratamento mais profundo com remédios e produtos mais fortes que serão recomendados pelos médicos. 

Alguns produtos usados no tratamento anti-acne são de uso contínuo e outros são de uso pontual e tudo vai depender da sua necessidade. Esses produtos com ativos naturais ou químicos. 

Os naturais são: extratos vegetais com propriedades adstringentes, cicatrizante, bactericidas, fungicidas ou anti-inflamatórias. E os químicos podem ser: os ácidos, como o azelaico ou o salicílico. Todos eles atuam combatendo a acne, pois reduzem a oleosidade da pele e controlam o sebo que se acumula nas glândulas sebáceas. 

O tratamento anti-acne consiste em algumas etapas, quais sejam: limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação. A limpeza deve ser feita diariamente e, no mínimo, duas vezes ao dia, com água fria e sabonete próprio para sua pele. A esfoliação é um procedimento que pode ser feito uma vez por semana e ela vai ajudar a eliminar as células mortas e resíduos que ficam na pele. 

Já a tonificação é feita com um produto específico e serve para que a pele consiga absorver com mais facilidade os produtos, devendo ser aplicado em todo o rosto com o auxílio de um algodão. E, por fim, a pele deve ser hidratada com hidratantes faciais próprios para seu tipo de pele. 

Alguns tratamentos anti-acne também podem ser feitos com receitas caseiras que usam ingredientes que atuam diretamente no combate às espinhas ou com a ajuda de dermatologistas e esteticistas que fazem uma limpeza de pele profunda e procedimentos como o peeling. 

Cápsulas anti acne

Em algumas pessoas, os tratamentos com produtos específicos anti-acne acabam não gerando resultados e elas recorrem às cápsulas anti-acne. As cápsulas para anti-acne possuem ação anti-inflamatória, atuando para inibir a formação de acne e espinhas.

 Além disso, ajuda a regular o equilíbrio hormonal e aumentar a imunidade, fatores que contribuem para o aparecimento das acne. Elas possuem os ativos: nicotinamida, zinco, cobre, ácido fólico, vitaminas C e E, o resveratrol e o cromo.

A nicotinamida tem ação anti-inflamatória, que impede a formação da acne, as famosas espinhas. O zinco ajuda na redução da inflamação e do estresse oxidativo, além de aumentar o sistema imunológico, também ajuda na cura das cicatrizes e no controle do excesso de oleosidade.

Já o cobre tem ação antibiótica local e estimula o processo de defesa do organismo, além de aumentar a resistência a infecções tanto virais como bacterianas. O ácido fólico atua na renovação e regeneração da pele. E o cromo é usado pelo corpo para ajudar a quebrar a glicose, reduzindo a formação da acne. 

Entretanto, as cápsulas devem ser recomendadas pelo médico e não devem ser usadas nas seguintes hipóteses:

  • Gravidez ou amamentação;
  • Não usar junto com outros medicamentos
  • Não misturar com bebida alcoólica
  • Não usar em menores de 18 anos, salvo recomendação médica
  • Consulte seu médico para saber se está dando resultado
  • Não tome as cápsulas se tiver alergia a algum de seus componentes. 

Roacutan

Roacutan é um medicamento cuja finalidade é eliminar a acne e melhorar a pele, acabando com as manchas e marcas que ficam, além de deixar a pele lisa e com ótima aparência. Ele é usado mediante prescrição médica e atua controlando as glândulas sebáceas, reduzindo a produção do sebo, o que acaba deixando-a mais ressecada e os lábios também. 

O roacutan é usado para tratar os casos mais graves de acne, isto é, aqueles que não conseguem ser resolvidos com sabonetes, cremes, pomadas e cuidados diários e precisa de algo mais forte e profundo e esse remédio é usado por um longo período de tempo e causa algumas restrições na vida do paciente, como por exemplo, não pode ficar muito exposto ao sol e nem tomar bebida alcoólica.  

Apesar de muito benéfico e eficiente para a eliminação das espinhas, o uso de roacutan pode causar alguns efeitos colaterais, como por exemplo: anemia, aumento ou diminuição das plaquetas, elevação da taxa de sedimentação, inflamação na borda da pálpebra, conjuntivite, irritação ocular, ressecamento ocular, elevações transitórias e reversíveis de transaminases hepáticas, fragilidade cutânea, coceira na pele, ressecamento da pele e dos lábios, dores musculares, dores articulares, dor na região lombar, aumento de triglicérides e colesterol séricos e diminuição de HDL. 

Por conta disso, esse medicamento não deve ser usado por pacientes alérgicos e sensíveis a algum de seus componentes, por mulheres grávidas e em período de amamentação, pacientes com insuficiência hepática, com altos índices de vitamina A e de valores lipídicos. Dessa maneira, o roacutan só deve ser usado com a recomendação médica, inclusive ele vai acompanhar todo o período de uso para ver os resultados. 

O tratamento com roacutan deve ser acompanhado dos cuidados básicos com a pele e de uma alimentação saudável e balanceada, bem como com a prática de exercícios físicos e caso o paciente perceba algum efeito colateral, deve suspender imediatamente o uso e procurar seu médico. 

Hidratante facial anti acne

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, uma pele precisa estar bem hidratada para que não apareçam cravos e espinhas. Sabendo disso, o hidratante facial anti acne atua diretamente para hidratar a pele e para evitar o surgimento de acne. 

Como existem vários tipos de pele e a oleosa é a que mais tem chance de ter espinhas, é necessário usar o hidratante de acordo com cada tipo de pele para ter o efeito desejado. O hidratante facial anti acne deve ser feito à base de água, para não deixar a pele ainda mais oleosa. 

É importante hidratar a pele para que sua camada de proteção fique intacta e não cause problemas como a descamação, ressecamento, sinais de envelhecimento, irritações e a acne, mas antes de fazer o uso deste produto, consulte o seu dermatologista para que ele indique qual o melhor hidratante facial anti acne para você. 

Anti inflamatório para acne

A acne é uma inflamação na pele que pode causar muito incômodo para quem sofre com isso e, dessa forma, é necessário usar os produtos certos para que elas sejam eliminadas e produtos específicos para acne que contém anti-inflamatório, ajudando no seu tratamento. 

A maioria das pomadas, cremes e gel para o tratamento de acne tem ação anti-inflamatória e ajudam a diminuir a espinha e fazendo com que ela seque, eles devem feitos com toque seco ou a base de água, ou seja, livre de óleos, para que a pele não fique oleosa. 

Além desses produtos anti-inflamatórios para acne, não se esqueça de tomar os cuidados básicos diariamente, como fazer a limpeza correta, usar protetor solar e remover toda a maquiagem com os produtos próprios. Além disso, consulte sempre seu médico para saber exatamente quais medicamentos você pode ou não usar. 

Base anti acne

A base é um dos produtos essenciais na hora de fazer uma maquiagem e se você tem a pele oleosa e acneica, você deve prestar atenção na hora de comprar esse produto para que ele sirva exatamente para o seu tipo de pele e atue como um anti-acne.

Por isso, antes e durante de fazer a maquiagem, é preciso seguir alguns passos para que esse produto seja aplicado corretamente e consiga agir, confira: 

  • Limpe a pele: lave o rosto com um sabonete específico para pele oleosa para remover quaisquer resíduos
  • Use um tônico: esse produto vai retirar as últimas impurezas, equilibrar o pH da pele e fechar os poros, além de fazer com que absorva melhor a base;
  • Prepare a pele: aplique um hidratante específico para pele oleosa e/ou um primer matificante para deixar a pele pronta para a maquiagem e fazê-la durar mais;
  • Aplique a base para pele oleosa com pincel ou esponja: os dedos podem transferir sujeira e oleosidade para o rosto, por isso devemos evitar usá-los;
  • Finalize com um pó: essa finalização fixa melhor a base, tira o brilho e faz com que ela dure mais na pele.

A base anti-acne deve ser aquela livre de óleos, ou seja, oil free e, de preferência, a que possua efeito matte. E, logo que puder, retire a maquiagem com a demaquilante e proceda com os cuidados básicos que você está acostumado a fazer diariamente. Lembre-se de que, caso a base irrite sua pele, suspenda imediatamente o uso e consulte seu dermatologista. 

Máscara facial anti acne

A máscara facial anti-acne é um produto que vem sendo muito usado para o tratamento e cuidados com a pele e pode ser feita em casa mesmo, caso você não queira gastar com esses produtos. Ela pode ser usada semanal ou quinzenalmente, dependendo de suas necessidades. 

A máscara facial anti acne são responsáveis por repor as propriedades naturais da pele, bem como desobstruir os poros, reduzir o excesso de oleosidade, suavizando a pele para que desapareça a vermelhidão, além de ajudar a acabar com a acne. 

Essa máscara facial anti-acne é muito eficiente e deve ser aplicada sobre todo o rosto, deixando agir por alguns minutos e fazer a retirada logo em seguida, mas caso sua pele fique irritada ou comece a coçar, para de usar imediatamente e procure um dermatologista para que ele observe seu caso. 

Dieta anti acne

A má alimentação ou uma alimentação com excesso de alguns alimentos é um dos fatores que podem influenciar no aparecimento da acne, por isso, uma dieta anti-acne é feita com alimentos corretos e que vão ajudar no tratamento e na eliminação das espinhas. 

Por isso, se você quer evitar o aparecimento de espinhas ou quer um aliado no tratamento delas, experimente uma dieta anti acne com os seguintes alimentos:

  • Peixes;
  • castanhas e sementes;
  • Alho; 
  • Uva;
  • Alcachofra; 
  • Melancia; 
  • Vegetais verdes; 
  • Figo; 

Enfim, se você não sabe como inserir esses alimentos na sua alimentação diária, fale com seu nutricionista para que ele te instrua melhor e faça as adequações necessárias de acordo com seu caso. 

Suplemento anti acne

Em algumas hipóteses, a acne pode surgir pelo fato de que nosso organismo está com insuficiência de alguma vitamina ou mineral e, por isso, precisa ser suplementado. O suplemento anti acne vai ser recomendado pelo seu médico após avaliação de alguns exames e a constatação de que a falta dessas substâncias esteja contribuindo para o surgimento de espinhas. 

O suplemento anti-acne foi criado para ajudar no combate a acne, fazendo com que a pele se normalize e que a oleosidade seja reduzida, além de ajudar na inflamação causada pela acne. Eles podem ser para suplementar a vitamina A, o Zinco, o selênio, a vitamina E, a vitamina C, a vitamina B6 ou o Ômega-3. 

A Vitamina A é importante por ser responsável pelo controle da secreção excessiva pelas glândulas sebáceas, além de ajudar a equilibrar os níveis de hormônios relacionados com a acne. Já a Vitamina B6 pode ser suplementada quando a acne é agravada por ciclos menstruais ou pela menopausa. 

A Vitamina C, por sua vez, promove a saúde imunológica, ajudando a manter sob controle as bactérias causadoras da acne. E o Zinco melhora a função imunológica, reduz a inflamação e permite que fiquem em níveis hormonais saudáveis. 

Sendo assim, caso o médico prescrever algum desses suplementos anti-acne, será para ajudar no tratamento das espinhas e para deixar a sua pele saudável e além de manter em equilíbrio a atuação das glândulas sebáceas.

Anti Acne - Tratamento eficaz

Receitas caseiras anti acne 

Máscara anti acne esfoliante de vinagre de maçã

 Ingredientes:

  • Vinagre de maçã
  • Saquinhos de chá verde
  • Mel
  • Açúcar

Modo de preparo: 

  • Coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã em um recipiente;
  • Depois adicione duas colheres de chá verde e, quando estiver frio, acrescente mais 5 colheres de chá de açúcar e uma colher de chá de mel;
  • Misture bem todos os ingredientes. Se quiser uma consistência mais espessa, você pode adicionar mais uma colher de açúcar;
  • Aplique a máscara no rosto com as mãos ou com a ajuda de um algodão, o que você achar mais fácil;
  •  Faça uma massagem suave por alguns minutos, com movimentos circulares, para remover as células mortas da pele e melhorar a circulação sanguínea na face;
  • Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois enxágue normalmente com água;
  • Use esta máscara entre uma e duas vezes por semana, conforme a sua necessidade

Máscara de argila verde e camomila

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de argila verde
  • ½ colher de sopa de aveia que deve estar na forma de flocos finos
  • ½ xícara de chá de chá de camomila (o chá deverá estar frio)

Modo de preparo: 

  • Todos os ingredientes deverão ser misturados até chegar a uma textura homogênea;
  • A aplicação deverá ser feita com movimentos circulares e de maneira que a máscara cubra todas as áreas do rosto;
  • O tempo de ação é de apenas 5 minutos, depois disso basta enxaguar bem o rosto com água fria;
  • Faça a aplicação 1 vez por semana, conforme sua necessidade

Açúcar e mel

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:

  • Misture bem até ficar homogêneo. 
  • Aplique em movimentos circulares leves e deixe agir entre 5 e 10 minutos. 
  • Enxágue bem. 
  • Não use se sua pele for muito oleosa.

Esfoliante com limão, fubá e açúcar

 Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de açúcar;
  • 1 colher (de sopa) de fubá;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão.

Modo de preparo: 

  • Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplicar no rosto, friccionando suavemente em movimentos circulares.
  • Insistir nas regiões mais oleosas que no rosto são, geralmente, são a testa, o nariz e o queixo, e depois lavar com água morna.
  • Secar com uma toalha macia, sem esfregar, e usar uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.

Hidratante de abacate, mel e óleo de onagra

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de óleo de onagra.

Modo de preparo:

  • Amassar o abacate e misturar com o mel, depois juntar as cápsulas de óleo de onagra, e mexer bem até obter uma mistura homogênea.
  • Lavar o rosto com água morna e aplicar o hidratante no rosto e no pescoço, deixando agir por 20 minutos.
  • Em seguida, lavar o rosto com água fria.
  • Esse hidratante pode ser utilizado 1 vez por semana.

Alimentos que podem causar a acne

A nossa alimentação tem tudo a ver com o surgimento de espinhas e, como algumas pessoas já têm uma tendência maior em tê-las, a ingestão de alguns alimentos podem facilitar o aparecimento delas. Portanto, se você sofre com acne, evite comer esses alimentos: 

  • Alimentos refinados e açucarados;
  • Alimentos gordurosos;
  • Laticínios;
  • Fast food; 
  • Alimentos ricos em gorduras ômega-6;
  • Chocolate;
  • Proteína de soro de leite em pó;

  Dessa forma, converse com seu médico para saber se a ingestão desses alimentos podem realmente intensificar a aparição de espinhas no seu caso, lembrando que cada organismo reage de um jeito e é preciso de exames certos para constatar o real motivo de surgimento de acne. 

Alimentos que ajudam a eliminar a acne

Da mesma forma que alguns alimentos podem causar acne, outros podem ajudar a diminuí-las  e seu médico poderá recomendar a ingestão deles na sua dieta diária. Separamos alguns deles aqui, confira:

  • Grãos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, quinoa;
  • Alimentos ricos em ômega-3 como atum, salmão, chia e linhaça;
  • Sementes de chia, de linhaça, de abóbora;
  • Carnes magras, como peixes e frango;
  • Alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo;
  • Alimentos ricos em vitamina C e E, como limão, laranja e abacate.;
  • Probióticos; 
  • Chá verde;
  • Açafrão;

Portanto, uma alimentação saudável, equilibrada e com esses alimentos é uma ótima alternativa anti-acne. Mas, como já foi dito, muitos fatores podem influenciar no aparecimento das espinhas e, por isso, é preciso que seu médico avalie seu caso, para saber o jeito certo de tratar. 

Perguntas:

Qual o melhor anti acne?

Os produtos anti-acne atuam para evitar o aparecimento ou para ajudar no tratamento de pessoas que sofrem com a acne e eles variam de acordo com cada tipo de pele e com a gravidade das espinhas. 

Eles serão recomendados pelos médicos especialistas e devem ser usados junto com os cuidados básicos com a pele e alguns deles são:

  • sabonete para espinha com ácido salicílico;
  • tônico facial para rosto com espinha; 
  • sérum anti-oleosidade e anti-idade; 
  • cremes e pomadas anti-acne; 
  • protetor solar para pele com cravos e espinhas; 
  • base anti-acne;
  • cápsulas anti-acne;
  • máscara facial anti-acne.

 Enfim, essas são algumas das opções de produtos anti-acne e o melhor para você vai depender da sua pele e do que o médico te recomendar e, caso algum deles te cause uma reação alérgica, não use mais e conserve com ele. 

O que é anti acne?

Anti-acne é todo produto usado para o combate e tratamento de acne, uma inflamação na pele causada por vários fatores e que podem surgir em diversos níveis de gravidade e eles serão específicos para cada caso. 

Os casos mais leves podem ser tratados apenas sabonetes, pomadas, cremes anti-acne. Entretanto, os casos mais graves, precisam ser tratados com medicamentos e procedimentos anti-acne que serão prescritos por seu médico, conforme suas necessidades. 

Os produtos anti-acne são responsáveis por atuar diretamente nas glândulas sebáceas para reduzir a quantidade de sebo, substância responsável pela oleosidade da pele. Além de ajudar a manter a pele limpa e sem resíduos que podem contribuir ainda mais para o aparecimento de cravos e espinhas. 

Qual o melhor sabonete anti acne?

Sabonete anti-acne, em barra ou líquido, talvez seja o principal produto para ajudar no tratamento desse problema, seja por ser mais fácil de usar e por ser mais acessível de comprar. O sabonete anti-acne deve ser usado diariamente, pelo menos, duas vezes ao dia para ajudar a manter a pele limpa e sem oleosidade. 

Esse produto deve ser aplicado na pele úmida, massageando o rosto suavemente para espumar e em seguida, retirar tudo com água fria. Caso surja uma irritação na sua pele, não use mais o sabonete anti-acne e procure seu médico.

Separamos alguns dos melhores sabonetes anti-acne, acompanhe:

  • Gel de Limpeza Acne Proofing, da  Neutrogena
  • Sabonete Facial Deep Clean, da Neutrogena
  • Sabonete Líquido Facial Protex Anti Cravos e Espinhas
  • Sabonete Líquido Facial, da Nupill Derme Control
  • Sabonete Líquido de Enxofre Antiacne, da Granado
  • Darrow Actine Sabonete Líquido

Sabendo disso, escolha a melhor opção para você e seu tipo de pele e que melhor apresenta o custo-benefício. Além disso, faça consultas regulares com seu médico para saber se está dando resultado e, caso seja necessário, faça a troca ou substitua por outro produto com a mesma finalidade. 

Onde comprar anti-acne

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos produtos anti-acne que vão te ajudar no tratamento dessa doença. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? As dicas foram úteis? Não se esqueça de curtir e compartilhar com outras mães e com seus familiares! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!