Anti-Envelhecimento

Anti-Envelhecimento – Os cuidados necessários.

01/07/2021 0 Por cliquefarma

Todos nós queremos levar uma vida longa e saudável e, ao mesmo tempo, ter uma aparência jovem e nos sentir bem com nós mesmos. Algumas pessoas dariam tudo que tem para ser mais jovem, mas isso não é possível! Mesmo assim, podemos fazer algumas coisas para retardar o envelhecimento. Muitas soluções anti-envelhecimento estão disponíveis hoje! Essas soluções vão desde hábitos alimentares a uma rotina de cuidados para amenizar as características provenientes do envelhecimento.

Evitar certas coisas que aceleram o envelhecimento também pode ajudar a evitar algumas consequências indesejáveis que chegam com a idade.

O fato é que todos nós estamos envelhecendo, mas como lidamos com isso e os cuidados que tomamos para envelhecer bem podem ser determinantes!

Há coisas que não podemos evitar à medida que a idade chega, mas há muitas coisas que podemos fazer, adotando técnicas anti-envelhecimento.

Neste artigo você mergulhar no universo anti-envelhecimento, vai ver muitas dicas que podem te ajudar a retardar esse processo. Mas antes disso vamos ver alguns hábitos que aceleram o processo de envelhecimento.

Envelhecimento precoce

Você acorda depois de uma noite fora, olha no espelho e fica chocado com o que vê. Parece que sua pele se enrugou durante a noite, seu cabelo outrora espesso está parecendo fino ao redor das têmporas e no topo, e com certeza, há mais do que alguns fios de cinza no que resta.

Parece uma maldição de uma bruxa de conto de fadas, e você pode atribuir a isso uma ressaca muito forte, mas pode ser apenas o envelhecimento precoce.

O envelhecimento é um processo natural, mas uma série de fatores ambientais podem acelerá-lo. 

A única diferença entre envelhecimento padrão e envelhecimento precoce é a linha do tempo. Para a maioria das pessoas, linhas finas e rugas começam a aparecer por volta dos 20 e 30 anos, mas isso pode ocorrer ainda mais cedo em pessoas que estão passando por envelhecimento prematuro.

Isso se aplica a qualquer parte do processo de envelhecimento. O envelhecimento precoce é quando os sinais de envelhecimento ocorrem mais cedo do que o normal. Mais cientificamente, o envelhecimento prematuro ocorre quando a idade biológica de uma pessoa é superior à sua idade cronológica.

Causas do envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce pode ser causado por questões genéticas, mas muitos hábitos negativos podem acabar acelerando o processo de envelhecimento. Veja a seguir alguns desses hábitos.

Alimentação não saudável

As escolhas alimentares pouco saudáveis ​​podem, eventualmente, mostrar os seus efeitos na sua pele. Alimentos gordurosos, café e até bebidas açucaradas não são as melhores opções se você deseja ter uma pele radiante e com aparência jovem.

A comida lixo também pode carregar seu sistema com radicais livres, que são aquelas substâncias desagradáveis ​​que só podem acelerar o processo de envelhecimento. Uma dieta saudável pode ser um verdadeiro teste de paciência e autocontrole, mas isso não é bom apenas na balança, mas também é benéfico para a sua pele!

Estilo de vida sedentário

Você pode ser um viciado em televisão inofensivo, mas ser um pode ser uma séria ameaça à sua saúde. Uma pesquisa recente feita com mulheres mostrou que as mulheres sedentárias eram biologicamente mais velhas em oito anos. Isso dá uma diferença significativa de idade entre aqueles que se exercitam e aqueles que simplesmente ficam sentados.

A idade cronológica nem sempre corresponde à idade biológica. Estudos mostraram que as células envelhecem mais rápido com um estilo de vida sedentário, o que significa que você está fazendo sua pele parecer mais velha a cada dia que deixa de praticar exercícios.

Os especialistas investigaram as mudanças na estrutura do DNA, particularmente nos telômeros, que encurtam com a idade. Isso pode levar a várias condições, como câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Foi descoberto que mulheres que ficavam mais tempo sentadas encurtavam seus telômeros mais rápido. Consequentemente, o tipo de envelhecimento que ocorre por dentro acabará por chegar à superfície e o processo é significativamente mais rápido para aqueles que passam mais tempo sentados com muito pouco ou nenhum exercício.

Má qualidade do sono

A falta de sono pode acelerar o envelhecimento. Na verdade, até mesmo uma pessoa que passa a noite toda dormindo pode acabar envelhecendo mais rápido. A resposta, entretanto, não é apenas conseguir um bom número de horas, mas também a qualidade do sono.

Pessoas com o sono de baixa qualidade mostraram sinais aumentados de envelhecimento intrínseco da pele evidenciado por linhas finas e elasticidade reduzida. A função de barreira da pele é diminuída, o que significa que a recuperação da pele também é 30% menor em comparação com o sono de boa qualidade. Eles também têm menor satisfação com sua aparência.

Portanto, o descanso da beleza não é uma velha história, porque essas mudanças induzidas pelo estresse, criadas pela falta de um sono de boa qualidade, podem afetar negativamente os tecidos faciais.

Além disso, as condições de saúde relacionadas ao sono também podem ser ruins para a pele. Pode induzir doenças inflamatórias da pele, como eczema e psoríase. Além disso, também pode agravar a dermatite de contato alérgica e irritante.

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Posição de Dormir

A compressão mecânica durante o sono pode distorcer a pele e causar o desenvolvimento de linhas de sono. As forças de estresse tornam-se evidentes no rosto quando você assume uma posição de dormir lateral ou de bruços.

Em um estudo, os cirurgiões plásticos relataram que, após uma inspeção cuidadosa do rosto de seus pacientes, notaram várias linhas faciais. A avaliação detalhada revelou que estes eram causados ​​por sua posição de dormir. Concluiu-se também que essas linhas podem ser consideradas um fator na formação de rugas.

Uso constante de dispositivos eletrônicos

Este pode ser bastante difícil de ignorar, especialmente quando a maior parte do que fazemos é online ou em nosso dispositivo portátil. Os dermatologistas estão soando o alarme da luz visível de alta energia emitida pela tela do seu telefone, tablet ou computador porque isso pode causar danos à pele e, em última análise, causar envelhecimento prematuro.

Pesquisas no Japão descobriram que a luz visível de alta energia ou “luz azul”, emitido por seu dispositivo eletrônico, penetra mais profundamente nas camadas da pele do que os raios ultravioleta do sol. Pode atrasar a recuperação da barreira cutânea da exposição ao meio ambiente e também pode resultar em hiperpigmentação mais pronunciada da pele. 

A maneira como interagimos fisicamente com nossos dispositivos pode causar danos à pele. Por exemplo, alguns dermatologistas notaram que a maioria dos pacientes têm pescoços de aparência mais velha devido ao fato de olharem constantemente para baixo em seus laptops ou telefones, criando vincos em seus pescoços.

Limpeza deficiente

Uma coisa é pular a remoção da maquiagem, mas é outro erro limpá-la mal. É importante remover toda a maquiagem usando lenços de maquiagem ou qualquer removedor de maquiagem adequado.

Depois, limpe o rosto com um limpador de espuma suave para tirar a película teimosa dos poros. Os removedores de maquiagem tendem a ser à base de óleo, portanto, a segunda etapa garante que o óleo residual seja removido da pele para desobstruir completamente os poros.

Pular proteção solar

Só pensamos na proteção solar quando vamos para a praia. Mas, você sabia que a exposição ao sol causa mais danos à nossa pele? Em um país onde a umidade o agrada na maior parte do ano, sua pele corre um grande risco de sofrer danos causados ​​pelo sol e envelhecimento prematuro da pele.

Existem dois tipos de radiação UV: UVA e UVB. Entre os dois, o UVA é mais perigoso porque pode penetrar mais profundamente através das camadas da pele e priva-a de sua capacidade de manter sua forma. Pode até passar pelo vidro da janela e está presente durante todo o ano, mesmo em dias nublados. UVB, por outro lado, é menos prejudicial, mas você costuma sentir seus efeitos ao se queimar.

Fumar

Fumar, ativo ou passivo, pode causar danos à pele em apenas alguns dias. A fumaça do cigarro causava ressecamento e rugas na pele. Fumar também reduz a vitamina C em seu corpo, a vitamina que ajuda a proteger a umidade da pele.

Quais alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento?

Ter uma boa alimentação é um hábito anti-envelhecimento primordial! Ao escolher os alimentos certos (e abandonar os errados), você nutrirá não apenas seu corpo e cérebro, mas também sua pele, seu cabelo e seu comportamento geral por muitos anos.

Veja a seguir alguns alimentos que podem te ajudar na sua luta anti-envelhecimento.

Amoras

A amora é uma excelente fonte de vitamina C, fibra e um pacote de uma tonelada de nutrientes, antioxidantes e anti-inflamatórios. As amoras têm recebido muita atenção de pesquisadores que mostram resultados impressionantes nas áreas de promoção e preservação da função cognitiva (saúde do cérebro) com a idade, promoção da saúde do coração, redução do risco de certos tipos de câncer e muito mais.

Quando você olha para uma amora, seus fitonutrientes estão olhando de volta para você: a cor vermelha profunda vem da antocianina, um fitoquímico e antioxidante chave. Além de combater a oxidação do envelhecimento, a vitamina C nas amoras ajuda a promover a proteção celular e a saúde da pele à medida que envelhecemos.

Nozes

As nozes são realmente multitarefas quando se trata de longevidade. Um novo estudo descobriu que as mulheres que consumiam regularmente nozes, principalmente nozes, na meia-idade tinham maior probabilidade de envelhecer de maneira saudável em comparação com aquelas que não comiam nozes.

As nozes também desempenham um papel importante na saúde do coração. A primeira pesquisa sobre saúde cardiovascular e nozes foi publicada há mais de 25 anos e, desde então, houve dezenas e dezenas de estudos sobre a saúde do coração.

Uma metanálise de 26 estudos sobre a saúde do coração mostrou que as nozes ajudam a reduzir o colesterol total (particularmente o colesterol “ruim” LDL) e os triglicerídeos, ajudam a controlar a pressão arterial saudável e contêm muitos fitoquímicos antiinflamatórios.

Por último, a saúde cognitiva é a chave para a longevidade: muitos estudos já demonstraram que as nozes e seus nutrientes e fitoquímicos sinérgicos – as gorduras ômega 3, fibras, proteínas e polifenóis, além de outros minerais e vitaminas – podem ajudar atrasar o início, diminuir o progresso e manter a saúde cognitiva à medida que envelhecemos.

Chá

Na verdade, a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água contém infinitos benefícios anti-envelhecimento. O chá é hidratante e cheio de antioxidantes que combatem a inflamação conhecidos como fitoquímicos.

De acordo com as descobertas mais abrangentes até hoje sobre o consumo de chá e doenças cardíacas, incorporar duas a três xícaras de chá verde ou preto sem açúcar por dia pode diminuir o risco de morte por doença cardíaca em cerca de 8 a 12 por cento.

A pesquisa também descobriu que a população idosa (com 65 anos ou mais) pode se beneficiar mais, com cada xícara de chá reduzindo potencialmente o risco de morte por doenças cardíacas em 10 por cento.

O chá promove a saúde cardíaca ao reduzir o colesterol e os triglicerídeos gerais e também pode reduzir a pressão arterial e a absorção de gordura pelo corpo. Incorporar chá sem açúcar na dieta diária é uma abordagem fácil para melhorar potencialmente a expectativa de vida.

Feijão e Legumes

O feijão é um dos poucos alimentos que abrange duas categorias de alimentos: carboidratos e proteínas. Eles são uma parte importante da dieta mediterrânea, que é um dos estilos mais saudáveis ​​e prevalente em regiões onde as pessoas vivem muito e bem.

As leguminosas são um contribuidor significativo de proteínas vegetais e comprovadamente reduzem o risco de doenças crônicas graves e promovem a saúde e a longevidade. Eles estão cheios de fitonutrientes, vitaminas, minerais, fibras que ajudam o coração e o intestino, estabilidade de açúcar no sangue, certos riscos de câncer, controle de peso saudável e muito mais.

Os feijões são extremamente versáteis. São fáceis de adicionar a sopas, saladas, guisados, lasanhas ou caçarolas. Você também pode amassá-los com ervas e especiarias como molho para vegetais. Mesmo enlatados, desde que tenham baixo teor de sódio e sejam enxaguados (isso remove de 40 a 50% do sódio), são fáceis de comer, baratos e ricos em nutrição.

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Ervas e especiarias

Ervas e especiarias são um grupo de alimentos anti-envelhecimento. Seu trabalho diário é dar sabor, que é o fator número um nas decisões alimentares, antes mesmo da conveniência e da saúde.

Ao fazer com que outros alimentos nutritivos e anti-envelhecimento tenham um sabor delicioso, eles estão, na verdade, cumprindo uma função dupla. Basicamente, ervas e temperos fazem com que os ingredientes saudáveis ​​(como vegetais, peixes e fontes de proteína à base de plantas) tenham um sabor melhor – além deles nos ajudam a reduzir a ingestão de sal e açúcar adicionado, que precisamos limitar e contribuir para o envelhecimento saudável e a redução da inflamação.

Estamos vendo importantes pesquisas surgindo sobre os fitoquímicos, antiinflamatórios e outros atributos exclusivos das próprias ervas e temperos. Eles também são outra parte importante da dieta mediterrânea, que tem uma relação mais próxima com uma vida longa e saudável.

Os melhores nessa categoria são Gengibre (conhecido por seus efeitos antiinflamatórios e anti náusea), alecrim, canela, açafrão (fortes propriedades anti-inflamatórias) e pimenta vermelha.

Peras

Em um estudo recente o consumo de frutas, vegetais, chá e vinho teve efeitos cognitivos benéficos entre os participantes. Mas, especificamente, uma maior ingestão dietética de flavonóis encontrados em peras, folhas verdes, brócolis, laranja, tomate, feijão, azeite, chá e vinho foi associada a um risco reduzido de desenvolver demência associada à doença de Alzheimer.

Além disso, a textura macia das peras maduras pode facilitar o consumo e o alto teor de fibra beneficia os intestinos, as doenças cardiovasculares e a saúde geral à medida que envelhecemos.

Qual é a vitamina anti-envelhecimento?

Não só uma, mas várias vitaminas contém propriedades anti-envelhecimento, que é a capacidade de retardar a biologia do processo de envelhecimento.

As vitaminas podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento por meio de sua capacidade de superar as toxinas que se acumulam no corpo ao longo do tempo.

A oxidação é um processo em seu corpo em que você acumula metabólitos reativos de oxigênio ao longo de muitos anos e eles são prejudiciais ao corpo. Além disso, conforme você envelhece, seu sistema imunológico se torna menos ativo. Felizmente, as vitaminas e os minerais trabalham com o sistema imunológico e têm propriedades antioxidantes para reduzir o risco de doenças relacionadas à idade.

As vitaminas que vamos apresentar podem ser obtidas por meio de dietas e suplementos. Além disso, algumas delas podem ser usadas diretamente na pele por meio de cremes tópicos.

Curcumina

Esta substância é encontrada na planta do açafrão e tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias em nível celular, o que pode promover a saúde da pele e proteger contra o câncer. 

Coenzima 10

Coenzima 10 é um antioxidante que promove a produção de colágeno. De acordo com uma pesquisa de 2018, seu efeito anti-envelhecimento melhora a forma como as células transformam a energia, conhecida como bioenergética.

Colágeno

O colágeno é uma proteína do corpo que melhora a elasticidade da pele e reduz linhas finas e rugas. As mulheres podem começar a perder colágeno aos 20 anos, algumas já aos 18 anos. O colágeno não resulta exatamente na reversão da idade, mas pode interromper a perda adicional.

O melhor colágeno para o anti-envelhecimento é uma combinação dos três tipos. O tipo 1 e o tipo 3 são os mais eficazes no anti-envelhecimento e são idealmente tomados como um pó.

Resveratrol

Este antioxidante é encontrado no vinho tinto e é popular por seus efeitos anti-envelhecimento, que são mais eficazes na forma de suplemento.

Vitamina C

Uma pesquisa de 2017 relata que a vitamina C ajuda a impulsionar o sistema imunológico, criando mais células imunológicas. Na pele , protege contra o estresse oxidativo. Com isso em mente, outra pesquisa de 2017 encontrou evidências consistentes de que a vitamina C protege contra o envelhecimento prematuro.

Além de ser um poderoso antioxidante, a vitamina C também pode ser usada como um clareador para tratar manchas na pele e escurecimento ao redor dos olhos, que também são sinais de envelhecimento.

Vitamina E

A função da vitamina E, é proteger contra a reticulação do colágeno e interromper a oxidação dos lipídios ligados ao envelhecimento e à pele. A vitamina E é uma vitamina solúvel em gordura – semelhante à vitamina D e K – que é útil no tratamento de rugas , manchas escuras e elasticidade da pele.

Qual a melhor idade para cuidar da pele?

Pele flácida, manchas senis, pés de galinha, rugas na testa, bolsas sob os olhos – todos estamos familiarizados com os sinais de envelhecimento da pele. E sabemos que há uma série de produtos e tratamentos que podem ajudar a prevenir e remediar esses sinais. Mas quando devemos iniciar uma rotina de cuidados com a pele anti-envelhecimento?

Sua pele começa a mostrar sinais de envelhecimento por volta dos 30 e 40 anos, conforme sua pele começa a perder elasticidade e plenitude, linhas finas se formam, fica mais seca e mais fina e tem problemas de pigmentação.

Portanto, é uma boa ideia iniciar uma rotina básica de cuidados com a pele na adolescência e na casa dos 20 anos. Mas, se você for mais velho, não é tarde para começar a cuidar da sua pele. Criar hábitos e rotinas saudáveis ​​de cuidados com a pele irá ajudá-lo em qualquer idade.

Você pode ajustar sua rotina de cuidados com a pele para atender às necessidades de mudança de pele e procurar a ajuda de um dermatologista se sua rotina de cuidados com a pele anti-envelhecimento não estiver apresentando os resultados desejados.

Benefícios de tratamentos faciais anti-envelhecimento

A maioria das pessoas que dão atenção aos sinais de envelhecimento se preocupam principalmente com os sinais que aparecem no rosto. De fato, essa é a região do corpo que mais transparece a nossa idade. Veja a seguir alguns benefícios que você pode ter ao realizar tratamentos faciais anti-envelhecimento.

Menos marcas

Lavar demais o rosto ou exagerar com produtos pode realmente fazer com que sua pele se torne mais áspera, mas tratamentos faciais regulares podem ajudar a controlar uma pele propensa a acne.

Esfoliação e produtos adequados podem ajudar a tornar mais fáceis as extrações (melhor feito por um profissional, mas pode ser manuseado por conta própria com cuidado) e ajudar na absorção dos produtos de tratamento.

Tratamentos locais feitos em casa podem ajudar com a aparência de cicatrizes, enquanto os peelings ajudam a reduzir o aparecimento de poros dilatados.

Aumento da Circulação

Quando a circulação é lenta, a pele pode parecer opaca, pálida e sem brilho.

As evidências sugerem que a massagem pode melhorar a função vascular e a circulação sanguínea, promovendo assim uma pele saudável e brilhante.

Desintoxicação da pele

Assim como acontece com a massagem, estimular o sistema linfático por meio de uma técnica conhecida como drenagem linfática pode ajudar a remover impurezas, proporcionar uma aparência mais brilhante à área dos olhos e firmar sua aparência.

Para ser eficaz, você deve executar a técnica corretamente, portanto, certifique-se de educar-se antes de tentar esfoliar a pele por conta própria.

Cuidados anti-envelhecimento

Alguns cuidados ao longo do dia podem nos ajudar a manter nossa pele saudável, prevenindo os sinais do envelhecimento.

Exposição ao sol

A coisa mais importante que você pode incorporar à sua rotina de cuidados com a pele anti-envelhecimento é limitar sua exposição ao sol. A maior parte dos danos à pele que aparecem com a idade são causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta do sol.

Um estudo descobriu que cerca de 23% dos danos causados ​​pelo sol acontecem antes dos 18 anos, com cerca de 10% a mais acontecendo em cada década seguinte. Portanto, embora você não possa desfazer os danos causados ​​à sua pele quando era criança, você sempre pode tomar medidas para protegê-la dos raios ultravioleta do sol, evitando muitos dos sinais de envelhecimento.

E não importa sua idade, você deve começar essas medidas preventivas agora. Os dermatologistas recomendam o uso diário de uma loção de amplo espectro e com FPS 30 ou superior.

Você deve fazer isso se estiver nublado ou ensolarado, quente ou frio. Os raios ultravioleta afetarão sua pele independentemente do clima. E não se esqueça de ter proteção para a pele quando estiver em uma janela ensolarada, como no carro.

Use roupas de proteção tanto quanto possível, especialmente se você ficar no sol por períodos prolongados ou quando os raios ultravioleta forem mais fortes, de. Pais façam um grande favor aos seus filhos e protejam a pele do sol durante os dias no parque, no zoológico, na piscina e no quintal. Ajude-os a evitar a procura de tratamento contra danos causados ​​pelo sol quando forem mais velhos.

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Hábitos saudáveis

Existem outros fatores ambientais que você pode controlar como parte dos cuidados com a pele anti-envelhecimento. Em primeiro lugar, evite fumar e beber muito álcool. Fumar envelhece a pele de forma rápida e precoce, causando rugas e uma pele amarelada. O álcool resseca a pele, deixando a pele com aparência mais velha.

Evite uma dieta que contenha muitos açúcares e carboidratos simples, isso pode acelerar os sinais de envelhecimento da pele. Substitua os açúcares e os carboidratos simples por frutas e vegetais frescos. Estudos demonstraram que uma dieta bem equilibrada e saudável pode ajudar a prevenir danos à pele.

E, finalmente, não use camas de bronzeamento. Ao contrário da crença popular, a exposição aos raios ultravioleta das câmaras de bronzeamento é tão perigosa quanto os raios do sol. O tempo em camas de bronzeamento artificial danifica a pele, aumentando o risco de câncer de pele e trazendo sinais de envelhecimento da pele, como manchas senis e rugas.

Noções básicas de cuidados com a pele

Antes de se aprofundar em cremes, loções, soros e tratamentos anti-envelhecimento mais caros, estabeleça uma rotina básica de cuidados com a pele. Este pode ser um dos melhores tratamentos para redução de rugas.

Comece observando como você lava o rosto. Lave suavemente com um limpador neutro. Esfregar pode irritar a pele e acelerar os sinais de envelhecimento. Lave o rosto duas vezes ao dia e após suar muito. O suor pode irritar sua pele, principalmente se você estiver suando enquanto usa roupas apertadas ou um chapéu.

Mantenha a pele hidratada aplicando um hidratante diário com FPS 30 ou superior. Os dermatologistas recomendam o uso de um hidratante com antioxidantes, que pode ajudar a neutralizar as propriedades prejudiciais dos radicais livres do sol, poluição ou fumaça de cigarro.

Procure ingredientes antioxidantes como vitamina C, vitamina E, chá verde, polifenóis, niacinamida (vitamina B3), resveratrol ou coenzima 10.

Depois dos hidratantes com antioxidantes, os dermatologistas sugerem o uso de um retinóide prescrito ou retinol de venda livre. Derivados da vitamina A, os retinóides estimulam a produção de colágeno da pele, além de tratar a acne, reduz e previne rugas, diminui os poros e suaviza o tom de pele.

É importante saber que embora os retinóides sejam ótimos redutores de rugas, eles causam fotossensibilidade, tornando a pele muito mais suscetível aos danos do sol. Ao usar retinóides, você deve usar uma loção de amplo espectro com FPS 30-50.

Onde comprar produtos anti-envelhecimento

Ter hábitos saudáveis e evitar coisas que aceleram o envelhecimento podem te ajudar na sua busca por qualidade de vida à medida que você for envelhecendo. Uma alimentação baseada em vegetais, praticar atividade física, e evitar bebidas alcoólicas e o cigarro são coisas que vão auxiliar na sua busca anti-envelhecimento.

Mas além disso, é necessário manter uma rotina de cuidados com a pele. Alguns cremes, loções e vitaminas podem prevenir e até mesmo diminuir os sinais de envelhecimento da pele.

Mesmo que você seja jovem, quanto antes você começar a ter bons hábitos e a cuidar da sua pele, menos sinais de envelhecimento vão surgir à medida que o tempo passa.

Tratamentos e cuidados anti-envelhecimento, não são apenas questão de estética, mas de qualidade de vida e autoestima.

Por isso, tente colocar em prática as dicas anti-envelhecimento que abordamos nesse artigo!

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