Skip to main content

Pessoas que possuem uma vida sexualmente ativa geralmente se preocupam com o controle de natalidade. Essas pessoas lembram que criar um filho não é uma tarefa fácil e por isso essa escolha precisa ser bem planejada e estruturada. Sendo assim, muitas pessoas, principalmente as mulheres, tomam os devidos cuidados para não engravidar. Esses cuidados geralmente são chamados de métodos anticoncepcionais.

A palavra “anticoncepcional” exprime um sentido claro do que significa. O prefixo “anti” possui a ideia de oposição ou contra, já concepcional vem da palavra concepção significa ação de gerar uma vida. Diante disso, um método anticoncepcional significa um método contra a gravidez.

Muitos dos métodos contraceptivos que existem possuem uma eficácia consideravelmente alta. Mas para diminuir ainda mais o risco de engravidar algumas pessoas optam por usar mais de um tipo de contraceptivo.

Alguns contraceptivos como o preservativo também são eficazes para prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. Vale lembrar que essa proteção também é muito importante e mesmo que você use outro método anticoncepcional o uso do preservativo é indispensável por conta das doenças sexualmente transmissíveis.

Se você está interessado em conhecer os métodos anticoncepcionais e entender como eles funcionam, continue lendo esse artigo que vai apresentar vários contraceptivos para que você possa fazer seu controle de natalidade da melhor forma que lhe convém e da forma mais segura.

Quais são os métodos anticoncepcionais que existem

Existem vários métodos anticoncepcionais. Você pode escolher usar um método de acordo com cada momento da sua vida. Mas a melhor forma de escolher um anticoncepcional é junto com o seu médico, pois ele vai te explicar com mais detalhes os métodos que podem ser mais eficazes no seu caso.

Mas para te ajudar a conhecer esses métodos, a fim de te dar algumas opções quando você conversar com seu médico, separamos alguns dos principais métodos contraceptivos, junto com alguns detalhes a respeito deles.

Preservativos

Os preservativos são bolsas pequenas e finas que cobrem o pênis durante o sexo e coletam o sêmen. Os preservativos evitam a gravidez ao impedir que os espermatozoides entrem na vagina, de modo que os espermatozoides não se encontram com um óvulo. Os preservativos também ajudam a prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

Os preservativos são fáceis de obter e de usar. Eles ajudam a prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. E os preservativos podem até tornar o sexo melhor, diferente do que muitas pessoas pensam.

Pode levar algum tempo para se acostumar com os preservativos se você não tiver o hábito de usá-los. Além disso, você pode ter ouvido que os preservativos tiram um pouco da sensação durante o sexo ou que parar para colocar um preservativo quebra o clima do momento.

Mesmo com essas questões que algumas pessoas tenham, o preservativo não deve ser deixado de lado mesmo que você use outro método contraceptivo.

Principalmente para as pessoas que não tem um parceiro fixo ou pessoas que possuem parceiros que tenham relações sexuais com outras pessoas, o uso do preservativo pode não só evitar uma gravidez indesejada, mas pode evitar um doença sexualmente transmissível, o que é muito pior do que uma gravidez.

Sendo assim, não importa se você é sexualmente ativo ou só tenha relações sexuais ocasionais, nunca deixe de sempre ter um preservativo com você, pois ele pode te proteger em vários sentidos.

Vantagens de usar preservativos

Existem muitas vantagens que você pode obter por usar preservativos como método anticoncepcional.

  • Os preservativos reduzem o risco de gravidez indesejada.
  • Os preservativos reduzem a chance de contrair uma DST.
  • Os preservativos estão prontamente disponíveis.
  • Os preservativos são extremamente baratos e podem ser obtidos até mesmo de graça em postos de saúde.
  • Os preservativos são fáceis de usar.
  • Existem muitas marcas diferentes, experimente diferentes até encontrar a que mais lhe convier.
  • Os preservativos não têm efeitos colaterais.
  • Os preservativos ajudam a prevenir o câncer do colo do útero.

Pílula anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais são um tipo de medicamento com hormônios. As pílulas anticoncepcionais vêm em uma embalagem e você toma 1 comprimido todos os dias. A pílula é segura, acessível e eficaz se você sempre tomar a pílula na hora certa.

A pílula anticoncepcional age impedindo que o espermatozoide se junte a um óvulo. Quando o espermatozoide se junta a um óvulo, isso é chamado de fertilização.

Os hormônios da pílula interrompem a ovulação com segurança. A ausência de ovulação significa que não há óvulo para o espermatozoide fertilizar, então a gravidez não pode acontecer.

Os hormônios da pílula também engrossam o muco do colo do útero. Este muco cervical mais espesso bloqueia os espermatozoides para que não possam nadar até um óvulo.

Esquecer os comprimidos, perder a embalagem, não reabastecer seu estoque a tempo, são as principais razões pelas quais as pessoas podem engravidar quando usam a pílula. É bom planejar com antecedência e pensar na melhor maneira de usar a pílula corretamente. 

Aqui estão algumas maneiras de ajudá-la a se lembrar de tomar seus comprimidos todos os dias:

  • Use um aplicativo de lembrete de natalidade ou defina um alarme em seu celular.
  • Mantenha sua embalagem de comprimidos ao lado de algo que você usa todos os dias (como sua escova de dentes ou carregador de telefone).
  • Mantenha seus comprimidos na bolsa para que estejam sempre com você.
  • Seu parceiro pode ajudá-la a lembrar de tomar a pílula.

É importante lembrar que pílula anticoncepcional não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. A única coisa que protege contra DSTs são proteções de barreiras, como o preservativo.

Por isso, sempre use preservativos, principalmente com novos parceiros. Se você fizer isso, vai se proteger contra doenças e ainda vai aumentar a proteção contra uma gravidez indesejada.

Vantagens de usar pílula anticoncepcional

Existem algumas vantagens que você pode obter por usar pílulas anticoncepcionais.

  • É muito eficaz se tomada corretamente.
  • É segura para a maioria das mulheres.
  • A fertilidade retorna assim que você para de tomá-la.
  • Pode ajudar a regular o ciclo menstrual e reduzir a dor menstrual.
  • Pode melhorar acne, sintomas de endometriose, transtorno pré-menstrual (TPM) e alguns sintomas da menopausa.
  • Provavelmente diminui o risco de câncer de endométrio e ovário.

Dispositivo intrauterino

O dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU possui a forma de um “T”, o DIU cabe dentro do seu útero e é um dos métodos mais seguros e eficazes para prevenir a gravidez. 

Embora o DIU seja uma boa escolha para mulheres ou adolescentes que não desejam engravidar por pelo menos um ano, algumas mulheres usam o DIU por outros motivos que não o controle da natalidade

Por exemplo, um tipo de DIU pode ser usado para tratar menstruações abundantes e dolorosas ou anemia de menstruações abundantes. Eles também podem ser úteis para a anticoncepção de emergência, uma vez que são eficazes imediatamente após a colocação e não requerem tempo para que os hormônios façam efeito.

O DIU evita a gravidez ao impedir que os espermatozoides alcancem e fertilizem os óvulos, embora alguns aspectos do mecanismo de ação preciso sejam desconhecidos. Os DIUs não são abortivos, em outras palavras, eles não interrompem uma gravidez implantada.

A gravidez é evitada por uma combinação do “efeito de corpo estranho” da moldura de plástico e a ação específica do medicamento (cobre ou hormonal) que é liberado, o que prejudica a função e implantação do esperma e impede a fertilização.

DIU de cobre

O DIU de cobre é feito de cobre e plástico e não libera hormônio. O DIU de cobre pode durar de 5 a 10 anos. O dispositivo intrauterino de cobre torna mais difícil para o espermatozoide alcançar e fertilizar um óvulo, por mudar o revestimento do útero para que se mesmo que um óvulo for fertilizado, não seria capaz de se prender e se desenvolver.

Al[ém disso, o cobre é tóxico para o esperma, portanto, o DIU de cobre também pode ser usado como anticoncepcional de emergência 5 dias após o sexo desprotegido.

DIU hormonal

O DIU hormonal é feito de plástico e libera um hormônio. Esse tipo de dispositivo intrauterino também é conhecido como DIU Mirena e pode ser usado por até 5 anos. Eles liberam lentamente um hormônio progesterona chamado levonorgestrel. O hormônio engrossa o muco na entrada do útero, de forma que o esperma não consegue passar, e dilui o revestimento do útero, dificultando a fixação de um óvulo fertilizado.

O DIU funciona muito bem se inserido corretamente e é um dos métodos anticoncepcionais reversíveis mais eficazes disponíveis. Se 100 mulheres usarem um DIU por um ano, menos de uma ficará grávida.

Um DIU não o protegerá contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto, você precisará usar preservativos para proteção adicional.

Vantagens de usar um DIU

Existem vários benefícios que as mulheres experimentam ao usar um DIU. Por exemplo:

  • Os DIUs são muito eficazes. Menos de 1 em 100 mulheres que usam esses dispositivos engravidam durante o primeiro ano de uso.
  • Eles são, em sua maioria, descomplicados. Você não precisa se lembrar de fazer nada ou de tomar remédios anticoncepcionais regularmente.
  • Os DIUs têm poucos efeitos colaterais.
  • O DIU não contém estrogênio, um hormônio que algumas mulheres não podem tomar.
  • Se você decidir que deseja engravidar, pode retirar o DIU.
  • Se você usar um DIU por vários anos, ele custa menos do que muitos outros tipos de controle de natalidade. Isso porque não há custos depois de inseri-lo.
  • Eles são seguros para uso se você estiver amamentando.

Implante contraceptivo

Os implantes anticoncepcionais funcionam de maneira semelhante à pílula. O implante, uma pequena haste fina e flexível, contém um hormônio que ajuda a prevenir a gravidez.

O implante tem 4cm de comprimento e é feito de plástico. Ele é inserido logo abaixo da pele, na parte interna do braço. Isso deve ser feito por um médico ou enfermeiro que esteja familiarizado com a técnica.

O implante libera continuamente uma pequena quantidade de hormônio. Isso ajuda a prevenir a gravidez por três anos. O implante deve ser removido ao fim de três anos, mas pode ser retirado a qualquer momento por um médico ou enfermeiro familiarizado com a técnica de remoção.

Como o implante deve ser colocado por algum profissional especializado, você precisa buscar profissionais próximos a você que realizem esse tipo de procedimento. Por exemplo, se você mora em São Paulo, pode buscar por Implante anticoncepcional em São Paulo e encontrar profissionais que realizem esse procedimento.

O implante anticoncepcional é mais de 99,8 por cento eficaz na prevenção da gravidez. Mas, lembre-se de que nenhum anticoncepcional é 100 por cento confiável, as estatísticas mostram que 1 em cada 20 mulheres ainda pode engravidar.

Vantagens de usar um implante contraceptivo

Você pode obter algumas vantagens por usar um implante contraceptivo.

  • É um método contraceptivo eficaz. 
  • Uma vez inserido (colocado), você pode esquecê-lo por 3 anos.
  • Muitas usuárias não apresentam sangramento vaginal ou apresentam sangramento muito leve.
  • As menstruações podem ser menos dolorosas.
  • A acne pode melhorar.
  • Você pode usá-lo durante a amamentação.
  • É fácil de remover.
  • Uma vez removido, sua fertilidade volta ao normal rapidamente.

Injeção anticoncepcional

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo parecido com a pílula e o implante, pois a sua ação se dá por meio de um hormônio chamado progesterona.

Para obter a injeção anticoncepcional você deve conversar com o seu médico, e assim ele vai administrar a injeção de hormônio em seu braço ou nas nádegas a cada 3 meses.

A injeção anticoncepcional previne a gravidez ao interromper a ovulação. Ela engrossa o muco cervical, o que torna difícil para o espermatozoide alcançar e fertilizar um óvulo. Também afina o revestimento uterino, o que torna difícil a implantação ou fixação de um óvulo fertilizado no útero.

É importante lembrar que a injeção anticoncepcional não protege você contra infecções sexualmente transmissíveis. Você deve usar preservativos para proteção adicional contra DSTs.

Vantagens de usar a injeção anticoncepcional

Você pode obter algumas vantagens em usar a injeção anticoncepcional.

  • É altamente eficaz.
  • Pode ser usado por mulheres que não podem tomar estrogênio.
  • Você só precisa receber a injeção uma vez a cada 3 meses.
  • É seguro para uso pela maioria das mulheres, incluindo aquelas que estão amamentando.
  • Geralmente para o sangramento menstrual, por isso é útil para mulheres que têm menstruações abundantes ou cólicas menstruais.
  • Pode ser usado se você estiver tomando alguns medicamentos que tornam a pílula ou o implante menos eficazes.

Diafragma

O diafragma previne a gravidez criando uma barreira entre o útero da mulher e o sêmem do homem. Um diafragma é um objeto reutilizável em forma de cúpula. Ele se encaixa na abertura do colo do útero. É comum usar um diafragma com espermicida. Este é um gel, creme ou espuma que mata os espermatozoides.

Se usados ​​corretamente todas as vezes que você faz sexo, os diafragmas são 86 por cento eficazes na prevenção da gravidez. Se usados ​​incorretamente, por exemplo, não inserindo corretamente antes do sexo ou removendo logo após o sexo, eles podem ser apenas 82 por cento eficazes.

Para usar um diafragma, coloque uma colher de chá de gel no copo do diafragma e, em seguida, coloque o diafragma dentro da vagina de forma que cubra o colo do útero (abertura para o útero). 

Insira o diafragma até duas horas antes de fazer sexo e deixe-o no lugar por pelo menos seis horas após o sexo. Não deixe o diafragma no lugar por mais de 24 horas.

Antes de usá-lo, você pode pedir a um médico ou enfermeira para verificar se o diafragma está bem ajustado e se você está inserindo-o corretamente. O diafragma tem o formato incorreto para cerca de uma em sete mulheres. O médico ou enfermeiro pode aconselhar sobre como inserir o diafragma confortavelmente.

Vantagens de usar o diafragma

Existem algumas vantagens que você pode ter por usar o diafragma como método contraceptivo.

  • Você pode inseri-los horas antes de fazer sexo.
  • Eles têm poucos ou nenhum efeito colateral.
  • Você pode comprá-los sem uma receita.
  • Eles são uma escolha para mulheres que não desejam usar anticoncepcionais hormonais. 

Anel anticoncepcional

O anel anticoncepcional, também conhecido como anel vaginal, é um método anticoncepcional seguro e conveniente que funciona muito bem se você sempre o usar corretamente. Você usa um pequeno anel flexível dentro da vagina e ele evita a gravidez 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao liberar hormônios em seu corpo.

O anel funciona impedindo que o espermatozoide se junte a um óvulo (o que é chamado de fertilização).

Como a maioria das pílulas anticoncepcionais, o anel anticoncepcional contém os hormônios estrogênio e progesterona. Eles são semelhantes aos hormônios que nosso corpo produz naturalmente. Você usa o anel dentro da vagina e absorve os hormônios em seu corpo através do revestimento vaginal.

Os hormônios no anel contraceptivo param a ovulação. A ausência de ovulação significa que não há óvulos pendurados para o espermatozoide fertilizar, então a gravidez não pode acontecer.

Os hormônios do anel também engrossam o muco do colo do útero. Este muco cervical mais espesso bloqueia os espermatozoides para que não possam nadar até um óvulo.

Vantagens de usar o anel anticoncepcional

Você pode obter alguns benefícios por usar um anel anticoncepcional

  • Pode ser usado para pular o seu período.
  • Pode tornar suas menstruações mais leves, mais regulares e menos dolorosas. 
  • Pode fazer com que a acne melhore.
  • Pode reduzir o risco de ter câncer de útero (útero) e ovários.
  • Pode ajudar com os sintomas da síndrome dos ovários policísticos e endometriose.
  • Assim que você parar de usar o anel vaginal, sua fertilidade volta ao normal rapidamente. 

Pílula anticoncepcional de emergência

A pílula anticoncepcional de emergência, também conhecida como pílula do dia seguinte é um tipo de contracepção de emergência que pode ser usada alguns dias após o sexo desprotegido. Geralmente é eficaz, mas nem sempre. Não deve ser usado como método contraceptivo regular.

A pílula anticoncepcional de emergência é tomada logo após o sexo para reduzir o risco de gravidez.

Apesar de ser conhecida como pílula do dia seguinte, essa pílula pode ser tomada até 3 ou 5 dias após o sexo, dependendo do tipo de pílula. No entanto, quanto mais cedo for tomado após o sexo desprotegido, mais eficaz será.

A pílula do dia seguinte age impedindo ou retardando a liberação de um óvulo pelo ovário. Também pode impedir que o espermatozoide alcance um óvulo que já foi liberado. Se o esperma já fertilizou o óvulo, é tarde demais e a pílula não funcionará.

A pílula do dia seguinte destina-se apenas à contracepção de emergência. Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis.

Você pode usar a pílula do dia seguinte se:

  • Você fez sexo desprotegido.
  • Você esqueceu uma ou mais de suas pílulas anticoncepcionais usuais.
  • Você vomitou, teve diarreia ou tomou antibiótico, o que pode fazer com que suas pílulas anticoncepcionais normais parem de funcionar.
  • O preservativo se rompeu durante o sexo.
  • Você foi abusado sexualmente.

O que faz a pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais usado entre as mulheres. Diante disso, é importante saber mais detalhes a respeito desse anticoncepcional.

A pílula anticoncepcional é uma pílula diária que contém hormônios para mudar a forma como o corpo funciona e prevenir a gravidez. Os hormônios são substâncias químicas que controlam o funcionamento dos órgãos do corpo. Nesse caso, os hormônios da pílula controlam os ovários e o útero.

A maioria das pílulas anticoncepcionais são pílulas combinadas contendo uma mistura dos hormônios estrogênio e progesterona para prevenir a ovulação (a liberação de um óvulo durante o ciclo mensal). Uma mulher não pode engravidar se não ovular porque não há óvulo para ser fertilizado.

A pílula também atua engrossando o muco ao redor do colo do útero, o que torna difícil para os espermatozoides entrarem no útero e chegarem a quaisquer óvulos que possam ter sido liberados. Os hormônios da pílula às vezes também podem afetar o revestimento do útero, dificultando a fixação de um óvulo na parede do útero.

Quando a pílula anticoncepcional começa a fazer efeito

Isso vai depender do tipo de pílula que você está tomando. Existem pílulas combinadas e pílulas de apenas progestógeno.

Você pode começar a tomar a pílula combinada em qualquer momento. Se começar dentro de 5 dias após o início da menstruação, você estará protegida contra a gravidez imediatamente. Você não vai precisar usar um método de backup de controle de natalidade (como um preservativo).

Isso significa que se a sua menstruação começar na quarta-feira de manhã, você pode começar a tomar a pílula até a segunda-feira seguinte para se proteger imediatamente.

Se começar em qualquer outro momento durante o seu ciclo menstrual, você estará protegida da gravidez após 7 dias de uso da pílula. Use outro método anticoncepcional como um preservativo se você manter relações sexuais durante esse período.

Você pode começar a tomar a pílula só de progestógeno a qualquer momento. Use outro método de controle de natalidade como um preservativo se você fizer durante as primeiras 48 horas de uso da pílula de progesterona, a proteção começará após 2 dias.

Quais os anticoncepcionais mais indicados pelos ginecologistas

Como vimos, existem diversos tipos de métodos contraceptivos e os ginecologistas podem indicar uma ou mais formas de contracepção de acordo com cada paciente.

É importante lembrar que o organismo de cada mulher funciona de uma forma, por isso, o que funciona melhor em uma, pode não funcionar tão bem em outra.

Diante disso, o método contraceptivo mais indicado, na verdade precisa ser personalizado para cada mulher de acordo com as suas necessidades.

Ainda assim, principalmente para as mulheres que ainda vão começar a ter uma vida sexual e procuram os ginecologistas, eles costumam indicar a princípio as pílulas anticoncepcionais, para ver como elas vão reagir aos hormônios contidos nas pílulas.

Em situações onde as mulheres já usaram as pílulas anticoncepcionais por um período longo, os ginecologistas costumam indicar o uso do DIU de cobre que não possui hormônios e ainda assim é muito eficaz.

Se você está em dúvidas sobre os métodos contraceptivos que você pode usar, converse com o seu ginecologista e ele vai indicar o melhor anticoncepcional para você de forma personalizada.

Qual o método contraceptivo mais eficaz

A única maneira 100 por cento eficaz de prevenir a gravidez é não fazer sexo. Isso é chamado de abstinência. As formas anticoncepcionais existentes possuem grande eficácia, mas nunca é 100 por cento.

Mas se você quer manter a sua vida sexual ativa, a melhor maneira de evitar a gravidez é usar um método anticoncepcional eficaz, como o DIU ou o implante em conjunto com o preservativo.

Alguns tipos de controle de natalidade funcionam melhor do que outros. Os tipos de controle de natalidade que funcionam melhor para prevenir a gravidez são os implantes e os DIUs, eles também são os mais convenientes de usar e à prova de falhas, pois não dependem de você para lembrar de usá-los.

Outros métodos anticoncepcionais, como pílula, anel, adesivo e injeção, também são muito bons na prevenção da gravidez, se você os usar perfeitamente. Mas as pessoas não são perfeitas e esses métodos são mais fáceis de falhar do que implantes e DIUs.

É muito importante ter certeza de usar seu controle de natalidade da maneira certa. Isso significa que você não pode se esquecer de tomar a pílula, trocar o anel ou tomar a injeção na hora certa ou você corre o risco de engravidar.

Portanto, o melhor método anticoncepcional para você é aquele que você sempre usará corretamente.

Não importa o método escolhido, você pode obter um poder extra de prevenção da gravidez usando anticoncepcionais e um preservativo juntos.

Qual tipo de anticoncepcional é menos prejudicial à saúde

Os tipos de contraceptivos menos prejudiciais à saúde, geralmente são aqueles considerados naturais ou de barreiras.

Alguns dos contraceptivos naturais são a abstinência e o controle por tabela. Podemos dizer que esses métodos anticoncepcionais não afetam de forma nenhuma a sua saúde, mas em contrapartida pode não ser fácil manter a abstinência e o controle por tabela possui 89 por cento de eficácia quando feito corretamente.

Já os anticoncepcionais de barreiras são os preservativos femininos ou masculinos e o diafragma, por exemplo. Os preservativos são muito eficazes, inclusive contra as infecções sexualmente transmissíveis e não causam efeitos colaterais, mas exigem que você lembre de usá-los toda vez que tiver relações sexuais.

Já o diafragma, que é outro contraceptivo de barreira, possui uma certa eficácia e poucos efeitos colaterais, como aumentar o risco de infecções no trato urinário. Além disso, é necessário que você lembre de colocar o objeto todas as vezes antes de manter relações sexuais e não o retire logo em seguida.

Diante dessas opções com menos prejuízos à saúde é importante analisar junto ao seu médico ginecologista qual o melhor método anticoncepcional para você usar que não cause efeitos colaterais, mas também te proteja de modo eficaz contra a gravidez.

Existe anticoncepcional masculino? Saiba mais!

Nos últimos 50 anos, houve poucas mudanças na contracepção masculina em comparação com a gama de opções disponíveis para as mulheres.

Hoje, os únicos métodos anticoncepcionais disponíveis para os homens são:

  • Preservativos. Uma forma de barreira de contracepção que impede os espermatozoides de alcançar e fertilizar um óvulo.
  • Vasectomia. Um pequeno procedimento cirúrgico que impede que os espermatozoides sejam ejaculados do pênis durante o sexo (geralmente é permanente).

Alguns homens usam o coito interrompido para tentar evitar a gravidez, quando puxam o pênis para fora da vagina da parceira antes de ejacular. No entanto, este não é um método anticoncepcional recomendado. O esperma pode ser liberado do pênis antes da ejaculação.

Pesquisa em andamento

Existem muitos projetos de pesquisa em andamento sobre diferentes métodos de contracepção masculina.

Os pesquisadores estão otimistas de que um método seguro, eficaz e reversível de contracepção masculina acabará se tornando uma realidade, embora ainda demore vários anos. 

Tipos de estudo

Existem duas áreas principais de pesquisa em contracepção masculina:

  • Contracepção hormonal. Em que hormônios sintéticos (produzidos pelo homem) são usados ​​para interromper temporariamente o desenvolvimento de espermatozoides saudáveis.
  • Métodos não hormonais. Onde outras técnicas são usadas para evitar que espermatozoides saudáveis ​​entrem na vagina de uma mulher.

Onde encontrar anticoncepcionais com preços baixos

É importante lembrar que as informações apresentadas neste artigo não substituem o conselho de um profissional de saúde. Diante disso, consulte o seu médico para escolher o melhor anticoncepcional para você.

Dependendo do tipo de anticoncepcional que você escolher os preços podem variar bastante de uma farmácia para outra. Se você possui uma vida sexualmente ativa e quer evitar a gravidez, precisa usar um anticoncepcional diariamente no caso das pílulas, ou dos preservativos.

Para te ajudar a economizar em sua busca pelo melhor preço, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma. Com essa ferramenta você encontra tudo o que precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<